segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Restituição de Cauções: Prazo alargado até 2015

RECLAME A RESTITUIÇÃO DO QUE É SEU!
O processo de restituição de cauções dos contratos de fornecimento de serviços públicos essenciais - água, eletricidade e gás canalizado - aos consumidores, encontra-se a cargo da Direção-Geral do Consumidor, organismo responsável pela defesa dos consumidores, por via do Decreto-Lei n.º 100/2007, de 2 de abril que procedeu à alteração do Decreto-Lei n.º 195/99, de 8 de junho.
 Foi estabelecido, através do referido diploma, um regime aplicável à devolução das cauções que não tendo logo sido restituídas por transferência bancária aos consumidores poderiam, num prazo de 180 dias a contar da data da afixação dos editais ou da publicitação do anúncio da lista de consumidores a quem a caução não foi restituída, reclamar o montante da caução junto da entidade prestadora do serviço. Não o tendo feito, em tempo, os consumidores deveriam então recorrer à Direção-Geral do Consumidor, para reclamar estes montantes.
O processo de devolução das cauções, a cargo da Direção-Geral do Consumidor, está ainda a decorrer, pelo que deverá consultar o site www.consumidor.pt para, em caso de interesse, esclarecer todas as suas dúvidas.

sábado, 28 de dezembro de 2013

NISA: Concerto de Natal e Ano Novo da Sociedade Musical Nisense


Encerramento 2013 das dádivas de sangue foi em Monforte




A última brigada promovida pela Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – no ano de 2013 foi em Monforte. No quartel dos bombeiros foram contados 36 potenciais dadores, entre eles 17 mulheres (47,2 %).
Todos os voluntários foram, como é recorrente, sujeitos a exames de saúde e, na sequência dos mesmos, alguns não puderam estender o braço. Mesmo assim foram recolhidas 29 unidades de sangue.
Novos doadores não apareceram mas o Registo Português de Dadores de Medula Óssea passou a contar com mais uma inscrição.
Num restaurante local cumpriu-se o almoço convívio comparticipado pela Câmara Municipal de Monforte.
Esta jornada contou com a colaboração do Grupo de Dadores Benévolos de Sangue de Monforte e cifrou-se por uma dinâmica apreciável, esperando-se que, para 2014, o número de participações seja sempre também animador!
Em nome da ADBSP António Eustáquio aproveita para deseja a todos um Ano Novo repleto de felicidades e incentiva para o grande gesto solidário que é a dádiva de sangue.
2014 Inicia-se com dádiva em Nisa
Para 2014 a ADBSP tem previsto três dezenas de colheitas de sangue a levar a efeito por todo o Norte Alentejano. Sempre aos sábados impreterivelmente entre as 09.00 h e as 13.00 horas.
Já a 04 de Janeiro estaremos nos bombeiros de Nisa; E no sábado 11 marcamos presença na sede dos bombeiros de Avis.
Comece bem 2014 compartilhando um pouco de si por muitos!
JR

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

ALPALHÃO: Meia centena de presépios em exposição



No mês de Novembro as monitoras do ATL de Alpalhão, que pertence ao Centro Social e Paroquial da mesma vila ao pensar nas atividades que iriam concretizar com as crianças que frequentam a instituição, lembraram-se de organizar uma exposição de presépios feitos com materiais recicláveis. Como já é habitual na instituição, todos os anos aquando da época natalícia fazer-se um presépio com todas as crianças que frequentam o ATL e como já são alguns os que temos guardados existia a vontade de os expor. Contudo não eram suficientes para organizar uma exposição. Desta forma foram reunidos esforços e mobilizadas as crianças e suas famílias para que esta exposição ganhasse forma.
Foi solicitado nas escolas de Alpalhão, nomeadamente na Creche “A Ternura dos Pequeninos”, no Jardim de Infância, na Escola Básica, no ATL e a todos os que quisessem, independentemente da idade, que construíssem um presépio. Mas esse deveria ter uma particularidade, deveria ser construído com materiais recicláveis. A ideia foi bem aceite junto da população e os presépios começaram a chegar ao ATL de Alpalhão. O número de presépios superou, e muito, as nossas expectativas, pois temos cerca de 50 presépios na exposição. Temos as mais variadas obras de arte com os mais diversos materiais. Desde os mais compostos até aos mais clássicos. Foram utilizados materiais como cortiça, madeira, borracha, plástico, papel, tecidos, capsulas de café, rolhas, bolotas, cortiça, ovos, talheres, pedra, cartão, latas, pinhas, conchas, cabaças, garrafas, rendas, nozes…. cada um imaginou e não há nenhum igual…. nem mesmo parecido, pois os materiais são os mais diversificados e a imaginação não teve limites. Os presépios em exposição são sobretudo de crianças desde os 0 aos 16 anos, não só residentes em Alpalhão, mas também de outras localidades. Há também alguns elaborados por adultos.
A exposição está patente no Centro José Maria Moura em Alpalhão até dia 11 de Janeiro de 2014, todos os dias (dias uteis das 10:00h às 12:30h e das 14:00h às 18:00h, sábados das 10:00h às 12:30h e nos domingos das 15:00h às 17:00h).
Agradecemos a colaboração de todos os que quiseram participar com os seus dotes criativos nesta exposição, esperando que para o próximo ano consigamos subir um pouco mais o número de presépios.
Marlene Sequeira, Paula Varela e Irmã Teresa

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

O NATAL cantado pelos poetas alentejanos

Natal
Na tosca lapinha,
Algures em Belém,
Em noite bem fria,
Algo acontecia...
Milagre de luz:
- Da Virgem Maria,
Nascia Jesus!

E Nossa Senhora,
Que berço não tinha,
Lá na manjedoura,
Do burro e vaquinha,
Sobre a palha loura,
O Menino Santo,
Envolto em Seu manto,
Deitou, que dormia.

Como por magia,
Para anunciar,
Vieram os astros;
Vieram os Anjos,
O povo em redor,
S. José, Maria...
E, dos longes vagos,
Mais tarde, os Magos,
Todos a adorar
Jesus, que sorria.

Sorriso de amor,
Eterno e profundo,
Do Seu pai Senhor
Que, como Ele abria
As portas do Céu
Às almas do Mundo!

Maria Albertina Dórdio

domingo, 22 de dezembro de 2013

NISA: Passagem de Ano na Sociedade Columbófila Nisense


A Sociedade Columbófila Nisense, a exemplo de iniciativas anteriores, organiza no dia 31 de Dezembro, a tradicional Noite da Passagem de Ano 2013/2014 numa festa plena de animação, onde não faltará a incomparável gastronomia regional e a boa disposição.
As inscrições são limitadas e podem ser feitas até ao dia 29 de Dezembro no Café "Local de Encontro" ou através dos tlms 934 086 382 / 938 941 101.
Inscreva-se, mande o "ano velho" às urtigas e festeje, com animação e alegria, a chegada do novo ano.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

NISA: Apresentação da fotobiografia de Álvaro Cunhal

Promovido pelo Partido Comunista Português vai decorrer uma sessão pública de apresentação do livro “Fotobiografia de Álvaro Cunhal”, pelas 15h do dia 14 (sábado) de dezembro, no Auditório da Biblioteca Municipal de Nisa, com a participação de Armindo Miranda, membro da Comissão Política do Comité Central do Partido Comunista Português.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

NISA: Férias de Natal na ADN

A partir do dia 11 (quarta-feira), estarão abertas as inscrições para as actividades de tempos livres de Natal 2013.
As referidas inscrições e actividades terão lugar nas Instalações ADN. Para mais informações poderá dirigir-se à Associação, ou contactar pelo telefone 245 410 240 ou e-mail: geral@adnisa.org.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Jovens de Alpalhão vão "iluminar" a vila para atrair visitantes durante o Natal

Um grupo de jovens vai “iluminar” Alpalhão durante a quadra natalícia com o objetivo de atrair mais visitantes àquela vila do concelho de Nisa.
A iniciativa, designada por “Natal Luz”, integra uma exposição de presépios, um presépio vivo, uma árvore cantante e um concurso de decorações natalícias.
Em declarações à Rádio Portalegre, a presidente da Associação de Jovens de Alpalhão, Débora Louro, referiu que o evento, que vai ser desenvolvido em parceria com o Movimento Teresiano Apostolado, tem também como objetivo não deixar morrer este tipo de tradições.

A partir do próximo domingo a vila de Alpalhão já estará enfeitada para celebrar o Natal.
Fonte: Rádio Portalegre

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

NISA: Exposição de Carla Pereira na Biblioteca Municipal


AZU realiza colóquio "Tratar a água para um melhor ambiente"

A AZU ( Associação Ambiente em Zonas Uraniferas) com sede em Nelas, vai festejar o seu 11º aniversário no próximo dia 7 de Dezembro, conforme programa anexo, O colóquio "Tratar a água para um melhor ambiente” subordinado ao Tema das ETARS (tratamento de águas residuais), conta na sessão de abertura com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Nelas.
 Tratar a Água para um Melhor Ambiente -11º Aniversário da Associação de Ambiente em Zonas Urâniferas
AUDITÓRIO DO PAVILHÃO MULTIUSOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE NELAS - 7 de DEZEMBRO 2013
14:30h - Abertura
António Minhoto - Presidente da AZU
Dr. Borges da Silva - Presidente da Câmara Municipal de Nelas
 1º Painel
15:00h - Os Sistemas de Tratamento de Águas Residuais
Prof. Baila Antunes - Docente do Departamento de Ambiente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, do Instituto Politécnico de Viseu
 15:30h - O Impacto Ambiental das águas residuais nos recursos hídricos
Eng.º Bruno Almeida - Representante da Quercus
 2º Painel
16:00h - Situação Atual de algumas ETAR's na Região Centro
- Representante da AZU
 16:30h - Exemplos Práticos de conceção de ETAR's
Eng.º Carlos Diogo – Engenheiro Civil
 17:00h - Debate Público
17:30 – Encerramento

 Mais informações: 966395014 ambiente.zonas.uraniferas@gmail.com