sexta-feira, 27 de junho de 2014

MÚSICA: Rota dos Coretos do Norte Alentejano 2014


Dádiva de sangue em Nisa



A segunda visita de 2014, em termos de localidades onde Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – realiza colheitas, teve lugar em Nisa. Foi no primeiro sábado de Verão e no quartel dos Bombeiros, onde surgiram 29 voluntários, entre eles 17 do sexo feminino (58,6%).
Após avaliação dos presentes, em termos do seu estado clínico, alguns não puderam cooperar. Mas sempre se efectuaram 26 dádivas.
Uma mulher doou sangue pela primeira vez.
A Câmara Municipal de Nisa comparticipou o almoço convívio que teve lugar num restaurante local.
António Eustáquio, da ADBSP, constata que as ultimas participações em Nisa foram mais expressiva. E desta vez também se esperava a presença de mais dadores. Os homens, nesta oportunidade, estiveram em minoria. Mas saúda quem compareceu, em especial a dadora estreante.
 Acção em Julho
A ADBSP leva a efeito as suas acções em sábados entre as 09.00 h e as 13.00 horas.
Destaque para as próximas brigadas a terem lugar: No Centro de Saúde de Castelo de Vide, a 12 de Julho; No Lar de São Salvador da Aramenha, a 19 de Julho.
Esperamos tê-lo como visita activa, nestas ou noutras oportunidades!

JR

terça-feira, 24 de junho de 2014

Alpalhão e Tolosa na lista das escolas que o governo quer encerrar

 COMUNICADO DA FENPROF
A Esperança em Portalegre é a primeira a morrer
O Ministério da Educação e da Ciência divulgou a lista de Escolas do 1ºCiclo do Ensino Básico que pretende encerrar este verão. No caso de Portalegre é de um interioricídio de que se trata, é do homicídio do interior do país.
A confirmar-se este cenário serão comunidades inteiras que ficarão privadas de mais um serviço público. É também o fim de vários postos de trabalho num interior já fustigado pelo desemprego. Em vários municípios significa o fim da única ou das últimas escolas em meio rural, ficando só a escola da sede do concelho. Nalgumas localidades é a escola que mantém os avós ativos, pois têm a tarefa de acompanhar os netos à escola e apoiar nas refeições ou em situação de doença repentina. Se a criança adoece tem familiares por perto e não está entregue a estranhos a quilómetros de distância. Com o encerramento das escolas os idosos ficam desocupados e deixam de se sentir úteis.
A par do encerramento de Centros de Saúde, de Postos Médicos, de Postos dos Correios, de Postos da Guarda Nacional Republicana, de serviços de Finanças, de Tribunais, de Juntas de Freguesias, das Estações e Apeadeiros de Caminhos-de-ferro e de inúmeras empresas é a vez de fecharem mais 12 escolas no distrito.
O Ministro mente
Quando o Ministro da Educação diz que fazem isso pelas crianças, que as crianças vão ficar melhor, pois em vez de ficarem em turmas mistas, de vários anos em cada sala, as crianças iriam ficar em turmas homogéneas, com um só ano por sala, sabe que não é verdade: basta ver que em escolas grandes, como na EB1 do Atalaião ou na EB 1 dos Assentos, em Portalegre, há várias turmas mistas impostas pelo Ministério às escolas, de que os pais e os professores só souberam no primeiro dia de aulas.
Os alunos e os pais irão ficar pior servidos, pois para além de as crianças terem de ser transportadas a vários quilómetros, em muitas localidades os pais não têm transportes públicos para irem reunir e falar com os professores. As comunidades sem escola ficam desfavorecidas.
Algumas das escolas a fechar têm mais de 21 alunos
O «número mágico» para fechar escolas já foi de 10 alunos, agora dizem que é de 21. Mas cada escola é um caso, e há escolas que eventualmente com menos alunos tenham de ser manter abertas e outras escolas com mais alunos, mas com alternativas tenham de fechar.
As comunidades, os pais, os professores, as freguesias e as autarquias têm de ter uma palavra a dizer e não podem ser confrontadas com uma imposição sem diálogo.
Escolas com as de Tolosa ou Alpalhão, com mais de 21 alunos, que nem faziam parte da lista inicial de escolas a fechar, confrontam-se com a possibilidade de fechar portas.
Lista de escolas que o MEC o pretende fechar em Portalegre:

O SPZS/FENPROF não baixa os braços
O Sindicato dos Professores da Zona Sul, membro da Federação Nacional dos Professores, tem andado em contactos por todo o distrito com Associações de Pais, Autarquias, Professores e com as Comunidades para que não se baixem os braços.
O SPZS continua empenhado em colaborar para a resolução destes problemas e está disponível para participar em todas as formas de luta que se entendam necessárias. Nesse sentido está disponível para participar em manifestações em Évora, frente à DGEST, tal como já foi declarado por várias entidades.
A Direção Distrital do SPZS/FENPROF
Portalegre, 23 de Junho de 2014

terça-feira, 17 de junho de 2014

NISA: Actuações do Rancho Típico das Cantarinhas

No ano em que comemora 50 anos da sua fundação (1964), o Rancho Típico das Cantarinhas de Nisa abriu o calendário de actuações de 2014 no dia 19 de Abril na Nazaré, seguindo-se a participação nas Comemorações do 40º aniversário do 25 de Abril, em Nisa, sendo agraciado, no decorrer da sessão solene comemorativa da "Revolução dos Cravos", com a Medalha de Mérito atribuída pelo Município de Nisa, como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido ao longo de meio século de existência, na divulgação das tradições etnográficas do concelho e região, e na promoção do nome de Nisa.

A 28 de Junho, o Rancho Típico das Cantarinhas de Nisa promove, na Praça da República um espectáculo comemorativo dos 50 anos da sua criação, seguindo-se actuações em Laranjeiro, Seixo da Beira e Pouca Pena (Julho), o Festival de Folclore, em Nisa, no dia 2 de Agosto e actuações, ainda neste mês, em Mesquitela e Vale da Gama. Em Setembro, o Rancho das Cantarinhas tem actuação marcada em Mem Martins (Sintra).

domingo, 15 de junho de 2014

ALPALHÃO: 14º Convívio Benfiquista


NISA: Encontro de Automóveis Antigos

O Clube 2 CV de Portalegre, vai organizar o Encontro de automóveis antigos - Santos Populares, em Nisa e Amieira do Tejo, no dia 28 de Junho de 2014.
A Organização conta com o apoio da Câmara Municipal de Nisa da Junta da União de Freguesias de Arez e Amieira do Tejo e da empresa Serrano & Filhos Lda.
Programa
09h00: Concentração na sede de Serrano & Filhos;
10h30: Visita ao Núcleo Histórico de Nisa (Museu do Bordado e do Barro);
13h00: Almoço em Nisa;
15h30: Saída para Amieira do Tejo (Visita ao Castelo);
18h00: Lanche em Amieira do Tejo (Casa do Balcão);
Inscrições até ao dia 23 de Junho, para os Telemóveis:
966 504 436 (Neves);
962 718 856 (Benvindo);
962 643 980 (Moura);
936 597 975 (João José);
962 711 749 (Varela).

Correio eletrónico: 2cvportalegre@gmail.com

sexta-feira, 13 de junho de 2014

NISA: Festas de S. João animam Praça da República


TOLOSA: V Maratona de Futsal da AJITA

IV MARATONA DE FUTSAL - TOLOSA
4/5/6 de JULHO, POLIDESPORTIVO DE TOLOSA
Inscrição: 150bolas (inscrições até dia 2, dia do SORTEIO)
-Mínimo 14 equipas
PRÉMIOS
1º 1000bolas+taça
2º 500bolas+taça
3º 150bolas+taça
Prémio Fair-play - Taça
Melhor Marcador - Taça
Melhor Guarda-redes - Taça
-Lembranças a todos os participantes
-Árbitros Federados
-Haverá serviço de Bar durante os jogos
CONTACTOS: David Amaro: 925617798 - João Borrego Felício: 916924102 - Rafael Constâncio:966 189 844
APOIOS: Junta de Freguesia de Tolosa - Câmara Municipal de Nisa

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Morreu Francisco Feitinha um dos "pais" da saúde materna e do planeamento familiar

Francisco Feitinha, um dos “pais” da saúde materna e planeamento familiar, juntamente com Albino Aroso, morreu domingo ao final da noite, vítima de doença prolongada.
O médico, que em 2009, deu nome à maternidade da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, no hospital de Portalegre, tinha 80 anos, e encontrava-se institucionalizado no lar da Misericórdia de Ponte de Sor.
Em Portalegre, Francisco Feitinha criou em 1970 o Serviço de Obstetrícia no hospital da Santa Casa da Misericórdia local, assumindo a sua direção dois anos depois.
Em 1974, e no então novo hospital de Portalegre, manteve o cargo, que ocupou até finais de julho de 2003, quando atingiu a aposentação.
Pelo meio, Francisco Feitinha, desempenhou, entre os anos de 1978 e 1980, o cargo de Governador Civil do Distrito de Portalegre, a convite do então primeiro-ministro, Mário Soares.
O funeral de Francisco Feitinha realiza-se terça feira em Valongo, concelho de Avis. 
Gabriel Nunes/Rádio Portalegre/NCV
Comunicado da Administração da ULSNA
O Conselho de Administração, em nome da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, manifesta o seu profundo pesar pela morte do Dr. Francisco Feitinha, figura que para sempre permanecerá associada ao Hospital de Portalegre e à Região, pelo percurso e extrema dedicação ao serviço da Saúde Feto-Materno-Perinatal e do Planeamento Familiar, dando nome à Maternidade da ULSNA.
Registamos as manifestações de pesar que entidades públicas nos fizeram chegar.
À Família do Dr. Francisco Feitinha apresentamos sentidas condolências
O CA da ULSNA, em Portalegre, aos 9 de Junho de 2014

NISA: II Maratona 24 Horas de Futsal


sexta-feira, 6 de junho de 2014

NISA: Alunos da Etaproni distinguidos em vários projectos

A AIP-CCI (ASssociação Industrial Portuguesa) foi promotora do PROJETO SIAC Nº 23172 – INOVEMPREENDE – ACADEMIA EMPREENDER JOVEM, através do COMPETE- Programa Operacional Fatores de Competitividade.
O PROJETO tinha com objetivos “Promover a competitividade das regiões Centro e Alentejo através do fomento de uma cultura empreendedora entre os jovens das regiões” (…) “Potenciar a participação dos jovens num concurso de empreendedorismo”, e tinha como destinatários os alunos do ensino secundário regular e técnico-profissional.
No dia 03 de junho de 2014, procedeu-se à realização de uma sessão para apresentação final/concurso dos PROJETOS/ trabalhos desenvolvidos ao longo do ano pelos alunos, nas instalações do NERPOR.
Foi vencedor deste concurso o PROJETO “Alentejo mais perto de si” desenvolvido por alunos da Etaproni – Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Nisa, do curso Técnico de Multimédia, nomeadamente, por Bruno Roque, Luís Varela, Pedro Mourato, Pedro Paixão e Tiago Carniça que identificaram como problema o facto de haver pouca informação sobre as regiões alentejanas e implicar grandes custos com guias turísticos, e propuseram como solução o desenvolvimento de uma aplicação para a plataforma da google glass que permita fazer visitas guiadas pela região do Alentejo.
Ainda em 3º lugar, da mesma escola e mesmo curso, ficou o PROJETO “CC-Compras em Casa”, dos alunos Ana Matias, André Dias, Francisco Neto, Nuno Mercês e Miguel Prioste.
Por fim, o PROJETO “EcoArte- do velho faz novo, do mau faz bom”, dos alunos do curso de Animador Sociocultural da Etaproni, desenvolvido pelos alunos Jean Correia, Maria da Conceição Borges e Patrícia Correia foi o seleccionado para participarem, em Lisboa, no evento “Portugal somos nós”.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Cinco anos de "Por um punhado de euros"

 É uma presença na net que marca, pela sua originalidade, a diferença. Referimos-nos ao blog Por um Punhado de Euros, iniciativa a que dão corpo e ideias, o Emanuel Neto (filho de Nisenses) e o Paulo Pereira. Dois amigos e apreciadores do género cinematográfico designado como Western Spaghetti, cujos posts podem seguir em http://por-um-punhado-de-euros.blogspot.pt
"Parece mentira mais já lá vão cinco anos desde que foi dado o primeiro tiro neste POR UM PUNHADO DE EUROS. Confesso-vos que quando dactilografei as primeiras resenhas que amontoava em manuscritos ultra-rasurados e mal organizados, não acreditava que existisse muita gente interessada em lê-las. Mas os «forasteiros» foram passando por aqui e pelos vistos instalaram-se. Mais de meio milhão de visitas depois, cá estamos nós!
Este último ano como já desconfiava, foi especialmente carregado profissionalmente e pessoalmente, razão pela qual me têm faltado algum fôlego que permita manter a cadência de resenhas que debitava num passado recente, mas felizmente isto não é trabalho de um homem só e o meu sócio - Emanuel - é bastante mais organizado que eu, tendo sempre os «trabalhos» muito adiantados, o que admito facilita mesmo  muito na gestão do espaço, e assim  se evita que a poeira assente por muito tempo.
Com falta de tempo ou não, a promessa destes vossos escribas continua a mesma de sempre, dar a cara pelo western europeu, divulga-lo e prestigia-lo! Mantemos a convicção que o cinema actual é na generalidade uma fantochada desprovida de sentimento e talento. Carregaremos por isso, hoje como antes, a bandeira do western-spaghetti que merece todo o nosso respeito e dedicação. Um grande agradecimento a todos aqueles que por aqui foram passando ao longo desta meia-década e sobretudo aquele punhado de amigos que está connosco desde os primeiros tempos. Este blogue é vosso!
Emanuel Neto
Mais um ano, mais um aniversário, mais uma voltinha! Os desígnios deste blogue estiveram sempre bem claros desde os primórdios: analisar, divulgar e discutir o western-spaghetti. Foi assim desde o início e é assim hoje. Digo isto com orgulho porque não caímos na tentação de abandonar o conceito de blogue a favor das muito solicitadas redes sociais. Evidentemente, todos compreendemos o poder que as redes sociais têm mas, no meu ponto de vista, um blogue continua a ter uma aura diferente, especial, mais intimista, mais pessoal.
O balanço do último ano é positivo. A lista de filmes resenhados aumentou para mais de 100 filmes, estivemos pela segunda vez consecutiva entre os nomeados para os TCN Blog Awards e continuamos com o mesmo empenho tal como no primeiro dia. Agradeço a todos os que nos acompanham e agradeço especialmente ao meu amigo Pedro porque, embora isto seja um trabalho de equipa, ele é que é o cabecilha. 1 de junho de 2014: assinala-se a bonita marca de 5 anos de vida do blogue. Uma mão cheia de POR UM PUNHADO DE EUROS. Ou melhor: um punhado de POR UM PUNHADO DE EUROS!
Paulo Pereira