segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

ÉVORA: Bonecos de Santo Aleixo - "Auto do Nascimento do Menino Jesus"

De 15 a 19 de Dezembro, às 18h30 na Biblioteca Pública de Évora
​“Os Bonecos de Santo Aleixo” pertencem a um tipo que é antepassado de toda a espécie, se bem que as atuais figuras de pau não sejam senão a cópia, datando apenas de 1940, dos modelos originais de que conservam os caracteres arcaicos até na movimentação executada quase exclusivamente por meio de um varão”.
Assim se referiu Michel Giacometti a estes bonecos.
Os atores Victor Zambujo, Ana Meira, José Russo, Isabel Bilou e Gil Salgueiro Nave, que garante também o acompanhamento musical, asseguram a realização dos espetáculos.
Já vão longe os tempos em que no Alentejo o teatro dos títeres era uma das poucas diversões das gentes destes lugares, mas a verdade é que os bonecos não perderam o brilho e continuam a encantar o público nas aldeias, onde a memória deste espetáculo continua a alimentar conversas, mas também em muitos cantos do mundo onde a magia do espetáculo​ parece até fazer esquecer a barreira da própria língua.
Ao apostar no prosseguimento deste projeto, o Cendrev está a contribuir para a revitalização e fruição deste importante espólio do nosso património cultural, promovendo o necessário e saudável espírito de pertença destes Bonecos Alentejanos.
Informações Adicionais
​Org.: Cendrev – Centro Dramático de Évora
Apoios: Câmara Municipal de Évora, Biblioteca Pública de Évora, DGArtes, Governo de Portugal- Secretario de Estado da Cultura, Jornal Diário do Sul, Rádio Telefonia do Alentejo e Jornal Registo
Contactos: Tel: 266 703 112 | Email: geral@cendrev.com​ | Site: www.cendrev.com
Duração 75 min

M/12 anos​