sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Festival Terras Sem Sombra - O Alentejo em Madrid

O Festival Terras Sem Sombra foi apresentado em Madrid, no dia 11 de Fevereiro, em conferência, à imprensa espanhola na Livraria La Quinta de Mahler, local de referência dedicado à Música Clássica. O espaço foi pequeno para acolher os 29 Jornalistas de meios como o El País, Europa Press, Radio 3 e Hola Viagens, entre outras personalidades. A mesma conferência, contou com a presença de Santiago Salaverri, a responsável pelos assuntos culturais da Embaixada do Brasil em Madrid, Rita Bered de Curtis, o Presidente CM de Castro Verde, Francisco Duarte, o Presidente CM Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, o Presidente CM Sines, Nuno Mascarenhas, o Presidente CM Serpa, Tomé Pires, o adjunto do Presidente da CM de Beja, Manuel Dias, o vice presidente da CM Almodôvar,  Luís Gaiolas e o vereador Ricardo Colaço.

Coube ao Embaixador de Portugal em Madrid, Francisco Ribeiro de Menezes, dar as boas vindas aos presentes e passou a palavra aos envolvidos directamente no Festival, que abordaram as diferentes facetas do mesmo: o presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, Vitor Fernades da Silva, o Director geral do Festival, José António Falcão, o director artístico, Juan Angel Vela del Campo e os músicos convidados: Albert Recasens, director de La Grande Chapelle e o compositor Alfredo Aracil.
A conferência de imprensa terminou, com a oferta de um talego aos jornalistas e foi servido o vinho Antão Vaz, monocasta da vidigueira, elogiado pelos presentes.
No dia 13 de Fevereiro, pela primeira vez, o Cante Alentejano pôde ser ouvido na capital espanhola, no Teatro do Círculo de Bellas Artes com os Cantadores de Vila Nova de São Bento (Serpa) e os Ganhões de Castro Verde e Moços D`uma Cana.

À saída, as cerca de 600 pessoas que enchiam a sala puderem provar mais um pouco de Alentejo, com a degustação de produtos regionais dos oito concelhos por onde passa a 12.ª edição do Festival Terras sem Sombra: Almodôvar, Sines, Santiago do Cacém, Ferreira do Alentejo, Odemira, Serpa, Castro Verde e Beja.