quinta-feira, 21 de maio de 2015

NISA: 35ª Feira do Livro de Nisa

Exposição e venda de livros, animação cultural, música, filmes e Festa da Criança
De 28 de maio a 1 de junho vai decorrer a 35ª Feira do Livro de Nisa promovida pelo Município de Nisa através da Biblioteca Municipal.
A Feira do Livro é uma iniciativa da Biblioteca Municipal de Nisa que proporciona o acesso aos livros e dá um incentivo ao gosto pela leitura. Ao longo das sucessivas edições a Feira assumiu-se como uma iniciativa de grande importância no âmbito do desenvolvimento cultural e socioeducativo do concelho.
 A Feira do Livro é um instrumento importante na criação de novos leitores, proporciona o contacto direto com os livros e cria laços com aqueles que, por norma, não se deslocam a bibliotecas e livrarias. Aos leitores é proporcionada a aquisição de livros a preços reduzidos, bem como o encontro com novidades editoriais e a descoberta de publicações que desconheciam.
 A presente edição da Feira do Livro de Nisa decorrerá no Cine Teatro de Nisa, com exposição e venda de livros entre as 10H00 e as 12H30 e entre as 14H00 e as 23H00, em paralelo vai desenrolar-se programa com sessões de animação cultural, apresentação de livros, espetáculos musicais, projeções de filmes e atividades para crianças.
 - No dia 28 de maio, às 14H00, no Cine Teatro de Nisa é apresentado o filme “Os Maias” do realizador João Botelho a partir do romance homólogo de Eça de Queiroz.
 - No dia 29 de maio, às 22 horas, no Cine Teatro de Nisa atuará o grupo de música popular Fora de Horas que fará o lançamento do seu CD “O Pescador”
 - No dia 30 de maio, às 17 horas no Cine Teatro, será assinalado o centenário do nascimento de José António Vitorino – “Ti Zé do Santo”, poeta popular natural de Salavessa, nascido a 20 de Fevereiro de 1915 e falecido há 20 anos, também a 20 de Fevereiro. Na sessão, a evocação do homem e do poeta será feita pela atriz Susana Vitorino (neta de José António Vitorino) que contará com a participação, como convidados, dos atores Luísa Ortigoso, José Boavida e Luís Aleluia (que atualmente integram o elenco da série da RTP1 “Bem Vindos Beirais”).
 - No dia 31 de maio, às 16 horas, no Auditório da Biblioteca Municipal, será apresentado o livro “O Anel de Lázaro”, de Luís Mário Bento.
 - No dia 1 de Junho, a partir das 10H00, na Praça da República, no Cine Teatro e na Biblioteca Municipal decorrerá a “Festa da Criança” que assinala a comemoração do Dia Mundial da Criança: 

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Início da época termal nas Termas de Nisa a 15 de maio

Programas de Saúde, Lazer e Bem-estar
- Preços sem alteração e inscrição gratuita -
A época termal das Termas de Nisa inicia-se no próximo dia 15 de Maio.  Os preços dos tratamentos termais não sofreram alteração em relação aos praticados no ano anterior e, este ano, a inscrição dos utentes é gratuita, não havendo lugar a qualquer pagamento para iniciar os tratamentos. O Município disponibiliza diariamente transporte entre Nisa e o Complexo Termal.
As águas termais da Fadagosa de Nisa, de natureza sulfurosa, são adequadas para o tratamento de problemas músculo-esqueléticos, respiratórios, metabólicos e dermatológicos. O Complexo Termal dispõem de modernas instalações e equipamentos que proporcionam a aplicação de variadas técnicas, designadamente, hidromassagem-bolha de ar, duche subaquático, duche circular, duche geral de agulheta, duche filiforme para asma, bronquite, sinusite e rinite, duche Vichy, irrigação nasal, aerossol e nebulização. Os tratamentos são ministrados com acompanhamento médico de especialidade e de técnicos de enfermagem e balneoterapia.
As Termas de Nisa dispõem também de uma unidade de SPA que possibilita tratamentos complementares aos aquistas e oferece programas para as vertentes de lazer, bem-estar, preparação e manutenção da boa forma física, proporcionando sessões de hidromassagem, jacuzzi, sauna e passagem parcial relaxante.

terça-feira, 5 de maio de 2015

NISA: “Impressões” - Exposição de fotografia de Fábio Realinho

Em Maio, na Biblioteca Municipal de Nisa
Durante o mês de abril está patente na Biblioteca Municipal de Nisa a exposição de fotografia “Impressões” de Fábio Realinho.
Fábio Miguel do Rosário Vítor Realinho é natural de Tolosa, onde nasceu em 1997. Pratica todos os estilos de fotografia e define como objectivo: “Captar pequenos pormenores e contar histórias com uma imagem” … “ captar o mundo com todas as suas perfeitas imperfeições, criando histórias com o objetivo de nos conduzir a algo fantástico, algo nunca antes navegado.”
Define-se como “Perfecionista / Persistente / Livre”. Como fonte de inspiração aponta: “A natureza e a liberdade”.