domingo, 31 de agosto de 2014

ALENTEJO: Uma foto e um poema

O Alentejo
O Alentejo
é a sombra no deserto.
Tudo tão longe,
tudo tão perto...
O poejo,
a cegonha.
A brancura do casario,
o luar de Agosto.
A azinheira,
o sol posto...
O calor e o frio...
O horizonte desmedido,
o olhar defronte, do cigano
a boina descaída, do alentejano,
a outra margem do colectivo,
o restolho comprido...
O peito aberto ao vento,
a livre seara no pensamento...

José Mendes

sábado, 30 de agosto de 2014

Percursos Pedestres inaugurados em Sardoal

A Câmara Municipal de Sardoal vai inaugurar, neste mês de setembro, dois percursos pedestres, de uma rede composta, para já, por quatro percursos: Trilho do Pastor, Via Romana, Do Pão ao Vinho e Na Rota do Javali.
A Via Romana será o primeiro percurso a ser inaugurado, no próximo dia 7 de setembro. A inauguração será integrada na Festa em Honra de Nossa Senhora da Graça, em Valhascos, e o ponto de encontro será às 10 horas da manhã, junto à sede da Junta de Freguesia. Este percurso apresenta duas alternativas: 12 km com duração aproximada de três horas e grau de dificuldade alto ou 6 km com duração aproximada de uma hora e meia e dificuldade baixa.
Inserida nas Festas do Concelho de Sardoal, a 20 de setembro, decorrerá a inauguração do Trilho do Pastor. O início está marcado para as 8h30m da manhã, junto ao Pelourinho, na Praça da República, em Sardoal. À semelhança da Via Romana, também este apresenta duas opções: um percurso total de 7,2km com duração aproximada duas horas e meia e grau de dificuldade médio/alto ou um percurso alternativo com 5,7 km, duração aproximada de duas horas e grau de dificuldade médio.
A participação em qualquer uma das inaugurações destes Percursos Pedestres é gratuita e não se encontra sujeita a inscrição. 
A Câmara Municipal de Sardoal planeia inaugurar os outros dois percursos da rede até ao final do ano.
A recuperação e preservação do património cultural, ambiental e natural têm sido assumidas pelo Município de Sardoal como importantes orientações estratégicas. Assim, a definição de uma rede de percursos pedestres neste Concelho tem como finalidade dar a conhecer este património de forma estruturada, organizada e integrada.

Refira-se que o pedestrianismo, enquanto uma modalidade dos denominados desportos de natureza, contribui diretamente para o desenvolvimento socioeconómico das zonas rurais. 

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Fogo no concelho de Nisa chega ao perímetro urbano de Montalvão



Fotos do incêndio tiradas no monte da Senhora da Graça (16,15h)
Este incêndio, que teve início na zona de Pé da Serra, tem duas frentes ativas e está a ser combatido por 163 operacionais, auxiliados por 50 viaturas e dois aviões bombardeiros.
O incêndio florestal que está hoje a lavrar no concelho de Nisa já chegou ao perímetro urbano da localidade de Montalvão e as autoridades tentam evitar que o fogo ameace casas, disse à agência Lusa fonte dos bombeiros.
A mesma fonte, do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre, acrescentou, em declarações às 19:15, que "o dispositivo no terreno está a desenvolver todos os esforços para evitar que o fogo chegue à povoação".
Este incêndio, que teve início na zona de Pé da Serra, tem duas frentes ativas e está a ser combatido por 163 operacionais, auxiliados por 50 viaturas e dois aviões bombardeiros.
O alerta foi dado às 14:43.

Lusa

SANTANA (Nisa): Festas populares de Santa Ana




De 15 a 18 de Agosto realizaram-se em Arneiro (Nisa), as festas populares em honra da Senhora Santa Ana, padroeira daquela freguesia que inclui as aldeias de Pardo, Duque e Arneiro. Como sempre, os festejos revestiram-se de grande brilhantismo e animação, tendo o seu ponto alto com as celebrações religiosas, a missa seguida de procissão acompanhada por muitos fiéis e à qual deram a sua contribuição muitos dos antigos e actuais pescadores ainda em actividade nesta típica freguesia ribeirinha.
As fotos são de Jorge Nunes, a quem agradecemos.

sábado, 23 de agosto de 2014

PONTE DE SOR: Maior mosaico do mundo em cortiça

 Arranca na quarta-feira, 27 de agosto, em Ponte de Sor, a construção do maior mosaico em cortiça do mundo, com a entrada da cidade no álbum do Guiness World Records.
O albanês Saimir Strati, já detentor de 7 recordes do Guiness, vai construir, nas instalações do Centro de Artes e Cultura, onde irá ficar de forma permanente, um mosaico com 300 000 rolhas de cortiça, uma obra com 24 metros de comprimento por 4,5 metros de altura, num total de 108 m².
Este trabalho, que será realizado durante uma residência artística, tem a sua inauguração marcada para 27 de setembro, com a presença de um Record Adjudicator, um Juiz Oficial enviado da Instituição Britânica Guiness World Records, para a certificação oficial autêntica do Recorde Mundial e entrega do Certificado que testemunha a inscrição no álbum internacional dos Guiness World Records.
O responsável pela execução desta obra, Saimir Strati, é um dos mais prestigiados artistas da Albânia e tornou-se conhecido a nível internacional por entrar no Guiness ao realizar vários recordes mundiais, entre eles um mosaico de rolhas de cortiça (229 764) no Sheraton Hotel de Tirana, de 13x7 metros, recorde que agora se propõe bater em Ponte de Sor.
Esta iniciativa vai envolver o Município de Ponte de Sor, o Festival 7Sóis7Luas, empresas transformadoras de cortiça sedeadas no concelho e a Entidade Regional de Turismo que se associa à iniciativa no âmbito da candidatura do montado a Património da Humanidade.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

USNA toma posição sobre Acórdão do Tribunal Constitucional

Posição da União dos Sindicatos do Norte Alentejano a propósito do Acórdão do Tribunal Constitucional sobre a constitucionalidade da contribuição de sustentabilidade e a nova configuração da redução remuneratória dos trabalhadores do sector público.
O Tribunal Constitucional pronunciou-se ontem, em sede de fiscalização preventiva, sobre os Decretos da Assembleia da República nºs 262/XII, que cria a contribuição de sustentabilidade, e 264/XII, que estabelece os mecanismos das reduções remuneratórias temporárias e as condições da sua reversão no prazo máximo de 4 anos. Nesta sua decisão, o TC declara a inconstitucionalidade da contribuição de sustentabilidade por violação do princípio da confiança.
Quanto à decisão do Tribunal Constitucional em declarar, e bem, a inconstitucionalidade das reduções remuneratórias dos trabalhadores do sector público a partir de 2016, mas não ter decidido de igual modo quanto a 2014 e 2015, a União subscreve a posição de discordância da CGTP-IN, considerando não existirem fundamentos que justifiquem decisões diferentes para medidas de igual natureza.
Todavia, a decisão do Tribunal Constitucional, na sua globalidade, constitui a prova de que o Governo e a maioria parlamentar do PSD/CDS-PP tomaram mais uma vez decisões inconstitucionais, reforçando a sua continuada intenção de afrontarem a Constituição da Republica. A declaração de inconstitucionalidade não é dissociável da luta que os trabalhadores e os reformados e pensionistas desenvolveram contra estas medidas, confirmando mais uma derrota do Governo PSD/CDS-PP mas, também, do Presidente da República, o qual não só tem caucionado as políticas nefastas do Governo como tem sido o principal suporte da sua manutenção.
A USNA/cgtp-in reitera que os problemas do País não se resolvem com medidas ditas de austeridade, como cortes salariais e de pensões, aumentos de impostos e restrições de direitos, mas sim com a renegociação da divida, incluindo prazos, montantes e juros, em simultâneo com a adopção de políticas diferentes, que promovam a dinamização do sector produtivo, o crescimento económico, a criação de mais e melhor emprego, o aumento dos salários e das pensões, a justiça social e o desenvolvimento do país.Este Governo persiste na tomada de medidas que violam flagrantemente a Constituição da República e penalizam de modo intolerável os trabalhadores e o povo perante a passividade quando não o estímulo do Presidente da Republica.
Mais uma vez se prova, assim, que é necessária outra política, uma política de Esquerda e Soberana. Neste quadro, a USNA/cgtp-in saúda o compromisso da CGTP-IN de continuar e intensificar a luta, factor determinante para derrotar o Governo e convocar eleições e reafirma a sua disponibilidade para que também no Norte Alentejano, se mantenha e intensifique a luta necessária ao abrir de caminhos à alternativa política que liberte o país do atraso a que o querem condenar, assegurando um futuro de desenvolvimento, justiça social e prosperidade para Portugal.
O Depº de Informação da USNA/cgtp-in

terça-feira, 12 de agosto de 2014

ALPALHÃO: Colheita de Sangue no dia 30 de Agosto

No sábado 30 de Agosto a ADBSP vai realizar uma colheita no Grupo Ciclo Alpalhoense, em Alpalhão, Concelho de Nisa.
Fazemos votos repetidos para que continue a desfrutar de um Verão A… gosto, e já agora solidário em todos os sentidos, especialmente no que toca à angariação de dádivas de sangue!

JR