terça-feira, 26 de novembro de 2013

ALPALHÃO: Concurso de Decorações Natalícias

A Associação de Jovens de Alpalhão - AJAL - e o Movimento Teresiano do Apostolado - MTA com o apoio da Junta de Freguesia de Alpalhão e da Câmara Municipal de Nisa promovem um Concurso de Decorações Natalícias com o objectivo de embelezar a vila de Alpalhão durante a quadra natalícia.
A organização propõe prémios a atribuir à Casa, Rua e Estabelecimento que um júri considere os melhores em matéria de embelezamento.

Os resultados serão conhecidos a 6 de Janeiro e até lá população e comerciantes de Alpalhão podem desde já começar a preparar a sua participação nesta iniciativa.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

AREZ (Nisa): Amigos de Arez comemoraram 3º aniversário



O 3º Aniversário da ASAA que decorreu no Sábado, dia 9 de Novembro, contou com a presença de cerca de 90 pessoas, e foi comemorado com uma Matança de Porco, um almoço e um lanche, onde estiveram presentes a Presidente da Câmara de Nisa, a Dr.ª Idalina Trindade e o Vice-Presidente, o Dr. Francisco Cardoso. Durante a tarde, nas instalações da sede da ASAA, houve ainda uma sessão de apresentação do Livro “Arez da Idade Média à Idade Moderna” aos sócios. A ASAA agradece o habitual empenho e colaboração de todos os que ajudaram e participaram nestas comemorações.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Opinião: DAR SANGUE É DAR VIDA!

A ADBSP - Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre esteve presente mais uma vez na vila do Crato no passado dia 9 de novembro de 2013. Trata-se de uma visita bianual (uma em maio e outra em novembro) e que se vem realizando desde 1993, ou seja, há 20 anos consecutivos, o que perfaz a “módica” quantia de 40 dias de dádivas de sangue. Estaremos a falar em mais de 1500 colheitas ao longo destes anos. Este evento congrega sempre uma grande equipa de médicos, enfermeiros e técnicos do Hospital Distrital José Maria Grande (agora ULSNA), na maior parte trazendo pessoas que trabalham por devoção. Muita gente sabe que o maior dos “devotos” desta causa é o senhor António Eustáquio, um octogenário que já deu mais de 20 anos de enorme trabalho e dedicação à ADBSP, que passa por um momento muito delicado de saúde encontrando-se inclusivamente a beneficiar de tratamentos de radioterapia. As colheitas de sangue sem ele já nem são a mesma coisa e muitos vão lá por consideração à sua pessoa. Este Homem merece que a cidade de Portalegre e o distrito o homenageiem em vida, quanto antes! A sua obra e o seu bem-fazer são incalculáveis e foi feita sempre sem qualquer interesse pessoal!
Muita gente não saberá que as ditas brigadas de recolha de sangue tiveram início no Crato em agosto de 1992 e a ideia correu tão bem que se espalhou e generalizou por todo o distrito e graças a elas, o distrito de Portalegre é autossuficiente em sangue. Este ano ficámos a saber que sempre que não se recolham mais de 25 unidades de sangue, a ULSNA deixa de vir às localidades onde isso aconteça. E o Crato, vila onde já se atingiram recordes, nos últimos anos tem vindo a fraquejar muito. No passado sábado, receou-se o pior. Contudo, graças ao esforço de alguns, lá se conseguiu que comparecessem 42 pessoas e que 34 efetivassem a sua dádiva. Existirão muitos motivos para o afastamento das pessoas a uma missão tão nobre, alguns deles poderei enumera-los de forma crítica e construtiva: falta de apoios aos dadores de sangue (direitos retirados), “excesso de zelo” de um médico ou médicos, desinteresse acentuado da maioria dos bombeiros voluntários do Crato onde terá de se incluir a Direção e o Comando, falta de visão do município e das juntas de freguesia e falta de mobilização associativa. E isto tem de ser ultrapassado no curto prazo, têm de se juntar todas as sinergias e as distâncias entretanto criadas deverão ser encurtadas ou dissipadas. O Crato não pode sair do mapa das dádivas de sangue, o Crato deve voltar aos recordes! Apelo a que em maio de 2014 tudo seja feito para que o Crato volte a ser o orgulho de todos!
Prof. Miguel Baptista