segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

PONTE DE SOR: Mesa Redonda "Bullying: Da brincadeira à violência"

O Projeto ABC, promovido pela Caminhar em parceria com o Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor e o Município de Ponte de Sor, dinamiza mensalmente ações de sensibilização/informação - Mesas Redondas - destinadas, principalmente, a pais e educadores. Estas ações, que também estão abertas ao público em geral, constituem-se como um espaço privilegiado de formação e debate de vários temas educativos.
Até onde vai a brincadeira e onde é que realmente começam ações de bullying?
Todas as brincadeiras têm limites e aquelas em que um dos intervenientes revela mau estar poderá querer indicar o princípio do desconforto. O bullying começa quando existe um desequilíbrio de poder entre quem agride e quem é agredido/a. É uma forma de violência contínua que acontece entre colegas da mesma turma, da mesma escola ou entre pessoas que tenham alguma característica em comum (por exemplo: terem mais ou menos a mesma idade; estudarem na mesma escola).
Segundo Ana Rodrigues Costa, "A escola é, portanto, muitas vezes palco de situações violentas que marcam para a vida. A vitimização por bullying prejudica seriamente a competência escolar dos alunos e promove o insucesso escolar pois afeta-os não só a nível social, mas também a nível académico. O bullying é um problema da nossa sociedade e não só dos intervenientes em causa."
É importante estar atento a todos os sinais e atuar preventivamente.
Se gostaria de estar mais informado sobre este tema, inscreva-se até dia 27 de janeiro!
Mesa Redonda_28 janeiro 2016
Escola Secundária, sala D2, 18:00 h
TEMA do mês de janeiro - BULLYING: da brincadeira à violência

Link inscrição online: http://goo.gl/forms/6oA896mqs6