terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Artista plástica russa expõe em Aljustrel

As Oficinas de Formação e Animação Cultural inauguram no próximo dia 4 de dezembro, pelas 18 horas, a exposição de pintura “Manhã Primeva e Clara” de Svetlana Potemkina.
Nascida em Moscovo, Svetlana Potemkina formou-se, em 1997, em Belas-Artes numa universidade estatal da capital russa. A partir de 1998, começou a mostrar os seus trabalhos, tendo, no final de 2001, exposto na Casa do Artista, uma das mais prestigiadas salas de Moscovo.
As suas pinturas refletem as passagens pelos vários cantos da Europa que tem percorrido. Não é pois de estranhar ver surgirem paisagens russas e pormenores urbanos da sua terra natal e de São Petersburgo, bem como de França, Holanda, Bélgica, Espanha ou Inglaterra.
Com fortes ligações a Portugal, Svetlana Potemkina tem dedicado parte do seu trabalho a retratar o nosso país. Nas suas obras são bem visíveis as cores e as paisagens que o caracterizam, nomeadamente representações do mar, que tanto a fascinam, e que irá mostrar nesta exposição, que traz agora a Aljustrel.
As obras desta artista plástica já estiveram expostas em Lisboa, Setúbal, Lagos, Alcácer do Sal, Lousada, Felgueiras e Serpa, e encontram-se em muitas coleções particulares na Rússia e na Europa.
A exposição vai estar patente ao público até ao dia 2 de janeiro, e como habitualmente, visitas guiadas podem ser realizadas, mediante marcação prévia, às quartas-feiras, para o público em geral e escolar.