quinta-feira, 25 de julho de 2013

Rio Tejo em documentários e exposição multimédia no Mercado Ribeirinho de Vila Nova da Barquinha

Durante o Mercado Ribeirinho de Vila Nova da Barquinha, entre os dias 26 e 28 de Julho, serão exibidos um conjunto de documentários sobre a região e uma exposição multimédia que destaca as características dos territórios que compõem as margens do Rio Tejo.   
Sob a designação de VideoArte, o Mercado Ribeirinho de Vila Nova da Barquinha vai contar com uma instalação artística, que consiste na projecção de várias imagens em simultâneo, permitindo que o visitante faça uma “viagem” pela região, pelos elementos, pelas margens e pelas especificidades dos lugares em torno do Tejo.
Será, também, exibido um conjunto de documentários que realça as actividades económicas locais, quer a agrícola quer a industrial, mostrando o funcionamento de algumas entidades que marcam a região. Esses documentos narram, ainda, outros aspectos, como o ambiente, a religião e o rio, entre outros. A exposição VideoArte e os documentários são produção da Associação de Desenvolvimento Cultural Palha da Abrantes.
No espaço dedicado ao cinema ao ar livre será, também, palco ao longo das três noites do Mercado Ribeirinho de Vila Nova da Barquinha de longas-metragens internacionais que abordam a arte.
Com imagem e som terminará o sábado, dia 27 de Julho, com o Dj Mossy a passar dub, electro e house acompanhado pelo Vj Alex. Tech house é o estilo musical do Dj Tomezini, de Torres Novas. Esta programação a cargo da Associação Envolve, pretende fazer uma introdução ao Musicam, um encontro de manifestações culturais que tem se irá realizar em Setembro e Outubro, traduzindo-se em performances de música contemporânea e erudita. Este evento irá trazer a Portugal nomes do jazz como Michael Wimberly e John Blum, e pretende fazer um ponto de encontro de som e imagem do nosso país e dos Estados Unidos da América e Angola.
Do programa de três dias do Mercado Ribeirinho de Vila Nova da Barquinha fazem parte outras actividades como Mercado de Produtos Locais e Artesanato que conta com mais de 20 expositores, degustação de produtos, insufláveis para as crianças, uma descida de canoagem com inscrição obrigatória, Zumba, Fitness, Danças de Salão e muita animação.
Este é o segundo Mercado Ribeirinho realizado pela TAGUS em parceria com os municípios de Vila Nova da Barquinha, Constância e Abrantes, no âmbito da estratégia de eficiência colectiva PROVERE – Mercados do Tejo - Rede para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Tejo" e Co-financiado pelo QREN, Mais Centro - Programa Operacional Regional do Centro e União Europeia e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, e irá acontecer no último fim-de-semana do mês.
Para obter mais informação e inscrever-se nas actividades destes festivais, que pretendem o restabelecimento dos mercados em rede nos antigos portos fluviais e promover a identidade da região, basta aceder ao site da TAGUS (www.tagus-ri.pt) ou os sítios na Internet do município de Vila Nova da Barquinha.

AMIEIRA DO TEJO: Convívio piscatório


segunda-feira, 22 de julho de 2013

NISA: Refundação do Sporting Clube de Nisa

No passado sábado, dia 20, no auditório da Biblioteca Municipal de Nisa, realizou-se a escritura de refundação do Sporting Clube de Nisa, acto que contou com a presença dos 40 elementos que fazem parte da sua Comissão Instaladora.
O "Sporting Clube de Nisa" foi a primeira colectividade desportiva existente no concelho de Nisa, vindo-se a tornar a Filial n.º 96 do Sporting Clube de Portugal em 1938, mas que desapareceu prematuramente na década seguinte de 40.
Num processo que decorre desde final de 2012, e como ideia base e única e considerada legítima, um grupo de cidadãos do concelho de Nisa organizou-se no sentido de refundar o "Sporting Clube de Nisa", estando o referido grupo em contacto com o Sporting Clube de Portugal desde a primeira hora, com quem foram estabelecidas excelentes relações e que receberam de muito grado a iniciativa.
A iniciativa tem estado a resultar numa dimensão inesperada, envolvendo crianças, pais e outros familiares e uma grande expectativa, tendo em conta também o número elevado de sócios e adeptos do Sporting Clube de Portugal que existem no concelho de Nisa.
O Sporting Clube de Nisa tem já a sua designação reconhecida no RNPC - Registo Nacional de Pessoas Colectivas, após ter sido concedida autorização formal do Sporting Clube de Portugal para utilização da sua sigla.
Marco Oliveira - P'la Comissão Instaladora do Sporting Clube de Nisa

quinta-feira, 18 de julho de 2013

NISA: Apresentação do livro “AREZ da Idade Média à Modernidade”

O livro “AREZ da Idade Média à Modernidade” da autoria de Ana Santos Leitão vai apresentado no próximo dia 27 de Julho, pelas 17H30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Nisa.
“AREZ da Idade Média à Modernidade” é uma edição da Colibri e resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Nisa e a Junta de Freguesia de Arês.
Ana Santos Leitão nasceu em Lisboa, em 1971,é licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Mestre em História Regional e Local pela mesma Faculdade. Possui o curso Superior de Turismo e uma Pós-Graduação em Gestão Autárquica Avançada, áreas profissionais a que se tem dedicado desde 1995. Investigadora do Centro de História da FLUL e membro da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais. NO âmbito da investigação histórica e do património cultural, destaca-se a publicação de edições e artigos, participação, colaboração e organização de seminários, colóquios, congressos e workshops nacionais e internacionais. Atualmente é Bolseira de Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia e doutoranda do PIUDH, sediado no ICS da Universidade de Lisboa.
Arez é atualmente uma freguesia do concelho de Nisa. Na descrição heráldica do seu brasão constava a Cruz da Ordem Militar de Aviz, no entanto foi possível comprovar através deste estudo que Arez foi Comenda da Ordem Militar de Cristo. A contextualização introdutória e genérica do espaço onde está inserida, foi baseada no conceito de Fronteira, numa lógica de consolidação da formação territorial pelo povoamento. Arez era uma terra senhorial, fazendo parte da Vigairaria de Tomar e recebeu Carta de Foral, dada por D. Manuel I, em 20 de Outubro de 1517.

terça-feira, 16 de julho de 2013

AREZ (Nisa): Feira de Produtos e Sabores com grande animação






A ASAA – Associação Sociocultural “Os Amigos de Arez” à semelhança de todas as outras actividades que tem vindo a realizar, organizou a 2ª Feira de Produtos e Sabores, no Sábado, dia 06 de Julho.                                                                                       
O certame pretendeu promover produtos da região já conhecidos, mas também e sobretudo trabalhos de artistas e produtores anónimos que habilmente promovem e valorizam os produtos locais.
Os 13 participantes foram: Santa Casa da Misericórdia de Arez; Santa Casa da Misericórdia de Amieira do Tejo;  Hugo Farinha; Ana Isabel Correia; Maria Catarina Mimoso;  Olaria de Nisa - Graça Louro; Maria do Carmo Silva; Olga Ferreira; Deolinda Bento; Licores da Nené; Cecília Serralha;  Salsicharia Alpalhoense e  Alzira - Queijos de Tolosa. 
Este ano o evento contou ainda com a animação dos Domingos e Santos e apesar das altas temperaturas, estiveram presentes mais de uma centena de pessoas.                        
A ASAA agradece a presença e a colaboração de todos os que participaram e se deslocaram a Arez na companhia de família e amigos, para conhecer o que Arez tem de melhor!

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Portugal tem um dos quatros Museus de Sabão do Mundo


No Mundo existem, apenas, quatro Museus da Indústria do Sabão e Portugal tem o seu situado no Concelho de Gavião, em Belver.
Pela tradição e cultura de saboeiro, existente na Terra, a Câmara Municipal de Gavião apostou num Museu que mostra a arte do saboeiro.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Gavião, Jorge Martins, “o projeto arquitetónico de recuperação e transformação da antiga escola primária de Belver, no Museu do Sabão, pretende criar um espaço de divulgação dos conhecimentos adquiridos pelos nossos antepassados e homenagear a memória coletiva dos saboeiros de Belver”.
Este Museu dispõe de um avançado sistema tecnológico, interativo, que permite aos visitantes terem um conhecimento mais profundo sobre a história e a arte sobre sabão e dos saboeiros.
A produção de Sabão tinha grande importância económica e social na vila de Belver, nesta localidade foi instalada uma Real Fábrica de Sabão que funcionava em regime de monopólio régio, da qual ainda hoje se encontram vestígios.
As indústrias artesanais, ou casas de Sabão Mole, como eram designadas, constituíam-se como pequenas produções de carater familiar, passando de geração em geração. Após embalado em sacas próprias de sarja e serapilheira, o sabão era utilizado na lavagem de roupas, tecidos e sobrado de madeira.
A alcunha dos habitantes de Belver perdura até hoje – Os Saboeiros.
O concelho de Gavião pertence ao distrito de Portalegre e está situado no Norte Alentejano, na confluência do Alentejo com o Ribatejo e a Beira Interior, partilhando, com estas duas províncias, o Rio Tejo.
Gavião é um concelho essencialmente rural, agora como sempre. A sua população mantém muitos dos traços rurais que fizeram a sua história e etnografia. O artesanato aí está a prová-lo, bem como uma gastronomia regional rica, variada e saborosa.
O Concelho de Gavião tem uma beleza natural incontornável, podendo ter acesso a uma pequena mostra em www.cm-gaviao.pt.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

NISA: Caminhada Nocturna "Rota das Capelas"

A INIJOVEM, através da sua Secção de Caminheiros, irá dar continuidade às suas actividades de Pedestrianismo previstas para 2013, com uma caminhada noturna em Nisa, no próximo dia 13 de Julho, Sábado. Denomina-se "Rota das Capelas: da Cruz das Almas à Sra. da Graça" e percorrerá um percurso que irá visitar algumas das Capelas e Ermidas do termo de Nisa.
 As inscrições podem ser feitas até ao dia 11 de Julho, através do seguinte link:
https://docs.google.com/forms/d/1piAF3nHnyrtcJvW95GeyJUOHPMBTrKb6KwjJaM0Tfyg/viewform

segunda-feira, 1 de julho de 2013

NISA: Festas de Verão dos Bombeiros Voluntários

Os Bombeiros Voluntários de Nisa levam a efeito nos dias 12 e 13 de Julho, uma festa popular, a realizar na Praça da República em Nisa.
A festa terá animação musical, a cargo de dois populares artistas e não faltará um esmerado serviço de bar com muita bebida fresca, Frango Assado, Sardinha Assada e Açorda Alentejana.
Os lucros desta iniciativa revertem a favor da aquisição de material de mergulho e de equipamento de protecção individual destinado ao trabalho desenvolvido pelos generosos "soldados da paz".

Participe na festa e contribua para tornar os nossos Bombeiros ainda melhores!