sábado, 28 de fevereiro de 2015

ESTREMOZ: Veículos Clássicos – Exposição de miniaturas

A AVCE- Associação de Veículos Clássicos de Extremoz vai levar a efeito uma exposição de miniaturas entre 28 fevereiro e 28 Março de 2015 na  Sala de Exposições temporários do Centro Cultural Dr. Marques Crespo em Estremoz, com entrada livre.

ÉVORA: Diabo na Cruz apresentam novo álbum

28 fevereiro – 21,30h - Teatro Municipal Garcia de Resende (Pç. Joaquim Ant.º d’Aguiar)
​Os Diabo na Cruz apresentam em palcos mais intimistas o novo álbum homónimo "Diabo na Cruz", editado no final de 2014. Depois de nos últimos anos se terem apresentado quase exclusivamente em grandes concertos ao ar livre, onde se contam inúmeros festivais e festas populares, os Diabo na Cruz começam por apresentar o seu novo trabalho numa Tour de Teatros que irão realizar entre Janeiro e Abril de 2015.
Do novo disco, já se conhecem "Vida de Estrada", e mais recentemente "Ganhar o Dia", músicas de avanço, que inundaram as rádios e se tornaram rapidamente em novos sucessos da banda.
O álbum sucessor dos muito aclamados "Virou!"(2009) e "Roque Popular" (2012), é composto por 11 canções peneiradas de 2 anos de trabalho e chama-se "Diabo na Cruz" por representar ao mesmo tempo o lugar singular onde a banda se encontra e a abertura de novos trilhos para o futuro.
Incapazes de se repetirem, com o novo disco, os Diabo na Cruz prometem continuar a sua caminhada impar no panorama musical português, reinventando mais uma vez a musicalidade do país sob um prisma contemporâneo e refletindo sentimentos, aspirações e contratempos de uma geração que se descobre a si mesma no ato de esculpir o amanhã.
(Jorge Cruz, voz e guitarra | João Gil, teclados | Sérgio Pires, viola braguesa | Bernardo Barata, baixo | João Pinheiro, bateria | Manuel Pinheiro, percussão | Duração: 80 min. | M/6)
 Informações Adicionais
​Contacto: 266 703 112 | geral@cendrev.com
Org.: Câmara Municipal de Évora
Produção: Produtores Associados
Apoio: Sony Music | Antena 3 | RTP | Cendrev

Preço: 10€​

PORTALEGRE: Exposição fotografia de Rui Cambraia na associação Ficar

"115x17 — fotografia a metro" é o título da exposição de Rui Cambraia a inaugurar esta sexta-feira, dia 27 de Fevereiro, pelas 21h30m, no espaço da Associação Ficar, em Portalegre.
A exposição, patente até final de Março, marca o inicio da 3ª edição do FICAR na FOTOGRAFIA, um ciclo de eventos dedicados à fotografia promovido anualmente pela associação.
“115x17” é uma instalação de materias reciclados pelo autor num processo que visa questionar o estatuto da fotografia enquanto arte em face das tendências massificadoras impostas pelo uso, em grande escala, de novas plataformas de comunicação e redes virtuais.
Para Rui Cambraia esta é uma reflexão que se impõe, uma vez que, como confessa, "a Internet, a cultura social e os mass-media, em geral estão saturados de imagens e informação, num ponto que implica já o meu recuo".
Ao deparar-se com a dificuldade de conceber uma exposição de fotografia dentro dos moldes tradicionais, o artista recorreu aos seus arquivos e reabilita algumas das milhares de imagens acumuladas no computador, por si classificadas como "lixo/resíduo fotográfico impresso", que doutra forma não seriam utilizidas ou sequer revisitadas.
"Penso uma forma de reciclar olhares passados e inconsequentes, mas, sobretudo, penso uma forma de evitar fazer mais contribuições para a poluição cognitiva, informativa e expressiva – mesmo da mais qualitativa – que devasta o lugar do sagrado, que é, primordialmente, o lugar da arte", esclarece.
A inauguração da exposição de Rui Cambraia será seguida de uma conversa em torno do tema da fotografia e das imagens, num ambiente de Tertúlia que se pretende reeditar em próximas iniciativas programadas pela Associação Ficar.
Rui Cambraia (1967), docente na Escola Superior de Educação de Portalegre e actualmente também na Universidade de Évora no curso de Mestrado em Design e no Doutoramento em Artes Visuais. É Investigador do Centro Interdisciplinar de Investigação e Inovação (C3i) do Instituto Politécnico de Portalegre e colaborador do Centro de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Actualmente é doutorando em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, desenvolvendo uma investigação em torno do tema da Ontologia da Fotografia.
Como artista plástico realizou exposições individuais, participou em diversos projectos de grupo e exposições colectivas em Lisboa, Madrid, Cannes, Santiago de Compostela, Avignon, Tóquio, Portalegre, Coimbra, Porto, Crato, Óbidos, Crato, Lagos, Beja, Serpa , S. Domingos de Rana, Cuba, Beja.
Além da investigação plástica traduzida nas exposições de trabalhos de pintura, instalação, fotografia, e respectivos catálogos, desenvolve desde 2002 páginas pessoais na Internet, para divulgação de portfolio e de realizações de projectos no âmbito das artes-plásticas, publicação de textos e fotografias de naturezas distintas.

MÚSICA: Morreu Fernando Alvim

O músico Fernando Alvim, de 80 anos, que durante 25 anos acompanhou à viola o guitarrista Carlos Paredes, morreu em Lisboa, disse à Lusa uma fonte próxima da família.
Fernando Alvim, que Amália Rodrigues convidou para gravar o tema "Formiga Bossa Nova", de Alexandre O'Neil e Alain Oulman, encontrava-se hospitalizado, tendo falecido hoje de manhã, disse a mesma fonte, sem dar pormenores sobre a cerímónia fúnebre.
Em 2011 editou um duplo CD "O fado e as canções do Alvim", constituído exclusivamente por composições suas interpretadas por Camané, Ana Moura, Ricardo Ribeiro, Cristina Branco, Rui Veloso, Fafá de Belém, Vitorino e Carlos do Carmo.
Fernando Alvim acompanhou e gravou com António Chaínho, Pedro Jóia e José Afonso.
Em 2012, Fernando Alvim recebeu a Medalha de Honra da Sociedade Portuguesa de Autores, que referiu na ocasião que era uma "forma de reconhecimento pelo trabalho de décadas ao serviço da dignificação da música portuguesa".
in Hardmúsica

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

I Jornadas de Ética para a Saúde do Norte Alentejano

A Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, ULSNA,EPE, a Comissão de Ética do Instituto Politécnico de Portalegre e a Escola Superior de Saúde de Portalegre vão realizar em parceria as “ I Jornadas de Ética para a Saúde do Norte Alentejano”, a realizar no dia 27 de fevereiro de 2015, no Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre, com inicio pelas 09h00.

A iniciativa conta com a participação de oradores conceituados e durante a mesma será feita a apresentação e entrega do prémio ao Poster vencedor.

PORTALEGRE: 12º Festival Internacional de Jazz

O 12º Festival Internacional de Jazz de Portalegre (Portalegre JazzFest), irá regressar em 2015, em dois fins-de-semana seguidos.
Para iniciar a festa do Jazz, no dia 19 de Março, o CAEP Voices, presentear-nos-á com um reportório composto por clássicos de Jazz.
Como apostas para este ano, surgem atividades de cariz formativo, e uma programação, que em vez de se caraterizar por formações rígidas de músicos portugueses, europeus e norte americanos, opta por apresentar diversas formações, constituídas por colaborações de músicos portugueses com músicos de outros países, nos domínios do jazz criativo.
Exemplos disso, serão as parcerias de André Matos Quartet (André Matos: guitarra; Tony Malaby: saxofone tenor; Demian Cabaud: contrabaixo e André Sousa Machado: bateria) com Tony Malaby (Estados Unidos), no dia 27 de Março, de Susana Santos Silva com Kaja Draksler (Eslovénia) e do grupo De Beren Gieren (Bélgica), no dia 28 de Março, e do projeto Deux Maisons, constituído pelos portugueses Luís Vicente e Marco Franco, e os franceses Théo Ceccaldi e Valentin Ceccaldi, nos dias 27 e 28 de Março.
 O Jazzfest acolherá duas formações norte americanas de peso e que dispensam apresentação, o Michael Formanek's Cheating Heart Quintet (Tim Berne: saxofone alto; Brian Settles: saxofone tenor; Jacob Sacks: piano; Michael Formanek: contrabaixo e Dan Weiss: bateria), dia 20 de Março, e Chris Speed Trio (Chris Speed: clarinete e saxofone tenor; Chris Tordini: contrabaixo e Dave King: bateria), dia 21 de Março. Apresenta também um novo valor no panorama jazzístico nacional, o Ricardo Toscano Quartet (Ricardo Toscano: saxofone alto; Diogo Duque: trompete; Romeu Tristão: contrabaixo e João Pereira: bateria), dias 20 e 21 Março.
Nesta 12ª edição, continuará a parceria entre o CAEP e a editora Clean Feed, através da oferta de CD’s na compra de entradas para o festival (1 CD por cada bilhete para o Grande Auditório e 4 CD’s pelo Passe para os 4 dias), no intuito de promover, divulgar e conquistar novos públicos.
Para além destas novidades, irão manter-se as tradicionais Feiras do Disco (responsabilidade da Clean Feed) e a Mostra de Vinhos e Produtos regionais, no Foyer do CAEP.

CAMPO MAIOR: As Festas do Povo regressam este ano

Quatro anos após a última edição, que reuniu 1,2 milhões de visitantes, a população decidiu ornamentar novamente as ruas da vila com milhões de flores em papel.
A apresentação oficial das Festas do Povo 2015, com o anúncio da data, realiza-se esta quinta-feira, dia 26 de fevereiro, pelas 21h30, no Museu Aberto de Campo Maior. No evento estarão João Rosinha, presidente da direção da Associação das Festas do Povo de Campo Maior, a entidade organizadora; Ricardo Pinheiro, presidente da Câmara Municipal de Campo Maior; Pedro Murcela, presidente da Assembleia Municipal; António Ceia da Silva, Presidente do Turismo do Alentejo – ERT e o Comendador Rui Nabeiro. A cerimónia será apresentada e animada pelo artista Fernando Pereira, criado numa tradicional família alentejana.
As Festas do Povo, reconhecidas pela sua originalidade e cariz popular tanto a nível nacional como internacional, são de tradição secular e encontra-se em curso a candidatura a Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Para a edição de 2015, as Festas do Povo vão contar com um programa especial, sendo esperados mais de 1,2 milhões de visitantes, representando um impacto positivo direto no tecido económico-social da região.

Grupo Motard's Montargil incentiva dádiva de sangue





Tal como estava previsto: no dia dos namorados esteve a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – a realizar mais uma iniciativa, desta feita em Montargil. Tratou-se de uma colheita em parceria com o grupo Motard's Montargil.
Ao novo Centro de Saúde, desta terra do Concelho de Ponte de Sor, dirigiram-se 22 pessoas, metade de cada sexo. Nem todos puderam doar sangue, aliás próprio de dias frios. Assim foram recolhidas 15 unidades. Os voluntários residem na zona de Montargil e também na Chamusca, Entroncamento, Baixa da Banheira, São Marcos (Cacém) e Porto Salvo (Oeiras).
Em termos de estreantes foram quatro, três dos quais mulheres. Já o Registo Nacional de Dadores Voluntários de Células de Medula Óssea contou com duas inscrições.
Na sede dos Motard's Montargil, em pleno coração da Barragem, foi servido o almoço convívio da responsabilidade dos anfitriões.
António Eustáquio, Presidente da ADBSP, ficou surpreendido com a adesão menos conseguida, relativamente a anos anteriores. Os Motards também esperavam mais gente e o facto de ser um fim de semana frio e de Carnaval pode ter contribuído para estes números.
Fronteira
As próximas brigadas da ADBSP estão marcadas para: Fronteira a 28 de Fevereiro, no Centro de Saúde; Alter do Chão a 14 de Março, nos Bombeiros. Estamos disponíveis, nestes sábados, entre as 09,00 h e as 13,00 horas e queremos contar consigo!

JR

NATUREZA: À descoberta de cogumelos no concelho de Moura

O Centro Local de Aprendizagem (CLA) da Universidade Aberta (UAb) em Reguengos de Monsaraz e a Escola Nacional de Caça, Pesca e Biodiversidade promovem a iniciativa “À descoberta de cogumelos no concelho de Moura”, a realizar sábado, dia 07 de março de 2015, com início agendado para as 09:00 horas junto à COMOIPREL, em Moura.
 A iniciativa, a dinamizar pelo Doutor Ricardo Castilho e Professor Carlos Vila-Viçosa, tem o intuito de dar a conhecer a importância ecológica dos cogumelos, fornecer conhecimentos acerca da diversidade micológica e possibilitar aos participantes aprender ou melhorar os seus conhecimentos no método de descobrir alguns cogumelos comestíveis na natureza, e evitar os não comestíveis.
 O evento alia a descoberta de cogumelos em contacto direto com a natureza e a possibilidade de degustar cogumelos. A degustação micológica será preparada pelos alunos e pelo chefe de cozinha, ambos pertencentes à Escola Profissional de Moura.
 A ação destina-se a todos os interessados pelo tema micologia e por passeios pedestres, agentes do desenvolvimento local, estudantes, professores, e outros curiosos.
Para mais informações contacte:
 Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta em Reguengos de Monsaraz - Tel. 266 503313 ׀ Email cla_regm@uab.pt ou Escola Nacional de Caça, Pesca e Biodiversidade -Tel. 285 251354 ׀ Email encpb.moura@gmail.com
 [NOTAS: As inscrições estão limitadas a 22 participantes. Cada inscrição tem o custo de 15 Euros. Os participantes devem fazer-se acompanhar de roupa e calçado apropriado (especialmente em caso de chuva); um cesto de vime (desaconselha-se a utilização de sacos plásticos); uma faca, navalha, ou pequena pá de jardinagem para colheita dos cogumelos (desaconselha-se a utilização de pé-de-cabra entre outros objetos igualmente intrusivos); merenda para almoço e máquina fotográfica].
Adélia Chumbo | Coordenadora do CLA da Universidade Aberta
Centro Local de Aprendizagem de Reguengos de Monsaraz 266503313 | 915676324

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Sardoal leva Semana Santa à Bolsa de Turismo de Lisboa

O Município de Sardoal vai estar presente na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), no próximo domingo, dia 1 de março, com o intuito de apresentar e promover a Semana Santa neste Concelho.
Os tapetes de flores e verduras naturais, que entre Quinta-feira Santa e Domingo de Páscoa adornam o chão das Capelas e Igrejas não só da Vila de Sardoal, mas também das aldeias deste Concelho, estarão em evidência nesta edição da BTL. A partir das 15 horas, na praça central do stand do Turismo do Centro, será elaborado ao vivo um destes tradicionais tapetes.
  Refira-se que a elaboração de tapetes de flores e verduras naturais é uma tradição cultural que se julga ser única no país e cuja origem remonta a um passado longínquo, sabendo-se que já existia com grande esplendor no século XIX. É com que grande empenho e dedicação que católicos, agnósticos, não-praticantes ou de outras convicções religiosas, de várias idades e classes sociais se envolvem nos trabalhos de decoração dos templos.
Os tapetes de flores e verduras das Capelas e Igrejas são uma das iniciativas mais importantes das Celebrações da Semana Santa e Páscoa no Sardoal, atraindo milhares de pessoas todos os anos.
A presença do Município Sardoalense na BTL insere-se na estratégia de promoção do turismo religioso enquanto fator de desenvolvimento económico-social deste Concelho.  
A Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorre na FIL no Parque das Nações, é o mais importante certame de turismo que acontece no país, sendo que no ano passado visitaram esta Feira perto de 70 mil pessoas.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

SOUSEL: Câmara disponibiliza autocarro para espectáculo de revista


PONTE DE SOR: VII Encontro Intervenção Precoce



Nisa presente na BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa

Integrando a participação do Turismo do Alentejo, E.R.T. na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), o concelho de Nisa estará representado neste certame através da mostra e venda de produtos tradicionais, tendo como ponto alto da participação o dia 1 de março, com desfile de trajes tradicionais de Nisa.
O Alentejo é o destino convidado da BTL 2015, que irá decorrer de 25 de fevereiro a 1 de março, na FIL e a Câmara Municipal de Nisa associa-se a este grande evento internacional que pretende afirmar, promover e atrair mais visitantes ao território.
A participação nisense inclui prova, degustação e venda de produtos endógenos (queijo, mel, enchidos, licores e vinhos) apresentação de serviços (termas, percursos pedestres), mostra do artesanato (olaria, feltros, alinhavados) culminando, no dia 1 março, pelas 13h00, com a exibição de um grupo infantil que fará uma demonstração das danças e cantares do concelho de Nisa e dos trajes tradicionais de inigualável beleza e riqueza em toda a região.

A representação do Município de Nisa insere-se na estratégia de promoção turística do concelho como um destino a visitar pela sua riqueza em termos de património histórico, desporto de natureza, preservação dos saberes e sabores tradicionais, de bem-estar e qualidade de vida.

VILA BOIM (Elvas): Caminhada à Capela da Serra do Bispo

Organizado pelo “Grupo Amigos das Dez e Meia” e com o apoio da Junta de Freguesia de Vila Boim, vai decorrer no próximo dia 22 Fevereiro, a 2ª Caminhada de 2015.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

ALANDROAL: Exposição de pintura de Mila


500 Anos do Foral Manuelino da Vila de Sousel

Este ano comemoramos os 500 anos do Foral Manuelino da Vila de Sousel, concedido pelo rei D. Manuel I, no dia 13 de Fevereiro de 1515. O Foral Manuelino de Sousel é um documento histórico que importa preservar e divulgar, pois constitui um símbolo da nossa identidade, porque para perspetivarmos o futuro, é indispensável conhecer o nosso passado e a história das nossas gentes.
A Câmara Municipal de Sousel vai ao longo deste ano promover um conjunto de ações comemorativas dos 500 Anos do Foral Manuelino de Sousel. As cerimónias terão início no dia 22 de fevereiro, estando desde já toda a população convidada para participar nesta efeméride histórica de tão elevado prestígio.
Programa 22 de Fevereiro (domingo)
Início das Comemorações dos 500 Anos do Foral Manuelino:
9.30h - Arruada pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Sousel (Avenida 25 de Abril - Praça da República)
10.00h - Hastear da Bandeira nos Paços do Concelho (Praça da República)
- Teatralização da entrega do Foral pelo Grupo de Teatro Sénior

NISA: Espectáculo "Caixa Forte" com Fernando Mendes


quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

MARVÃO: I Matança do Porco nos Galegos

A matança do porco é uma prática enraizada nos hábitos dos marvanenses. Com o intuito de reavivar hábitos e costumes de outrora, e de forma a promover o que o concelho tem de melhor, nesta altura do ano, todas as freguesias de Marvão promovem estes singulares convívios.
Dia 21, a partir das 8h30, a localidade de Galegos, bem perto da fronteira com Espanha, realiza a sua I Matança do Porco. Às 9h30, os convivas presentes vão poder degustar as típicas migas de pão com toucinho frito e café.
Ao almoço, agendado para as 13h, vão ser servidas as tradicionais sopas de cachola e de ossos, e as febras da matança. Iguarias e sabores típicos desta secular tradição que poderão ser acompanhados com o melhor vinho da região.

Durante a tarde, a organização promete muita animação musical e grelhados na brasa, para aconchegar os estômagos de todos os que participem nesta jornada de convívio gastronómico.

ELVAS: Torneio da Malha “João Brioso” arrancou a 7 de fevereiro

O 20º Torneio da Malha do Concelho de Elvas “João Brioso” teve início a 7 de fevereiro e termina, como já vem sendo tradição, a 25 de abril, feriado, na Praça da República.
A prova, que todos os anos conta com mais de uma centena de participantes, realiza-se aos sábados, e conta com participantes de quatro escalões: seniores e veteranos masculinos, senhoras e sub-13 e tem prémios para os vencedores de cada escalão.
Nesta edição, as provas têm a seguinte calendarização:
O calendário deste ano é o seguinte:
– 7 de fevereiro (sábado), 14.30 horas, São Brás e São Lourenço, recinto do Café Calçudo;
– 21 de fevereiro (sábado), 14.30 horas, Vila Boim, recinto junto à Praça de Touros;
– 28 de fevereiro (sábado), 14.30 horas, Terrugem, recinto das Escolas Primárias;
– 7 de março (sábado), 14.30 horas, Vila Fernando, recinto das Escolas Primárias;
– 14 de março (sábado), 14.30 horas, Barbacena, recinto junto ao Castelo;
– 21 de março (sábado), 14.30 horas, Santa Eulália, Campo de Futebol Picão Caldeira;
– 28 de março (sábado), 14.30 horas, São Vicente e Ventosa, junto ao Pavilhão Multiusos;
– 4 de abril (sábado), 14.30 horas, Ajuda, lado esquerdo da Ponte Nova da Ajuda;
– 11 de abril (sábado), 14.30 horas, Caia e São Pedro, recinto das Festas da Boa-Fé;
– 18 de abril (sábado), 14.30 horas, Alcáçova, Centro de Convívio da Belhó/Raposeira;

– 25 de abril (sábado), 9 horas, Assunção, Praça da República.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

MONTALVÃO (Nisa): Concerto evocativo do nascimento de Bach


ALANDROAL: Passeio TT "Por Terras do Endovélico"


VIDIGUEIRA: Exposição "Imagens da Pré-História"

No Museu Municipal de Vidigueira, de 3 a 26 de fevereiro, está patente ao público a exposição de fotografias e objetos intitulada “Imagens da Pré-História”.
Entradas livres
terça a sexta 9h30 às 17h00
sábados, domingos e feriados10h00 às 17h00

MONTEMOR-O-NOVO: Espectáculo solidário "Cantigas do Festival"


NISA: Inicaminhada "Na Rota da Tapada de Linhais"

A Secção de Caminheiros da INIJOVEM, irá dar inicio ao seu plano de atividades para 2015, no próximo dia 22 de Fevereiro (domingo), com a 2ª edição do percurso pedestre em travessia "Na Rota da Tapada de Linhais”, entre Nisa e o Monte Claro. Trata-se de uma caminhada com cerca de 11,5 km de distância e grau de dificuldade fácil.
Este passeio pretende dar a conhecer, entre outros pontos de interesse, a Ribeira de Figueiró, a Coudelaria Ribeirinho Paralta e a vinha/adega "Tapada de Linhais" em Monte Claro.
Do programa consta, para além da caminhada, um reabastecimento na Coudelaria Ribeirinho Paralta, uma visita guiada à vinha/adega “Tapada de Linhais” e um almoço convívio.
Todos os interessados em participar deverão inscrever-se, até ao dia 19 de Fevereiro (5ª feira), através de uma das seguintes modalidades:
Online em http://inijovem.blogspot.com/ ou diretamente na sede da Associação, na Rua Marechal Gomes da Costa, 12 em Nisa. Para mais informações: 245 413671, 932783303 ou através do email: inijovem@gmail.com .
Informações úteis:
- 08H30: Concentração em Nisa na sede da INIJOVEM;
- 08h50: Boas vindas e briefing;
- 09h00: Início da caminhada;
- 10h30: Reabastecimento na Coudelaria Ribeirinho Paralta
(Tapada das 3 Cruzes);
- 12h30: Chegada à Vinha/Adega da Tapada de Linhais (Monte Claro), seguida de visita guiada;
- 13h00: Almoço convívio;
- 16h30: Regresso a Nisa em viaturas da organização;
- Percurso previsto: Nisa – E.N. 359 (Nisa/Monte Claro) – Maria Dias – Ribeira de Figueiró – Chão de Sares – Tapada das 3 Cruzes – travessia da EN 359 – E.M. 1002 (Velada/Monte Claro) – Monte Claro – Tapada de Linhais;
(Atenção: o percurso poderá estar sujeito a alterações)
 - Distância Prevista: 11,5 km em travessia;
- Grau de Dificuldade: Fácil;
- Tipo de Percurso: em travessia, de pequena rota, por caminhos rurais e com passagens ocasionais por troços de asfalto, entre Nisa/Monte Claro e entre a Velada/Monte Claro, com desníveis de terreno pouco acentuados;
- Pontos de interesse: Ribeira de Figueiró, Coudelaria Ribeirinho Paralta, paisagens vinhateiras (Tapada de Linhais);
- É obrigatório o pagamento no ato de inscrição, o qual inclui:
Seguro, documentação, enquadramento técnico na atividade, reabastecimentos e viaturas de apoio (transporte de regresso);
- Data limite de inscrição: 19 de Fevereiro (5ª feira);
Equipamento Aconselhável
- Roupa e calçado adequado, botas de trekking com membrana impermeável;
- Peúgas de micro fibras, sem costuras, de poliéster ou de poliamida;
- Mochila cómoda (frutos secos, fruta e água);
- Agasalho ou impermeável (em caso de frio ou chuva);
- Cajado ou bastão articulado;
- Máquina fotográfica.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO:
Sócios da INIJOVEM (quota de Fevereiro de 2015):
· Com Carta de Montanheiro – 3,50 €
· Sem Carta de Montanheiro – 4, 50 €
· Até 12 anos – inscrição gratuita
Sócios na hora:
· 5,50 €
· Até 12 anos – inscrição gratuita
Modalidades de pagamento:
· Em dinheiro
· Por cheque à ordem de Inijovem
· Por transf. bancária, NIB: 003505370001227793045 *
· Vale postal
  • Por transferência bancária deverá fazer prova da mesma, enviando o comprovativo para: Apartado 66 6050-999 NISA ou para o e-mail: inijovem@gmail.com.

sábado, 14 de fevereiro de 2015

REGUENGOS DE MONSARAZ: Carnaval - Desfile de Máscaras


RIO DE MOINHOS (Borba) Carnaval 2015


VENDAS NOVAS: Espectáculo com Mafalda Arnauth e Lúcio Bamond

Mafalda Arnauth & Lúcio Bamond
Dia 21 de Fevereiro 2015 às 21h30 no Auditório Municipal de Vendas Novas - ESPETÁCULO ESGOTADO
Horário:às 21h30
Auditório Municipal de Vendas Novas
Entrada: 3 €

ALEGRETE: II Passeio BTT "Sabores com Tradição"

O 3º Passeio "Sabores com Tradição" está aí...
Com o Grupo Desportivo Alegrete a organizar e todos a participar!
Dia 14 de março pelas 9h vai ser dado o inicio no Largo da Praça de Alegrete.
O Passeio:
Vai visitar 3 vinhas diferentes e um lagar e os seus participantes vão poder saborear os seus sabores e apreciar as maravilhosas paisagens da Serra de S. Mamede, local bem conhecido de quem pratica este nosso desporto, o BTT. No Final do passeio vamos ainda ter um almoço onde os sabores do Alentejo vão estar bem presentes. O passeio terá uma extensão de aproximadamente 30kms de baixa dificuldade.
Este Ano com um percurso Diferente... e Algumas surpresas!
Inscrições
Limite de 70 participantes até às 00h de dia 9 de Março
Preço: 20 Sabores para não sócios
18 sabores para sócios
Para validar a inscrição fazer uma transferência para o NIB: 004602411365110012867 e de seguida enviar o comprovativo com o nome e BI do participante para grupodesportivoalegrete@gmail.com.
Inclui: Seguro de acidentes pessoais - Banhos
Passagem por 3 vinhas e um lagar com respectivas provas de vinhos e acompanhamentos
Lembranças para todos os participantes
Almoço (com vinho fornecido por outro produtor)
Apoios: Junta de Freguesia de Alegrete
Contactos: grupodesportivoalegrete@gmail.com
936832741 – 933925275

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

LANDEIRA (Vendas Novas): Atelier “Dia dos Namorados”

Dia 14 de Fevereiro 2015 às 16h30 na Biblioteca Municipal de Vendas Novas e Polo de Landeira
Biblioteca Municipal de Vendas Novas e Polo de Landeira
​Atelier “Dia dos Namorados”
Dia 14 de Fevereiro 2015 às 16h30 na Biblioteca Municipal de Vendas Novas e Polo de Landeira
Vem fazer uma prenda original para o teu namorado(a)!
Para todas as idades

MORA: Câmara Municipal aposta mais uma vez no Mês das Migas

O sucesso alcançado na primeira edição do Mês das Migas levou o executivo da Autarquia de Mora, entidade organizadora deste evento, a promove-lo mais uma vez. Esperando que os resultados, deste ano, sejam tão ou mais positivos que o anterior.
Durante o mês de Fevereiro os restaurantes aderentes vão ter disponível nos seus cardápios os mais variados tipos de deliciosas migas, tais como as de pão, batata, espargos ou coentros.Com esta iniciativa, a autarquia tem como objectivo a projecção do Concelho de Mora, tornando-o numa referência através da aposta no bem-fazer e bem receber, neste caso a gastronomia. O Mês das Migas é, dessa forma, uma aposta ganha na valorização gastronómica, que em tudo contribui para o desenvolvimento económico, turístico e cultural.

A Autarquia convida, uma vez mais, a população e forasteiros a visitarem-nos durante o mês de Fevereiro e a apreciar um dos mais emblemáticos pratos da gastronomia alentejana, as migas.​

BENCATEL: Desfile de Carnaval


VALE DE CAVALOS (Portalegre): Baile de Carnaval


PORTEL: Teatro "Sermão de Quarta Feira de Cinza"

Sermão de Quarta Feira de Cinza - do Padre António Vieira
Grupo Cénico da Dramática Eborense

18 Fevereiro 2015 - Quarta-Feira - 21h30 - Auditório Municipal de Portel

Quercus promove plantação de sobreiros em Coruche

Plantação de sobreiros em Coruche, dia 28 de fevereiro!
Árvores oferecidas pelo projeto Floresta Comum.

- Com as Vossas rolhas de cortiça, fazemos a Nossa Floresta Comum –

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

ARRAIOLOS: Semanas Gastronómicas do Porco

Com os seus aromas e sabores tradicionais, acompanhada pelos nossos vinhos de castas selecionadas, pelos doces conventuais, pelos queijos e pelo mel, a cozinha Arraiolense e Alentejana é algo que apetece conhecer. Assumindo a sua importância sociocultural e económica, a gastronomia é parte integrante da oferta turística de qualidade que Arraiolos lhe quer dar.

VENDAS NOVAS: Desfile de Carnaval do ensino pré-escolar

Dia 13 de Fevereiro 2015 às 10h30 no Largo da Câmara Municipal de Vendas Novas
Localização: Largo da Câmara Municipal de Vendas Novas
​Desfile de Carnaval do ensino pré-escolar
Dia 13 de Fevereiro 2015 às 10h30 no Largo da Câmara Municipal de Vendas Novas
Org: Dep.de educação pré-escolar do Agrupamento de escolas de V. Novas
Informações Adicionais
​Telefone: 265 807 700
Email: geral@cm-vendasnovas.pt

S. JULIÃO (Portalegre): Passeio de Motos Solidário


PORTAGEM (Marvão): XVI Matança do Porco


quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

REGUENGOS DE MONSARAZ: Desfile Carnavalesco dos alunos das diversas escolas do concelho

Horário: 10h00-11h30
Localização: Rua 1º de Maio e Praça da Liberdade
​Concentração dos alunos das diversas escolas do concelho no Centro Escolar EB n.º 2 de Reguengos de Monsaraz.
O desfile terá animação pela Associação Cultural do Imaginário.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

BTL: Lançamento da plataforma Compadres para divulgar o Alentejo

Gostaríamos muitíssimo de poder contar com sua presença na Quinta-feira 26 de Fevereiro, às 16h00, no stand da Turismo do Alentejo na Bolsa de Turismo de Lisboa para o lançamento da Inovadora, Bem- Disposta, Útil e Super-Fixe plataforma COMPADRES!
Monumentos, Indústria, Artesanato, Modo de Estar, Gastronomia, Alojamento… tudo, para todos e em qualquer lugar… Convidamo-lo a vir descobrir esta mecânica inovadora de consumo do património cultural, natural e imaterial do Alentejo, disponibilizando acessos, conteúdos e garantindo SEMPRE a dimensão humana da experiência autêntica do turismo-cultural.
Se nada disto o convence, saiba que teremos Empadas da Maria Vitória de Alcáçovas a acompanhar...
 A plataforma Compadres, marca umbrella que agrega as diferentes rotas culturais geridas pela Spira - revitalização patrimonial, pretende divulgar o património do Alentejo e torná-lo acessível a todos os portugueses e estrangeiros. Actualmente, os Compadres agregam a Rota do Fresco, a Rota Tons de Mármore, a Rota do Montado, a Rota Pica-Chouriços, os Ateliers Mão-na-Massa e uma rede de alojamentos e restauração seleccionados, cobrindo 20 concelhos do Alentejo: Alandroal | Alvito | Aljustrel | Barrancos | Beja | Borba | Castro Verde | Cuba | Estremoz | Évora | Montemor-o-Novo | Moura | Mourão |  Portel | Redondo | Serpa | Sousel | Vidigueira | Viana do Alentejo | Vila Viçosa.
Agradecemos confirmação de presença para o telefone +351 284 475 413 ou para o email compadres@spira.pt.
Contamos com a sua presença!

 www.compadres.pt

Alcancía” de Hamadi Ananou: os tesouros escondidos do fotógrafo do Times em exposição em Ponte de Sôr

Inaugura no sábado 14 de fevereiro às 17h00, no Centrum Sete Sóis Sete Luas de Ponte de Sôr, a exposição fotográfica “Alcancía”, que reúne várias instantâneas do célebre artista repórter Hamadi Ananou. Oriundo de Melilla, Hamadi tem viajado pelo mundo como foto-repórter em zonas de guerra, experimentando ao longo da sua carreira a arte fotográfica como representação da realidade e como exaltação do imaginário.
É entre Melilla e Ceuta, os dois enclaves espanhóis em território marroquino, onde Hamadi Ananou vive atualmente: são zonas de fronteiras cujo estatuto tem sempre influenciado o seu trabalho que – como ele gosta de dizer – se encaixa algures entre a fotografia como reportagem e a fotografia como arte. O Festival Sete Sóis Sete Luas, com o apoio da Câmara Municipal de Ponte de Sôr, leva ao Alentejo a exposição “Alcancía”, uma palavra em desuso de origem árabe que significa “tesouro escondido”, testemunhando de facto a atitude de Hamadi face à fotografia: capturar o instante do que nos rodeia numa imagem que eterniza o efémero, consagrando-a a uma contemplação capaz de revelar as luzes, as cores, os pormenores que se perdem no dia-a-dia.
Hamadi Ananou começou muito cedo a sua incursão no mundo da fotografia, em particular do fotojornalismo. Os seus trabalhos têm sido publicados pelos mais prestigiados jornais do mundo, tais como Times, El País, El Mundo, Tiempo, Interviu, Panorama, Oggi, il Manifesto, Paris March, Bunte, Newsweek, Geo, National Geographic... Já realizou exposições pessoais e coletivas, tendo também publicado vários livros. Após ter percorrido o mundo inteiro como repórter de guerra – são célebres, por exemplo, algumas das suas fotos tiradas durante a guerra no Iraque e no Irão – decidiu aproximar-se da sua família, mudando-se para Ceuta e começando a trabalhar como fotógrafo no âmbito publicitário. Coca-Cola, ONA, Turismo de Cuba, Cabana de Aviacion, Telefonica, Sheraton, Iberia, União Europeia são apenas alguns dos seus clientes regulares. Hamadi Ananou realizará em Ponte de Sôr laboratórios de criatividade com as escolas do concelho.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

ALANDROAL: Carnaval 2015

Pela primeira vez, a Câmara Municipal em parceria com as Juntas de Freguesia e algumas associações locais comemoram o carnaval com dois grandes desfiles pelo concelho, um em Aldeia da Venda, dia 15 de fevereiro e outro no Alandroal dia 17. A folia está garantida e as inscrições, para grupos, estão abertas.
Organize um grupo, escolha um tema e junte-se à festa!

A inscrição pode ser formalizadas via e-mail, informação@cm-alandroal.pt , telefone 268440040 – Ext. 368, ou junto do gabinete de imprensa.

ALVITO: Ervas da Baronia - tradição e gastronomia

Pratos à base de catacuzes, espargos e carrasquinhas abrem o apetite e enriquecem as ementas de 7 restaurantes do concelho de Alvito, entre 14 e 17 de fevereiro
Pretende-se promover a gastronomia alentejana à base de ervas típicas da região e dinamizar o setor da restauração e a economia do concelho.
Esperamo-lo/a no concelho de Alvito para degustar, entre outros, creme de espargos com pão torrado, açorda de catacuzes com queijo de cabra, cozido de grão com carrasquinhas, feijoada de carne de porco com carrasquinhas, abanicos de porco preto com migas de espargos, açorda de catacuzes com pataniscas de bacalhau, bolo de catacuzes.
A iniciativa inclui também o segundo workshop "Ervas de Comer", no sábado, dia 14, no mercado municipal, onde especialistas da Escola Profissional de Alvito confecionam pratos à base de catacuzes, espargos e carrasquinhas.  Inscreva-se até dia 12 Fev. e participe!