sexta-feira, 12 de setembro de 2014

NISA: Visita de Delegação Francesa no âmbito da Geminação

De 12 a 15 de setembro, uma delegação dos municípios franceses de  Azay Le Rideau , Cheillé e Saché visitará Nisa, no âmbito da geminação existente entre Nisa e aqueles municípios da região da Tourraine.
A delegação francesa integra representantes dos municípios e membros do Comité de Geminação, sendo objetivo desta visita a Nisa fortalecer os laços que unem as duas regiões e revitalizar a geminação.
Os elementos da delegação de francesa durante a sua estadia serão acolhidos em casa de famílias niseneses e o programa da visita inclui, na manhã de sábado, 13 de setembro a participação na vindima do vitivinicultor nisense Ricardo Reizinho e a visita às instalações da Salchinisa. Pelas 17 horas  ocorrerá,  nos Paços do Concelho, a cerimónia de Receção Oficial e um Porto de Honra.
No domingo, 14 de setembro, durante a manhã, realizar-se-á uma visita à Coudelaria Ribeirinho Paralta e à Tapada de Linhais – Monte Claro, seguindo-se o almoço na zona da ermida de Nossa Senhora da Graça. Durante a tarde, os visitantes participarão numa visita guiada ao Centro Histórico de Nisa. No Castelo de Amieira do Tejo terá lugar um jantar / convívio e pelas 22 horas, junto ao Castelo haverá uma sessão de fados aberto a toda a população.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Alpalhão tem novos dadores de sangue





No derradeiro sábado de Agosto teve lugar uma colheita da responsabilidade da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP. Foi em Alpalhão, Concelho de Nisa. À sede do Grupo Ciclo Alpalhoense compareceram 41 pessoas, entre elas 15 mulheres. Depois de avaliados, em termos de saúde, os voluntários: alguns não puderam colaborar nesta oportunidade. Mas sempre foram conseguidas 36 unidades de sangue.
Novos dadores foram cinco, dois do sexo feminino. Quanto ao Registo Nacional de Dadores Voluntários de Células de Medula Óssea passou a contar com mais quatro inscrições.
No local da colheita teve lugar o almoço convívio, comparticipado pela Junta de Freguesia de Alpalhão
Sendo este o torrão natal do Presidente da Associação António Eustáquio, é sempre com emoção que a ADBSP desenvolve iniciativas em Alpalhão. E nesta, pelo lado positivo, há a destacar a presença de logo cinco novos encorajadores dadores, com idades compreendidas entre os 30 e os 45 anos de idade.
Escuteiros e…
De referir que a 05 de Agosto a ADBSP colaborou numa iniciativa constante do XV Acampamento da Junta Regional dos Escuteiros de Portalegre - Castelo Branco e que decorreu na Serra de São Mamede. A dádiva de sangue mobilizou duas dúzias de escuteiros e 17 fizeram-no pela primeira vez. E o Registo Nacional de Dadores Voluntários de Células de Medula Óssea foi aumentado com mais uma dezena de Voluntários.
…Motards
No Sábado 13 de Setembro a ADBSP desenvolve a já habitual parceria com o Grupo Motard Novo Milénio de Portalegre. Vai ser no kartódromo de Portalegre, durante a manhã. Uma iniciativa aberta a todos os interessados em doar sangue! Venha daí!
JR

domingo, 7 de setembro de 2014

AMIEIRA DO TEJO (Nisa): Festa nas colectividades


NISA: Já abriram as Inscrições para o I Trail Running “Vila de Nisa”

Em Nisa a primeira edição do Trail Running leva-nos a percorrer a Freguesia de Espírito Santo, Nossa Senhora da Graça e São Simão buscando a beleza natural desta região pelos recantos e encantos de que são exemplo a Ribeira de Nisa, o “cabecinho” de a aldeia de Pé da Serra e a Serra de S. Miguel aliando-se à simpatia ímpar das gentes e à singularidade do património local de que se destaca a capela de Nossa Senhora da Graça, a Ponte Romana, a Porta de Montalvão ou a Porta da Vila.

sábado, 6 de setembro de 2014

NISA: Colóquio – “ O Papel do Voluntariado na Saúde, Hoje!”



A Federação Nacional de Voluntariado em Saúde convida-o/a à participação e à divulgação do Colóquio "O Papel do Voluntariado na Saúde, Hoje!", que vai ter lugar às 14 horas de 20 de setembro, no Auditório da Biblioteca Municipal em Nisa.
O folheto segue em anexo, e pode ser descarregado em www.voluntariadoemsaude.org / documentos, assim como o cartaz e a ficha de inscrição.
Apesar da existência da Ficha de Inscrição, esta pode ser realizada por qualquer outro meio ao seu dispor.