quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

AVIS: Sessões de esclarecimento sobre "Polinizadores, Apicultura e Espécies Exóticas"

A QUERCUS em parceria com a ADERAVIS, e com o apoio do grupo Jerónimo Martins, vão realizar um Ciclo de Sessões de Esclarecimento no Alentejo, subordinado ao tema: Polinizadores, Apicultura e Espécies Exóticas.
É objectivo da organização alertar a opinião pública, as autoridades competentes e os agricultores/apicultores em particular, para os perigos que a introdução de espécies exóticas pode ter no equilíbrio dos ecossistemas. É neste quadro que actualmente se encontra a apicultura, com as abelhas diariamente ameaçadas por novos predadores como a Vespa-asiática (Vespa velutina) e novas doenças que tanto afectam as explorações apícolas, ressentindo-se estes efeitos quer na biodiversidade, quer na economia e na produção de boa parte dos alimentos que nos chegam à mesa.
Por estas razões a QUERCUS e a ADERAVIS convidam todos os apicultores, técnicos, dirigentes associativos e demais interessados e amigos das abelhas a participarem neste ciclo de colóquios e debates.
A participação é gratuita e não necessita de inscrição prévia!
A primeira sessão será realizada em Avis, às 14:30 horas do dia 14 de Fevereiro de 2016, no Salão da Junta de Freguesia, e contará com o seguinte programa:
14:30 – Sessão de Abertura
QUERCUS, ADERAVIS, Município de Avis, Junta de Freguesia de Avis
15:00 – Eng.º Paulo Ventura, Novas Ameaças às Abelhas, onde será abordada a problemática das novas moléstias que poderão chegar ao território nacional como a Aethina thumida e o ácaro Tropilaelaps. Outros assuntos como os polémicos OGM’s e os pesticidas à base de neonicotinóides caberão também neste tema.
15:30 – Eng.º Paulo Varela, MONTEMORMEL, Polinização e Biodiversidade, um dos mais importantes e simultaneamente menos conhecidos e utilizados serviços prestados pelas abelhas. Os benefícios para a apicultura, agricultura e para o ambiente de uma prática que se deseja cada vez mais divulgada entre os apicultores.
16:00 – Intervalo
16:15 – Eng.º Miguel Maia, APISMAIA, A Vespa-asiática (Vespa velutina), Um dos temas fulcrais deste ciclo de debates, um assunto que há muito circula nos meios de comunicação, suscita tantos receios e sobre o qual ainda restam muitas dúvidas. Ainda não é um problema no Alentejo, mas pela forma e velocidade com que esta espécie exótica invasora se tem dispersado a partir do Norte de Portugal, poderá chegar a curto prazo a esta região.
Para mais informações contactar:

Nuno Sequeira (93 778 84 74) ou Joaquim Pífano (96 581 82 50)