terça-feira, 30 de junho de 2015

Mulheres de Nisa também dão sangue



Anormal movimento se fez sentir na zona do quartel dos Bombeiros de Nisa naquela manhã de sábado, anterior ao solstício de Verão. Por um lado as ambulâncias não pararam devido a doenças súbitas. Por outro ali teve lugar uma colheita promovida pela Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP.
Tratou-se de uma acção que juntou 34 pessoas, 19 das quais mulheres (55,88%). E foram recolhidas 29 unidades de sangue: assim ditaram os exames de saúde efectuados aos potenciais doadores.
António Eustáquio, Presidente da Associação, mostrou-se bem impressionado pela dinâmica havida e saúda, de um modo particular, os voluntários do sexo feminino que estiveram em franca maioria. Assim se demonstra que doar sangue é tarefa de todo e qualquer ser humano.
Efectuou-se, num restaurante local, o almoço convívio, comparticipado pela Câmara Municipal de Nisa.
04 Julho em Montargil
Em termos das brigadas que se seguem, agendadas pela ADBSP, iremos estar em: Montargil (Ponte de Sor) no Centro de Saúde, a 04 de Julho; Castelo de Vide, no Centro de Saúde, a 11 de Julho; São Salvador da Aramenha (Marvão), no salão da Junta de Freguesia, a 18 de Julho.
Compareça num destes sábados de manhã. Estamos sempre desejosos da sua colaboração, ainda por cima agora que é Verão!
JR

ALANDROAL: Festival Terras do Endovélico


ROSSIO AO SUL DO TEJO: Festas da Nossa Terra


Rodoviária promove viagens à praia da Nazaré


AVIS: Festival Internacional de Bandas Filarmónicas do Norte Alentejano

A Banda Filarmónica da Sociedade Musical Nisense  participa no próximo dia 11 de Julho em Avis no Festival Internacional de Bandas Filarmónicas do Norte Alentejano “Martinho Dimas”.
O Festival arrancará, às 17:30 horas, com a chegada de nove prestigiadas Bandas Filarmónicas do Norte Alentejano, a que se junta a banda da Sociedade Cultural La Filarmónica de Olivença, às freguesias daquele concelho. Pelas 18 horas haverá uma pequena arruada individual, pelas principais ruas das localidades, com apresentação de cumprimentos aos Presidentes e restantes eleitos nos executivos das Juntas/Uniões de Freguesias e convidados, seguida de uma actuação simbólica, no local.
A Banda da Sociedade Musical Nisense actua na freguesia de Benavila.
A partir das 21:30 horas, o Largo do Convento, em Avis, será então o  palco do desfile de todos os grupos participantes neste Festival Internacional de Bandas Filarmónicas, onde a música se fará ouvir numa actuação conjunta, de cerca de 400 elementos, sublinhada por trechos e peças do repertório tocado pelas respectivas bandas.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

MORA: VI Festival EDP "Música no Rio"


CABEÇA DE CARNEIRO (Alandroal): Festas de Verão


ARRAIOLOS - Feira de S. Boaventura

A Feira de S. Boaventura ou Feira de Arraiolos, iniciou ainda no final do Séc XX uma caminhada evolutiva capaz de contribuir para o desenvolvimento da actividade económica no nosso concelho.
Esta caminhada teve como factor de maior dinamização a realização da “Mostra de Actividades Económicas”.
Este certame conta com a adesão de grande número de empresas nas áreas da indústria, turismo, comércio e serviços.
Herdeira de tradições que perduram, mas que se adaptam aos novos tempos e à necessária modernização, a Feira S. Boaventura ganhou novo alento, aquando da abertura do “Multiusos Arraiolos” que recebe a Mostra de Actividades Económicas do Concelho de Arraiolos e, simultaneamente, exposições do movimento associativo e poder local do concelho.

A par das “Mostra das Actividades Económicas”, do comércio e diversões das feiras tradicionais, a Câmara Municipal de Arraiolos promove um conjunto de actividades cujo programa será divulgado brevemente.       

domingo, 28 de junho de 2015

RIO DE MOINHOS (Borba): Festas em honra de S. Tiago


ESTREMOZ: “Filarmónica Rock Show” no lago do Gadanha

Filarmónica Rock Show é o nome do espetáculo que irá decorrer no próximo dia 3 de julho, pelas 22h00, no Lago do Gadanha em Estremoz.
Dezalinhados e União – Filarmónica Rock Show é um projeto composto por duas bandas com estilos opostos que proporcionam um espetáculo único e diferente. Se de um lado temos uma banda de covers de música Portuguesa, estilo Rock/Punk Rock (Dezalinhados), do outro temos uma Banda Filarmónica (Banda da Sociedade Filarmónica Artística Estremocense – União).
Este espetáculo, apresentado num palco dentro de água, é composto pelo melhor da música portuguesa, vocalizado e instrumentalizado por, no seu máximo, 35 músicos em palco, por um espetáculo pirotécnico que acompanha e embeleza a sonoridade única, criada propositadamente para o projeto e ainda contempla a dança com a participação da Ginarte.

Esta iniciativa é uma organização da Banda da Sociedade Filarmónica Artística Estremocense – União, dos Dezalinhados e da União de Freguesias de Estremoz, Santa Maria e Santo André, com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz.

VIDIGUEIRA: Gala e eleição da Rainha das Vindimas 2015

A Câmara Municipal de Vidigueira vai organizar a Gala de eleição da Rainha das Vindimas de Vidigueira 2015, a 11 de Julho, integrada na programação do Mercado da Terra, à qual podem concorrer todos os elementos do sexo feminino que tenham entre 15 e 30 anos ou que os completem até ao dia 31 de dezembro de 2015 e sejam naturais e/ou residentes no concelho. A Rainha eleita representará a Vidigueira, em Setembro, na final da Rainha das Vindimas em Reguengos de Monsaraz.
As inscrições para o concurso Rainha das Vindimas decorrem, até ao dia 22 de junho, no balcão de informação turística (Museu Municipal de Vidigueira), juntas de freguesia (Vila de Frades, Pedrógão e Selmes) ou por e-mail turismo@cm-vidigueira.pt. O regulamento e a ficha de inscrição encontram-se disponíveis nos locais acima referidos e também no site da Câmara Municipal de Vidigueira (www.cm-vidigueira.pt).
Consulte aqui o Regulamento e Ficha de Inscrição:

quinta-feira, 25 de junho de 2015

ÉVORA: Iniciativa “Pelos Caminhos do Concelho

Ao Encontro das Populações” visita a freguesia de Canaviais no dia 4 de Julho
Os representantes da Câmara Municipal de Évora e da União de Freguesias de Canaviais realizam, dia 4 de Julho, uma visita àquela freguesia. A visita decorre no âmbito da iniciativa Pelos Caminhos do Concelho – Ao Encontro das Populações, com a qual os autarcas pretendem aprofundar o seu conhecimento sobre as necessidades da população.
Cumprindo um compromisso eleitoral, a gestão camarária iniciou esta nova forma de relacionamento da autarquia com as populações e com as instituições, tendo já visitado várias freguesias urbanas e rurais. Trata-se de pôr em prática uma gestão aberta e participada em que o Presidente da Câmara Municipal e os Vereadores com pelouros vão às freguesias, ao encontro da população para falar diretamente com estas, ouvir as suas preocupações, críticas, propostas e aspirações.
4 Julho 2015 | Visita à Freguesia de Canaviais
Programa:
09h00: Concentração junto às instalações da Junta de Freguesia de Canaviais
09h30: Visita pela freguesia e instituições

12h00: Encontro com a população nas instalações da Casa do Povo de Canaviais

Sardoal marca presença na Feira Internacional de Artesanato

O artesanato do Concelho de Sardoal estará presente na Feira Internacional de Artesanato, que decorre na Feira Internacional de Lisboa (FIL), entre 27 de junho e 5 de julho próximos.
Num stand partilhado pelo Município de Sardoal e pelo Instituto Politécnico de Tomar (IPT) será promovido o Curso Técnico Superior Profissional (TeSP) em Produção Artística para a Conservação e Restauro, ministrado pelo IPT no Concelho de Sardoal e que visa dotar os alunos com um conjunto de competências de técnicas tradicionais de produção artística, contribuindo para a preservação e recuperação do património cultural e artístico e demarcando o caráter único e diferenciador da herança cultural de cada região. 
Paralelamente, o que de melhor se produz ao nível de artesanato no Concelho de Sardoal também estará representado, através do trabalho de três artesãs e da Cooperativa Artelinho.
Ao marcar presença neste certame, o Município de Sardoal pretende dignificar o trabalho dos artesãos concelhios, assim como exponenciar a notoriedade e qualidade dos mesmos, promovendo, simultaneamente, o turismo neste Concelho.
Refira-se que a FIA é um certame com projeção internacional, funcionando como ponto de encontro de culturas, plataforma de desenvolvimento regional, com origem no património material e imaterial, aproveitamento de recursos naturais, e agentes económicos associados à criatividade, inovação, capacidade e talento. Na edição de 2014, visitaram a FIA 112 mil pessoas, tendo estado presentes mais de 600 expositores oriundos de 40 países.

ELVAS: Festival Medieval anima Centro Hstórico



O Festival Medieval de Elvas volta a animar o Centro Histórico de Elvas, de 2 a 5 de julho, com um programa direcionado para a recriação da vivência na Idade Média.
A abertura desta edição acontece quinta-feira 2, às seis da tarde, com início na Rua da Cadeia, seguindo o cortejo até à Praça da República, acompanhados de grupos musicais cristãos e árabes.
Como nos anos anteriores, as tasquinhas concentram-se na Rua da Cadeia e Praça da República, enquanto o Fosso do Castelo fica reservado para os torneios medievais, que se realizam sexta-feira 3 de julho, às 21.30 horas, pelos Cavaleiros do Tempo, repetindo-se sábado, 4 de julho, no mesmo local e horário, em homenagem ao Mestre de Aviz e com a participação da Brigada Territorial 3 da GNR de Évora.
O programa contempla ainda teatro de rua, jogos infantis, falcoaria, danças, workshops de artes e ofícios e haverá também animação permanente com bobos, trampolineiros, saltimbancos, trapezistas, tiro com arco, jogos, treino de guerreiros, passeios de camelo.
Ao longo de quatro dias, venha viver connosco o verdadeiro espírito da época medieval, numa recriação que preparámos a pensar em si, desde a história, à arte e à música.

VIDIGUEIRA: Arraial de S. Pedro

No próximo dia 27 de junho, a partir das 21H00, a Câmara Municipal vai organizar o Arraial de S. Pedro, na Praça Vasco da Gama, em Vidigueira, com desfile e atuação de oito marchas populares e mastro com animação musical. Esta iniciativa conta com som ao vivo pela Orquestra Ligeira Quinta do Anjo e sardinhada com entrada livre.
18h00: Desfile de marchas populares (Estrada de Cuba > Largo Frei António das Chagas > Largo da Cascata)
Marcha Infantil do Gama
Marcha Terras de Pão Gentes de Paz de Vidigueira
Marcha da Vidigueira - Vila dos Gamas
Marcha de S. Cucufate de Vila de Frades
Marcha "As Papoilas" de Pedrógão
Marcha Cheiro a Manjerico de Selmes
Marcha do Grupo de Teatro Al-Manijah de Moura
Marcha do Grupo Desportivo Setubalense "Os 13"
Marcha de Marvila | Lisboa
21h00 - Atuação individual das marchas
00h00 - Animação musical «Duo Kontraste» (mastro popular)

quarta-feira, 24 de junho de 2015

MOURA: Mastros populares


VEIROS (Estremoz): 1ª Festa do Campo

A Fundação A. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Veiros irá realizar nos dias 27 e 28 de junho, a I “Festa de Campo”.
O Castelo de Veiros, património da referida instituição, foi o local escolhido para realizar a festa em homenagem à padroeira da Fundação.
A festa decorrerá durante dois dias com o seguinte programa:
– Sábado, 27 de Junho – Jantar Solidário no Castelo
– 19h00 – Abertura da porta do Castelo (acesso à mostra sobre a história da Fundação de Veiros – A. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na Casa do Castelo);
– 19h30 – Atuação da Banda Filarmónica de Veiros;
– 20h30 – Jantar sentado a cargo do Restaurante Nicolau;
– 22h30 – Atuação de Luís Candeias (acústico), participante no programa ”Ídolos 2015” – SIC;
– 01h00 – Fecho do Castelo.
– Domingo, 28 de Junho – Um Dia no Castelo
– 10h00 – Abertura da porta do Castelo (Atividades com as crianças e jovens da Fundação – Creche, Jardim de Infância e Lar de Infância e Juventude);
– 12h00 – Missa em honra da padroeira da Fundação – Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e 1ª Comunhão das Crianças na Igreja Matriz de Veiros.
Piquenique – Porco no espeto.
– 16h00 – Atuação do Grupo de Saias do Rancho Folclórico Cravos e Rosas do Alentejo – Orada;
– 17h00 – Atuação do Rancho Rosas de Maio de Veiros;
– 19h00 – Fecho do Castelo.

VIDIGUEIRA: Academia Júnior de Verão ocupa crianças e jovens durante as férias escolares

A ACADEMIA JÚNIOR DE VERÃO 2015, iniciativa da Câmara Municipal de Vidigueira que visa dar continuidade ao programa Férias Jovens, desenvolvido há vários anos pela autarquia, vai decorrer, entre 29 de junho e 4 de setembro, e destina-se a crianças e jovens entre os 5 e os 15 anos, de todas as freguesias do concelho de Vidigueira.
Este projeto tem como objetivo apoiar as famílias e ocupar de uma forma saudável e divertida os tempos livres dos mais novos, durante o período das férias de verão, proporcionando uma aprendizagem de competências motoras, psicomotoras e sociais, através da participação nas mais variadas atividades.
Pretende-se que tenha igualmente uma elevada importância para os seus participantes do ponto de vista educacional, social e desportivo, pois cada ação é pensada com a finalidade de libertar a criatividade, alimentar o desejo de aprender e desenvolver a curiosidade, acreditando que estas experiências serão mais tarde utilizadas por cada um, tanto na sua vida pessoal, como ao serviço da comunidade.
No âmbito deste programa, e mediante inscrição, os jovens, a partir dos 16 anos, têm acesso à utilização livre das piscinas municipais e dos campos de ténis, assim como, podem participar em algumas atividades pontuais.
As inscrições para a Academia Júnior já estão a decorrer no Balcão Único da Câmara Municipal e nas Juntas de Freguesia de Pedrogão, Selmes e Vila de Frades.

MOURÃO: (Re)viver o coreto

O Coreto de Mourão vai ser o palco da cultura durante o verão com 17 espetáculos para os mais diversos públicos.
A cultura e a tradição unem-se por estes dias na vila de Mourão e dão novo brilho às noites quentes de verão. Um reviver de histórias e de recordações em volta do coreto que traz até nós boa música e bons espetáculos, a partir de 21 de junho.
O evento (Re)viver o coreto, como o nome indica, visa a dinamização, durante os meses de verão, do coreto, um espaço com grande importância histórica e de grande prestígio no concelho de Mourão, que ao longo de três meses estará em destaque com atuações de grupos corais, grupos de sevilhanas, bandas musicais, teatro, marionetas, rancho folclórico e aula zumba.
Ao todo são oito fins de semana de animação e convívio, com início marcado para 21 de junho, pelas 21h30, na Galeria, onde será inaugurada a exposição temporária da Banda Municipal Mouranense, seguido de concerto com a mesma no coreto.
Segundo a presidente da Câmara Municipal de Mourão, Maria Clara Safara, “este é um evento que procura destacar as raízes e a cultura da terra indo à génese dos coretos e à relação com as filarmónicas, de forma a dar-lhe um certo dinamismo e procurando a simbiose perfeita entre a história e a atualidade, através da harmonia dos sons”.

CASTRO VERDE: Festas da Vila

PROGRAMA
26 JUNHO - 6ª Feira
18h00 Abertura do Recinto da Festa
21h30 Baile com Duo Kontraste
22h30 concerto Wolves Order
23h30 Concerto D.A.M.A.
01h00 Continuação do Baile
27 JUNHO - Sábado
18h00 Abertura do Recinto da Festa
21h30 Baile com Rúben Baião & Fábio Lagarto
23h30 Concerto B4 (Big Nelo & C4 Pedro)
01h00 Continuação do Baile
28 JUNHO _ Domingo
09h00 Passeio de Ciclomotores Antigos*
18h30 Abertura do Recinto da Festa
19h00 Música Popular “Amantes do Alentejo”
21h30 Baile com João Paulo Cavaco
23h00 Concerto OS AZEITONAS
00h30 Continuação do Baile
Insufláveis. Divertimentos de Feira. Bares. Restaurantes
ENTRADA LIVRE.
www.cm-castroverde.pt
Organização: Câmara Municipal de Castro Verde. União de Freguesias de Castro Verde e Casével.
Colaboração: Associações e Coletividades do concelho.
* Organização: Motoclube de Castro Verde.

SANTO ALEIXO DA RESTAURAÇÃO (Moura): Festas de Santo Aleixo

Preparados para mais uma mega party?!
Festa de Santo Aleixo
Dia 3 -sexta-feira
22h - Color Blast Celebration c/ dj Copas
Dia 4 -Sábado
08h - Alvorada de Morteiros
11h - Sardinhada
18h - Vacada na rua
22h - Actuação de "Xana Carvalho"
00h - Baile com "Ricardo Jacinto "
Dia 5 - Domingo:
08h - Alvorada de morteiros
11h - Sardinhada
13h - Missa solene
17h - Procissão solene (á volta do adro em honra de Santo Aleixo)




terça-feira, 23 de junho de 2015

PORTO COVO: 8º Passeio de BTT


TOLOSA (Nisa): VI Maratona de Futsal


Festas da cidade Ponte de Sor 2015 - 30 anos

As Festas da Cidade - edição de 2015, no ano em que se comemoram os trinta anos da elevação de Ponte de Sor a cidade, um dos acontecimentos marcantes no início do Verão de cada ano vão decorrer, uma vez mais, num dos lugares mais aprazíveis da cidade: o Anfiteatro da Zona Ribeirinha e a sua zona envolvente.
Entre 8 e 12 de julho, mostra de artesanato, gastronomia representativa das freguesias do concelho e a animação noturna, fazem parte do programa dos cinco dias do evento.

São mais de seis de dezenas, os expositores presentes na mostra de artesanato, sete tasquinhas que irão oferecer a melhor gastronomia do concelho e espetáculos todas as noites. Presença de Dora Maria acompanhada pelo mestre da guitarra portuguesa Custódio Castelo e por Jorge Benvinda dos Virgem Suta, Salomé Silveira,Tiago Bettencourt, Kussondolola, Bau (Cabo Verde) e D.A.M.A.

BEJA: VIII Raid BTT Cidade de Beja


ALMODÔVAR: Maratona de Futsal


domingo, 21 de junho de 2015

PORTAGEM (Marvão): II Encontro de Danças e Cantares Luso-Espanhol


VALE DE CAVALOS (Portalegre): Festas em honra da Senhora de Fátima


PORTALEGRE: 2º Torneio de Futsal do Centro Vicentino da Serra


COSTA DA CAPARICA: Grande Passeio de Cicloturismo


SANTO ANTÓNIO DAS AREIAS: 1º Festival Salero a Galope

A Praça de Toiros de Santo António das Areias recebe, dia 21 de junho (domingo), a partir das 17h30, o 1º Festival Salero a Galope – Toiros e Fado, organizado pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários. A receita angariada será aplicada na compra de equipamento para o Quartel dos Bombeiros de Marvão.
Programa:
17h30: Fadistas - Renato Matos/Helena Fé e Marisa Garção/José Claudino;
18h00: Paula Santos ( Escola de Toureio da Moita faz uma demonstração de toureio), acompanhada pelos músicos do  Gang da BUA, de Castelo de Vide (Toques por Bruno Fonseca);
18h30: Intervalo de 10 minutos, com animação musical (Gang da BUA);
18h45: Fadistas - Cristóvão Canário/Joana Vieira/António Ribeiro;
19h00: Salero a Galope (Um espetáculo onde a mestria equestre e a dança se ligam em perfeita harmonia) – Guitarristas: Viola de Fado - José Roberto e Guitarra Portuguesa - Joel Coelho.

Bilhetes à venda na Casa do Povo de Santo António das Areias e na Junta de Freguesia de Santa Maria de Marvão.

ALPALHÃO (Nisa): Arraial de S. Pedro


quinta-feira, 18 de junho de 2015

VIMIEIRO (Arraiolos): Exposição "500 anos do Foral Manuelino do Vimieiro"


PONTE DE SOR: 36º Festival Nacional de Folclore na Zona Ribeirinha

O palco do Anfiteatro da Zona Ribeirinha de Ponte de Sor vai receber no próximo sábado, 20 de junho, às 21h00, o 36º Festival Nacional de Folclore, mais uma vez organizado pelo Rancho Folclórico da Casa do Povo de Ponte de Sor.

Esta manifestação de cariz popular e tradicional vai trazer, até uma das zonas mais aprazíveis da cidade, uma mostra do que de mais representativo se faz em Portugal no que diz respeito ao folclore.

EVORAMONTE: Exposição “PEGASUS” de James Westwater

No próximo dia 21 de junho, pelas 17h00, na Torre do Paço Ducal de Evoramonte, irá decorrer a inauguração da exposição “Pegasus” de James Westwater.
James Westwater (53 anos, EUA) viveu parte da sua juventude em Portugal e voltou em 2013 para uma residência na Fundação OBRAS, em Evoramonte. Recordou o seu passado (especialmente motorizadas e céus azuis) e explorou o presente, recolhendo objetos locais durante a referida residência. Desta forma, criou uma exposição que liga experiências passadas e presentes. Um aspeto central da exposição é Pegasus, uma velha motorizada com asas gigantes.
A exposição, com entrada gratuita, estará patente de 18 de junho a 10 de agosto de 2015, nas terças-feiras das 14h00 às 18h00 e de quarta-feira a domingo das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Esta iniciativa é uma organização da Fundação OBRAS, Direção Regional de Cultura do Alentejo com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

MONTEMOR-O-NOVO: Apresentação do livro "Montemor tem História"


IDANHA-A-NOVA: Eco Festival Salva a Terra

O Eco Festival Salva a Terra está de volta! De 2 a 5 de Julho de 2015, na aldeia de Salvaterra do Extremo, Idanha-a-Nova, em pleno Parque Natural do Tejo Internacional!
São 4 dias de muita música, cultura, natureza, consciencialização ambiental, workshops, conferências e muita animação!
As receitas obtidas revertem a 100% para o CERAS, fazendo do Eco Festival Salva a Terra o seu principal mecenas. É nossa prioridade manter a qualidade nas actividades, concertos, conferências e workshops do Salva a Terra, pelo que a lotação será mais uma vez limitada a 1000 bilhetes gerais!
Bilhetes:
A venda e pré-venda dos bilhetes dividir-se-a em quatro fases:
1 fase - de 25 de Fevereiro a 25 de Março: 300 bilhetes disponíveis a 30 euros (preço da edição de 2013!);
2 fase - de 26 de Março a 25 de Maio: 350 bilhetes disponíveis a 40 euros;
3 fase - de 26 de Maio até 1 de Julho: 350 bilhetes disponíveis a 50 euros;
4 fase - Porta - Os restantes bilhetes estarão disponíveis até completar a lotação de 1000 participantes: disponíveis a 60 euros;
Crianças: até 12 anos entrada livre, desde que acompanhadas um adulto portador de bilhete;
MODO DE PAGAMENTO
Cheque ou transferência bancária em nome de Quercus ANCN
Na transferência bancária colocar no descritivo: Salva a Terra
NIB: 003502220004601703083 Banco: Caixa Geral de Depósitos
Morada: Rua Tenente Valadim nº19 , 6000-284 Castelo Branco
Enviar comprovativo de pagamento para:
e-mail: salva.a.terra@gmail.com
Telefone/fax: 272 324 272 // Tlm: 962946425 / 969574470
Não Esquecer Algumas questões práticas e essenciais.:
* Cães são bem-vindos mas devem andar sempre pela trela e com açaime se necessário
* Fogo Não é permitido fazer fogo em nenhum local do festival.
* Perdidos e achados Se perder ou encontrar algo procure ou entregue nos PERDIDOS E ACHADOS.
* Calor e exposição solar Os dias são muito quentes, traga chapéu,protector solar e beba muita água de 2 a 5 de julho de 2015, em Salvaterra do Extremo, aldeia do concelho de Idanha-a-Nova, dentro do Parque Natural do Tejo Internacional.

Ecofestival, para angariação de fundos para o Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens (CERAS), composto por inúmeros concertos, workshops, percursos interpretativos, conferências, cinema ao ar livre,banhos no rio e animação diversa. Os participantes poderão acampar junto à aldeia e terão à sua disposição uma cantina onde poderão efectuar as suas refeições.

NISA: Festival Jovem na Praça da República

Organizado pela Inijovem e União das Freguesias do Espírito Santo, Senhora da Graça e S. Simão, realiza-se neste fim de semana, dias 19, 20 e 21 de Junho, na Praça da República em Nisa, o Festival Jovem, iniciativa de grande animação, com bailes, concertos musicais, toprneio de matraquilhos humanos, aula de zumba, caminhada e um concurso do rafeiro do Alentejo.

O Festival Jovem tem o apoio da Câmara Municipal e da Associação de Criadores do Rafeiro do Alentejo.

SOUSEL: Desfile de Marchas Populares


BORBA: Comemorações dos 350 anos da Batalha de Montes Claros


MONTEMOR-O-NOVO: Festival Jovem "Contra-Corrente"

Realiza-se este fim de semana, de 19 a 21 de Junho de 2015, o Festival Jovem "Contra Corrente", numa organização da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras e Raiz.
Esta é a segunda edição deste festival, que tem lugar no Jardim da Estação, em Montemor-o-Novo. Os três dias de festival, dedicados à música e ao convívio, contam com a presença de bandas de diferentes estilos musicais e atividades que prometem trazer vivacidade e animação à cidade.
O primeiro dia de festival é já esta sexta-feira, dia 19, e tem início pelas 14h30, com inaugurações de exposições e a apresentação do Xpark,  às 16h00.
A partir das 17h30 começa a animação com o grupo "Poema A'corda"cuja fúria da palavra e a raiva das cordas da guitarra estão em perfeita sintonia.
Para iniciar a primeira noite do festival em grande, pelas 21h00, sobem ao palco os NOTE, uma banda montemorense constituída por cinco elementos, que conquistou em 2014, o 1.º Lugar no Concurso de Bandas Juvenis. A noite continua ao som de Led 'On, cuja principal inspiração são os Led Zeppelin, caso para dizer Rock'n Roll!! Para finalizar o primeiro dia de festival, atua NBC, cujos vibes do groove, a energia do punk, a irreverência do rock e a profundidade do soul, valeram clássicos com Regula e  Sam the Kid.
O segundo dia do festival é sábado, 20 de Junho, e arranca logo às 9h00 com uma Cãominhada, onde os fiéis amigos de quatro patas da Associação Patolas e Patinhas terão todo o protagonismo. Também incluído no programa matinal de sábado do festival está o Crossfit, dinamizado pelo ginásio Up&Go, que tem início às 10h30. Já da parte da tarde, pelas 16h00, teremos um sunset "Picnic Contra Corrente", com os djs Himan, Lawrence, João Soares e Ivan Aldeias. Para começar a noite de forma animada, pelas 21h00, a divertida e irreverente banda lavrense Peña Kalimotxo, vai espalhar a sua energia contagiante. De seguida (22h00) Caruma, uma das novas promessas da música portuguesa, espalha como trunfos excelentes vozes, incentivar letras e bom gosto musical. Para terminar da melhor forma, sobem ao palco pelas 24h00 os Pura Mob Keys, grupo constituído por músicos, djs, cantores, produtores e bailarinos da comunidade jovem Montemorense.
O último dia de festival realiza-se domingo, 21 de Junho, e tem como primeira atividade do dia o passeio de BTT  (9h30), seguido de uma aula de Zumba dinamizada pelo ginásio LUBE  (10h00). A partir das 16h00  atua a Banda Ensemble e, pelas 17h00, a banda Musiclass. O grupo The Groove, que alcançou o 2.º lugar no concurso de bandas 2014, não podia ficar de fora, e marca lugar pelas 18h00, no palco do Festival.
Este vai com certeza ser um festival dinâmico onde a música, teatro, fotografia, dança e desportos radicais vão contagiar com bom ambiente e diversão!
A entrada é livre.
Junta-te ao Contra Corrente!

terça-feira, 16 de junho de 2015

ÉVORA: First Challenge Mecatrónica

Nos dias 16 e 17 de Junho, nas instalações do Serviço de Formação Profissional de Évora,  irá decorrer o First Challenge Mecatrónica, numa organização conjunta entre o Centro de Emprego e Formação Profissional de Évora do IEFP, I.P. e a FESTO, líder mundial de equipamentos didáticos na área da mecatrónica.
Para além do Challenge, onde estarão em competição 8 equipas de todo o país, o evento compreende:
Assinatura de um protocolo entre o IEFP, I.P. e a FESTO, dia 16, pelas 17h00, com a presença do Sr. Presidente do Conselho Diretivo do IEFP;

Fórum sobre Mecatrónica, dia 17, entre as 17h00 e as 20h00, com a presença de vários responsáveis de indústrias, universidades, etc;

IDANHA-A-NOVA: Torneio Ibérico de Futebol de 7

Data: 19, 20, 21 e 26, 27 e 28 de Junho
Local: Idanha-a-Nova e Termas de Monfortinho
O 6º Torneio Ibérico de Futebol de 7 já tem datas oficiais e é mais uma vez organizado pela Associação Desportiva de Idanha-a-Nova (ADIN) em parceria com a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.
O evento volta a promover competições para os escalões de Traquinas, Benjamins e Infantis, no mês de junho, com a participação de equipas da região, nacionais e espanholas.
Está confirmada a participação de escolas de futebol do SL Benfica, Sporting CP e Belenenses.
A competição de Traquinas vai disputar-se nos dias 19, 20 e 21 de junho, no Estádio Municipal de Idanha-a-Nova, enquanto os Benjamins e Infantis entram em campo nos dias 26, 27 e 28 de junho.

Cerca de 30 equipas vão competir no segundo fim de semana, o que levará à distribuição dos jogos iniciais por vários complexos desportivos, na vila de Idanha-a-Nova e em Termas de Monfortinho.

ELVAS: Câmara leva residentes à praia

A Câmara Municipal de Elvas, tal como nos anos anteriores, leva os residentes no concelho à praia da Comporta, no Litoral Alentejano, nos meses de julho e agosto.
No âmbito deste programa social, na linha do que vem realizando em anos anteriores, o objetivo é proporcionar viagens de ida-e-volta às famílias do concelho, sem quaisquer encargos.
No mês de julho as viagens são nas quintas-feiras, a partir de dia 2, sendo que no mês de agosto as viagens são duas vezes por semana, às quintas e sextas-feiras, até dia 28 de agosto.
O trajeto é feito em autocarro da Câmara Municipal de Elvas, com as partidas a acontecerem às sete da manhã e o regresso tem saída da Comporta às seis da tarde.
Os interessados em participar nestas viagens à praia devem fazer a sua inscrição na Câmara Municipal, seção Sócio Educativa, entre as 9 e as 16 horas, e nas Juntas de Freguesia do concelho.

BAIXA DA BANHEIRA: BB Blues Fest

É já entre 18 a 21 de Junho que o Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, vai transformar-se na “Catedral do Blues”, com a quinta edição do BB Blues Fest.
Promovido, uma vez mais, pela Associação BB Blues Portugal, Câmara Municipal da Moita e União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, este festival continua a afirmar-se pela qualidade, levando ao palco “BB King” (auditório), nos dias 19 e 20, nomes como Alvon Johnson (USA), Slam Allen (USA), Gaby Jogeix (ESP), e 24 Pesos (UK), numa verdadeira celebração do espírito do Blues.
No dia 18, no Café-Concerto, o espetáculo de abertura deste Festival fica por conta de Minnemann Blues Band (DEU/PT). A anteceder os concertos no Palco “BB King”, Fast Eddie Nelson & Harpin Joe Jammer (PT) e Paulo Brissos & João Luz (PT) vão estar no Café-Concerto, pelas 21:30h, respetivamente nos dias 19 e 20 de junho.
No último dia, 21 de junho, o IV BB Blues Fest troca o Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, pelo relvado do Parque José Afonso, com o Blues Pic-Nic, a partir das 15:00h. Fireblue – Blues Band (PT), The Fried Fanecas (PT), Alunos de Catarina dos Santos (PT) e Blues Caravan são as bandas que preenchem esta tarde de Blues.
Nos dias 18 e 21, a entrada é gratuita, nos dias 19 e 20, o preço dos bilhetes é de 6,09 euros cada dia ou de 9,12 euros para os dois dias. Para grupos, na compra de cinco bilhetes do mesmo tipo, oferta do sexto bilhete. Os bilhetes estão já disponíveis na bilheteira do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira. Acompanhe o IV BB Blues Fest em www.bbbluesfest.com.pt, www.facebook.com/bbbluesfest e www.facebook.com/cmmoita.

domingo, 14 de junho de 2015

MONTALVÃO (Nisa): 1º Encontro de Coros Ibéricos


VILA VIÇOSA: 1ª Feira Renascentista


Vila Viçosa recebe nos dias 26,27 e 28 de Junho de 2015 a I Feira renascentista de Vila Viçosa, no Terreiro do Paço. Como é sobejamente conhecido, Vila Viçosa conserva um importante património detentor de elevados padrões de autenticidade e de excepcionalidade, tratando-se, pois, de uma vila de insuspeitados valores renascentistas, cujas marcas são visíveis na construção deste espaço e que se encontram na base da fundamentação do corrente processo de candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial da UNESCO.

Visite-nos e aproveite em permanência no recinto da Feira.