domingo, 31 de maio de 2015

REGUENGO (Portalegre): Arraial e Santos Populares


TOLOSA (Nisa): Festas dos santos populares


ALTER DO CHÃO: Fogueiras de Santo António


AVIS: Dia 1 de Junho - Festa da Criança

Para comemorar o dia em que os mais pequenos estão no centro das atenções – o Dia Mundial da Criança - o Município de Avis, em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Avis, a Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas do Concelho de Avis (APEEECA), a Fundação Abreu Callado, o Programa CLDS+ "Avis com todos", os Bombeiros Voluntários Avisenses e a GNR – Escola Segura, vai proporcionar, a todas as crianças do Concelho, a Festa da Criança.
Este diversificado e animado programa de atividades irá ocupar a zona relvada das Piscinas Municipais, inseridas no Complexo do Clube Náutico de Avis que, uma vez mais, volta a transformar-se num parque de diversões e a ser palco  de um evento que se prolongará por todo o dia 1 de Junho e onde as ações de caráter lúdico, pedagógico, cultural e desportivo irão estar em destaque, a partir das 10h00.
Neste dia tão especial, celebremos as crianças com a oferta de um conjunto de ateliers de artes, de expressões, de pintura, de movimento, de dança e de moda, isto sem contar com um alargado leque de brincadeiras, divertimentos, ação e muito convívio, ingredientes absolutamente necessários para a participação no karaoke e no open disco, nos jogos tradicionais, nos insufláveis gigantes espalhados pelo recinto, nas gincanas, nos concursos e no batismo de mergulho, nas Piscinas Municipais.
E, como não podia deixar de ser, o almoço que terá lugar no local, ao ar livre, vai ser oferecido pela Câmara Municipal de Avis às 300 crianças do Agrupamento de Escolas de Avis e da Creche da Santa Casa da Misericórdia de Avis, bem como a todos os frequentadores das Ludotecas Municipais, participantes na Festa da Criança.
A meio da tarde, os lanches distribuídos a todas as crianças serão oferecidos pela APEEECA.
Viva a Festa da Criança, em Avis!

PONTE DE SOR: Dia Mundial da Criança

No próximo dia 1 de Junho, o Município de Ponte de Sor, em parceria com várias instituições do nosso concelho, vai organizar a comemoração do Dia Mundial da Criança, no Jardim Municipal.
As atividades previstas incluem a participação das já habituais pinturas faciais; insufláveis, jogos tradicionais, animação musical, pintura de mural, um jogo sobre a saúde, dinamizado pelo Centro de Saúde de Ponte de Sor e atividades em parceria com a Guarda Nacional Republicana.

Para além destas atividades, haverá um filme no Teatro-cinema, que será exibido em 4 sessões, duas de manhã e duas à tarde.

sábado, 30 de maio de 2015

Évora comemora o Dia Mundial da Criança

Localização: Parque Infantil
Dia Mundial da Criança
1 de junho de 2015
Das 10h00 às 12h00
Atividades lúdico-pedagógicas para crianças no parque infantil: jogo de estafeta, jogo da bosia, pintura insuflável, construção de bonecos reciclados, jogo do cogumelo, jogo do galo, jogo tátil, jogos das latas, jogo da pesca, puzzle, sopa de letras, massas de cores); dança; saúde oral, sessão de cinema infantil.
Atividades destinadas a crianças dos estabelecimentos de educação e do 1º ciclo do Ensino Básico do Concelho de Évora.
Informações Adicionais
​Org: Câmara Municipal de Évora
Parceiros: APCE, FIKE, SOIR, Cineclube, Mundo a sorrir, Agrupamento de escolas nº3 Severim de Faria, União de Freguesias de Évora, Junta de Freguesia dos Canaviais, União de freguesias Bacelo e Sra. Da Saúde, União de Freguesias de S. Sebastião da Giesteira e Nossa Senhora da Boa Fé.

ALVITO: Exposição "Consequências do Olhar"

EXPOSIÇÃO ´Consequência do Olhar´ no espaço ADÃES BERMUDES
Paisagens na coleção MG
 30 de maio a 3 de outubro: quintas, sextas e sábados – 10h-13h  .  14h -18h (ou por marcação)

Inaugurada a 30 de maio 

sexta-feira, 29 de maio de 2015

quinta-feira, 28 de maio de 2015

NISA: Colóquio "A pessoa na abordagem à doença cardiovascular"


VIANA DO ALENTEJO: Pedreira dos Sons

De 29 a 31 de maio, está de volta a Viana do Alentejo, a Pedreira dos Sons 2015, com muita música clássica e teatro, numa pedreira de mármore desativada, junto à estrada entre Viana do Alentejo e Vila Nova da Baronia.

CASTELO DE VIDE: Festa da Senhora da Alegria


Dia Mundial da Criança assinalado no Sardoal

O Parque de Merendas do Ribeiro Barato (à entrada da vila de Sardoal) acolhe, no próximo dia 6 de junho, a partir das 14 horas, um conjunto de iniciativas para comemorar o Dia Mundial da Criança, que se assinala a 1 de junho.
Neste espaço de lazer vão decorrer inúmeras atividade  de cariz lúdico que abrangem áreas como o desporto, a música, teatro. Pinturas faciais e insufláveis serão, também, alguns dos divertimentos disponíveis.  
 Nesta iniciativa, promovida e coordenada pela Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Sardoal e associações concelhias, são esperadas cerca de 200 crianças que terão à sua espera muitas surpresas.

A organização pretende proporcionar um dia memorável aos mais novos e, para tal, conta com a colaboração e apoio do Município de Sardoal, Juntas de Freguesia do Concelho e comércio local. 

FORTIOS: Encontro de Poetas Populares


Misericórdia de Portalegre cria Centro de Atividades de Tempos Livres

Atividades enriquecedoras e divertidas para ocupar os tempos livres  dos mais novos
A Misericórdia de Portalegre criou um Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL) para proporcionar aos mais novos, atividades de tempos livres de qualidade, que lhes permita desenvolvimento físico e intelectual de forma agradável e lúdica. 
Este CATL está sediado em instalações novas junto ao Centro Infantil de São Lourenço e oferece diversas atividades como: Oficinas, Ciência, Natação, Ecologia e Ambiente, Informática, Fotografia e Passeios. Além disso o CATL tem também uma forte componente de apoio ao estudo que permitirá às crianças ter mais sucesso escolar, pois serão acompanhadas por professores especializados .
A oferta do Centro de Atividades de Tempos Livres reparte-se pelo periodo de férias escolares e periodo de inverno e inclui transporte entre o CATL e as Escolas, lanche e almoço.
As inscrições devem ser efetuadas no Centro Infantil de São Lourenço e os preços variam entre 65€ e 175€.
Segundo José João Mousinho Serrote, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Portalegre, “Este Centro de Atividades de Tempos Livres surge  para dar uma resposta de qualidade na ocupação de tempos livres de crianças e jovens pois é deles o futuro da cidade. Depois de melhorar  as componentes e oferta na área da terceira idade, a Misericórdia tem agora mais um desafio pela frente apoiando os mais novos e dando-lhes o conhecimento e a experiência necessários para crescer.”

GÁFETE (Crato): Festa da Criança


segunda-feira, 25 de maio de 2015

OLEIROS: 9º Percurso Pedestre "Trilhos do Estreito"


VALE DE CAVALOS (Portalegre): Festas Populares


ROSMANINHAL (Idanha-a-Nova): Feira da Badana


Mais de um milhar na fase final do Mega Sprinter em Elvas

O Estádio Municipal de Atletismo de Elvas recebe, nos dias 29 e 30 de maio (sexta-feira e sábado), as finais Nacionais do Mega Sprinter (corrida de 40 metros). O evento inclui também o Mega Salto, prova de salto em comprimento, o Mega Lançamento e o Mega Km, corrida de 1000 metros.
Em competição vão estar mais de um milhar de jovens atletas do 2º e 3º ciclo do ensino básico, que passaram por várias fases de seleção, de forma a alcançarem a final nacional.
No primeiro dia do evento as provas realizam-se durante a noite, das 20 às 23 horas, já no segundo e último dia, a competição desenrola-se pela manhã, entre as 9 e as 13 horas.
O evento é organizado pela Federação Portuguesa de Atletismo e Desporto Escolar e com o apoio da Câmara Municipal de Elvas e agrupamentos escolares do concelho de Elvas.



SOUSEL: Exposição de Aeromodelismo


PORTALEGRE: 2ª edição da Bioenergia Portugal no Campus da ESTG

A 2.ª edição da Bioenergia Portugal terá lugar nos dias 28 e 29 de Maio de 2015 no Campus da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, em Portalegre.
Bioenergia Portugal 2015 integrará uma Mostra Tecnológica de Bioenergia e uma Conferência sobre Bioenergia onde serão apresentados os resultados do BIOATLAS.
A Conferência ”Bioenergia em Movimento: oportunidades e potencialidades para Portugal” abordará todas as temáticas relacionadas com a bioenergia, desde fornecimento e comercialização, processamento da biomassa, produção de energia, biocombustíveis (sólidos, líquidos e/ou gasosos), entre outros, organizada em distintos painéis:
Painel 1: Bioenergia em Movimento
Painel 2: Biocombustíveis Sólidos
Painel 3: Biocombustíveis Líquidos
Painel 4: Biocombustíveis Gasosos
Painel 5: BIOATLAS – Atlas da Bioenergia de Portugal
Painel 6: Mesa Redonda – Oportunidades Bioenergia Portugal
A Mostra Tecnológica de Bioenergia terá como objetivo a promoção de oportunidades de negócio em matéria de bioenergia abordando a cadeia de valor da biomassa (sólida), integrando também demonstrações na área dos biocombustíveis líquidos e gasosos, sendo que se prevê a presença de apenas alguns expositores (empresas) nas seguintes áreas:
Recolha de biomassa
Processamento de biomassa
Secagem de biomassa
Produção de biocombustíveis sólidos
Utilização de biomassa (caldeiras)
Comercialização de biocombustíveis sólidos
Biodiesel
Biogás
Serviços e Consultoria
A participação na Bioenergia Portugal 2015 não terá custos mas carece de inscrição.
Inscrições em www.bioenergiaportugal.com ou em info@bioenergiaportugal.com
Bioenergia Portugal 2015 integra-se no Projecto BIOATLAS - “Mapa Digital Integrado de Recursos, Processos, Instalações e Procura de Produtos Energéticos produzidos a partir de Biomassa”, financiado pelo COMPETE, e surge como uma iniciativa de promoção da cooperação, da colaboração e da criação de parcerias e de sinergias em matéria de bioenergia.
Convidamo-lo desde já a acompanhar todos os desenvolvimentos em www.bioenergiaportugal.com e www.bioatlas.pt e também nas redes sociais.

sábado, 23 de maio de 2015

NISA: Lançamento de CD do grupo de música popular Fora d´Horas


IDANHA-a-NOVA: 5º Festival das Flores em Aldeia de Santa Margarida

Aldeia de Santa Margarida
5º Festival das Flores
Data: 22, 23 e 24 de Maio

Local: Aldeia de Santa Margarida - Idanha-a-Nova

BENAVILA (Avis): Torneio da Malha

O Município de Avis, a Sociedade Recreativa Benavilense e o Centro Cultural de Figueira e Barros, contando com o apoio da União de Freguesias de Benavila e Valongo, da Casa do Povo de Ervedal e da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), realizam, no dia 23 de Maio, um Torneio de Malha com vista ao apuramento de 10 Equipas para a Fase Distrital dos Jogos do Norte Alentejano.
As provas, a decorrer no Recinto das Festas, em Benavila, a partir das 9h00, serão abertas a todos os participantes, masculinos e femininos, inscritos em equipas de 2 elementos cada, previamente designadas.
Desta competição sairá um conjunto de 10 duplas vencedoras que irão representar o Município de Avis na Fase Distrital desta disputa.
No final, haverá um almoço/convívio, durante o qual a organização procederá à entrega de T'Shirts dos Jogos, bem como de prémios relativos à Fase Concelhia, a todos os participantes.

Inscreva-se. Participe!

PROENÇA-A-NOVA: IV Festival da Cereja em Monted da Senhora

Sábado, 23 de maio e Domingo 24 de maio
Festival da Cereja - Montes da Senhora
Centro Social e Cultural e Recreativo e Liga dos Amigos
A cereja é a rainha do festival que os Montes da Senhora recebe para promover um dos principais produtos desta zona do concelho. Para além da venda do fruto diretamente do produtor, o programa contempla muita animação, com destaque para a tarde folclórica, o prémio de atletismo ou as tradicionais bancas de produtos e artesanato do concelho.
Sábado
14h00 – Abertura do Festival da Cereja
Bombos – Casa do Benfica de Proença-a-Nova
14h30 – Oficina de Doce de Cereja
16h00 – Classe de Zumba – Casa do Benfica de Proença-a-Nova
18h00 – Escola de acordeonistas
21h30 – Atuação do Grupo Musical Inovação
Domingo
10h00 – Atletismo “Dupla Légua das Cerejas 2015”
11h00 – Abertura do Festival da Cereja
15h00 – Tarde Folclórica e Tradicional com Desfile Etnográfico:
Rancho Folclórico de Piares – Penha Longa (Marco de Canaveses)
Rancho Folclórico Roas de Tourigo – Tondela (Viseu)
Rancho Folclórico As Ceifeiras de Porto de Muje – Cartaxo (Santarém)
Grupo de Danças e Cantares do CSCR de Montes da Senhora

quinta-feira, 21 de maio de 2015

REGUENGOS DE MONSARAZ: I Encontro de grupos corais juvenis


NISA: 35ª Feira do Livro de Nisa

Exposição e venda de livros, animação cultural, música, filmes e Festa da Criança
De 28 de maio a 1 de junho vai decorrer a 35ª Feira do Livro de Nisa promovida pelo Município de Nisa através da Biblioteca Municipal.
A Feira do Livro é uma iniciativa da Biblioteca Municipal de Nisa que proporciona o acesso aos livros e dá um incentivo ao gosto pela leitura. Ao longo das sucessivas edições a Feira assumiu-se como uma iniciativa de grande importância no âmbito do desenvolvimento cultural e socioeducativo do concelho.
 A Feira do Livro é um instrumento importante na criação de novos leitores, proporciona o contacto direto com os livros e cria laços com aqueles que, por norma, não se deslocam a bibliotecas e livrarias. Aos leitores é proporcionada a aquisição de livros a preços reduzidos, bem como o encontro com novidades editoriais e a descoberta de publicações que desconheciam.
 A presente edição da Feira do Livro de Nisa decorrerá no Cine Teatro de Nisa, com exposição e venda de livros entre as 10H00 e as 12H30 e entre as 14H00 e as 23H00, em paralelo vai desenrolar-se programa com sessões de animação cultural, apresentação de livros, espetáculos musicais, projeções de filmes e atividades para crianças.
 - No dia 28 de maio, às 14H00, no Cine Teatro de Nisa é apresentado o filme “Os Maias” do realizador João Botelho a partir do romance homólogo de Eça de Queiroz.
 - No dia 29 de maio, às 22 horas, no Cine Teatro de Nisa atuará o grupo de música popular Fora de Horas que fará o lançamento do seu CD “O Pescador”
 - No dia 30 de maio, às 17 horas no Cine Teatro, será assinalado o centenário do nascimento de José António Vitorino – “Ti Zé do Santo”, poeta popular natural de Salavessa, nascido a 20 de Fevereiro de 1915 e falecido há 20 anos, também a 20 de Fevereiro. Na sessão, a evocação do homem e do poeta será feita pela atriz Susana Vitorino (neta de José António Vitorino) que contará com a participação, como convidados, dos atores Luísa Ortigoso, José Boavida e Luís Aleluia (que atualmente integram o elenco da série da RTP1 “Bem Vindos Beirais”).
 - No dia 31 de maio, às 16 horas, no Auditório da Biblioteca Municipal, será apresentado o livro “O Anel de Lázaro”, de Luís Mário Bento.
 - No dia 1 de Junho, a partir das 10H00, na Praça da República, no Cine Teatro e na Biblioteca Municipal decorrerá a “Festa da Criança” que assinala a comemoração do Dia Mundial da Criança: 

quarta-feira, 20 de maio de 2015

CASTELO DE VIDE: 4º Encontro de Motorizadas e Motos Clássicas



NISA E GAVIÃO: Festival Alentejo Feel Nature


ALTER DO CHÃO: Concurso de Saltos Nacional C


Acção de Promoção “O Tapete está na Rua 2015” na Casa do Alentejo - Lisboa

22 de Maio - Casa do Alentejo – Lisboa
18h00 – Abertura
Apresentação do maior Tapete de Arraiolos manufaturado em Arraiolos.
Divulgação da iniciativa “O Tapete está na Rua 2015”
Grupo musical ZANGUIZARRA 5teto
23 de maio
14h00 – Bordadeiras de Arraiolos – demonstração
15h00 – MYSTICAS – Música e Danças Medievais
16h30 – Empadas de Arraiolos
17h30 – Prova de Vinhos
24 de maio
14h00 – Bordadeiras de Arraiolos – demonstração
15h00 – Atuação do Rancho Etnográfico os Camponeses de Arraiolos
16h30 – Doçaria de Arraiolos
17h30 – Prova de Vinhos
Durante esta ação poderá ver:
 - Exposição do maior Tapete de Arraiolos manufaturado em Arraiolos.
- Mostra de produtos regionais

AZARUJA (Évora): Noite de Fados na sede da G.U.R.A



FRONTEIRA: Torneio de Futsal



terça-feira, 19 de maio de 2015

SINES: Encontro de Bandas

A Câmara Municipal de Sines organiza, nos dias 19 e 20 de junho, a quarta edição de um Encontro de Bandas criado com o objetivo de dar a conhecer novos projetos de música moderna da região. O evento tem a parceria da Escola das Artes do Alentejo Litoral.

As inscrições estão abertas até 29 de maio, neste formulário: http://goo.gl/forms/jx5P3SBEoZ

PORTALEGRE: Dia da Cidade com iniciativas por todo o concelho

Em 2015 comemora-se o “Ano Europeu do Património Industrial e Técnico”. Como forma de assinalar e associar Portalegre a esta comemoração, o tema do 465º aniversário da elevação de Portalegre a cidade – Dia da Cidade e do Concelho de Portalegre – é precisamente o Património Industrial.
Portalegre sempre foi, historicamente, uma cidade com forte tradição industrial. Desde a instalação da Real Fábrica de Lanifícios de Portalegre, no séc. XVIII, passando pela abertura da Fábrica das Rolhas dos ingleses Robinson, no século XIX, Portalegre conheceu, ao longo da sua história, francos momentos de desenvolvimento e de dinamismo, graças à indústria. E alguns dos grandes espaços de trabalho industrial de outrora são, ainda hoje, lugares de memória e referências arquitetónicas e patrimoniais incontornáveis da nossa cidade.
Queremos dar a conhecer e abrir à comunidade alguns desses espaços, apresentar e discutir propostas para a fruição/utilização futura dos mesmos, lutar contra o seu abandono, degradação e esquecimento… Queremos, em suma, que seja possível voltar a dar-lhes vida!
Neste sentido, convidamos os Portalegrenses, e todos aqueles que por estes dias nos visitam, a participarem ativamente nos eventos de natureza institucional, desportiva, lúdica e cultural que vão assinalar o Dia da Cidade e do Concelho de Portalegre/2015 e,
paralelamente, a descobrirem os lugares, a história e a memória do nosso património industrial!

PROGRAMA
Dia 21 de maio
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PORTALEGRE DA GNR (PARTIDA/CHEGADA)
9h30m – I Estafeta Convento de S. Bernardo
Percurso: Avenida George Robinson, Castelo de Portalegre, Praça da República, Sé Catedral, Rossio, Centro Comercial Fontedeira e Mercado Municipal
CARREIRAS
10h00 - 18h00 – Encontro Sénior das Juntas de Freguesia de Alagoa, Fortios, Ribeira de Nisa, Carreiras, Sé e S. Lourenço
Entidade responsável: GNR - Secção de Programas Especiais
CASA MUSEU JOSÉ RÉGIO
18h00 – Apresentação do livro João Villaret - Duas Mãos que Abertas Deram Tudo pelo ator Jorge Sequerra e com a presença do autor - Henrique Villaret.
Uma obra em livro comemorativa do centenário de João Villaret (1913-1961) que inclui muitos e diversos documentos inéditos, imagens, correspondência, fotografias..., daquele a quem, em Portugal, chamavam Génio Dramático e, no Brasil, Milagre Humano.
ESPAÇO ROBINSON
22h00 – Largada de toiros
Entidade responsável: Grupo de Forcados Amadores de Portalegre
PARQUE DE ESTACIONAMENTO DO ESPAÇO ROBINSON
23h00 – Festival de Música de Portalegre com Zumba, Tuninfas, Tuna Papasmisto e SóXutos. Djs/Producer Giga e Rui Porto Nunes (ver programa próprio)
Entidade responsável: Top Level
PRAÇA DA REPÚBLICA

23h00 – Festa Académica e Dj Gonçalo F
Entidades responsáveis: Gémeos Bar, Bar Dois em Um e Clube Lounge
Dia 22 de maio
JARDIM DA AVENIDA DA LIBERDADE (CONCENTRAÇÃO)
10h00 – Caminhada solidária
Entidade responsável: Escola da Corredoura/Agrupamento de Escolas do Bonfim
RUA DO COMÉRCIO E CONVENTO DE SANTA CLARA
17h00 – Inauguração da Exposição “ On the waterline” de Bert Holvast
PRAÇA DA REPÚBLICA – BAR GÉMEOS
18h00 – Apresentação do livro “A TERRA DE NINGUÉM” de Santana - Maia Leonardo
"A TERRA DE NINGUÉM", como o próprio nome indica, é uma reflexão extremamente crítica à governação de uma geração de eucaliptos que reduziu o território português à estreita faixa litoral Lisboa/Porto e o espaço do debate público à estreita faixa dogmática do politicamente correcto. Um pequeno território com oito milhões de habitantes é uma pequena cidade. Acontece que os sucessivos governos, em vez de governarem Portugal como se fosse uma cidade, governam Lisboa como se fosse o país."
PARQUE DE ESTACIONAMENTO DE S. FRANCISCO/LARGO DO JARDIM OPERÁRIO/PRAÇA DA REPÚBLICA
19h00 – Abertura oficial das Festas da Cidade 2015
18h00 – 23h00 – Casa Museu José Régio, Museu Municipal, Museu da Tapeçaria de Portalegre Guy-Fino abertos ao público com entrada gratuita
RUA DO COMÉRCIO
19h00 – 24h00 – Comércio convida - Rua do Comércio de portas abertas
21h00 – Arruada pela Sociedade Recreativa e Musical Alegretense
LARGO DR. FREDERICO LARANJO
21h30 – Grande Noite de Fados

Entidade responsável: Centro Cultural e Desportivo da Câmara Municipal de Portalegre
ESPAÇO ROBINSON
22h00 – Largada de toiros
Entidade responsável: Grupo de Forcados Amadores de Portalegre
PRAÇA DA REPÚBLICA
22h00 – Atuação da Banda “Bandhits” e Dj Mbj
Entidades responsáveis: Gémeos Bar, Bar Dois em Um e Clube Lounge
CENTRO DE ARTES DO ESPECTÁCULO DE PORTALEGRE
23h00 – Birds are indie
PARQUE DE ESTACIONAMENTO DO ESPAÇO ROBINSON
23h00 – Festival de Música de Portalegre com Los Romeros e BoyTeddy.
Djs Gonçalo F e Izy (ver programa próprio)
Entidade responsável: Top Level
Dia 23 de maio
CENTRO POPULAR DE TRABALHADORES DE SÃO CRISTÓVÃO
08h30 – Caminhada 23 de Maio
Entidade responsável: União das Freguesias Sé e São Lourenço
09h00 – 18h00 – Casa Museu José Régio, Museu Municipal, Museu da Tapeçaria de Portalegre - Guy Fino e Núcleo do Convento de S. Francisco abertos ao público com entrada gratuita.
RUA DO COMÉRCIO
09h00 – 19h00 – Comércio convida
Rua do Comércio de portas abertas
ESTÁDIO MUNICIPAL EDUARDO DE SOUSA LIMA
09h00 – Percurso pedestre seguido de iniciação à escalada na Penha de Portalegre
Entidade responsável: Clube de Escalada Norte Alentejano – CENA
PAÇOS DO CONCELHO

09h00 – Hastear da Bandeira com honras militares por uma Companhia de Alunos do Centro de Formação da Guarda Nacional Republicana de Portalegre. Participação da Sociedade Musical Euterpe, Sociedade Recreativa e Musical Alegretense e Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Portalegre.
RUA DA COOPERATIVA, Nº. 1
09h15 – Seminário sobre Defesa Pessoal
Entidade responsável: Clube de Praticantes de Karaté de Portalegre
KARTÓDROMO DE PORTALEGRE
09h30 – 1º. Convívio Karts
Entidade responsável: Grupo Motard Novo Milénio
JARDIM DA AVENIDA DA LIBERDADE
9h30m – Futebol de rua
Entidades responsáveis: Sport Club Estrela e Clube Desportivo Portalegrense 1925
LARGO DOS PAÇOS DO CONCELHO
10h00 – Jogo do Burro
Entidade responsável: Associação de Jogos Tradicionais do Distrito de Portalegre
CATEDRAL DE PORTALEGRE
10h00 – Missa Solene comemorativa dos 465 anos de elevação de Portalegre a Cidade, presidida por Sua Excelência Reverendíssima Bispo de Portalegre - Castelo Branco, Dom Antonino Dias.
ESPAÇO ROBINSON
10h30 – Visita guiada «Espaço Robinson: Espaço de Património Industrial»
Entidade responsável: Fundação Robinson
LARGO DR. FREDERICO LARANJO
11h00 – Aula de zumba
Entidade responsável: Centro Vicentino da Serra

ESCOLA DA PRACETA

11h30m - Inauguração oficial da Escola do 1º Ciclo com Jardim de Infância da Praceta.
PAÇOS DO CONCELHO
14h30 – Sessão Solene comemorativa dos 465 anos da elevação de Portalegre a Cidade. Durante a Sessão solene será efectuada a partilha da correspondência de José Régio para Alberto de Serpa adquirida pelas Câmaras Municipais de Portalegre e de Vila do Conde (888 cartas e postais).
PISCINA MUNICIPAL DOS ASSENTOS
15h00 – Meeting de Natação
Entidade responsável: Clube de Natação de Portalegre
KARTÓDROMO
15h00 – Demonstração Supermotard
Entidade responsável: Grupo Novo Milénio
NÚCLEO MUSEOLÓGICO DO CONVENTO DE SÃO FRANCISCO
15h00 – Inauguração da Exposição “Um olhar retrospectivo” - Exposição de Pintura de Patico
RUA 5 DE OUTUBRO / TRAVESSA DAS CRUZES
15h30 – Demonstração de Fitness
Entidade responsável: Margarida Fitness
16h00 - AS MAIAS
Partem da Praça da República em direção ao Edifício da Câmara Municipal de Portalegre
RUA DO COMÉRCIO
16h30 – Atuação do Grupo “Tamborilando” da Casa de Saúde do Bom Jesus de Braga
CENTRO DE ARTES DO ESPECTÁCULO DE PORTALEGRE
17h00 – Sonho de uma noite de verão
PRAÇA DA REPÚBLICA
17h00 - Desfile de carroças engalanadas
Colaboração: Associação Romeiros de Vila Boim e Juntas de Freguesia
Percurso - Início: Praça da República/ Rua 19 de Junho / Rua de Elvas / Rua 1º de Maio/ Rossio / Rua 1º de Maio / Rua de Elvas/ Rua 19 de Junho / Praça da República
Entidades responsáveis: EVETAL – Eventos Lda. e Juntas de Freguesia
GALERIA DE SÃO SEBASTIÃO
17h00 – Inauguração da Exposição “ Arte e Fraternidade”
Artistas e cidades irmanadas (José Régio, Júlio, Apolinário e João Maria)
PRAÇA DA REPÚBLICA – PALCO GRANDE
17h30 – Festa do Folclore Infanto/Juvenil 2015
Entidade responsável: Grupo Folclórico e Cultural da Boavista
CASTELO DE PORTALEGRE
18h00 – Inauguração da Exposição “Nas Asas do Desejo ” - Fotografia de Raul Ladeira
ESCADARIA DA IGREJA DE SÃO LOURENÇO
18h30 – Atuação do Grupo “Os Lagóias”

Entidade responsável: Orfeão de Portalegre
PRAÇA DA REPÚBLICA – PALCO GRANDE
21h00 - Atuação do Rancho Folclórico dos Fortios
Entidade responsável: Rancho Folclórico dos Fortios
KARTÓDROMO DE PORTALEGRE
21h30 – Desfile dos Archotes
Entidade responsável: Grupo Motard Novo Milénio
PRAÇA DA REPÚBLICA – PALCO GRANDE
21h30 - “Dança com a cidade”
Espectáculo com professores da Escola Silvina Candeias e convidados especiais portalegrenses
Entidade responsável: Escola Silvina Candeias
IGREJA DO CONVENTO DE SANTA CLARA
21h30 – Espetáculo "Quantos sornas há aqui?" A partir de textos de Karl Valentim.
Entidade responsável: Teatro do Convento
ESPAÇO ROBINSON
22h00 – Largada de toiros
Entidade responsável: Grupo de Forcados Amadores de Portalegre
PRAÇA DA REPÚBLICA
22h00 – Atuação da Banda “Chronical News” e Dj Soulvibe + Live Act MAK (Violino electrónico)
Entidades responsáveis: Gémeos Bar, Bar Dois em Um e Clube Lounge
CASA MUSEU JOSÉ RÉGIO (LOCAL DE ENCONTRO)
23h00 – Visita à luz da lanterna … com poesia, pelos lugares de Régio, em Portalegre Cidade (inscrições na Casa Museu José Régio)
PARQUE DE ESTACIONAMENTO DO ESPAÇO ROBINSON
23h00 – Festival de Música de Portalegre com Caelum’s Edge
Djs Ride e Mike J
(ver programa próprio)
Entidade responsável: Top Level
Dia 24 de maio
VALE DE CAVALOS
09h00 – Ranking Distrital de Jogos Tradicionais
Entidade responsável: Grupo Desportivo de Vale de Cavalos
 ZONA INDUSTRIAL DE PORTALEGRE
09h00 – Demonstração de Modelismo – 1º Troféu dos Compadres
Entidade responsável: Associação de Modelismo de Portalegre
ESTÁDIO MUNICIPAL EDUARDO SOUSA LIMA
10h00 – Torneio Francisco Canário
Entidade responsável: Sport Club Estrela
ESPAÇO ROBINSON
10h30 – Visita guiada «Fábrica Robinson: história e memória»
Entidade responsável: Fundação Robinson
CENTRO DE CONGRESSOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE PORTALEGRE
11h00 – Apresentação do livro "O Tintureiro Francês" de Paulo Larcher. Editora Saída de Emergência
ESPAÇO ROBINSON
14h30 – Visita guiada «Fábrica Robinson: história e memória»
Entidade responsável: Fundação Robinson
ÁTRIO DA IGREJA DO CONVENTO DE SÃO FRANCISCO
14h30 – 18h00 - Campanha do Pirilampo Mágico: “Com o Grupo Motard Novo Milénio e Amigos vamos levar o Pirilampo a outros lugares”
PAVILHÃO MUNICIPAL
15h00 – Sarau de Ginástica
Entidade responsável: Câmara Municipal de Portalegre
PRAÇA DA REPÚBLICA - PALCO GRANDE
15h00 – Actuação do Coro Infantil dos Assentos
Entidade responsável: Coro Infantil dos Assentos
IGREJA DO CONVENTO DE SANTA CLARA
16h00 – Espetáculo "Quantos sornas há aqui?" A partir de textos de Karl Valentim.
Entidade responsável: Teatro do Convento
PRAÇA DA REPÚBLICA - PALCO GRANDE
17h00 – Atuação dos Cantalagoa
Entidade responsável: Cantalagoa
Dia 30 de maio
CENTRO DE ARTES DO ESPETÁCULO DE PORTALEGRE
15h00 – Encontro de Coros
Entidade responsável: Coro Infantil dos Assentos
CENTRO DE CONGRESSOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE PORTALEGRE
21h00 – Concerto de Gala do Conservatório Regional de Portalegre
Entidade responsável: Conservatório Regional de Portalegre

AZARUJA (Évora): Romaria a Cavalo Azaruja - Barragem das Lages


CASTELO DE VIDE: Dia Distrital do Bombeiro

O Dia Distrital do Bombeiro vai ser este ano celebrado em Castelo de Vide no próximo dia 6 de Junho (sábado) integrado nas comemorações do centenário da Associação dos Bombeiros local.
Na ocasião, durante a sessão solene prevista para o final a manhã no Cine-Teatro Mouzinho da Silveira, o Secretário de Estado da Administração Interna, João Almeida, fará entrega à corporação local da medalha de mérito de proteção e socorro, no grau de ouro e distintivo azul que lhe foi recentemente atribuída pela Ministra da Administração Interna, Anabela Maria Pinto de Miranda Rodrigues. 
O programa do Dia Distrital do Bombeiro (que é assinalado no distrito de Portalegre desde 2013 - vd notícia AQUI) para este ano começa logo pelas 9 horas com o hastear de bandeiras no quartel pelo corpo de bombeiros de Castelo de Vide. Segue-se idêntica cerimónia nos Paços do Concelho pelas 9:45 horas com receção das entidades e formatura geral na Praça D. Pedro V.
A receçâo ao Secretário de Estado João Almeida, está programada para as 10:10 horas imediatamente antes de um "desfile operado pelos elementos dos Corpos de Bombeiros do Distrito de Portalegre".

A organização do evento é partilhada entre a Federação das Associações de Bombeiros do Distrito de Portalegre, a Associação dos Bombeiros de Castelo de Vide e a Câmara Municipal.
in "Notícias de Castelo de Vide"