quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Concerto de tributo aos Queen em Vendas Novas

16 JAN | Concerto One Vision – Tributo aos Queen | Auditório Municipal

Adquira o seu bilhete a partir do próximo dia 5 de janeiro, terça-feira, na Biblioteca Municipal. Esta banda conta já com 10 anos de carreira, recordando-nos o nome e os sucessos de um dos maiores grupos musicais que marcou o panorama mundial- os Queen e, em particular, o incomparável Freddie Mercury.

ESTREMOZ: Artesã Maria Isabel Pires vence concurso de presépios em Lisboa


A artesã Maria Isabel Catarrilhas Pires venceu, em ex-aequo, a 30.ª edição do Concurso de Presépios da Associação dos Artesãos da Região de Lisboa.
Isabel Pires venceu o concurso, na modalidade “Artesãos”, com um tradicional presépio de altar de Estremoz, ao qual a artesã deu o seu cunho pessoal, com a introdução de dois pastores e uma ceifeira, para além da inclusão de cinco anjos.
A entrega dos prémios decorrerá no próximo dia 4 de janeiro de 2016, pelas 19:00 horas, no Atrium Saldanha, em Lisboa, centro comercial onde todos os presépios que estiveram a concurso estão expostos.
A artesã nascida em Vila Boim, mas que há muito se radicou em Estremoz, comemora em 2016, 30 anos de atividade ligada à barrística estremocense.

O Município de Estremoz endereça os parabéns por mais esta distinção à artesã Maria Isabel Catarrilhas Pires.

ESTREMOZ: Clube de cavaquinhos da Escola Sebastião da Gama toca as Janeiras

Irá decorrer no próximo dia 6 de janeiro, pelas 17:00 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Estremoz, uma atuação do Clube de Cavaquinhos da Escola Sebastião da Gama.
Este concerto que acontece em Dia de Reis, onde serão tocadas as janeiras, é promovido pela Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Estremoz e pelo Agrupamento de Escolas de Estremoz e conta com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz.

No dia da atuação, o Município de Estremoz irá oferecer ao Agrupamento de Escolas de Estremoz, 10 cavaquinhos que servirão essencialmente para dotar de melhores condições o Clube de Cavaquinhos da Escola Sebastião da Gama.

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

GNR de Elvas entrega cadeiras de rodas a instituições sociais


Foi efetuada hoje, 29 de dezembro, cerca das 11h00 nas instalações do Comando do Destacamento Territorial de Elvas, um ato solene para formalizar a entrega de quatro cadeiras de rodas a várias instituições de cariz social, visando auxiliar pessoas carenciadas, oferecendo-lhes com este gesto uma melhoria na sua qualidade de vida e a esperança num dia-a-dia melhor. Neste evento participaram o Exmº Comandante do Comando Territorial de Portalegre Coronel Joaquim Nunes, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Elvas Dr. Nuno Mocinha, o Sr. Comandante de Destacamento de Elvas Capitão Cláudio Godinho, o Sr. Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal Prof. Carlos Nogueiro, a Dra. Sandra Pedrogão em representação da VALNOR, o Sr. Engº João Barradas em representação do Lar Júlio Alcântara Botelho de Elvas, a Srª. Dra. Cristina Duarte representante da Comissão de Melhoramento de Elvas – Lar de Santa Eulália, o Sr. David Rosa como representante do Clube dos Diabéticos de Elvas, assim como elementos deste Destacamento Territorial.
Esta ação, realizada pela Guarda Nacional Republicana, como forma de se associar à necessidade de auxiliar aqueles que padecem mais carências nas suas necessidades básicas diárias, essencialmente ao nível da mobilidade, surge no âmbito da Campanha de Solidariedade da VALNOR “Troca de Tampas de Plástico por Material de Apoio Técnico”, mais conhecida como Campanha de Troca de Tampinhas, sendo que desde Janeiro de 2015 até à presente data, já foram entregues à comunidade sete (07) cadeiras de rodas.

Esta Guarda congratula-se e enaltece a dedicação e o esforço de todas as pessoas que recolhem e entregam tampinhas de plástico no Destacamento Territorial de Elvas, possibilitando assim a entrega daqueles equipamentos a várias instituições do concelho.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

NISA: Bombeiros promovem Passeio Todo o Terreno


ESTREMOZ: 2º Trail Running "Cidade de Estremoz"


ALANDROAL: Oficina Eco-Natal


SINES: Concerto de Dani Black (Brasil)



Dani Black: compositor, guitarrista de impacto e cantor de uma intensa beleza e potência vocal. São algumas das várias qualidades que preenchem uma das novas vozes de ponta da música brasileira, estatuto já reconhecido através das suas canções celebradas por Ney Matogrosso, Maria Gadú ou Elba Ramalho.
Depois de, em 2011, ter lançado o álbum de estreia, “Dani Black”, em 2015, e depois do lançamento digital do EP “Dani Black ao Vivo SP”, apresentou o seu segundo álbum de estúdio -“Dilúvio” -, por onde passam estilos como o rock, o funk, o reggae e a eletrónica.
O disco foi um sucesso estrondoso por terras de Vera Cruz e, em janeiro de 2016, é editado em Portugal. Em simultâneo com o lançamento de “Dilúvio” no nosso país, Dani Black apresenta-se ao vivo com uma tour nacional em diferentes salas. E Sines de certeza que se vai deixar navegar por entre os diferentes ritmos deste tão vibrante “Dilúvio”!
Horário: 22h00
Local: Centro de Artes de Sines
Org. Promotor. Apoio Câmara Municipal de Sines
Preço: 5,00 €

ALVITO: 1º Trail de Todos os Santos

Trail de Todos os Santos - 3 de janeiro
Partida - 9h - Largo General Humberrto Delgado
Programa
Dia 02 de Janeiro (sábado)
21h00 – Abertura do Secretariado para entrega do kit de participante – Pavilhão Municipal de Alvito
23h00 – Encerramento do Secretariado
Dia 03 de Janeiro (domingo)
08h00 – Abertura do Secretariado – Rossio de S. Sebastião
08h45 – Controlo zero das provas de Trail Longo e Trail Curto e do percurso da Mini / Marcha
09h00 – Partida conjunta (simbólica) até ao início dos trilhos

13h00 – Cerimónia de Entrega de Prémios junto à Meta

domingo, 27 de dezembro de 2015

1ª São Silvestre de Évora - Corrida em Grupo

A 1ª São Silvestre Cidade de Évora - Corrida em Grupo é um evento de carácter não competitivo, organizado pelo grupo Correr em Évora, com o apoio da Câmara Municipal de Évora.
A corrida terá lugar no dia 30 de Dezembro, 4ª feira, com início às 19h30.
Haverá um percurso de 10km e outro de 5km, com início e fim na Praça do Giraldo.
A corrida decorre em autonomia total.
Não existe seguro colectivo e os organizadores não se responsabilizam pela segurança dos participantes, cada um é responsável por si próprio, mas o espírito de grupo e companheirismo prevalecerão sempre!
Será atribuído um dorsal a todos os participantes que se inscreverem até ao dia 28 de Dezembro. Todos os que se inscreverem posteriormente poderão participar, mas a organização não garante a disponibilidade de dorsais.
É aconselhável o uso de roupa refletora e calçado adequado à prática desportiva da corrida.
Iremos publicando mais detalhes deste evento ao longo dos próximos dias, para dúvidas por favor contacte: correremevora@gmail.com

A animação está garantida e a vossa presença?

SANTIAGO DO CACÉM: Exposição sobre Frei Manuel do Cenáculo

De 26 de setembro a 26 de maio de 2016 está patente no Museu Municipal a exposição "Dom Frei Manuel do Cenâculo - Itinerários por Santiago do Cacém".

Trail Centro Vicentino da Serra em Portalegre

O Centro Vicentino da Serra de Portalegre, com o apoio do Município de Portalegre, Turismo do Alentejo, E.R.T., Uniões de Freguesias de Sé e São Lourenço, Ribeira de Nisa e Carreiras e Reguengo e São Julião vão realizar no dia 9 e 10 de janeiro de 2016, o Troféu Trail Centro Vicentino da Serra 2015.
No TCVS serão enquadradas as seguintes provas com os respetivos escalões etários:
- Trail Longo – atletas com idade superior a 18 anos no dia do evento.
- Trail Curto – atletas com idade superior a 18 anos no dia do evento.
- Vicentino Kids Night Run – crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 17 anos.
- Caminhada – sem interdições desde que os menores sejam acompanhados de encarregado de educação.
A inscrição será feita através da página http://tcvs.pt.vu/
Para as inscrições referentes ao TC21km e TL42km serão geradas referências automáticas para os participantes efetuarem pagamento automático, não sendo necessário o envio de comprovativo de pagamento.
Para as inscrições da caminhada e Vicentino Kids Night Run será confirmada após receção de comprovativo de pagamento via e-mail trailcvs@gmail.com.

"Quadros Soltos" - Exposição de Fotografia de Vítor Eira em Vila de Frades

O Museu da Casa do Arco, em Vila de Frades (Vidigueira), acolhe a Exposição de Fotografia "“Quadros Soltos"” de Vítor Eira, entre 4 de dezembro e 16 de janeiro.

FRONTEIRA: Apresentação do livro "Na fronteira do tempo"

O aprendiz de escritor Gil Valério Branco, apresenta o seu terceiro romance: na fronteira do tempo, no Centro Cultural da vila de Fronteira, dia 03 de Janeiro de 2016 pelas 17:30 horas.

É uma pequena pré-edição, exclusiva e numerada, destinada aos amantes das possibilidades impossíveis, e essencialmente aos magos do amor...

ÉVORA: Festa da Passagem de Ano na Associarte

Vem passar o ano connosco!
As entradas são limitadas. Marca já o teu lugar!
Uma noite cheia de alegria e boa disposição com:
– Entradas frias
– Jantar às 21h ( prato carne e prato de peixe)
– Música ao Vivo - Eduardo Santos
– Música para dançar com Dj MC Lyra
– Mêsa de Frios
- Doces
- Cerveja, Vinho e refrigerantes ( bebidas Brancas à Parte)
– Caldo quente 02h
Traz o teu espumante, passinhas, confetes, serpentinas, sorriso no rosto e uma mão cheia de desejos BONS para o Ano Novo!

Marcações e informações: 933 326 005 ou associarte.aca@gmail.com

24ª Corrida e 12ª Caminhada das Linhas de Elvas

24ª Corrida das Linhas de Elvas
12ª Caminhada das Linhas de Elvas
A Câmara Municipal de Elvas, conjuntamente com a Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre, organizam no Domingo dia 17 de Janeiro de 2016 a 24ª Corrida das Linhas de Elvas, integrada nas Comemorações dos 357 anos da Batalha das Linhas de Elvas e na qual poderão participar todos os atletas sem distinção de sexo ou nacionalidade.
1. ORGANIZAÇÃO
A 24ª Corrida das Linhas de Elvas é uma prova de Atletismo (estrada e pista) e realiza-se no Domingo, dia 17 de Janeiro de 2016, entre as 11h00 e as 12h00, organizada pela Câmara Municipal de Elvas e a colaboração técnica da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre. A competição integra a Liga AADP de Pista e Liga AADP Popular.
2. NORMAS REGULAMENTARES
A prova destina-se a todos os cidadãos desde que devidamente inscritos.
Cada participante é responsável pelo seu estado de saúde. A Organização subscreveu um Seguro Desportivo de acordo com a lei em vigor.
3. INSCRIÇÕES
Os atletas filiados na AADP participam com os dorsais associativos, mas devem na mesma efectuar a inscrição na AADP até dia 13 de Janeiro.
A Associação deve informar, até dia 13 de Janeiro, a organização do número de inscrições.
Pressuposta a aceitação do Regulamento toda e qualquer pessoa não filiada na AADP poderá inscrever-se até quarta-feira dia 13 de Janeiro, através do mail desporto@cm-elvas.pt ou no Pavilhão Desportivo Municipal. As Inscrições são gratuitas.
Nota: Deve enviar os seguintes dados: Nome completo, NIF, data de nascimento, morada completa, nacionalidade, clube e contacto telefónico.
Os interessados em participar na caminhada devem efectuar a inscrição até quarta-feira dia 13 de Janeiro, através do mail desporto@cm-elvas.pt ou no Pavilhão Desportivo Municipal. As Inscrições são gratuitas.
Nota: Deve enviar os seguintes dados: Nome completo, data de nascimento e contacto telefónico.
4. ESCALÕES
Benjamins A (7 a 9 anos) – 400m Pista
Benjamins B (10 e 11 anos) – 400m Pista
Infantis (12 e 13 anos) – 1000m Pista
Iniciados (14 e 15 anos) – 1 Milha Pista
Juvenis (16 e 17 anos) – 1 Milha Pista
Juniores (18 e 19 anos) – 7,5km Estrada
Seniores (20 anos em diante) – 7,5km Estrada
Veteranos (35 anos em diante) – 7,5km Estrada
Caminhada não competitiva.

Nota: Para efeitos das Ligas AADP os atletas pontuarão para os escalões nelas definidos de acordo com as normas regulamentares definidas.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

VIMIEIRO: Cantos ao Menino, Reis e Janeiras


ALDEIA DA VENDA (Alandroal): Baile de Natal


VILA VIÇOSA: Exposição "A Fé popular nas estampas"

De 6 de Dezembro a 6 de Janeiro
Cine-Teatro Florbela Espanca de Vila Viçosa
​​Exposição A Fé Popular nas Estampas - É a exposição que poderá ser vista entre 6 de Dezembro do corrente ano e 6 de Janeiro de 2016 no Cine-Teatro Florbela Espanca de Vila Viçosa.
Nesta época natalícia, a Câmara Municipal de Vila Viçosa convida a contemplar diferentes e originais visões do Menino Jesus numa singular mostra de estampas espanholas, francesas, italianas, alemãs e portuguesas encontradas nos missais e oratórios dos nossos pais e avós, confeccionadas e pintadas à mão.
Contamos com a sua presença até ao dia 06 de Janeiro!

NISA: Concerto de Boas Festas


Redondo à Mesa - Divulgação gastronómica

De 1 de Janeiro a 31 de Março divulgação gastronómica nos restaurantes do concelho.
Redondo "há" mesa é a divulgação que se impunha em torno da riqueza e das memórias gastronómicas do concelho de Redondo.
Numa parceria entre a Restauração e o Município de Redondo, perspetiva-se a consolidação desta iniciativa, cultivando sinergias com outras abordagens futuras.
Durante o 1º trimestre de 2016 e aos fins-de-semana, cada restaurante aderente, oferece a possibilidade de degustar alguns dos pratos mais típicos do Alentejo na sua especial vocação à dieta mediterrânica.
Neste 1º trimestre, o ex-libris gastronómico com origem no concelho de Redondo assenta na confeção dos pratos " Feijão com Poejos e Bacalhau" e "Calducho com Poejos e Bacalhau", fazendo desta erva aromática a estrela em destaque.
A par desta gastronomia tão rica, só ficará a faltar a escolha de um bom vinho de Redondo, de entre as 10 Adegas do concelho, que poderá ser complementada com as sobremesas mais elementares desta época.
Para rematar a excelente refeição que escolher, não deixe de visitar as nossas Olarias, o Museu do Barro e o Museu do Vinho, com uma pequena incursão à da Enoteca de Redondo.
Restaurantes aderentes:                     
Redondo: O Celeiro do Pinto; A Torre; Sergio's; O Prato Alentejano; O Engaço; O Porfírio 's; O Marujo; A Travessa; O Requinte; Pôr-do-sol; O Barro; Joaquim dos Leitões; A Nostra Vila.
Vinhas: A Palmeira.
Aldeia da Serra D'Ossa: O Chana; Serra D'Ossa; O Ermita
Montoito: A Lareira; O Salero.
Visite-nos no 1º trimestre de 2016.

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

PONTE DE SOR: Concerto de Natal com o tenor Carlos Guilherme

No domingo a seguir ao Natal, 27 de dezembro, às 17:00 h, no Teatro – Cinema de Ponte de Sor, o famoso tenor Carlos Guilherme, a soprano Filipa Lopes, acompanhados pelo pianista Pedro Vieira de Almeida, interpretam peças sacras e tradicionais de Natal.
Deixe-se contagiar pelo encanto deste recital que apresenta alguns trechos clássicos líricos e de Natal conhecidos do grande público.

Um espetáculo a não perder!

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

FLOR DA ROSA (Crato): Exposição "Terços de uma Vida"


AVIS: Workshop sobre Pesca ao Achigã com o campeão do mundoavis

O Clube Náutico de Avis vai receber, no dia 10 de Janeiro de 2016, o Workshop "Pesca ao Achigã", ministrado por Joaquim Moio, atual Campeão do Mundo de Pesca ao Achigã.
A iniciativa, organizada pelo Município de Avis e pelo Clube de Futebol "Os Avisenses" com o apoio "Pesca & Companhia", destina-se a todos quantos desejem fazer da pesca desportiva de ri\o um ato contínuo de aprendizagem.
Neste dia, pelas 10h00, o convidado juntar-se-á aos formandos, participantes nesta ação, para uma intervenção centrada na sua experiência internacional, dando a conhecer procedimentos e técnicas de pesca, a importância de cada cana, do carreto, da amostra, dos fios, entre outros, e as suas adequadas utilizações.
A parte da tarde deste Workshop será preenchida com uma sessão prática realizada através da demonstração do funcionamento dos mais diversos materiais utilizados na pesca ao achigã.
As inscrições, com um custo de 10 "achigãs" (com almoço incluído), deverão ser realizadas, até ao dia 8 de janeiro, na Divisão de Desenvolvimento Sociocultural e Turismo do Município de Avis, pelos telefones 242 410 088 ou 939 955 214, no Clube de Futebol "Os Avisenses", pelo telefone 934 797 650, ou remetidas para o endereço de correio eletrónico: desporto@cm-avis.pt.
Programa:
10:00/10:15 – Receção aos participantes
10:15/10:30 – Sessão de abertura com a apresentação do convidado
10:30/11:45 – Painel com Joaquim Moio: a sua experiêcia internacional, as canas, os carretos, as amostras (onde e como utilizar)
11:45/12:00 – Pausa
12:00/13:00 – Perguntas e respostas
13:00/14:30 – Almoço
14:30/17:00 – Sessão prática com a demonstração dos mais diversos materiais, utilizados na pesca ao achigã

17:00 - Encerramento

Évora vai “Cantar as Janeiras”

A festa dos reis vai este ano ser retomada, depois do sucesso registado no ano passado.
As três Uniões das Freguesias urbanas de Évora, em parceria com o Município, convidaram cerca de duas dezenas de grupos corais que vão começar a cantar partir das 18 horas do próximo dia 6 de janeiro 2016, percorrendo o Centro Histórico e os bairros envolventes. Cerca das 20h vão reunir-se na Praça do Sertório e fazer-se ouvir dando as boas vindas ao ano recém-chegado.

À música juntam-se petiscos tradicionais e o bolo-rei. A população do concelho de Évora está já convidada a participar na festa. Cantar ou ouvir cantar as Janeiras, degustar sabores da região, aquecer-se à fogueira, partilhar vivências, e guardar novas memórias, são motivos fortes para marcar nas agendas novas as Janeiras que também em Évora se cantam na semana a seguir ao Ano Novo e duas semanas depois do Natal.

ARRAIOLOS: 13ª Feira do Livro de Natal




ALPALHÃO: VIII Presépio Vivo

"Venha conhecer a verdadeira história do Natal". Dia 25 de Dezembro na Praça de Touros de Alpalhão, das 16H00 às 17H30...

Venha celebrar o Natal connosco!

ALJUSTREL: Ermida de Nossa Senhora da Assunção foi alvo de arrombamento e furto

Quando realizavam uma tarefa de rotina nos arredores, em 20 de Novembro passado, funcionários da Câmara Municipal de Aljustrel depararam com as portas abertas da igreja. Desde que há registo de furtos, é a sexta vez que o edifício, classificado como Monumento de Interesse Público, mas em deficiente estado de conservação, sofre a investida dos ladrões. Uma situação que o Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja classifica como “preocupante”. Além das perdas patrimoniais a lamentar, o assunto semeia a inquietação entre a população.
 A ermida de Nossa Senhora da Assunção, a 3 km da vila de Messejana, encontra-se documentada desde o século XV, tendo sido, desde então, importante local de peregrinação, o que explica – como salientaram investigações recentes – as sucessivas campanhas de obras que recebeu, até à que lhe viria a dar, em etapa já posterior ao terramoto de 1755, a sua fisionomia actual.
O facto de a igreja se encontrar nas imediações da falha geológica de Messejana torna-a muito sensível aos abalos sísmicos. Em 1755, ficou completamente arruinada, mas em 1758 já estava a ser reconstruída, com a colaboração de Diogo Tavares de Brito, de Tavira, um dos mais importantes mestres pedreiros (hoje diríamos arquitecto) do vizinho Algarve, à época.
É de notar que o programa construtivo do notável imóvel, segundo esses mesmos estudos, simultaneamente conservador no que toca à tipologia da sua planta e assumidamente barroco no que diz respeito ao exterior, onde a preocupação de movimento, de contrastes de luz e sombra e mesmo de eruditismo se encontra patente desde a escadaria, à fachada.
Quanto ao interior, de grande austeridade, segue os modelos da arquitectura “chã”, evidenciando uma só nave e capela-mor, onde se concentra todo o esforço decorativo do interior, conseguido através de retábulo de talha rococó do altar-mor e da utilização de painéis com temas marianos azuis e brancos e molduras já anunciando também o rococó. A fachada, à qual se acede por um escadório que assume a dinâmica barroca, apresenta um registo central, onde se abre o portal, encimado por janelão, ladeado por duas torres colocadas de forma oblíqua, imprimindo movimento a toda a fachada.
Esta peculiar colocação das torres, rara na arquitectura portuguesa (podemos encontrá-la na igreja do Senhor Jesus da Piedade, em Elvas), foi largamente utilizada no Brasil, depois da construção da famosa igreja da Conceição da Praia, em São Salvador da Baía. Mas também as duas dependências, de planta hexagonal, que se ligam de um e outro lado à capela-mor, revelam uma tipologia pouco comum.
Tudo isto faz da ermida de Nossa Senhora da Assunção uma das principais referências do Barroco no Alentejo, bem reconhecível à distância, pontuando uma das mais belas paisagens do Campo Branco. Mas o isolamento deste santuário de peregrinação tem-se revelado adverso. “Desde 1984, a igreja já foi assaltada e vandalizada seis vezes, é escandalosa a situação a que chegou”, salienta José António Falcão, director do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja. E acrescenta: “houve preocupação em classificá-la, o que é louvável, mas depois nada foi feito; a classificação, só por si, de pouco adianta – há que devolver este extraordinário edifício à vida”.
Um “monumento mártir”
A igreja de Nossa Senhora da Assunção é, para o responsável pelo património da Diocese de Beja, o exemplo perfeito de um “monumento mártir”. No início da década de 1980, os ladrões retiraram-lhe as alfaias e serraram parcialmente o retábulo do altar-mor, em talha dourada, que ficou amputado. Seguir-se-iam novas delapidações, que a comunidade paroquial seguiu com preocupação, mas sem dispor de meios suficientes para acudir a todas as suas igrejas. Desta feita, talvez por terem sido surpreendidos antes de concluírem a rapina, os “amigos do alheio” abandonaram, ao desbarato, peças de talha e outros elementos que tinham acabado de cortar. O retábulo, que já se encontrava em situação periclitante, ficou agora em péssimo estado, como alertou uma fonte da Comissão Fabriqueira que preferiu guardar o anonimato.
Não houve tanta sorte porém, com o único sino que permanecia nos campanários da igreja. Quando o pároco, Padre Luís Fernandes, tomou conta da ocorrência, foi alertada por populares para o desaparecimento desta peça de grandes dimensões, fundida no século XVIII, cujo peso se estima em mais de meia tonelada. Para o retirarem, terão sido necessários pelo menos três pessoas, uma parafernália de cabos e roldanas e algumas horas de trabalho. O isolamento do sítio e a falta de vigilância tornou este um crime quase perfeito. Teme-se agora que o sino, em bronze muito puro, possa vir a ser fundido, talvez já na vizinha Espanha.
 Tudo isto provoca, como realçou o pároco, um sentimento de consternação e de impotência na comunidade local. O alarme social tocou, mas o desgosto anda de mãos dadas com a impotência, já que os meios da paróquia são modestos. Por seu turno, Ercília Diogo, presidente da Junta de Freguesia de Messejana, chamou a atenção para “o estado preocupante do edifício, ao nível da abóboda e das pedras de suporte das janelas e portas”. O problema ultrapassa, claramente, o que pode ser feito à escala local. Qual será o futuro de um monumento isolado, numa pequena terra do interior?
“Portugal debate-se com a ausência de um plano estratégico para a salvaguarda do património religioso no meio rural e as dioceses têm cada vez maior dificuldade em assegurar a protecção do património sob a sua tutela; uma certa falta de coordenação entre o investimento público, a possibilidade de integração dos edifícios em percursos culturais e turísticos, a escassez de policiamento e a desertificação do interior constitui pesada factura e põe em causa o futuro de muitos monumentos”, diz José António Falcão. E evoca uma história que, apesar de pouco conhecida, marcou decisivamente o trabalho de recuperação dos monumentos religiosos do Baixo Alentejo.

Em 1969, quando a ermida de Nossa Senhora da Assunção voltou a ficar arruinada, devido ao terramoto desse ano, os serviços distritais do Ministério das Obras Públicas contemplaram a possibilidade de a arrasar. Por casualidade, visitava então o Alentejo um arquitecto brasileiro, Augusto da Silva Telles, professor da Faculdade de Arquitectura do Rio de Janeiro, que viria, muito mais tarde, a presidir ao Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional do Brasil. Foi ele quem explicou às estupefactas autoridades de Beja o significado daquela igreja para a arte luso-brasileira, salvando-a.
Relembrando estas circunstâncias, José António Falcão diz que o futuro do monumento depende, agora, de uma acção concertada entre as autoridades locais, o Ministério da Cultura, a Paróquia e a Diocese para salvar o edifício. O director do Departamento do Património da Diocese de Beja vai mais longe: “só a existência de uma estratégia para o acompanhamento e a visita das igrejas isoladas pode ajudar a reduzir estes atentados; não podemos continuar a defender que o culto basta para manter os edifícios religiosos abertos, ele precisa de agir a par de outras medidas, culturais e turísticas; seria muito interessante que a área do Campo Branco desse corpo a uma iniciativa neste âmbito”. Até porque, da próxima vez, pode não existir a sorte de estarem por perto funcionários da Câmara Municipal…

domingo, 20 de dezembro de 2015

CRATO: Concertos de Natal no concelho


VIDIGUEIRA: Lanche de Natal no Centro Social

O lanche de Natal do Centro Social de Vidigueira vai decorrer no próximo dia 22 de dezembro (terça-feira), pelas 15 horas.

Os interessados devem proceder à sua inscrição até 18 de dezembro.

ÉVORA: Mecachrome Aeronáutica adjudicou construção de futura fábrica


A empresa Mecachrome Aeronáutica assinou o contrato de adjudicação da futura fábrica de Évora com a construtora Lúcios, esta sexta-feira, 18 de dezembro, nos Paços do Concelho de Évora. Na cerimónia, foi também apresentada a maquete das futuras instalações desta unidade fabril pela equipa responsável pelo projeto de arquitetura  J.A. Arquitetos.
O gerente da Mecachrome Aeronáutica, Patrick Razat sublinhou "a importância estratégica para o grupo deste projeto". Destacou as questões da formação dos trabalhadores, estando já a decorrer contactos com os centros de formação, bem como a responsabilidade social da empresa, uma vez que a fábrica disporá de instalações sociais para os trabalhadores, sem esquecer os seus filhos que terão uma creche.
O Presidente do Município de Évora, Carlos Pinto de Sá, anunciou que a licença de construção já está disponível a partir de hoje, o que garante que todos os trabalhos têm a cobertura legal necessária. Valorizou também a rapidez com que foram contornadas todas as burocracias para chegar a esta fase, destacando em especial o trabalho da equipa do Município que, sem perder o rigor, tem dado uma resposta muito eficiente às exigências do projeto.
A importância da formação também foi reforçada pelo autarca, salientando o papel decisivo do IEFP e mencionando também conversações mantidas com a Universidade de Évora para a criação de cursos que possam corresponder aos interesses das empresas do Cluster Aeronáutico de Évora. No decurso da intervenção reconheceu o esforço da CCDRA na ultrapassagem das dificuldades que conduziram à fase atual. Tudo parte de um processo de trabalho conjunto que tem vindo a ser realizado entre as empresas e as diversas entidades institucionais e prossegue a bom ritmo.
Carlos Pinto de Sá destacou ainda as preocupações sociais da Mecachrome, disponibilizando-se para a colaboração a este nível, sublinhando os grandes desafios dos próximos tempos que se colocam ao concelho. Isto porque Évora não consegue satisfazer com recursos próprios toda a mão-de-obra necessária, tendo de recorrer à fixação de trabalhadores vindos de fora e todas as instituições devem contribuir para dar a melhor resposta a estas questões.
Recordando que o contrato nacional com a AICEP aguarda assinatura, o Presidente da Câmara de Évora fez votos para que esta se concretize já em janeiro, dando assim seguimento a este empreendimento de significativo valor para a economia regional e nacional. "Este é um dia particularmente feliz para Évora, para a região e para o país" relevou o autarca.

sábado, 19 de dezembro de 2015

CRATO: XVIII Corrida e III Caminhada de S. Silvestre



VIDIGUEIRA: Férias de Natal

Para ocupar as férias escolares de Natal dos mais novos, o Município de Vidigueira vai organizar diversas atividades entre contos infantis, ateliês, cinema e jogos, entre as 14 e as 16 horas, de 18 a 22 de dezembro e de 28 a 30 de dezembro, no Centro Multifacetado de Novas Tecnologias de Vidigueira.

OLEDO (Idanha-a-Nova) Músicas e tradições de Natal

Oledo volta a vestir-se de aldeia Natal no fim de semana de 19 e 20 de dezembro, com o evento Músicas e Tradições de Natal.
Ao longo de dois dias haverá animação para toda a família com concertos, espetáculos e encenações natalícias, produtos regionais e as melhores iguarias desta época festiva: filhoses, sonhos, rabanadas e bolo-rei.
A abertura do certame está marcada para as 16 horas de sábado. Nesse dia os visitantes poderão contar com Presépio ao Vivo, Casinha do Pai Natal e Oficina do Duendes, um circo itinerante de Natal e espetáculos em palco com malabaristas, palhaços, mágicos e saltimbancos.
É de destacar, na noite de sábado, o Concerto de Natal do conhecido músico de alaúde Eduardo Ramos com o grupo Adufes e Cantares de Oledo, pelas 21h00.
No domingo, logo de manhã, regressam as encenações e a animação natalícias, os concertos de Natal e os espetáculos.
Na parte da tarde, as atenções vão estar voltadas para o Desfile de Pais Natais, pelas 14 horas, e para o espetáculo musical "Cinderela", para pequenos e graúdos, que tem início às 16 horas.
-stops:325.5pt'>Entrada livre

ÉVORA: Exposição "Presépios do Mundo"

Horário:Das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 17h00 de segunda a sexta
Exposição patente ao público de 12 dezembro a 08 janeiro
Localização: Sede do Conselho Regional da Ordem dos Advogados - Rua Romão Ramalho, 38 - Évora
​Exposição de "Presépios do Mundo"
Coleção privada do Major General Fernando Nunes Canha da Silva​
Inauguração: 12 de Dezembro de 2015 às 16h00
Contactos: Telef. 266 745 620 | e-mail: manuela.espadinha@cde.oa.pt​

Entrada livre

ALPALHÃO: Presépio Vivo recupera a essência do Natal

Cerca de 30 figurantes vão encenar a 8ª edição do Presépio Vivo de Alpalhão, que vai decorrer a 25 de dezembro na praça de touros daquela freguesia do concelho de Nisa.
A iniciativa do Movimento Teresiano de Apostolado (MTA) de Alpalhão espera, à semelhança de edições anteriores, receber cerca de duzentos visitantes oriundos de toda a região.
Em declarações à Rádio Portalegre Mariana Duarte, do MTA, explicou que o objetivo do evento passa por recuperar a essência do Natal, recriando a verdadeira história desta quadra festiva.
O espaço começa a ser decorado esta sexta-feira pelos jovens deste movimento que contam também com a colaboração de várias instituições locais.
Personagens, trajes, tendas e animais vão contar a história bíblica desde a aparição do Anjo Gabriel a Maria em Nazaré até ao nascimento de Jesus em Belém.
O Presépio Vivo vai estar em cena entre as 16h e as 17:30h de 25 de dezembro na praça de Touros de Alpalhão.
Carla Aguiã in “Rádio Portalegre”

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

ÉVORA: Apresentação de romance sobre a guerra colonial

11 dezembro - 18 horas - Biblioteca Pública de Évora
"Concerto para Sanca João"
Guiné e metrópole, dois universos distantes que a guerra colonial juntou na existência de milhares de pessoas. Sanca João é uma personagem secundária, um prisioneiro que faz mudar a vida do narrador, voluntário de guerra em Cacondo.
A narrativa, riquíssima, é um fresco da vida nas décadas de 50, 60 e 70 abrangendo os dois universos, o de Portugal e o da Guiné. Trata-se de um grande romance de guerra e de amor, com uma linguagem poderosamente criativa a que se junta, para maior enriquecimento, uma pluralidade de ângulos entre os quais avulta o de antropólogo, uma das áreas de formação do autor. Mas é sobretudo o romance de quem viveu por dentro, com emoções, sentimentos, esperanças e dores o tempo antes e o tempo após a revolução do 25 de abril e nos dá conta disso de forma magistralmente ficcional.
Autor: Carlos Alberto Correia
Contacto: carlos.correia.5@sapo.pt​
Apoio: Câmara Municipal de Évora | Biblioteca Pública de Évora

SERPA: Um concelho com Boas Festas

Vila Verde de Ficalho
Festa de Natal da Escola Básica 1
Dia 16 de dezembro – manhã – Salão Polivalente
Organização – Agrupamento de Escolas nº2 de Serpa / Escola Básica 1 de Ficalho
Vila Nova de S. Bento
Festa de Natal
Dia 15 de dezembro – 15H00 – Lar S. Bento
com colaboração da Escola
Organização Lar S. Bento
Cantar na Escola
Dia 16 de dezembro – Escola Básica 1
Organização – Agrupamento de Escolas nº 2 de Serpa/Escola Básica 1 de Vila Nova
Pias
Presépio Vivo
Dia 15 de dezembro – 15H00 – Lar São José
Organização – Fundação Visconde Messangil
Festa de Natal
Dia 16 de dezembro – 14H30 – Lar Feminino
Organização – Fundação Visconde Messangil
Brinches
Desfile de Pais Natais, com entrega de doces às crianças
Dia 15 de dezembro – 15H00
Organização - Moto Clube de Brinches
Canções de Natal
com visita ao Centro Social e Paroquial
Dia 15 de dezembro – 14H00 – Escola Básica 1 e Pré-Escolar
Organização – Agrupamento de Escolas nº 1 de Serpa/Escola Básica 1 e Pré-Escolar de Brinches
Serpa
Dia 16 de dezembro – Academia Sénior
14H30 – Receção aos alunos da Academia Sénior

15H00 – Teatro – “Filhos de Natal”
16H00 – Lanche partilhado com animação musical
Organização – Academia Sénior de Serpa
Vila Nova S. Bento
Exposição de presépios
De 14 de dezembro a 6 de janeiro – Escola Básica 1
Organização – Agrupamento de Escolas nº 2 de Serpa/Escola Básica 1 de Vila Nova
Peddy Paper de Natal
De 14 a 17 de dezembro – Escola Básica 1
Organização – Agrupamento de Escolas nº 2 de Serpa/Escola Básica 1 de Vila Nova de S. Bento


CUBA: Passeio BTT "Onde está o Pai Natal?"


Exposição do Menino Jesus no Centro Cultural de Sousel

O Centro Cultural de Sousel não quis passar ao lado da época natalícia em que nos encontramos, e em parceria com as paróquias do Concelho de Sousel (Cano, Casa Branca, Santo Amaro e Sousel) trouxeram-nos algumas das muitas peças do Menino Jesus que se encontram nas várias igrejas das freguesias.
Pelas 11H, no Centro Cultural, inaugurou-se esta exposição que contou com presença de Armando Varela, Presidente do Município de Sousel, de Marta Carujo, Vice-Presidente do Município, de Jorge Pereira, Chefe de Divisão e ainda do ilustre Senhor Padre Nabais, que no seu discurso referiu a importância destas exposições para os nossos munícipes.
Uma das mentoras desta exposição, Ana Machadinha, agradeceu aos párocos das freguesias a boa colaboração para com o Centro Cultural e de como mostram a sua total confiança em emprestar estas imagens ao nosso Município.
Uma exposição onde podemos encontrar imagens do “Menino Jesus” e onde fica patente a boa relação que o Município de Sousel tem com as igrejas e com os Párocos das freguesias do concelho.
Até 9 de janeiro poderá visitar esta exposição onde a figura do “Menino Jesus” se encontra em destaque.


Caminhada de Natal em Vila Nova da Baronia

19 de dezembro - 9h
Partida: Largo da Igreja
Passeio de BTT de 8 km para os mais novos.

 PARTICIPA!

CASTRO VERDE: Sarau de Natal no Pavilhão Desportivo

A Secção de Patinagem Artística do Futebol Clube Castrense celebra esta quadra festiva com um Sarau de Natal, a decorrer no próximo sábado, 19 de dezembro, no Pavilhão Desportivo Municipal de Castro Verde!

ALPALHÃO (Nisa): Concerto de Natal com a Filarmónica do Crato