quinta-feira, 29 de outubro de 2015

PORTALEGRE: Comédia teatral "Sílvia" no CAEP

Gonçalo e Catarina entraram numa fase nova das suas vidas. Os filhos foram para a universidade e o casal mudou-se para Lisboa. Mas Gonçalo não está feliz. Odeia o seu trabalho e precisa de algo mais na sua vida. Até ao dia em que encontra Sílvia.
Sílvia é jovem, linda, divertida, e sente um amor à primeira vista por Gonçalo. A ligação entre os dois é tão forte que Gonçalo decide levar Sílvia para casa, o que não agrada de todo Catarina.
É que Sílvia deixa pelo no sofá. Bebe água da sanita. É inconveniente para as visitas.
E ladra…
“Sílvia” é uma comédia onde o humor e a ternura se misturam, tornando o desenrolar da história apaixonante para quem a vê.
Local : Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre
Contacto : 245 307 498

Teatro | Grande Auditório | 12 € Plateia, 10€ Balcão. Associados Montepio 20% desconto | M/12 anos.

ÉVORA: Concerto evocativo de Adriano Correia de Oliveira

14 de Novembro – 21,30h
Localização: Teatro Garcia de Resende (Pç. Joaquim António d’Aguiar)
​Participação: Zeca Medeiros, Filipa Pais, Francisco Fanhais, Paulo Ribeiro, João Afonso e João Domingos
Músicos: Manuel Alegre Portugal (guitarra de Coimbra), Jorge A. Silva (piano e direção musical), Rogério Cardoso Pires (guitarra clássica e baixo elétrico), Gil Alves (flauta e precursão) e Rui Nuno (ator).
O tributo a Adriano Correia de Oliveira é um espetáculo de música e poesia com o qual se pretende dar uma visão geral da vida e obra deste cantor e a sua importante influência no virar de página do panorama cultural português. Será evocado o percurso musical que vai dos tempos de Coimbra aos poemas de Manuel da Fonseca, passando pelos tradicionais portugueses e pelas canções musicadas por José Niza. Além dos temas de Adriano Correia de Oliveira, serão interpretados temas originais, da responsabilidade de cada um dos Artistas participantes. Um espetáculo único de homenagem e agradecimento a um Homem bom!
(Duração: 80 min. | M/3)

FINA e FIJUNA realizaram o 1º ensaio em Ponte de Sor




A FBFDP – Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre realizou o primeiro ensaio das suas duas bandas/orquestras juvenis na manhã do passado dia 25 de outubro, domingo, em Ponte de Sor. O mesmo ocorreu em duas salas da Escola Secundária de Ponte de Sor, com excelentes instalações e foi da responsabilidade da Orquestra da Câmara Municipal de Ponte de Sor. Tratou-se do arranque do ano letivo 2015/16 sendo que a FINA iniciou o seu 3º ano de trabalho e a FIJUNA reapareceu após vários meses de inatividade. A Filarmónica Juvenil integrou muitos elementos oriundos das duas anteriores FINA e alguns músicos mais velhos (até aos 25 anos), que já participaram em anteriores projetos.
Em virtude de terem ocorrido alguns eventos religiosos no distrito e por se tratar do início dos projetos, a máquina ainda não está devidamente oleada tendo faltado algumas filiadas. A questão dos transportes também não facilita a vida das orquestras visto que alguns municípios estão intransigentes nos apoios. Realçamos o bom exemplo da Banda de Alegrete, que estabeleceu um contrato com uma empresa privada de transportes para fazer deslocar os seus (muitos) elementos jovens a todos os ensaios ao longo do ano. Assim sendo, a FINA contou com a presença de 68 jovens e a FIJUNA com 44, tendo estado presentes 130 pessoas.
Desta feita não marcaram presença as filiadas de Nisa, Póvoa e Meadas e Castelo de Vide mas já estarão disponíveis para comparecerem no próximo ensaio a realizar no Crato a 29 de novembro, onde se espera virem a comparecer cerca de 200 jovens músicos. As filiadas de Elvas e Gavião ainda não se inscreveram apesar de terem manifestado interesse em aderir aos projetos.

A Federação de Bandas agradece o empenho dos elementos de Ponte de Sor, que patentearam uma excelente organização e todo o apoio do município local. Não podemos deixar de salientar o esforço das 10 filiadas presentes e o apoio de vários municípios e freguesias na cedência de transportes.

Magusto Convívio do Moto Clube de Marvão


MONTEMOR-O-NOVO: Ciclo de Outono - Programação Cultural


Concerto pela Banda de Póvoa e Meadas no Centro Cultural de Gáfete


quarta-feira, 28 de outubro de 2015

ARRAIOLOS: Filho de peixe sabe ler - Promoção da leitura


ELVAS: Exposição "A Divindade Contemporânea"


MORA: Teatro de Revista na Casa da Cultura


SOUSEL: Rota das Igrejas de Sousel


CASTELO DE VIDE: Apresentação do livro de Manuel Maneira



ÉVORA: António Murteira apresenta "Canto Marginal"

No dia 31 de Outubro (sábado) pelas 16 horas, será apresentado o novo livro de António Murteira intitulado "Canto Marginal"
Localização:Teatro Garcia de Resende (Pç. Joaquim António d’Aguiar)
​"O livro está organizado em quatro episódios, ficcionados a partir de acontecimentos ocorridos na cidade de Évora e no Alentejo, os quais, através do narrador e dos personagens, espelham algumas das mais prementes interrogações e sentimentos dos humanos no mundo contemporâneo: A estória de Violante e Pedro Páramo; Canto Matinal; Conversa numa esplanada do Cairo; A última carta de amor.
Os personagens de Canto Matinal - Violante, Pedro Páramo, João Rufino, o Velho, o Magricela, Ibn al Ândaluz, maria L., Hânelá e, até, Jonas, o cão - apreendem e evidenciam o essencial: em cada época histórica, os desafios são sempre novos e complexos. E os sonhos também."
António Murteira
Apresentação: Luís Varela - Encenador
António Murteira: Autor
Participação: Carlos Pinto Sá - Presidente da Câmara Municipal de Évora
Fernando Mão de Ferro: Editor
Piano: Dinis Mendes
Leitura: Margarida Guerreiro, José Lourido, António Murteira

terça-feira, 27 de outubro de 2015

MONTEMOR-O-NOVO: Produção de Cogumelos


ARRONCHES: Lançamento do livro "Autarquias e Escolas em Meio Rural"


MONTE CLARO (Nisa): Passeio Pedestre e Magusto


Sábado Vivo em Castelo de Vide


PORTALEGRE: "No fio da navalha" patente na Galeria de S. Sebastião até 30 de novembro



Portalegre acolhe, a terceira edição da Exposição Nacional de Artes Plásticas e Saúde Mental, subordinada ao título "No fio da Navalha", patente na Galeria de S. Sebastião até 30 de novembro.

Promover a Saúde Mental, combater o estigma e a descriminação de que, infelizmente e nos dias de hoje, muitas pessoas com doença mental ainda são vítimas e contribuir para a reabilitação psicossocial desses mesmos doentes é uma "tarefa" que merece e que exige, sem qualquer dúvida, o esforço, o trabalho e o empenho de todos e que incumbe a toda a sociedade.

Abre dia 30 de Outubro a Mostra Gastronómica do Concelho de Arraiolos.

A Mostra Gastronómica, a Feira do Tapete e o Festival da Empada trazem os nossos sabores e saberes, ao Arraiolos Multiusos, até dia 8 de novembro.
Este certame promovido pela Câmara Municipal inserem-se na ação municipal de divulgação e promoção das potencialidades do concelho e representa um momento importante para quem deseja conhecer mais da arte e do saber, que a história trouxe até aos nossos dias.
A cozinha Arraiolense refletindo o “tempo” do ciclo das culturas, tal como a tradicionalidade do artesanato que o “Tapete de Arraiolos” tão bem representa, são exemplos claros do mundo imenso da nossa tradição.
Na nossa gastronomia encontramos também os enchidos e os vinhos, os queijos e o mel, a empada e o pastel de toucinho, os doces conventuais e os licores, numa mistura de sabores vindos de tempos imemoráveis que chegaram aos nossos dias e cuja produção urge potenciar, a par de outros produtos endógenos, no concelho e na Região do Alentejo.

O programa que integra a gastronomia, o festival da empada e o artesanato mais representativo de Arraiolos – O Tapete de Arraiolos -, bem como um conjunto de produtos locais ligados à terra e ao sector do turismo, tem ainda uma componente de animação cultural, exposições e espetáculos.

Outubro é o Mês da Fotografia em Vendas Novas

4.º Encontro de Fotografia "Modos de Ver - Natureza"
Seis fotógrafos nacionais de renome participam na iniciativa
Horário: Dia 31 de outubro, pelas 14h00
Localização: Auditório Municipal de Vendas Novas
​​Com a participação de alguns dos melhores fotógrafos de natureza do nosso país: Artur Pêgas; Daniel Pinheiro; João Cosme; Nuno Cabrita; Ricardo Lourenço e Rui Bernardo.​
Iniciativa inclui entrega de prémios do Concurso de Fotografia "Cidade Con'vida".

FRONTEIRA: 24 Horas de TT já tem programa

Programa provisório das 24 horas TT Vila de Fronteira 2015
6 de Novembro
Fecho das inscrições a preço reduzido
13 de Novembro
Fecho definitivo das inscrições
18 de Novembro
Publicação da Lista de Inscritos
25 de Novembro
Encerramento do Secretariado no Prior Velho
Dia 28 de Novembro (quinta-feira) 15h00 / 23h00 - Verificações administrativas e técnicas
12h00 / 17h00 - Reconhecimento do circuito com viaturas normais
Dia 29 de Novembro (sexta-feira)
10h00 / 12h00 - Treinos livres: 12h30 / 13h30 – Treinos livres e cronometrados para UTV / Buggy14h00 / 17h00 – Treinos cronometrados; 17h15 / 18h30 – Treinos livres 19h30 – Briefing
Dia 30 de Novembro (sábado)
9h00 / 12h00 – 3 Horas UTV / Buggy14h00 – Inicio das 24 Horas TT Vila de FronteiraDia 1 de Dezembro (domingo)14h00 – Final da 24 Horas TT Vila de Fronteira 15h00 – Cerimonia de pódio e distribuição de prémios
26 de Novembro (quinta-feira)
09h00 / 21h00 - Acreditação das equipas – Secretariado Avançado
14h30 - Abertura do Secretariado no local da prova
15h00 / 22h00 - Verificações administrativas
15h30 / 23h30 - Verificações técnicas
23h30 - Encerramento do Secretariado
27 de Novembro (sexta-feira)
09h00 - Abertura do Secretariado
09h30 - 1ª Reunião do Colégio de Comissários Desportivos
10h00 - Afixacção da Lista de Participantes
10h00 / 12h00 - Sessão de esclarecimento com o Director de Prova no Secretariado
10h00 / 12h00 - Treinos livres
14h00 / 17h00 – Treinos cronometrados
17h15 / 18h30 – Treinos livres
18h30 - Afixação da classificação dos Treinos cronometrados e Grelha de Partida
20h30 - Encerramento do Secretariado
28 de Novembro (sábado)
08h00 - Abertura do Secretariado
12h15 / 13h30 – Volta de formação da grelha das 24 Horas TT Vila de Fronteira
14h00 – Partido das 24 Horas TT Vila de Fronteira
29 de Novembro (domingo)
14h00 – Final da 24 Horas TT Vila de Fronteira
14h30 – Última reunião do Colégio de Comissários Desportivos
14h45 – Afixação dos resultados
15h15 – Cerimonia de pódio e distribuição de prémios
17h30 – Encerramento do Secretariado
Programa sujeito a alterações

Mostra de Produtos Regionais e Magusto em Alter do Chão

O S. Martinho está a chegar!
Venha participar em mais uma Mostra de Produtos Regionais e Artesanato no Mercado Municipal de Alter do Chão. Inscreva-se e dê a conhecer os seus produtos neste evento onde não irá faltar animação, castanhas e água pé!
Local : Mercado Municipal

Mais informações no Posto de Turismo de Alter do Chão ou através do 245 610004

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

MONFORTE: Reunião do Clube de Leitura


Apresentação do livro "Memória e Vida em Tempos de Abril


SANTIAGO DO ESCOURAL: 1ª Semana Gastronómica da Freguesia


ARRONCHES: Noite das Sopas no "Celeiro"


Elvas recebe o 9º Campeonato da Europa de Ginástica Aeróbica

Elvas acolhe, entre 2 e 8 de novembro, do 9º Campeonato da Europa de Ginástica Aeróbica, numa organização da Federação de Ginástica de Portugal e Câmara Municipal de Elvas.
Nesta competição, vão estar atletas de 23 países, que vão disputar as medalhas em individual (masculino e feminino), par, trio, grupo, step e dança, sendo esperados cerca de quatro centenas de atletas, equipas técnicas, acompanhantes, num total de cerca de seis centenas de pessoas.
Os bilhetes para esta prova já estão à venda, podendo ser adquiridos na bilheteira online, e com um custo diário de 5 euros, nos dias das qualificações (6 e 7 de novembro), e de 7,50 euros no dia da final (8 de novembro). Para além disso, existe a possibilidade de comprar uma entrada para os três dias da prova, pelo preço de 15 euros.
Para os filiados na Federação de Ginástica de Portugal e detentores do Cartão Família Mais, SmartJovem e Idade de Ouro, os bilhetes têm um desconto de 25% sob o valor de tabela, enquanto os portadores do cartão "Os Amigos da Ginástica" beneficiam de um desconto de 15%.
Nos dias do evento, os interessados podem ainda adquirir as suas entradas nas bilheteiras do Coliseu Comendador Rondão Almeida.

A prova começa com os treinos das diversas nações a concurso, entre os dias 2 e 5 de novembro, e entre 6 e 8 decorre a competição, em juniores e seniores.

Desfile literário em Estremoz com o tema “Ler é Fixe”

Irá decorrer no próximo dia 27 de outubro, pelas 18h00, no Claustro da Câmara Municipal de Estremoz um Desfile Literário, envolvendo a população e a comunidade escolar.
Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Em todo o mundo, este período é aproveitado para reforçar a visibilidade das bibliotecas escolares e a consciencialização acerca do seu valor nas aprendizagens, sendo o tema deste ano “Ler é fixe”.
O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabeleceu o dia 27 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar e, em Estremoz, pelo segundo ano consecutivo, as Bibliotecas Escolares e a Biblioteca Municipal uniram-se para realizar mais um Desfile Literário, para promover a leitura e os livros de uma forma lúdica, com a participação direta dos alunos.
Caso as condições meteorológicas não permitam que a atividade se desenvolva no Claustro, a mesma decorrerá na Escola Básica Sebastião da Gama.

Com entrada livre e aberto ao público em geral, endereçamos o convite a toda a comunidade para se juntar nesta celebração.

PONTE DE SOR: Workshop "Mamãs sem Dúvidas"


Alter do Chão comemora Dia da Freguesia


"Perspetiva" - A nova Publicação On Line do Alentejo

A Atualidade no Feminino
 A empresa “Perspetiva” recentemente criada e sediada em Elvas é um órgão de comunicação social que tem como instrumento de trabalho uma publicação on-line de cariz informativo.
 Nesta plataforma são disponibilizados conteúdos generalistas sempre pautados pelo rigor e atualidade da região Alentejo e Extremadura Espanhola.
A “Perspetiva” conta com a colaboração de duas profissionais na área da comunicação – Ana Martins e Sónia Rodrigues - com experiência de mais de dez anos na área.
A publicação digital diária pode ser consultada no endereço www.perspetiva.com
 Nesta nova publicação podem ser consultadas notícias e visualizadas reportagens em vídeo. A Perspetiva desenvolve ainda trabalhos na área dos vídeos promocionais aéreos, documentários e anúncios publicitários.
As promotoras estiveram empenhadas nos últimos meses na conceção deste projeto, agora concretizado, numa manifestação de perseverança e empreendedorismo.
“O objetivo é informar o público com profissionalismo, rigor, inovação e simpatia”, afirmaram as responsáveis.
A plataforma on line conta com um painel de notáveis cronistas nacionais e regionais (António Esteves RTP); Hugo Alcântara (SIC); Cláudio Ramos; (SIC);  Joaquim Moura Fernandes; André Silva; Fernanda Sesifredo; Carlos Rodrigues e Miguel Antunes.

domingo, 25 de outubro de 2015

ÉVORA: 14º Festa Mundial da Animação

Inicio do Evento:28 outubro
Localização:Auditório Soror Mariana (Rua Diogo Cão, 8)
​O Cineclube da Universidade de Évora e a SOIR Joaquim António de Aguiar são parceiros, há vários anos da Festa Mundial da Animação. Celebrado mundialmente a 28 de Outubro o Dia Mundial da Animação, coincide habitualmente com o FIKE - Festival Internacional de Curtas-Metragens, tendo um destaque especial na programação do Festival. Neste ano, a Festa Mundial da Animação tem uma programação especial para as escolas do Concelho. A marcação deve ser efectuada junto da Câmara Municipal de Évora (cm.deis@cm-evora.pt)
Informações Adicionais
​Contacto: auditorio.sorormariana@gmail.com
Site: http://auditorio.blogsot.com | http://facebook.com/auditoriosorormariana
Org.: Cineclube da Universidade de Évora / Pátio do Cinema da SOIR Joaquim António de Aguiar
Apoio: Universidade de Évora | Câmara Municipal de Évor | Associação de Estudantes da Universidade de Évora​

Caminhada Portagem-Marvão- Porto da Espada


O passeio todo-o-terreno São Martinho "Crato por Quatro" está de volta!

A Câmara Municipal do Crato organiza mais uma vez a grande festa do todo-o-terreno,
em versão lúdica, com mais um Passeio Todo-o-Terreno São Martinho "Crato por Quatro".
O puro entretenimento e convívio salutar entre magníficas paisagens e monumentos históricos, desafia a habilidade dos condutores entre atasqueiros e ribeiras, caminhos e trilhos em terras do Prior do Crato. 

 Mantenham-se atentos a novidades em breve!

ALDEIA VELHA (Avis): Caminhada pela Igualdade

O Município de Avis, em parceria com a Freguesia de Aldeia Velha e a Associação Desportiva e Sociocultural de Aldeia Velha, celebra, pela primeira vez, o Dia Municipal para a Igualdade com a realização da Caminhada pela Igualdade, que terá lugar no dia 25 de outubro, em Aldeia Velha, integrada no projeto municipal "Um Concelho a Caminhar".
A atividade," consubstanciada no lema "Igualdade é Desenvolvimento", uma ação inscrita no Plano Nacional para a Igualdade, será levada à prática, no âmbito do reforço da temática da Igualdade, como "estratégia para a promoção da Dignidade Humana, respeito da Igualdade de Oportunidades e como caminho de Desenvolvimento".
A Caminhada, aberta à participação de todos os munícipes, irá contar com o apoio da Associação Humanitária de Apoio aos Diabéticos do Concelho de Avis, da Associação de Solidariedade de Reformados, Pensionistas e Idosos do Concelho de Avis, da Sociedade Recreativa Benavilense e da Farmácia Nova de Aviz.
O trilho proposto para este passeio de, aproximadamente, 7 km, começa junto à Casa do Povo, às 9h00, desenrolando-se, a partir do local de concentração, em direção à Ermida de Nossa Senhora da Arrabaça, não sem antes os participantes procederem à realização de um gesto simbólico de homenagem às vítimas de violência doméstica do concelho e a todas as vítimas das inúmeras desigualdades da nossa sociedade, com uma largada de balões brancos e coloridos, seguida de uma breve mensagem alusiva ao tema.
Em simultâneo, será também realizada uma mini caminhada sénior com dificuldade adaptada, assim como um conjunto de jogos tradicionais, no Recinto das Festas.

O regresso à Casa do Povo para o almoço de convívio e confraternização entre os participantes está previsto para as 12h00.

sábado, 24 de outubro de 2015

ESTREMOZ: Exposição "Bonecos de Estremoz" de Ricardo Fonseca

Bonecos de Estremoz, de Ricardo Fonseca
Galeria Municipal D. Dinis
9 de Outubro a 5 de Dezembro de 2015
Exposição de cerca de 30 figuras, distribuídas por grupos temáticos.
De acordo com o Génesis, no sexto dia da criação do Mundo, Deus moldou o primeiro homem a partir do barro. Foi com esse mesmo barro que as bonequeiras de setecentos começaram a criar aquilo que se convencionou chamar “Bonecos de “Estremoz”. Trata-se de uma manufactura “sui-generis” que a distingue de todo o figurado português. Nela, o todo é criado a partir das partes, recorrendo a três geometrias distintas: a bola, o rolo e a placa. São elas que com tamanhos variáveis são utilizadas na gestação de cada boneco. Para tal são coladas umas às outras, recorrendo a barbutina e afeiçoadas pelas mãos mágicas dos artesãos, que lhes transmitem vida e significado.
A técnica ancestral de produção de “Bonecos de “Estremoz” transmitiu-se ao longo dos séculos e tem em Ricardo Fonseca o benjamim dos barristas. Natural de Estremoz, onde nasceu há 29 anos, o artesão tem o 12º ano de escolaridade, tendo cursado Artes na Escola Secundária Rainha Santa Isabel, onde adquiriu saberes no âmbito da Pintura, da Escultura e da História de Arte.
Sobrinho de peixe sabe nadar. O seu tio Ilídio foi oleiro na Olaria Alfacinha, onde ainda trabalhava em 1983. As irmãs Flores, suas tias, são bonequeiras. A Maria Inácia desde 1972 e a Perpétua desde 1976. Não admira pois que se tenha sentido fascinado pela plasticidade do barro e pelas transmutações que ele permite, já que como diz o poeta António Simões: “Barro incerto do presente, / Vai moldar-te a mão do povo / Vai dar-te forma diferente, / Para que sejas barro novo.” Daí que Ricardo tenha começado a manusear o barro aí pelos doze anos, fazendo a aprendizagem com as sua tias. Aos quinze anos já fazia pequenos presépios e algumas imagens que vendia aos turistas, assegurando assim a mesada para os seus gastos juvenis.
Ao sair da Escola em 2005, começou a trabalhar com as tias na oficina-loja do Largo da República. Foi então que a manufactura de bonecos deixou de ser uma brincadeira e passou a ser o seu mester. A execução das figuras continuou, todavia, a ser feita com imenso prazer e igual paixão, pois como diz o adagiário “O trabalho é o mestre do ofício” e “O prazer no trabalho aperfeiçoa a obra”.
Trabalha muitas vezes por encomenda, o que é caso para dizer “A boa obra, se vai pedida, já vai comprada e bem vendida”. Confecciona espécimes dentro e fora do núcleo base do figurado de Estremoz. Entre os modelos que registam maior procura figuram: “O Amor é Cego”, “Primavera”, “Rainha Santa Isabel” e “Presépios”. São de sua criação, figuras como “O professor”, “Fernando Pessoa”, “Cavaleiro Tauromáquico”, “Forcado”, “Rainha Santa Isabel alimentando um pobre”, “Santiago”, “Senhor dos Passos com Nossa Senhora” e “Paliteiros zoomórficos”.
A procura de coleccionadores leva-o a criar variantes de muitos exemplares, o que acontece sobretudo com “Presépios”, mas também com imagens como “Santo António”, “Nossa Senhora da Conceição” e “Rainha Santa Isabel”, o que se torna estimulante, sob um ponto de vista criativo. De resto e por auto-desafio vai criando peças cada vez mais complexas, sem abandonar porém, os cânones intrínsecos ao figurado de Estremoz. É caso para dizer que: “Aprende por arte e irás por diante”.
De parceria com as tias tem executado exemplares como “Coreto Municipal”, “Presépio de Galinheiro” e “Jogador de bilhar”.
É sabido que cada barrista tem o seu próprio modo de observar o mundo que o cerca e de o interpretar, legando traços de identidade pessoal nas peças que manufactura e que são marcas indeléveis que permitem identificar o seu autor. Lá diz o adagiário: “As obras mostram quem cada um é” e “Pela obra se conhece o artesão”. No caso de Ricardo, o perfeccionismo está-lhe na massa do sangue, o que o leva a dedicar-se aos pormenores, não só na pintura, como na própria manufactura do rosto, das mãos, dos pés e dos enfeites que adornam as figuras.
Quanto às suas marcas de autor são múltiplas: - “Ricardo Fonseca” com ou sem data ou com data e “Estremoz”, manuscritas e com iniciais maiúsculas; - RF com ou sem data, pintado em cor variável.
Ricardo tem participado em exposições colectivas, não só em Estremoz, como em Espanha e Itália, assim como em Feiras de Artesanato (FIAPE e a FATACIL), no stand das tias. Ganhou o 1º Prémio no Concurso de Barrística “Rainha Santa Isabel”, promovido pelo Município de Estremoz no decurso da FIAPE 2011.
Apesar de por opção própria trabalhar na oficina-loja das tias, Ricardo não é um aprendiz, é um barrista de corpo inteiro, que por ser deles o benjamim, tem nas suas mãos a pesada herança de assegurar o futuro do figurado de Estremoz. Força, Ricardo! “Parar é morrer” e “Para a frente é que é caminho”.   
Texto de Hernâni Matos in http://dotempodaoutrasenhora.blogspot.pt

Alandroal comemora Mês do Idoso


NISA: Dia do Diploma do Agrupamento de Escolas


ÉVORA: Concerto solidário

Este Sábado estamos solidários!
O Espectáculo será no Teatro Garcia de Resende e tem como objectivo arranjar verba para mandar mais 3 camiões de roupa e alimento para os campos de refugiados!
As ONG'S no terreno já não conseguem comprar bens de primeira necessidade nos 100km perto dos campos!
Queremos ajudar, esta é a nossa forma!
Você também pode, basta comprar o bilhete e assistir ao espectáculo!

Lá o esperamos!

Nesta madrugada acerte o relógio e durma mais uma hora

Os relógios vão atrasar uma hora, na madrugada deste domingo. Assim começa o horário de inverno. Em Portugal Continental, a hora só atrasa às 2h00 mas nos Açores será à 1h00. 
Assim, quando forem 2h00 no Continente e no arquipélago da Madeira, os relógios atrasam para a 1h00. Já no arquipélago dos Açores, à 1h00, os relógios devem ser alterados para a meia-noite. O fuso horário só volta a atualizar na madrugada de 27 de março de 2016, para dar entrada à hora de verão. Nesse caso a hora adianta.
Atenção, pode não perceber mas a verdade é que estas alterações do fuso horário podem provocar mudanças no seu corpo. Seja a nível de humor, cansaço, preguiça e falta de apetite. As crianças e os idosos são os mais afetados, segundo vários estudos.
Esta mudança acontece em todos os países da União Europeia na mesma altura, mas existem outros países fora da Europa que não seguem as mesmas normas.
Há o caso da Rússia que desde 2011 que não muda de hora. Também o Brasil é uma exceção, que já entrou no horário de verão na passada semana.
Com este atraso, Portugal passa a estar alinhado com o tempo universal, ou seja, está no fuso horário 0 (igual ao meridiano de Greenwich).

CABEÇO DE VIDE: Trail da Associação Juventude Vidense

A Associação da Juventude Vidense (AJV) promove, a 22 de Novembro, a primeira edição do Trail Associação da Juventude Vidense.
A iniciativa, organizada em colaboração com o Município de Fronteira e a Junta de Freguesia de Cabeço de Vide, entre outras entidades, inclui uma prova de trail running de 25 quilómetros e ainda com uma caminhada de 10 quilómetros, ambas pelos trilhos da freguesia.
A prova tem como padrinhos os atletas Luís Malheiro (Atletismo Clube de Portalegre) e Almerinda Velez (Os Trinca Espinhas) e reforça assim a quantidade e qualidade que a nossa região tem para a prática de uma modalidade que não pára de crescer a nível nacional.
A inscrição no Trail Associação Juventude Vidense inclui – para além da participação da prova - almoço, banhos, seguro, dorsal, abastecimentos, contagem electrónica, prémios e tshirt técnica como prémio "finisher".
Os banhos serão no balneário das Termas da Sulfúrea, onde antes os participantes irão ter a oportunidade de relaxar numa piscina de hidromassagem.
As inscrições já se encontram abertas e podem ser efectuadas através de um formulário disponível em www.ajvidense.com.sapo.pt ou em www.acorrer.pt, sendo que o prazo das inscrições denominadas "low cost" termina no domingo. O período de inscrições encerra a 15 de Novembro.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

IV Duatlo do Sistema Solar em Estremoz



24 e 25 de outubro de 2015
A única possibilidade de correres e pedalar pelo Sistema Solar
Nos próximos dias 24 e 25 de outubro decorrerá a quarta edição do SOL-DUATLO DE ESTREMOZ e, embora a proposta possa parecer estranha, vai ser mesmo possível visitar os planetas do nosso Sistema Solar a correr e a pedalar!
Em 2012 uma parceria com a Federação de Triatlo de Portugal permitiu o lançamento de uma atividade anual, onde a Ciência e o Desporto se aliam de uma forma inédita... SOL-DUATLO DE ESTREMOZ a única prova desportiva que percorre todo o Sistema Solar... em poucas horas...
Provas de Desporto que integram o IV Duatlo do Sistema Solar:
Dia 24 de outubro: 15h30 – Circuito Regional Jovem | 16h45 – Prova Aberta
Dia 26 de outubro: 10h00 – Taça de Portugal PorTerra
Se na prova aberta de sábado os participantes começam por correr 1,8 km, seguindo-se 8,0 km de bicicleta e terminando com 0,9 km de corrida, já na prova de domingo as distâncias são respetivamente 12,3 km, 78 km e 9,7km.
Quanto às atividades de Ciência, deixamos desde já a proposta e convite para participação, sendo o ponto de encontro no Centro Ciência Viva de Estremoz:
Dia 24 de outubro
10:30h às 13:00h - 1 : 414 000 000, Sistema Solar à Escala em Estremoz
15:30h às 17:00h - Energia a Pedalar!
17:30h às 18:30h - O Pêndulo de Foucault e a Rotação da Terra
18:30h às 19:30h - Aerotrim; experimenta o corpo a girar e perde a sensação de peso…
21:30h às 00:00h - À noite no museu há Tecnologia digital com tertúlia
Dia 25 de outubro
10:30h às 12:00h - 1 : 414 000 000, Sistema Solar à Escala em Estremoz (Planetas interiores)
15:00h às 16:00h - O Pêndulo de Foucault e a rotação da Terra
Cientes da importância, cada vez maior, que a difusão do conhecimento científico tem junto do grande público na manutenção e desenvolvimento de um projeto de sociedade moderna e inclusiva, o Centro Ciência Viva de Estremoz, a Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora e o Instituto de Ciências da Terra, que já tinham sido responsáveis pela conceção e instalação deste curioso Sistema Solar em colaboração com a Câmara Municipal de Estremoz, juntaram-se de novo idealizando com a Federação de Triatlo de Portugal, um evento único, desta vez cruzando a CIÊNCIA e o DESPORTO.
Mais informações podem ser obtidas através das páginas http://www.ccvestremoz.uevora.pt/home/index.php?txt=info&codtopico=6&item=79 e http://www.federacao-triatlo.pt/ftp2015/competicoes/calendario/
Sol-Duatlo de Estremoz... atreve-te a participar e vem celebrar a Ciência e o Desporto num evento único em Estremoz!

SINES: Conversas sobre IGNOTO

O Centro Cultural Emmerico Nunes e a Câmara Municipal de Sines promovem, no dia 23 de outubro, sexta-feira, às 18h00, a iniciativa "Conversas sobre IGNOTO".
Nesta sessão pública será lançado o catálogo da exposição IGNOTO, com a presença dos autores Carlos No e Pedro Valdez Cardoso.
Durante o lançamento do catálogo serão apresentados ao público trabalhos dedicados à exposição IGNOTO, criados por visitantes que aceitaram o desafio de dialogar através de outras linguagens (texto, música e vídeo) a partir de obras expostas:
Miguel Pyrrait: Apresentação de “O Esquecimento em Yukasum”, para guitarra portuguesa, viola-d’arco, violoncelo e tuba
Rui Vinagre: Apresentação de uma criação musical inédita
Gonçalo Naves: Leitura de um poema
Maria José Botelho: Leitura de texto
Liliana Rodrigues: Testemunhos de experiências a partir de IGNOTO
Nota: Na sessão pública estarão presentes a Prof.ª Cristina Santinho e o Prof. Pedro Prista com cerca de 40 alunos do ISCTE, que contribuirão com a reflexão que resultar do dia de trabalho em Sines, com visita à exposição durante a manhã e de debate durante a tarde no auditório do CAS.

CASTELO DE VIDE: Concerto solidário da AH dos Bombeiros Voluntários