quarta-feira, 29 de abril de 2015

PONTE DE SOR: Feira dos Sabores no Mercado Municipal

A Feira dos Sabores, que decorreu nos últimos dois anos, no Mercado Municipal, com o sucesso que se reconhece, vai ter a  3ª edição nos próximos dias 1, 2 e 3 de maio, no mesmo espaço.
A Organização continua a ser da parceria entre a Associação Nova Cultura, ACIPS e Leadersor, com o apoio do Município de Ponte de Sor.
Mantendo o mesmo espírito e orientação que motivaram o projeto inicial este é um evento relevante para a dinâmica regional, que pela sua natureza já criou identidade própria, granjeando o reconhecimento dos expositores e público em geral, continuando a criar oportunidades de negócios, cultura e entretenimento que constituem um importante veículo de dinamização do tecido empresarial e cultural do concelho de Ponte de Sor e dos concelhos vizinhos.
Uma  oportunidade de promover e divulgar o que de melhor se produz na nossa terra, ajudando, apoiando e divulgando os empresários que trabalham e produzem riqueza para esta região independentemente da sua dimensão, quer produzam a nível industrial ou artesanal, queijo, vinho, azeite, mel, bebidas espirituosas, temperos, enchidos, doces, fruta, tisanas ou outros produtos da área alimentar, sendo também dada oportunidade aos habituais utilizadores do espaço (comerciantes) de participarem no evento
Para além da vertente comercial, empresarial e económica existente, a vertente lúdica e cultural da feira, é também importante, com a participação de grupos e entidades representativas do concelho de Ponte de Sor e concelhos limítrofes.
O melhor da nossa terra no primeiro fim de semana de maio, no Mercado Municipal de Ponte de Sor.
FEIRA DOS SABORES 2015
1 Maio -10:30 h  Rancho do Sor    (Saias)
15:00 h  INAUGURAÇÃO OFICIAL 
18:30h  Actuação do Rancho do Sor
2 Maio -10.30h  Rancho Casa do Povo Ponte Sor
15:00 h  Fado (Grupo de fadistas de Ponte de Sor acompanhados por Jorge Silva e João Ficalho)
17:00 h  Orquestra de Harmónicas de Ponte de Sor
18: 00h   Orquestra Ligeira de Ponte Sor
3 Maio  -    10:30 h  Rancho do Sor  (Tocata)
14:30 h  TUNA da Universidade Sénior da Associação Caminhar
16:00 h  Rancho do Sor

ELVAS: II Duatlo “Barbaris BTT Team” de Barbacena

A Prova de Duatlo organizado pelo “BARBARIS BTT TEAM” de Barbacena vai decorrer no próximo dia 31 de Maio, este ano com o apoio da Federação Nacional de Triatlo.
Trata-se da 1ªProva de 4 que estão englobadas num campeonato distrital de Duatlo (Barbacena, Assumar,Ponte de Sôr e São Vicente).

ALTER DO CHÃO: I Festival Literário do Norte Alentejano


Está a decorrer em Alter do Chão o I Festival Literário do Norte Alentejano, que até ao dia 2 de Maio traz a Alter do Chão vários escritores Portugueses, entre os quais se destacam, Nuno Camarneiro, reconhecido pelo seu mais recente livro, Debaixo de Algum Céu, que o tornou vencedor do prémio Leya 2012, e Fernando Pinto do Amaral, Comissário do Plano Nacional de Leitura, sendo a “A Luz da Madrugada”, um do...s Bestsellers do Poeta Português.
Nesta 1ª Edição do Festival Literário, destaca-se a realização da Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura que está marcada para o dia 29 de Abril, pelas 14h00, no Cine-Teatro Municipal.
Decorre, em simultâneo, com um horário alargado (até às 23h), a XI Edição da Feira do Livro, que está de volta ao Cine-Teatro Municipal, onde poderá encontrar muitas novidades e adquirir obras de prestigiados escritores. Tal como nos anos anteriores, além de livros, haverá animação cultural e workshops.
Faça parte deste Festival que oferece à população local uma programação de excelência e um espaço de convívio com alguns dos maiores nomes do panorama literário nacional.

ARRAIOLOS: 7º Passeio Ecopista a 2 de Maio


Documentário "Outro País" volta a ser exibido em Marvão

O documentário "Outro País", de Sérgio Tréfaut, volta a ser exibido, dia 2 de maio (sábado), na Casa da Cultura de Marvão, a partir das 17h30. "Outro País" apresenta-nos a Revolução Portuguesa (1974-75) vista através dos olhares de alguns dos mais importantes fotógrafos e cineastas internacionais que, nesse período, se deslocaram a Portugal e testemunharam de perto o evento.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

“Escola de Afetos” em Sardoal com Quintino Aires


O Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal, recebe no próximo dia 6 de maio, pelas 17h30m, um colóquio sobre o tema “Os Afetos e o Desenvolvimento Humano” que contará com a presença do conceituado psicólogo Quintino Aires.
Esta iniciativa decorre no âmbito da Semana “Escola de Afetos”, promovida pela Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Médio Tejo, em parceria com a Câmara Municipal de Sardoal e o Agrupamento de Escolas de Sardoal.
 A Semana “Escola de Afetos” decorre entre 4 e 10 de maio, no Centro Cultural Gil Vicente, e engloba uma exposição de trabalhos sobre o tema realizados por alunos de diversas Escolas dos Concelhos da área geográfica do ACES Médio Tejo.
Além disso, no dia 6, pelas 15 horas, decorrerá um sarau, desenvolvido e interpretado por alunos, que contará com momentos de música, teatro e poesia, ao qual se seguirá Sessão Pública sobre a temática Afetos.
A participação nas atividades da Semana “Escola de Afetos” é gratuita, sendo que para assistir ao colóquio é necessária inscrição prévia, até dia 4 de maio, através do email afetossardoal@gmail.com.

CAMPO MAIOR: Caminhada e Construção do Laço Azul Humano

Inserido nas comemorações de “Abril mês da Prevenção dos Maus Tratos” vai ter lugar, na quinta-feira 30 Abril em Campo Maior, uma caminhada seguida de construção do Laço Azul Humano.
Alunos das Escolas vão, inicialmente, sensibilizar a população sobre a Prevenção dos Maus Tratos.
Segue-se, pelas 10,30 horas, uma caminhada entre o Jardim Municipal de Campo Maior e o Estádio Capitão César Correia, onde será feita a construção do Laço Azul Humano pelas 11,00 horas.
Espera-se a presença de cerca de seis centenas de participantes, na maioria crianças e jovens, que vão vestir roupas azuis. Todos estão convidados a participar, e a trajar de azul.

Esta é uma iniciativa da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Campo Maior, Câmara Municipal e Agrupamento de Escolas.

NISA: Torneio da Malha - Jogos tradicionais


PÓVOA E MEADAS: Andanças e população comemoram 1º de Maio na Barragem


Como é tradição de Póvoa e Meadas, no dia 1 de Maio, vai haver pic-nic em que a comunidade Andanças se junta à comunidade local, na Barragem de Póvoa e Meadas. A PédeXumbo convida todos a trazerem o seu farnel e a juntarem-se a este momento de convívio e partilha. Contamos convosco, a partir da 1h da tarde.

Iniciativa no âmbito do Projecto SER PX e da comemoração dos 20Andanças.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

VIDIGUEIRA: Apresentação do livro "Capitãs de Abril"

No âmbito das Comemorações do 25 de ABRIL, vai decorrer a apresentação do Livro “As Capitãs de Abril” de Ana Sofia Fonseca, no dia 26 de abril, pelas 16 horas, no Centro Multifacetado de Novas Tecnologias de Vidigueira.

GRÂNDOLA: "Em Abril, Flores Mil" - Cozinha criativa


As comemorações do 25 de Abril, no concelho de Grândola, contam este ano com uma iniciativa que, além de esteticamente aliciante e desafiadora dos nossos palatos, podemos considerar romântica, no sentido de nos proporcionar uma oportunidade de, com os nossos amigos, fazer uma “renovação de votos” com os compromissos, aspirações e os valores da liberdade, democracia e de uma sociedade justa e solidária.
Trata-se de uma mostra gastronómica, na área da cozinha criativa, designada “Em Abril Flores Mil” em que, tal como o nome indica, tem como principal elemento as Flores Comestíveis.
Esta mostra do Município de Grândola explora a coincidência do símbolo da revolução do 25 de Abril ser uma flor – o cravo vermelho, das celebrações anuais ocorrerem em plena primavera e das tendências da nova cozinha, que recorrem cada vez mais à inclusão de produtos novos, incluindo as flores comestíveis, nas mais variadas criações de pratos culinários.
Em Abril Flores Mil” apresentamos a arte e a cultura culinária. As Flores comestíveis são a nossa tinta e o nosso pincel e em 12 restaurantes do concelho, de 24 de Abril a 03 de Maio, aprecie “bacalhau com cogumelos e flores”,  “bife talhado com couve-flor gratinada e flores”, “vinho digestivo de carqueja” ou “cheesecake com hortelã e mistura de flores” e desfrute de bons momentos de amizade com amigos, conhecidos e mesmos desconhecidos.

Portel festeja o 25 de Abril

Dia da Liberdade - Programa
 Sexta-feira -  24 abril
Paços do Concelho
00h00 - Banda Filarmónica Municipal Portelense
Intervenção do Presidente da Câmara Municipal
Fogo de artifício
Sábado 25 abril
Cerca de S. Paulo
13h00 - Almoço convívio - Festa popular 
Filarmónica Municipal Portelense
Grupo de Cante Tradicional "Os Almoreves"
Grupo Coral e Instrumental "Voz Activa de Santana"
Vozes de Alqueva

CUBA: Actividades desportivas no 25 de Abril

As comemorações do 25 de Abril em Cuba também têm espaço para passeio aliado à atividade física. A pé ou a pedal, o Município propõe, para o dia 25, a "Rota da Liberdade", em mais uma edição do tradicional Cicloturismo, com partida do Largo da Bica (Cuba), às 10h00. Já no dia 26, a proposta vai para uma Caminhada concelhia à Sra da Represa.

Município de Viana do Alentejo assinala os 41 anos do 25 de abril

No concelho de Viana do Alentejo decorrem ao longo do mês de abril, as comemorações que assinalam os 41 anos da revolução dos cravos com um conjunto de eventos de cariz cultural e desportivo.
As atividades tiveram início no dia 10 de abril, com a apresentação da Peça de Teatro Infantil "Um dia Cheirou-me a Cravos", dirigida às crianças do 1º Ciclo do Concelho. No dia 11 foi exibido, no Cineteatro Vianense, o filme "Até Amanhã Camaradas", numa matiné com entrada gratuita. Já no próximo dia 17 será exibido o documentário "Outro País" de Sérgio Tréfaut, que nos transmite múltiplos olharem sobre a revolução dos cravos em Portugal.
No dia 24 de abril, o destaque vai para o espetáculo com o grupo "Erva de Cheiro", no Cineteatro Vianense, e para o churrasco e animação em Aguiar, que conta com o Grupo "Duplo Ritmo" e o Grupo de Cantares Populares "Seara Nova".
À meia-noite, os 41 anos do 25 de abril serão celebrados ao som da música "Grândola Vila Morena" nas 3 freguesias do Concelho.
Já no dia 25 de abril, terão lugar nas três freguesias as habituais arruadas com a Banda da Sociedade União Alcaçovense. A sessão protocolar que encerra as comemorações do 41º aniversário da revolução de abril está marcada para as 11h00, no Cineteatro Vianense.
Em termos desportivos, destaque para o Torneio de Futsal "Bairros do Concelho", fase de Freguesia em Viana do Alentejo, que se realiza entre os dias 10 e 18 de abril. De destacar a "Caminhada de abril" no dia 19, com partida das 3 freguesias e chegada ao Monte do Sobral e ainda a Corrida da Liberdade, no dia 25, em Aguiar, promovida pela Junta de Freguesia local.

GÁFETE (Crato): Festa e romaria de São Marcos


quarta-feira, 22 de abril de 2015

MOURA: Exposição de pintura de António Galvão


A Câmara Municipal de Moura promove, de 18 de abril a 31 de maio, na Galeria do Espírito Santo, em Moura, uma exposição de pintura de António Galvão.
A mostra do artista mourense recentemente desaparecido, denominada “Saudações Mourenses”, inclui duas dezenas e meia de trabalhos, propriedade da autarquia e de particulares.
António Galvão, que faleceu a 31 de março último, nasceu em Moura, em 1945, mas cedo deixou a sua terra natal, para viver na Amadora. Frequentou o curso de pintura da Escola de Artes Decorativas António Arroio, em Lisboa, e profissionalmente, além da pintura, dedicou-se também ao Design da Comunicação. Desde 1960 que o artista se dedicava à pintura, tendo realizado mais de uma centena de exposições, em Portugal e no estrangeiro, a título individual e coletivo. Colaborou com diversos jornais, revistas e outras publicações com ilustrações, poesia e contos.
António Galvão nunca esqueceu nem o Alentejo nem a sua terra natal, sendo disso testemunho várias obras que criou. “Modas alentejanas” e “A lenda da Moura Salúquia” são duas coleções que vão estar presentes na exposição, pinturas que pertencem ao acervo da Câmara Municipal de Moura. Estarão também expostas outras obras do artista que foram cedidas por particulares.
A exposição “Saudações Mourenses” será inaugurada no sábado, 18 de abril, às 18:00, na Galeria do Espírito Santo, e estará aberta ao público até ao fim de maio.

VIDIGUEIRA: Festa da Liberdade em todo o concelho

A Câmara Municipal de Vidigueira e as Juntas de Freguesia do concelho vão assinalar a Revolução de Abril com programas comemorativos.
O programa que decorre em Vidigueira conta com a colaboração da Escola Profissional Fialho de Almeida e do Agrupamento de Escolas de Vidigueira.
VIDIGUEIRA
11 Abril | 10h00 - Centro Multifacetado
IIº TORNEIO DE XADREZ de Vidigueira 2015
14 Abril | 14h00 - Agrupamento de Escolas de Vidigueira
SESSÃO :”ERA UMA VEZ…ABRIL” com Francisco Fanhais
14 a 27 Abril - Agrupamento de Escolas de Vidigueira
EXPOSIÇÃO “GEOGRAFIAS DE UMA VIDA” (Associação de José Afonso)
MOSTRA DE TRABALHOS DOS ALUNOS
“A LIBERDADE, HOJE”
“(Re)VIVER O DIA 25 DE ABRIL DE 1974”
16 Abril | 17h00 - Museu Municipal
EXPOSIÇÕES
“FIGURAS DA RESISTÊNCIA”
“CONSTRUIR A PAZ COM OS VALORES DE ABRIL”
MEMÓRIAS COM MÚSICA DE FUNDO
Convidados: Alice Guerreiro e José Baguinho
Música: Augusto Ferreira
22 Abril | 10h30 - Escola Profissional Fialho de Almeida
TERTÚLIA – “MEMÓRIAS DE ABRIL” em Vidigueira
PRODUÇÃO VÍDEO/ ENTREVISTAS SOBRE ABRIL (alunos do 3ºano de Técnico de Multimédia/Técnico de Audovisuais)
 24 Abril | 21h30 - Centro Multifacetado
GALA + LOCAL
Entrega dos Prémios aos Melhores Alunos da EBI e Entrega dos Auxílios Económicos às Associações e aos Alunos do Ensino Superior
25 Abril | 09h00
CICLOTURISMO E CAMINHADA
 25 Abril | 21h00 - Centro Multifacetado
ASSEMBLEIA MUNICIPAL Comemorativa do 25 de Abril
 26 Abril | 16h00 - Centro Multifacetado
APRESENTAÇÃO DO LIVRO “CAPITÃS DE ABRIL” de Ana Maria Fonseca
A revolução dos cravos vivida pelas mulheres dos militares
MOMENTOS MUSICAIS pelo Grupo Coral do Centro Social de Vidigueira   
 VILA DE FRADES
Dia 25 Abril | 09h30 - (centro social)
 Entrega dos PASTEIS DE NATA AOS PARTICIPANTES no passeio de cicloturismo
 15h30 - Casa do Povo: Inauguração da exposição “MEMÓRIAS DO PASSADO”
 16h00 | Mostra de DOCARIA TRADICIONAL
Animação Musical com MARTINHO CAEIRO
Atuação do Grupo Coral e Instrumental “OS VILAFRADENSES”
 PEDRÓGÃO
25 Abril | 10h00 - Praça da República
Largada de POMBOS E BALÕES                         
Distribuição de CRAVOS  
12h00 Colaboração no CICLOTURISMO
Junto ao Paredão da Barragem
19h00 - Atuação do Grupo “moças do cante”
19h30 Atuação do Grupo Coral e Instrumental “os vilafradenses”
 26 Abril | 09h00 - Terreno da Junta - Bairro Novo -  Torneio da MALHA
10h00 - À Volta do Jardim: Corrida de TRICICLOS
16h00 - Jovens de Todas as Idades
Encontro de FUTEBOL
17h00 LANCHE PARTILHADO com Animação Musical  “ JOSÉ SANTOS”
 01 Maio | 10h00 - Centro de Convívio: Torneio da SUECA
 15h00 - À Volta do Jardim: Corrida dos CÂNTAROS
 18h30 entrega dos prémios dos torneios
 19h00 atuação do grupo “maravilhas do alentejo”
 02 maio | 09h00: Cicloturismo e Caminhada na freguesia 
 MARMELAR
24 Abril | 22h00 Atuação do Grupo “O DESCANTE”
 00h00 Prova de DOCES e LICORES    
 25 Abril | 16h30
LANCHE PARTILHADO com Animação Musical “ DUPLO RITMO”  (Pavilhão)
DISTRIBUIÇÃO  DE CRAVOS
 26 Abril | 09h00  - Recinto Escola Primária
 Torneio da MALHA

 01 Maio | 10h00 - Associação de Caçadores: Torneio da SUECA
 17h30: Atuação do Grupo “MOÇAS DO CANTE”
 18h00: ENTREGA DOS PRÉMIOS DOS TORNEIOS  
 02 Maio | 09h00: CICLOTURISMO E CAMINHADA NA FREGUESIA
 SELMES
25 Abril | 10h00 - Junta de Freguesia
COLABORAÇÃO NO CICLOTURISMO
 18h00 - Pavilhão Multiusos: Animação Musical e “LANCHE CONVÍVIO”
 26 Abril | 09h00 - Parque
 Jogos TRADICIONAIS (Gincana e Corrida de Sacos)
 Jogo da  MALHA (Almoço para os Participantes)
 01 Maio | FUTEBOL (Almoço para os Participantes)
09h00 - Estádio do Pocinho: SOLTEIROS x CASADOS
11h00 - Polidesportivo: SOLTEIRAS x CASADAS
 ALCARIA
25 Abril | 10h30 - Centro de Dia
COLABORAÇÃO NO CICLOTURISMO
18h00 - Largo da Bica
Animação Musical e “LANCHE CONVÍVIO”
 26 Abril | 09h00 - Largo da Bica
Jogos TRADICIONAIS  (Gincana e Corrida de Sacos)
Jogo da FALHA (Almoço para os Participantes)
 01 Maio | FUTEBOL (Almoço para os Participantes)
09h00 - Polidesportivo: SOLTEIRO(a)S x CASADO(a)S
 02 Maio | 09h00: Passeio a PÉ
Org: Associação Rumo ao Futuro de Alcaria e Centro Cultural

Apoio: Junta de Freguesia

XV Romaria a Cavalo Moita - Viana do Alentejo de 22 a 26 de abril

São 150 quilómetros em romaria, a cavalo ou de charrete
Chova ou faça sol, com mais ou menos poeira não há nada que demova os romeiros pelos caminhos de terra entre Moita e Viana do Alentejo.
Na casa dos Lutas, a romaria há muito que está a ser preparada. A família junta-se esta quarta-feira às centenas de romeiros, de vários pontos do país e até do estrangeiro, que participam na 15ª edição da Romaria a Cavalo, este ano, apadrinhada pelo actor João Catarré.
“O frenesim começa ao virar do ano”, conta a mãe Cármen, ao telefone com a Renascença desde Portel, onde reside. A família, faz agora cinco anos, decidiu-se por esta actividade para poder estar toda reunida. Pai, mãe e três filhos. A mais pequena ainda não vai mas é já uma entusiasta dos cavalos. A mais velha, Maria, começou a participar com 13 anos. O Luís, o do meio, porque estuda em Serpa num curso ligado a esta área, este ano não consegue compatibilizar horários.
A cavalo ou de charrete, são 150 quilómetros por caminhos de terra batida, pela antiga canada real, mais conhecida por Estrada dos Espanhóis. E por onde passam, todos os “patrões que tenham herdades com portões fechados são obrigados a abri-los para passarmos e em cada localidade, primeiro entra a santa e só depois os cavaleiros”, explica Cármen.
Por esta altura já está tudo encaminhado. “Como dormimos em tendas temos que levar roupas, toalhas e comida. Só nas localidades onde pernoitamos é que dá para tomar banho”. Ao marido cabe “amanhar a camioneta”, que leva os cavalos na viagem e os pertences até à Moita. Este ano a família leva apenas dois cavalos, um para “puxar” a maratona” (charrete) onde vai seguir o casal e outro para a filha Maria.
“Em Fevereiro começamos a treinar os cavalos para quando chegar esta altura já terem aquele músculo e estarem preparados para o caminho. Eu costumo dizer, a gente diverte-se e eles vão trabalhar”, declara.
Há quem vá pela fé mas também pelo convívio. “É meio por meio”, diz Cármen que elege o convívio e as amizades que se estabelecem, por esses dias, como o melhor da romaria. “Em todos os sítios à dança, bailes, festa. São quatro dias de férias que uma pessoa tira e para quem, como nós, gosta de cavalos, é um mundo à parte”, assegura.
O ano passado, de acordo com a organização participaram cerca de cinco centenas de cavaleiros, uma presença que cresce de ano para ano.

“Há gente dos 8 aos 80 e é muito divertido” garante a matriarca.
Uma tradição entre o religioso e o profano
A romaria retoma uma tradição antiga, quando os lavradores da Moita se deslocavam ao Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires para benzer os animais e pedir boas colheitas. No entanto, e apesar do carácter religioso, nos dias de hoje, assume uma vertente mais lúdica que privilegia o convívio.
Para receber os muitos visitantes que se deslocam a Viana do Alentejo durante o fim-de-semana, a Câmara Municipal preparou um programa cultural com destaque para o espetáculo "Equestrian Emotions" a apresentar pelo Centro Hípico Herdade da Mata, marcado para dia 25 de Abril, às 22h00, no Picadeiro instalado junto ao Santuário de N.ª Sr.ª D'Aires.
No domingo, a partir das 12h30, no mesmo espaço haverá “Spanish Soul”, cante alentejano e a apresentação pela Classe de Dança da Associação Equestre de Viana do Alentejo do espetáculo “La Inspiración”.
Antes, há uma procissão entre Viana do Alentejo e o Santuário, com as imagens de Nossa Senhora da Boa Viagem e Nossa Senhora D’Aires, seguindo-se às 11h00 uma missa campal.
A romaria a Cavalo é promovida por uma comissão organizadora constituída pelas câmaras da Moita e Viana do Alentejo, Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e Associação Equestre de Viana do Alentejo.

Rosário Silva in RR online

Município de Redondo dá seguimento às celebrações do 25 de abril

Volvidos 41 anos desde a revolução de 1974, de 4 a 30 de abril, o Município de Redondo dá seguimento às celebrações do 25 de abril levando o seu programa, alavancado pelo envolvimento das associações e grupos locais, a todas as localidades do concelho. Do desporto à música, passando igualmente pelo teatro, o fim-de-semana contou com inúmeras atividades que convidaram à confraternização e animação.
Na sexta-feira, a Sociedade Recreativa 1º de dezembro, nas Aldeias de Montoito, foi palco do concerto da Banda da Sociedade Filarmónica Municipal Redondense que sob a direção do maestro José Rui do Monte presentou o público com um repertório pensado para esta ocasião. Por sua vez, em Montoito, foi a Orquestra Planície que subiu ao palco da Sociedade União Montoitense fazendo uma incursão por alguns dos mais emblemáticos temas da música nacional e internacional.
No âmbito desportivo as caminhadas de abril "marcaram passo" antecedendo  os jogos do Redondense Futebol Clube A x A.S.C Reguengos e do Montoito S.C x Juventude S.C. B, no sábado pela manhã, que deram o pontapé de saída para as restantes atividades a decorrer durante o dia.  
Também no sábado, as Cantadeiras de Redondo levaram música à Serra D’Ossa, mais concretamente ao salão da Associação Monte Virgem, onde o Cante Alentejano se fez ouvir no feminino nas vozes desta recente mas já consagrada formação. Enquanto isso, foi no restaurante A Lareira, nas Vinhas, que os Trovadores de Redondo concretizaram mais uma atuação, desta feita em nome de Abril. Já em Santa Suzana, a Filarmónica União Montoitense foi protagonista de mais um concerto que em muito agradou a toda a audiência.
No domingo, no Centro Cultural de Redondo, o Centro Lúdico apresentou a peça “A Revolta das Flores” alusiva à revolução dos cravos, integrada no projeto educativo Era uma Vez que já conquistou o seu lugar junto do público.
O executivo da Câmara Municipal de Redondo, reconhecendo a importância do momento tem vindo a acompanhar de perto as celebrações nas quais, António Recto, Presidente da Câmara Municipal de Redondo, fez questão de reafirmar os valores conquistados na revolução de abril – o nascimento da democracia e, com ela, de um novo paradigma económico, social e politico - manifestando fortes preocupações com o futuro e as politicas governamentais deixando uma mensagem de esperança, sobretudo para os mais jovens.
Nos próximos dias, o programa das comemorações do 25 de abril sugere o concerto de Carlos Mendes, a 24 de abril, no palco exterior do Centro Cultural de Redondo, bem como o hastear da bandeira e a atuação de diversos grupos locais no dia 25.

MOURÃO: Colóquio - "O Cante Alentejano nas Margens do Guadiana"

O Grupo Coral da Granja, com o Apoio do Município de Mourão, realiza no próximo dia 1 de Maio de 2015, a partir das 10,30 Horas, no Salão da Casa do Povo um colóquio subordinado ao tema "O Cante Alentejano nas Margens do Guadiana".
Com a Participação de:
Manuel Francisco Carrilho - Vice Presidente da Câmara Municipal de Mourão
José Roque - MODA – Ass. Cante Alentejano
Francisco Torrão - Confraria do Cante - Serpa

Paulo Lima - Responsável pela candidatura do Cante Alentejano à Unesco
Moderador: Maurício Rebocho - Locutor de Rádio - RC Alentejo
Sendo que a partir das 12;00 Horas na Igreja da Misericórdia, decorrerá​ a Inauguração da Exposição Fotográfica sobre o Grupo Coral da Granja, da autoria de Adalrich Malzbender.

SERPA: 41º. aniversário do 25 de Abril

SERPA - Programação Concelhia
BRINCHES
Dia 24 de abril (sexta-feira)
23h00 - Entrega de Cravos no Largo do Adro
Desfile do Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Brinches
00h00 - Fogo de artifício
Dia 25 de abril (sábado)
09h30 - Caminhada ao Rio
10h00 - Passeio de Cicloturismo (saída para Vale de Vargo da Praça da República de Brinches)
11h00 - Passagem por Pias
13h00 - Chegada a Brinches
15h00 - Gincana na Praça da República
17h00 - Entrega de Medalhas a todos os participantes
18h00 - Arruada pela Banda Filarmónica de Brinches
Org.: Junta de Freguesia de Brinches com o apoio da Associação de Jovens, Banda Filarmónica, Grupo Coral e Etnográfico da Casa de Povo e Moto Clube de Brinches
PIAS

Dia 24 de abril (sexta-feira)
21h30 - Entrega de cravos
22h00 - Espetáculo musical com os Grupos: "Os Rouxinóis",  "Os Mainantes", Cantar de Abril com o grupo “Mar de Fora”
- Intervenção alusiva à data
24h00 - Fogo-de-artifício
- Baile popular com “Valter Reis”
DJ Xinha
Dia 25 de abril (sábado)
09h00 – Caminhada (Casa do Povo)
- Torneio de Jogo de malha
10h00 - Passeio de cicloturismo - Saída de Vale de Vargo passagem por Pias (abastecimento) e chegada a Brinches às 13h00, com almoço para todos os participantes
- Torneio da Malha
11h00 – Lançamento de pombos
17h00 - Arruada pela Banda Filarmónica de Brinches
22h00 – Baile com “Valter Reis”,  Girls Band “delícias”, DJ Daniel K
Org.: Junta de Freguesia de Pias
VILA VERDE DE FICALHO
Dia 24 de abril (sexta-feira)
23h00 - Rockustico (acompanhado por Grupo Coral Os Arraianos e Grupo Coral Feminino Flores do Chança)
00h00 - Salva de morteiros e entrega de cravos e Poesia de Abril, pelo poeta declamador César Salvado
00h30 - Continuação do espetáculo
Dia 25 de abril (sábado)
10h00 - Arruada com Banda Filarmónica de Serpa
11h00 - Torneio de Snooker (Org. Soc. União Ficalhense)
11h00 - Torneio de Bilhar (Org. Soc. 1º Dezembro)
Org. Junta de Freguesia de Vila Verde de Ficalho
SERPA
Dia 24 abril (sexta-feira)
Cineteatro Municipal de Serpa
21h30 - Entrega de cravos alusivos à data
21h45 - Atuação do Grupo Coral da Academia de Serpa, Grupo Coral os “Ceifeiros de Serpa” e do Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa
22h15 - Intervenção Politica
22h30 - Concerto pela Banda da Sociedade Filarmónica de Serpa
24h00 - Lançamento de Morteiros do Alto da Forca
Arruada pela Banda da Sociedade Filarmónica de Serpa
00h15 - Espetáculo Piromusical na Praça da República
Org.: Câmara Municipal de Serpa
Dia 25 abril (sábado)
SANTA IRIA

Torneio da malha
Almoço convívio no Centro Cultural
SERPA
Torneio da malha
Almoço convívio no campo da malha (junto ao Espelho de Água)
VALES MORTOS
Torneio da malha no Largo Quirino Mealha
Almoço convívio na Sociedade Recreativa
Org. União das Freguesias de Serpa
UNIÃO DE FREGUESIAS DE VILA NOVA DE S. BENTO E VALE DE VARGO
Dia 24 de abril (sexta-feira) - Cineteatro Maria Lamas
21h00 – Espetáculo Musical:
Grupo Coral Feminino “ Madrigal”
Grupo Coral Juvenil de Vila Nova de S. Bento
Rancho Coral e Etnográfico de Vila Nova de S. Bento
Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de S. Bento
Luísa Bastos
Intervenção Alusiva à data
Distribuição de cravos
Lançamento de fogo-de-artifício
Dia 25 de Abril (sábado)
Jardim Público
10h00 - Manhã Desportiva:
Torneio da Malha (Organização: Clube Atlético Aldenovense; Inscrições até às 10h00 do próprio dia)
Jogos Tradicionais (Todas as idades - Organização: Associação de Jovens de Vila Nova de S. Bento)
Tiro ao Arco (Organização: Associação de Jovens de Vila Nova de S. Bento)
11h00 - Arruada pela Banda Filarmónica de Serpa
15h00 - Arruada pelo Grupo de Bombos “Alen’Ritmo”
Parque Desportivo
15h00 – Torneio de Sueca (Organização: Clube Atlético Aldenovense)
Colaboração: Associação de Jovens de Vila Nova de S. Bento e Clube Atlético Aldenovense
A - DO – PINTO
Dia 24 de abril (sexta-feira)
Salão Polivalente
22h00 - Atuação do Rancho Coral de A-do-Pinto
Intervenção Alusiva à data
Distribuição de cravos
Lançamento de fogo-de-artifício
Baile com Celso Graciano (Organização: Comissão de Festas de A-do-Pinto)
Dia 25 de abril (sábado)
Jardim Público
10h00 - Manhã Desportiva: (Organização: Associação de Jovens de A-do-Pinto)
12h00 - Arruada pela Banda Filarmónica de Serpa
Salão Polivalente
13h00 - Almoço Convívio (Organização: Associação de Jovens de A-do-Pinto)
15h00 - Torneio de Ping Pong (Organização: Associação de Jovens de A-do-Pinto)
Torneio da Malha (Organização: Comissão de Festas de A-do-Pinto)
VALE DE VARGO
Dia 24 de abril, sexta-feira

Centro Cultural
21h30 - Encontro de Ranchos Corais (Organização: Grupo Coral Feminino “As Papoilas do Enxoé”)
Grupo Feminino de Viana do Alentejo
Grupo Feminino de Alfundão
Grupo Feminino “As Papoilas do Enxoé”
Grupo Coral “Som do Alentejo”
Música de Intervenção
23h30 - Intervenção Alusiva à data
Distribuição de cravos
Lançamento de fogo de artifício
Dia 25 de abril, sábado
Junto ao Salão Polivalente
09h30 - Partida do Passeio de Cicloturismo “Vale de Vargo/Pias/Brinches”
10h00 - Jogos Tradicionais (Organização: Sociedade 5 de Outubro de Vale de Vargo)
Torneio de Snooker
Torneio de Truco
16h00 – Arruada pela Banda Filarmónica de Brinches
16h30 - Largada de Pombos na Zona de Lazer da Santinha
Arraial Popular com animação de “Joana Reis”
Colaboração: Associações Locais e Grupo Coral Feminino “As Papoilas do Enxoé”
Org.: União das Freguesias de Vila Nova de S. Bento e Vale de Vargo

MOURA: Concelho de Moura comemora 25 de Abril

25 de Abril - Liberdade festeja 41 anos
O 41.º aniversário do 25 de Abril é festejado nos próximos dias em todo o concelho de Moura, por iniciativa das autarquias e do movimento associativo.
O derrubamento da ditadura fascista e o início da Revolução dos Cravos são comemorados com cerimónias alusivas, com música, teatro, exposições, desporto e festa, na cidade de Moura e nas freguesias de Amareleja, Safara, Santo Aleixo da Restauração, Sobral da Adiça, Santo Amador e Póvoa de São Miguel (na Póvoa e na Estrela), em programas organizados pela câmara municipal, pelas juntas de freguesias e por coletividades populares.
Em Moura, na Praça Sacadura Cabral, na noite de 24, a partir das 19 horas, abre a exposição “Passadeira de Abril” (feita de milhares de cravos de papel) e decorre um espetáculo, “Canções de Abril”, que inclui música e teatro. Participam o Grupo Infantil da Porta Nova, Dúvida Pública, No Stress, Classe Operária, Imaginarium e Toky & Foge, bem como a cantora Inês Gonçalves. Teatralizam quadros ao vivo os grupos Moura Encantada, Al-Manijah, da Universidade Sénior, da Escola Profissional e de Os Leões.
No dia 25, depois da cerimónia matinal do içar da Bandeira, junto dos Paços do Concelho, haverá diversas atividades desportivas e, às 16 horas, na Praça Sacadura Cabral, o XV Encontro de Grupos Corais organizado pelas Brisas do Guadiana.    
Em paralelo, ainda na cidade de Moura e no espírito de Abril, decorre até domingo, 26, no Parque de Feiras, a 35.ª edição da Feira do Livro e está patente, na Galeria do Espírito Santo, uma exposição do artista António Galvão.

PORTALEGRE: IV Maratona da Leitura 2015


MONTEMOR-O-NOVO: 8º Encontro de Automóveis Clássicos e Antigos


terça-feira, 21 de abril de 2015

S. GREGÓRIO (Arraiolos): celebrações do 25 de Abril


SAÚDE: Encontros da Primavera 2015 - Évora Hotel

Maior congresso nacional de Oncologia realiza-se em Évora
De 23 a 25 de Abril decorre a 11ª edição dos Encontros da Primavera, que conta com mais de 1.000 profissionais de saúde e a presença de especialistas de renome nacional e internacional.
“A oncologia é, como sabemos, uma das áreas da medicina com maior desenvolvimento na atualidade, pelo que uma abordagem a partir do “standard” atual, mas virada para os temas de futuro, parece-nos ser uma estratégia adequada”, afirma o Dr. Sérgio Barroso, presidente dos Encontros da Primavera.
Ao longo de todo o congresso são debatidas várias patologias oncológicas como por exemplo o cancro da mama, o melanoma e o cancro da tiróide, com a intervenção de peritos nacionais e internacionais. No dia 23 de Abril realiza-se o Curso Pré-congresso com o mote “Oncologia e cuidados de saúde primários”, dedicado em exclusivo aos Médicos de Clínica Geral.
 “Este ano temos várias novidades, nomeadamente uma presença mais ativa dos jovens oncologistas, através de trabalhos enviados para a apresentação oral ou poster. A individualização das terapêuticas e a Imuno-oncologia são temas de grande enfoque, enquanto novos paradigmas no tratamento do cancro, que permitem o aumento das taxas de sobrevida, com uma maior qualidade de vida”, afirma Sérgio Barroso.
 Neste evento serão também apresentados os resultados de um inquérito realizado aos profissionais de saúde sob o tema “Percepções e preocupações dos profissionais ligados à Oncologia em Portugal”.
Os dados do inquérito vão ser apresentados durante a Sessão Especial I “Oncologia e Política de Saúde” moderada pela jornalista Lúcia Gonçalves. Esta sessão conta com a participação especial de membros da comissão parlamentar de saúde da Assembleia da República:
Maria Antónia Almeida Santos, Presidente da Comissão Parlamentar de Saúde
Teresa Caeiro, deputada do CDS-PP
Paula Santos, deputada do PCP
Conceição Bessa Ruão, deputada do PSD
Estarão presentes no painel de discussão:
José Manuel Silva, Bastonário da Ordem dos Médicos
Helena Gervásio Presidente do Colégio de Oncologia da OM
Jorge Espírito Santo, Anterior Presidente do Colégio de Oncologia da OM
Gil Gonçalves, Secretário da Sociedade Portuguesa de Cirurgia
Tânia Teixeira, Membro da Direcção da Sociedade Portuguesa de Radioterapia Oncologia
Paula Borralho Presidente da Sociedade Portuguesa de Anatomia Patológica
Filipe Caseiro Alves Presidente da Sociedade Portuguesa de Radiologia
Arquiminio Eliseu Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar
Sobre os Encontros da Primavera:
Os Encontros da Primavera são o maior congresso científica na área da oncologia em Portugal que conta com a presença de Médicos Oncologistas, Hematologistas, Cirurgiões, Radioterapeutas, Radiologistas, Internistas, Enfermeiros, Psicólogos, Clínicos Gerais e outros profissionais de saúde ligados à área da Oncologia.
Este ano, a organização cabe à DNA PRIME, a primeira empresa portuguesa dedicada à formação médica continua.
O programa está disponível em www.encontrosdaprimavera.com.

TOLOSA (Nisa): 1º Festival caracoleta assada e baile


43 voluntários na colheita de sangue de Arronches





No segundo sábado de Abril: a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – organizou uma brigada em Arronches. Rumaram à sede do Rancho Folclórico 43 voluntários, 18 dos quais mulheres. Uma vez avaliados clinicamente os presentes: alguns não tiveram oportunidade de colaborar como desejavam. O número de unidades de sangue conseguidas cifrou-se nas 32.
Um elemento de cada sexo estreou-se a doar sangue. Já o Registo Nacional de Dadores Voluntários de Células de Medula Óssea passou a contabilizar mais três interessados numa eventual doação.
O Almoço convívio foi apoiado pela Câmara Municipal de Arronches e decorreu num restaurante local.
António Eustáquio considera estimulantes os números alcançados. E o Presidente da ADBSP está já a pensar nas próximas colheitas, tendo esperança que se desenvolvem com participações dignas de registo. Afinal, as pessoas estão já alertadas para a importância da dádiva de sangue e com o pensamento em quem necessita: hoje uns e amanhã outros!
Crato a 16 de Maio
A ADBSP realiza brigadas aos sábados, das 09,00 h às 13,00 horas. A 16 de Maio marcamos encontro nos bombeiros do Crato; Depois ,a 30 de Maio, estaremos na Casa do Povo de Santo António das Areias (Marvão).
A Colheita prevista para o início de Maio em Montargil foi adiada para o sábado 04 de Julho.
Esperamos por si no Crato, em Santo António das Areias, em...
Venha daí!
JR