quinta-feira, 18 de julho de 2013

NISA: Apresentação do livro “AREZ da Idade Média à Modernidade”

O livro “AREZ da Idade Média à Modernidade” da autoria de Ana Santos Leitão vai apresentado no próximo dia 27 de Julho, pelas 17H30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Nisa.
“AREZ da Idade Média à Modernidade” é uma edição da Colibri e resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Nisa e a Junta de Freguesia de Arês.
Ana Santos Leitão nasceu em Lisboa, em 1971,é licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Mestre em História Regional e Local pela mesma Faculdade. Possui o curso Superior de Turismo e uma Pós-Graduação em Gestão Autárquica Avançada, áreas profissionais a que se tem dedicado desde 1995. Investigadora do Centro de História da FLUL e membro da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais. NO âmbito da investigação histórica e do património cultural, destaca-se a publicação de edições e artigos, participação, colaboração e organização de seminários, colóquios, congressos e workshops nacionais e internacionais. Atualmente é Bolseira de Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia e doutoranda do PIUDH, sediado no ICS da Universidade de Lisboa.
Arez é atualmente uma freguesia do concelho de Nisa. Na descrição heráldica do seu brasão constava a Cruz da Ordem Militar de Aviz, no entanto foi possível comprovar através deste estudo que Arez foi Comenda da Ordem Militar de Cristo. A contextualização introdutória e genérica do espaço onde está inserida, foi baseada no conceito de Fronteira, numa lógica de consolidação da formação territorial pelo povoamento. Arez era uma terra senhorial, fazendo parte da Vigairaria de Tomar e recebeu Carta de Foral, dada por D. Manuel I, em 20 de Outubro de 1517.

terça-feira, 16 de julho de 2013

AREZ (Nisa): Feira de Produtos e Sabores com grande animação






A ASAA – Associação Sociocultural “Os Amigos de Arez” à semelhança de todas as outras actividades que tem vindo a realizar, organizou a 2ª Feira de Produtos e Sabores, no Sábado, dia 06 de Julho.                                                                                       
O certame pretendeu promover produtos da região já conhecidos, mas também e sobretudo trabalhos de artistas e produtores anónimos que habilmente promovem e valorizam os produtos locais.
Os 13 participantes foram: Santa Casa da Misericórdia de Arez; Santa Casa da Misericórdia de Amieira do Tejo;  Hugo Farinha; Ana Isabel Correia; Maria Catarina Mimoso;  Olaria de Nisa - Graça Louro; Maria do Carmo Silva; Olga Ferreira; Deolinda Bento; Licores da Nené; Cecília Serralha;  Salsicharia Alpalhoense e  Alzira - Queijos de Tolosa. 
Este ano o evento contou ainda com a animação dos Domingos e Santos e apesar das altas temperaturas, estiveram presentes mais de uma centena de pessoas.                        
A ASAA agradece a presença e a colaboração de todos os que participaram e se deslocaram a Arez na companhia de família e amigos, para conhecer o que Arez tem de melhor!