quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Carnaval com muita animação no concelho de Avis

A Festa de Carnaval, promovida pelo Município de Avis, com o apoio das Freguesias e Uniões de Freguesias, do Agrupamento de Escolas de Avis e de outras entidades que se dispuseram a patrocinar o evento, começa na sexta-feira, dia 5 de fevereiro, com os cortejos das crianças dos Jardins-de-Infância e Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em Alcórrego e em Avis, e dos Alunos da Escola Profissional Abreu Callado, em Benavila.
No dia seguinte, 6 de fevereiro, os desfiles, preparados pelas Ludotecas Municipais de Avis, este ano sob o mote da "Animação Infantil", onde a ideia é estimular a criatividade de modo a levar a esta festa de Carnaval personagens conhecidas e divertidas do cinema e da televisão, irão contar com a participação da Ludoteca de Figueira e Barros, de Alcórrego e de Benavila. Entretanto, à noite, há Baile e Concurso de Máscaras Artesanais, na Casa do Povo, em Aldeia Velha. O acordeonista Carlos Poeiras garante a animação.
No dia 7, o grande Desfile, pelas ruas do Centro Histórico da Vila, contando com a participação de carros alegóricos e mascarados, crianças e jovens, utentes das Ludotecas Municipais, Pais e Encarregados de Educação, Associações e Coletividades locais, IPSS's, Trabalhadores do Município, Freguesias e Uniões de Freguesias do Concelho, vai ter início, às 15h00, após Concentração dos participantes no Largo do Convento, pelas 14h00.
O Corso de Carnaval seguirá, depois, num percurso que irá estender-se pelo Largo Sérgio de Castro, Praça Serpa Pinto, Rua Portas de Évora, Rua António José D'Almeida, Rua 1.º de Maio, Rua Combatente do Ultramar, Largo General Humberto Delgado e Jardim Público de Avis, onde se espera que, à semelhança dos anos anteriores, a alegria caraterística da época carnavalesca contagie o público, já que o Desfile, composto, maioritariamente, por crianças, irá dar asas à sua imaginação e mostrar a sua criatividade, assente no seu papel de difusão de valores e de fomentador da cultura local.
Neste dia, este criativo projeto irá desenrolar-se, através de algumas das mais emblemáticas figuras da animação, bem conhecidas de miúdos e graúdos, tais como "Os Piratas", o "Super-Homem", a "Super-Mulher", "Onde está o Wally?", "A Família dos Flintstones", "Jasmin, um menino sonhador", entre outras, que cruzam diferentes coreografias e músicas.
Em Ervedal, o desfile da Ludoteca será na tarde de terça-feira, 9 de fevereiro, e, em Valongo, a festa, mais descontraída e imprevisível, irá contar com a participação espontânea de todo o público, num Carnaval Trapalhão que irá manter o seu cariz profundamente popular.
Aceite a sugestão. No domingo de Carnaval, domingo gordo, venha a Avis e divirta-se num desfile cheio de cor, alegria e muita animação, onde a entrada é livre!