quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

ALPALHÃO: Meia centena de presépios em exposição



No mês de Novembro as monitoras do ATL de Alpalhão, que pertence ao Centro Social e Paroquial da mesma vila ao pensar nas atividades que iriam concretizar com as crianças que frequentam a instituição, lembraram-se de organizar uma exposição de presépios feitos com materiais recicláveis. Como já é habitual na instituição, todos os anos aquando da época natalícia fazer-se um presépio com todas as crianças que frequentam o ATL e como já são alguns os que temos guardados existia a vontade de os expor. Contudo não eram suficientes para organizar uma exposição. Desta forma foram reunidos esforços e mobilizadas as crianças e suas famílias para que esta exposição ganhasse forma.
Foi solicitado nas escolas de Alpalhão, nomeadamente na Creche “A Ternura dos Pequeninos”, no Jardim de Infância, na Escola Básica, no ATL e a todos os que quisessem, independentemente da idade, que construíssem um presépio. Mas esse deveria ter uma particularidade, deveria ser construído com materiais recicláveis. A ideia foi bem aceite junto da população e os presépios começaram a chegar ao ATL de Alpalhão. O número de presépios superou, e muito, as nossas expectativas, pois temos cerca de 50 presépios na exposição. Temos as mais variadas obras de arte com os mais diversos materiais. Desde os mais compostos até aos mais clássicos. Foram utilizados materiais como cortiça, madeira, borracha, plástico, papel, tecidos, capsulas de café, rolhas, bolotas, cortiça, ovos, talheres, pedra, cartão, latas, pinhas, conchas, cabaças, garrafas, rendas, nozes…. cada um imaginou e não há nenhum igual…. nem mesmo parecido, pois os materiais são os mais diversificados e a imaginação não teve limites. Os presépios em exposição são sobretudo de crianças desde os 0 aos 16 anos, não só residentes em Alpalhão, mas também de outras localidades. Há também alguns elaborados por adultos.
A exposição está patente no Centro José Maria Moura em Alpalhão até dia 11 de Janeiro de 2014, todos os dias (dias uteis das 10:00h às 12:30h e das 14:00h às 18:00h, sábados das 10:00h às 12:30h e nos domingos das 15:00h às 17:00h).
Agradecemos a colaboração de todos os que quiseram participar com os seus dotes criativos nesta exposição, esperando que para o próximo ano consigamos subir um pouco mais o número de presépios.
Marlene Sequeira, Paula Varela e Irmã Teresa

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Jovens de Alpalhão vão "iluminar" a vila para atrair visitantes durante o Natal

Um grupo de jovens vai “iluminar” Alpalhão durante a quadra natalícia com o objetivo de atrair mais visitantes àquela vila do concelho de Nisa.
A iniciativa, designada por “Natal Luz”, integra uma exposição de presépios, um presépio vivo, uma árvore cantante e um concurso de decorações natalícias.
Em declarações à Rádio Portalegre, a presidente da Associação de Jovens de Alpalhão, Débora Louro, referiu que o evento, que vai ser desenvolvido em parceria com o Movimento Teresiano Apostolado, tem também como objetivo não deixar morrer este tipo de tradições.

A partir do próximo domingo a vila de Alpalhão já estará enfeitada para celebrar o Natal.
Fonte: Rádio Portalegre

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

AZU realiza colóquio "Tratar a água para um melhor ambiente"

A AZU ( Associação Ambiente em Zonas Uraniferas) com sede em Nelas, vai festejar o seu 11º aniversário no próximo dia 7 de Dezembro, conforme programa anexo, O colóquio "Tratar a água para um melhor ambiente” subordinado ao Tema das ETARS (tratamento de águas residuais), conta na sessão de abertura com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Nelas.
 Tratar a Água para um Melhor Ambiente -11º Aniversário da Associação de Ambiente em Zonas Urâniferas
AUDITÓRIO DO PAVILHÃO MULTIUSOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE NELAS - 7 de DEZEMBRO 2013
14:30h - Abertura
António Minhoto - Presidente da AZU
Dr. Borges da Silva - Presidente da Câmara Municipal de Nelas
 1º Painel
15:00h - Os Sistemas de Tratamento de Águas Residuais
Prof. Baila Antunes - Docente do Departamento de Ambiente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, do Instituto Politécnico de Viseu
 15:30h - O Impacto Ambiental das águas residuais nos recursos hídricos
Eng.º Bruno Almeida - Representante da Quercus
 2º Painel
16:00h - Situação Atual de algumas ETAR's na Região Centro
- Representante da AZU
 16:30h - Exemplos Práticos de conceção de ETAR's
Eng.º Carlos Diogo – Engenheiro Civil
 17:00h - Debate Público
17:30 – Encerramento

 Mais informações: 966395014 ambiente.zonas.uraniferas@gmail.com