domingo, 24 de janeiro de 2016

ALJUSTREL: Exposição "100 Cartazes para o Direito à Educação"

A exposição “100 Cartazes para o Direito à Educação” encontra-se patente ao público até ao dia 12 março, no Museu Municipal de Aljustrel.
Esta exposição itinerante resulta de um projeto da ONG sedeada em Paris e acreditada pela própria UNESCO, “Poster for Tomorrow”, que lança anualmente concursos internacionais de cartazes sobre temas relacionados com os direitos humanos e liberdades fundamentais.
Os 100 melhores cartazes, selecionados por um júri internacional, são depois objeto de uma exposição simultânea anual em torno do dia 10 de dezembro, para celebrar o dia Internacional dos Direitos Humanos.
Trata-se conforme disse, Jack Lang, antigo ministro francês da Cultura e da Educação de “pôr ao serviço de causas justas e importantes esta poderosa ferramenta de tomada de consciência”.
Estima-se que cerca de 121 milhões de crianças não frequentam a escola primária. Em França, 3,1 milhões de pessoas não sabem ler nem escrever, contra 42 milhões de adultos norte-americanos, e as estimativas mostram que o número de adultos analfabetos funcionais aumenta 2,5 milhões todos os anos nos Estados Unidos.
“A educação é a arma mais poderosa de que dispomos para mudar o mundo”, afirmou Nelson Mandela. Urge portanto promover a educação das crianças e sensibilizar um público alargado para o problema maior que a iliteracia representa nas nossas sociedades, permitindo quebrar a pobreza, e lutar por um mundo melhor e mais igualitário para todos.
Este concurso sobre o Direito à Educação, que mobilizou 2700 participantes, é também uma maneira de lançar uma forte mensagem de solidariedade, de salientar a importância da educação que torna mais forte cada criança, homem ou mulher e que lhes permite viver dignamente e participar plenamente no mundo que os rodeia.

Uma exposição a não perder!