sexta-feira, 31 de julho de 2015

URRA (Portalegre): Grandiosos Festejos em honra de S. Tiago


CANO (Sousel): Escola de Acordeões




NISA: Presidente da Câmara reúne com presidente da Diputación de Cáceres


Em causa a construção da ponte sobre o rio Sever
A Presidente da Câmara Municipal de Nisa, Idalina Trindade, recebeu, no passado dia 28 de julho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho a recém-eleita Presidente da Diputación de Caceres, Rosario Cordero, tendo como objetivo primordial o reatamento de conversações institucionais. O principal ponto da agenda da Presidente do Município de Nisa incidiu sobre o projecto de construção da ponte sobre o rio Sever, que ligará Montalvão a Cedillo, separadas por escassos quilómetros, considerada como fundamental para o desenvolvimento integrado da zona raiana. Recorde-se que este projeto mereceu desde o inico do mandato da Presidente da Câmara de Nisa especial atenção tendo desencadeado diversos contatos com o Governo de Espanha tendentes a ultrapassar uma questão problemática que tem resultado num impasse e que urge resolver. Atualmente a ligação entre Montalvão (concelho de Nisa) e Cedillo (Provincia de Caceres) realiza-se através da barragem gerida pela Iberdrola, na qual apenas se pode circular aos sábados e domingos, estando os restantes dias da semana encerrada obrigando as populações a percorrer uma distância de cerca de cem quilómetros.

ALEGRETE (Portalegre): Festas da Senhora da Alegria



quinta-feira, 30 de julho de 2015

ALDEIA DA MATA (Crato): Festas de Verão em honra de S. Martinho


ERVEDAL (Avis) festas em honra de S. Barnabé

Os tradicionais festejos em Honra de São Barnabé, padroeiro da Freguesia de Ervedal, em Avis, vão ter lugar nos dias 7, 8 e 9 de agosto de 2015.
A programação definida para as Festas, organizadas pela Freguesia de Ervedal, assegura uma oferta diversificada, onde se inclui, para além das cerimónias litúrgicas, um conjunto de atividades lúdicas, culturais e desportivas que irão contar com o apoio do Município de Avis.
As festividades, realizadas na Casa do Povo de Ervedal, terão início, às 20h00 de sexta-feira, com a abertura da quermesse e a realização de um Baile com o Agrupamento Musical HOBBY.
O ritual festivo prossegue, na manhã de sábado, com um Torneio de Malha, no Campo da Feira, seguindo-se, já tarde dentro, o Encontro de Grupos de Cantares e a apresentação da Tuna do Lar de N. Senhora das Neves, de Manique, e do Grupo de Cantares de Ervedal.
Pelas 18h00, a Casa do Povo de Ervedal, contando com o apoio das Freguesias de Ervedal e de Figueira e Barros e do Centro Cultural de Figueira e Barros e a colaboração técnica da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre, leva a efeito a 2.ª Estafeta e Caminhada Interfreguesias, uma prova de atletismo, caminhada, corrida e estafeta que ligará as Freguesias de Ervedal e de Figueira e Barros, na distância de 5600 metros, por estafetas, destinada a atletas federados ou não, dos escalões de Benjamins, Infantis, Iniciados, Juvenis, Juniores, Seniores e Veteranos.
Nesse dia o arraial popular voltará a abrir, às 20h00, e, no Cartaz, em lugar de destaque, estará o cantor português de música ligeira, Jorge Guerreiro, para interpretar Bará Bará Bêrê Bêrê e outros temas dos seus trabalhos discográficos. O Baile, protagonizado pela Banda Karma, encerra a noite de festa.
No domingo, pelas 12h00, será celebrada a "Eucaristia pelos ervedalenses e seus defuntos", na Igreja da Freguesia e, às 21h00, a anteceder o encerramento dos festejos, terá lugar a Procissão em Honra de S. Barnabé.
No âmbito da Programação das Festas em Honra de S. Barnabé, a Casa do Povo de Ervedal leva a efeito, no próximo dia 8 de agosto, um Torneio de Malha.
A disputa, contando com o apoio do Município de Avis, da Freguesia de Ervedal e do Centro Cultural de Figueira e Barros, irá ter lugar, a partir das 09h00, no Campo da Feira, local escolhido para o desenrolar desta jornada de convívio e de promoção da modalidade que recebe inscrições no local.
À competição seguir-se-á a entrega de medalhões às 3 primeiras equipas classificadas, ali mesmo, no local do desafio.

Inscreva-se. Participe!

ALTER DO CHÃO: Festas de Verão


quarta-feira, 29 de julho de 2015

MORA: Festas da Malarranha 2015


ALEGRETE: Projecto solidário para tornar Freguesia mais limpa


MONSARAZ: Exposição "O Cante Alentejano e as suas gentes"


Bombos de Nisa no MegaConcerto em Gáfete


BELVER (Gavião): Festas das Santas Relíquias


PORTALEGRE: GNR detém indivíduo suspeito de vários furtos

O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Portalegre, em cooperação com os vários Postos Territoriais do Distrito, sob a coordenação da Secção de Informações e Investigação Criminal do Comando Territorial de Portalegre, identificou um indivíduo de 27 anos de idade responsável por mais de duas dezenas de furtos e roubos ocorridos na região nos últimos 2 meses.
As investigações levadas a cabo permitiram a emissão de mandados de detenção fora de flagrante delito para interrogatório judicial. A prova reunida nas diversas investigações foi suficiente para que ao indivíduo lhe fosse aplicada a medida de coação mais pesada, ficando a aguardar os termos dos vários processos em prisão preventiva.
O indivíduo é suspeito da prática de vários furtos em residência, quase todos eles qualificados em função do valor dos objetos que conseguia subtrair. Ficou também provado que o indivíduo furtou pelo menos dois veículos na região. Graças à cooperação policial com as entidades espanholas foi ainda possível identificar o indivíduo como autor de um crime de roubo de viatura praticado em Espanha (usualmente chamado carjacking).
Alguns dos objetos furtados foram recuperados, nomeadamente várias peças de ouro, material desportivo, munições e as viaturas. As investigações em curso permitirão apurar o destino de dezenas de outros objetos de modo a que possam ser devolvidas aos seus legítimos proprietários.

Com esta ação foi possível terminar com a atividade criminosa de um indivíduo que, atuando de forma isolada, contribuía para o surgimento de um clima de insegurança na tradicionalmente pacata região de Portalegre.

CRATO: Fado nas Freguesias na sede da ARPIC


terça-feira, 28 de julho de 2015

NISA: Apresentação de livro de Cristina Mira Luís


VIANA DO ALENTEJO: Exposição homenageia o Cante Alentejano


No passado dia 18 de julho, foi é inaugurada no Castelo de Viana do Alentejo, uma exposição fotográfica sobre os grupos de cante alentejano do Concelho de Viana do Alentejo, da responsabilidade do Município local. A exposição estará patente ao publico até 4 de Outubro.

ALVITO: Noites do Castelo com espectáculo de teatro


Ministro da Economia inaugurou Galeria Valdemar na Aldeia Mineira do Lousal

António Pires de Lima presidiu no próximo dia 27 de julho à cerimónia de inauguração da Galeria Valdemar.
Com um investimento total de cerca de 366 mil euros o projeto de recuperação e musealização da antiga galeria subterrânea no Lousal implementado pela EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro e a Fundação Frédéric Velge ficou concluído recentemente, juntando-se ao conjunto de intervenções levado a cabo ao longo dos anos pela Câmara Municipal de Grândola e pela Sapec, com vista à reabilitação desta aldeia mineira, que constitui um importante Pólo de desenvolvimento turístico do nosso concelho e da Região.
O Museu Mineiro e o Centro Ciência Viva que assinalou o 5.º aniversário este mês e a Albergaria Santa Bárbara dos Mineiros constituem exemplos de sucesso deste plano de recuperação e que já valeram ao Município de Grândola o Prémio Geoconservação, em 2013, e mais recentemente, em janeiro, a distinção do projeto Relousal – Aldeia Mineira do Lousal com o estatuto EN+ - Iniciativa de Elevado Potencial de Empreendedorismo Social.

ALANDROAL: Prova de Triatlo


Mulheres doaram sangue em São Salvador da Aramenha




A Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – deslocou-se ao Concelho de Marvão, no âmbito de mais uma brigada. Mais precisamente estivemos junto ao Rio Sever, em São Salvador da Aramenha. Compareceram, no salão da Junta de Freguesia, 19 pessoas, 13 das quais mulheres (68,4%). Seis dos presentes saíram sem a picadinha no sangradouro, por razões clínicas.
Entrou para a grande família dos dadores de sangue uma jovem. E o Registo Nacional de Dadores Voluntários de Células de Medula Óssea passou a contar com mais uma inscrição.
O almoço convívio, apoiado pela Junta de Freguesia de São Salvador da Aramenha, foi servido nas instalações do Lar desta povoação.
O Presidente da ADBSP mostrou estranheza dos homens não terem estado em maior número. Aliás: São Salvador da Aramenha costumava estar sempre à frente, em termos de dadores mobilizados, nas brigadas no Distrito. António Eustáquio apela para que na próxima dádiva, já em 2016, mais gente compareça a estender o braço nesta Freguesia.
Um de Agosto em Fronteira
Em Agosto a ADBSP promoverá dádivas em: Fronteira, no Centro de Saúde,no dia um; Alter do Chão, nos Bombeiros, no sábado 08; Alpalhão, no Grupo Ciclo Alpalhoense, dia 29.
Num destes sábados, e da parte da manhã, desejamos ter connosco muita gente solidária!
JR

domingo, 26 de julho de 2015

VILA NOVA DA BARONIA (Alvito): Exposição de fotografia de João Sousa


BARRANCOS: Dia do Bombeiros assinalado com Teatro de Revista


MONTALVÃO (Nisa): Noite de Fados no pátio da Casa do Povo


MARVÃO: Exposição de fotografia "Alentejo Alto"


IDANHA-A-NOVA: XIX Feira Raiana e Fórum Rural



A inauguração oficial da XIX Feira Raiana e a apresentação do Fórum de Inovação Rural,  vão decorrer no próximo dia 29 de Julho, pelas 16h00, no Auditório da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova.
A Feira Raiana é organizada conjuntamente pelos Municipios de Idanha-a-Nova e Moraleja (província de Cáceres), territórios de grande atividade agrícola e agro-alimentar, com fortes tradições taurinas, regadios muito significativos, património natural e histórico-cultural. Este certame proporciona oportunidades para ambos os lados da fronteira, estreitando relações económicas, sociais e culturais, contribuindo para a promoção e divulgação das mais-valias destas regiões raianas e luso-castelhanas.
A cada edição, a Feira Raiana atrai largos milhares de visitantes, empresários e turistas, sendo reconhecida com uma das mais importantes e emblemáticas de todo o Interior de Portugal e Espanha.
Este evento promove atividades ligadas ao Mundo Rural e enfatiza a importância estratégica dos produtos regionais de qualidade, em municípios que têm sido percursores e inovadores em estratégias e políticas de desenvolvimento rural sustentável. No programa da edição 2015, destacamos a apresentação do Fórum Inovação Rural, iniciativa internacional que ao longo de 3 dias vai debater e premiar as melhores práticas de inovação rural.

sexta-feira, 24 de julho de 2015

BORBA: 6º Convívio piscatório do Sport Clube Borbense


PEDRÓGÃO DO ALENTEJO (Vidigueira): Festival Sabores do Rio

PROGRAMA
24 julho (sexta-feira)
20h30 - Abertura do Festival
Inauguração: stands e tasquinhas - exposição de fotografias- “o rio de antigamente” no jardim
21h00- Os jovens e o cante alentejano: Os Moços da Aldêa e os Mainantes das Pias
22h30 - Atuação de “As Vozes d'Alqueva”
00h00 - Baile com Los Pataratas”
25 julho (sábado)
6h30 - Concurso de pesca desportiva na pista de pesca, Barragem de Pedrógão
*para mais informações, consultar cartaz da prova
07h30 - Caminhada ao rio - Inscrições: Junta de Freguesia ou 284 455 044
10h30 - Reabertura stands e tasquinhas
12h30 - Grande caldeirada com Os Amigos Vvilafradenses”
INSCRIÇÕES: Junta de Freguesia ou 284 455 044
As inscrições terminam a 23 de Julho
17h30 - Entrega dos prémios do concurso de pesca desportiva
20h00 - Apreciar a dança com o grupo Viz-a-Viz”, de São Teotónio (Odemira)
21h00 - Atuação de Francisco Monteiro, o acordeonista que se destacou no programa Got Talent Portugal
22h00 - Baile com Sons do Sul”
01h00 dj Xinha
 26 julho (domingo)
10h00 - Recriar a faina do rio como outrora (participação de crianças e jovens)
10h30 - Reabertura stands e tasquinhas
18h00 - Confronto de lavadeiras e lançamento da rede
21h00 - Em tom de fado com Carlos Filipe e Ana Tareco acompanhados à guitarra portuguesa por
João Núncio e à viola por Carlos Silva
22h30 - Baile com Fábio Lagarto

ALANDROAL: Espectáculo de Revista à Portuguesa


MONSARAZ: Festa do Cante nas Terras do Grande Lago



BORBA: Convívio entre Avós e Netos no Jardim Municipal


SEDA (Alter do Chão): Festas de Verão


ALANDROAL: Festas em Faleiros


ESTREMOZ: Espetáculo comemorativo dos 10 anos da contemporaneus

No próximo dia 25 de julho, pelas 21h30, no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, irá decorrer o espetáculo “Contemporaneus 10 anos”.
A 15 de junho de 2005 nascia em Évora a Contemporaneus, associação para a promoção da arte contemporânea. Essa data marca o início de um percurso de 10 anos de trabalho na promoção da música e do músico contemporâneo. Para assinalar esta data os solistas do Ensemble Contemporaneus apresentarão, em recital, obras de compositores que ao longo destes 10 anos levaram aos palcos portugueses, de Mozart a Fernando Lopes Graça.

Esta iniciativa é uma organização da Contemporaneus com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz, sendo o preço dos bilhetes de 8€ por adulto e 6€ para menores de 12 anos e maiores de 65 anos.

Incentivos Municipais na Área de Reabilitação Urbana de Sardoal

A regeneração urbana e consequentes melhorias na qualidade de vida e no crescimento socioeconómico são questões que o Município Sardoalense assume como importantes pilares estratégicos no desenvolvimento do Concelho.
Com base nestes pressupostos e no âmbito da Área de Reabilitação Urbana (ARU), a Câmara Municipal de Sardoal aprovou, em 24 de junho, a isenção do pagamento de vistorias em processos que envolvam ‘ações de reabilitação’ urbana. A medida foi, igualmente, aprovada pela Assembleia Municipal, em sessão de 30 de junho.
Esta proposta foi apresentada tendo em conta que as vistorias (duas) se assumem como procedimentos obrigatórios na verificação e confirmação do estado de conservação do imóvel, para efeitos de acesso a benefícios fiscais no âmbito da ARU.

Mais informações sobre esta medida podem ser consultadas em www.cm-sardoal.pt ou junto dos Serviços de Operações Urbanísticas do Município de Sardoal. 

quinta-feira, 23 de julho de 2015

ALAGOA (Portalegre): Festas em honra de S. Miguel


Évora "ganha" Pista de Atletismo e Campo de Rugby

O antigo hipódromo de Évora vai ser transformado em complexo desportivo, com uma pista de atletismo e um campo de râguebi, fruto de um investimento de 1,5 milhões de euros e de uma grande colaboração da Câmara Municipal de Évora.
O projeto é promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e a sua construção foi lançada recentemente, numa cerimónia que contou com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal de Évora, Élia Mira, do vereador João Rodrigues, e do secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro.
O projeto, da responsabilidade dos serviços técnicos da edilidade, prevê uma pista de atletismo com seis corredores de 400 metros, fosso de água, duas pistas para o salto com vara e salto em altura e um setor para a disciplina de lançamentos.
No espaço, que tem uma área total de cerca de 54.500 metros quadrados, vai ser instalado um campo de râguebi com relva sintética e dimensões que satisfazem os requisitos técnicos estabelecidos pela Federação Internacional de Râguebi.
O projeto inclui a construção de um edifício de apoio, com balneários para atletas e árbitros, um dos quais preparado para pessoas com mobilidade reduzida, posto médico, arrecadação de material desportivo, instalações sanitárias, sala de acolhimento e áreas técnicas.
A melhoria da envolvente da futura infraestrutura desportiva, a criação de percursos de manutenção e a construção de uma vedação e de um parque de estacionamento são outras das intervenções previstas.
No final da cerimónia, e em declarações aos jornalistas, a vice-presidente da Câmara Municipal de Évora, Élia Mira, manifestou a total disponibilidade da autarquia em gerir este espaço. “Queremos que, independentemente da prevalência dos jogadores de rugby ou dos praticantes de atletismo, este equipamento esteja aberto a todos, fomentando a prática desportiva de lazer e de convívio”.

“Acreditamos que com uma gestão municipal será possível conciliar os interesses da Associação de Atletismo de Évora e do Clube de Rugby de Évora e, simultaneamente, permitir o total usufruto deste espaço por parte da população”.

Comunidade Sefardita de Jerusalém atribui Medalha a Carolino Tapadejo

O Conselho da Comunidade Sefardita de Jerusalém decidiu atribuir a Carolino Tapadejo a Medalha comemorativa d’As Quatro Sinagogas Sefarditas no Bairro Judeu da Cidade Velha de Jerusalém.
O Conselho pretende, deste modo, homenagear este castelo-vidense pelo infatigável trabalho que tem feito para promover a investigação e divulgação do património histórico-cultural judaico e converso de Portugal em geral e, em particular, de Castelo de Vide, sua terra natal.
A Medalha será entregue num acto público, ao qual conta com a presença de personalidades, como o Dr. Abraham Haim, presidente da Comunidade Sefardita de Jerusalém.
Carolino Tapadejo tem recebido convites para um vasto número de conferências, abordando temas relacionados com a História de Castelo de Vide, Turismo Cultural e Problemas Sociais. As suas intervenções não se restringem ao território nacional, mas também a Espanha, Grécia, Itália, França, Inglaterra, Bélgica, Alemanha, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Canadá, Brasil e Israel.
Tem vindo a participar também em inúmeros programas de rádio e televisão e, como agente cultural, assinou vários trabalhos para revistas nacionais e internacionais.
Recebeu várias distinções, outorgadas em Portugal e no estrangeiro. Destacam-se as seguintes: Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, (1985); Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, (1990); Prémio Nacional (QUERCUS) da Conservação da Natureza, (1996).
Em 2001, a convite do Padre Dr. Vítor Melícias, assume o cargo de Delegado para as Relações Internacionais de União das Misericórdias Portuguesas e em 2006 foi convidado para implementar e coordenar a TURICÓRDIA – Rede de Turismo Social da União das Misericórdias Portuguesas. Entre 1980 e 1989 assumiu o cargo de presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide.
O ano passado viajou para Israel a convite de um grupo de personalidades israelitas para proferir uma Conferência e várias Palestras, onde foi objeto de diversas homenagens pelo trabalho que tem vindo a desenvolver em prol da cultura judaica de Portugal e, especialmente, de Castelo de Vide.
A Câmara Municipal de Castelo de Vide associa-se a este acto público que irá decorrer no próximo dia 9 de agosto, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na medida em que reconhece a dedicação, disponibilidade e o interesse que Carolino Tapadejo tem desenvolvido ao longo dos anos em prol da utilização e divulgação da cultura e herança judaica sefardita.
Castelo de Vide 22 de julho 2015

ALPALHÃO (Nisa): Exposição de pintura e bordado


PORTALEGRE: Festa do Folclore


BORBA: Passeio Nocturno BTT


MARVÃO: Jornadas Transfronteiriças Boda Régia

As Jornadas Transfronteiriças Boda Regia que se realizam este ano de 31 de Julho a 2 de Agosto em Valência de Alcântara, são apresentadas no próximo sábado na Portagem.
A ocasião serve também para que o Alcalde de Valência de Alcântara e o Presidente da Câmara Municipal de Marvão ratifiquem o Acordo de Colaboração entre ambos os municípios.
Para além disso, pelas 20 horas o programa na Portagem prevê música, bailes e Mostra de Bordados: pelas 23:30 horas será projectado o trabalho audiovisual "X Años de la Boda Regia" seguindo-se (à meia noite) a representação teatral "Noite das Meigas".

Estas actividades realizadas em Marvão fazem parte de uma experiência turística no âmbito do Programa do Festival Internacional de Música Clássica.