terça-feira, 26 de janeiro de 2016

ÉVORA: Cinema e Dintorni no Armazém 8

No próximo sábado vamos dar lugar às bandas sonoras dos filmes italianos.
Relembramos músicas dos 40, 50, 60 e 70.
Recordamos as músicas de Nino Rota ou Ennio Morricone, numa ligação entre a música e o cinema.
Contamos contigo para fazer desta uma grande noite de homenagem aos homens e às obras que marcam a história da música e da 7ª Arte.
O projeto “Cinema & Dintorni” nasce da ideia de dar o espaço e o reconhecimento merecido às grandes canções dos compositores italianos contemporâneos.
Destacando os mestres que fizeram a história da música pelo cinema, o trio propõe um percurso que nos leva às imagens de obras-primas inesquecíveis.
Entre estes compositores destaca-se o trabalho de Nino Rota e Ennio Morricone.
Se de um lado a música ao serviço das imagens tem ditado a escolha do repertório, outra fonte de inspiração foi a música de autor, que alimenta o nosso imaginário e o do ouvinte. Os “dintorni” (arredores) são melodias que fazem parte da história e da cultura contemporânea italiana.
Incluídas no repertório, relembramos as canções de Francesco de Gregori e Fabrizio de André e alguns originais de Massimo Cavalli e Ricardo Pinheiro que completam a escolha dos temas.
Uma proposta já editada em CD e que foi destaque em inúmeros programas e evento de jazz. Um trabalho que conta ainda com a participação especial de Laurent Filipe e Pedro Santos.
http://armazem8.associarte.pt/eventos/cinema-dintorni/