sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Poetas populares do Alentejo

A Paz
Eu queria ser mensageiro
E ter o dom de ser capaz
De convencer o mundo inteiro
Quanto é bom viver em paz.

Ia pelo mundo além
Minha justiça a pregar
Se me quisessem escutar
Nesse dia tudo bem
Eu queria ir também
Falar ao estrangeiro
O meu dito verdadeiro
Pedindo a paz e contente
Para convencer toda a gente
Eu queria ser mensageiro.

Estar em paz e união
Na terra onde vivemos
É o melhor que nós temos
Dentro da nossa nação
A maldita ambição
Que só o mal é que traz
É tudo isto que faz
Tanta revolução na terra
Queria acabar coma guerra
E ter o dom de ser capaz.

Eu queria ter o poder
De fazer o que quisesse
Se eu fazer tudo pudesse
Só existiria o bem querer
O povo ia entender
Acabava o traiçoeiro
Ninguém roubava dinheiro
Eu fazia tudo bem
Eu queria ter esse dom
De convencer o mundo inteiro.

Se eu visse Jesus Cristo
Eu fazia-lhe um pedido
E se eu fosse atendido
Eu fazia tudo isto
Ninguém acredita nisto
Ó meu Deus que tudo dás
Eu vou aonde tu estás
Dá-me um poder profundo
P´ra eu dizer ao mundo
Quanto é bom viver em paz.
José António FaustinoFalagueira (Nisa)

terça-feira, 7 de outubro de 2014

NISA: Feira de S. Miguel no domingo

Câmara assegura transporte gratuito entre as Freguesias e Nisa
As feiras e mercados são eventos de inegável interesse público. Para além da importância na economia local e regional, as feiras e mercados proporcionam a comunicação, o encontro e o convívio entre pessoas de todas as freguesias do concelho e são o pretexto para a visita de muitos conterrâneos residentes noutros pontos do país.
No próximo domingo, 12 de outubro, realiza-se em Nisa a tradicional feira de São Miguel.
À semelhança do ocorrido em junho, por ocasião da Feira das Cerejas, a Câmara Municipal proporciona o transporte gratuito entre as freguesias e a sede do concelho.

Os autocarros municipais poderão ser utilizados pelos habitantes das várias localidades para a deslocação a Nisa (e regresso) de acordo com os circuitos e horários seguintes:

Distrito de Portalegre vai ter 600 quilómetros de percursos pedestres

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) vai requalificar vários percursos pedestres no distrito de Portalegre e criar rotas no território, perfazendo um total de 600 quilómetros de trilhos a descobrir.
“O nosso sonho é ter, de facto, percursos pedestres ligados em todo o distrito, que permitam que toda a região seja visitável, fazendo ligações entre os concelhos”, adianta à Agência Lusa o presidente da CIMAA, Armando Varela.
Este é, acrescenta, "um trabalho de médio prazo, mas que, sobretudo, procura potenciar a enorme vantagem competitiva que é ter um território quase virgem e um turismo de natureza e de ar livre que ajude a desenvolver hábitos de vida saudável”.
As acções incluídas na requalificação e criação de novas rotas temáticas fazem parte do projecto “Alentejo Feel Nature”.
Trata-se de um dos projectos “âncora” da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE InMotion: Alentejo, Turismo e Sustentabilidade, que incide no Alto Alentejo e no concelho de Estremoz, no distrito de Évora.
Através da criação de rotas temáticas de percursos em natureza, a CIMAA espera conseguir promover o património cultural, arquitectónico e ambiental da região e “gerar riqueza” nas comunidades.
A CIMAA espera ainda, com o projecto “Alentejo Feel Nature”, transformar a região num "destino de excelência", sustentado em produtos turísticos e desportivos de qualidade.
A promoção e a articulação de entidades públicas e de agentes privados neste projecto, numa lógica de rede, é outra das metas a atingir.
A implementação da rede “Alentejo Feel Nature” vai proporcionar a criação de 47 percursos em todo o território, correspondendo a cerca de 600 quilómetros.
Actualmente, existem na região alguns percursos já implementados que perfazem um total de 280 quilómetros.
O valor elegível financiado por fundos comunitários, através do programa InAlentejo, para a concretização do projecto é de 600 mil euros, prevendo-se a sua conclusão em Junho de 2015.

In "Correio do Alentejo"