terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

PEV questionou António Costa sobre poluição no Rio Tejo e revisão da Convenção de Albufeira

Heloísa Apolónia, deputada do PEV, questionou hoje o Primeiro Ministro, no debate quinzenal na Assembleia da República, sobre a poluição no Rio Tejo e a necessidade da revisão da Convenção de Albufeira.
Na sua intervenção, a deputada ecologista destacou o ciclo sucessivo de poluição que tem vindo a ocorrer no Rio Tejo, património fundamental para o país, mas que continua a ser atacado por diversas frentes, designadamente descargas ilegais e caudais absolutamente insuficientes para a salvaguarda dos ecossistemas. Heloísa Apolónia reivindicou junto de António Costa a necessidade da revisão da Convenção de Albufeira, com Espanha, no sentido da garantia dos caudais ecológicos necessários para assegurar a sustentabilidade deste rio internacional.
António Costa, na resposta à deputada dos Verdes, garantiu que está a ser acompanhada a monitorização da poluição no Rio Tejo por forma a identificar as fontes poluidoras e controlar as suas emissões. Os Verdes consideram necessário reforçar meios de monitorização e de fiscalização e reiteram a necessidade de articulação de caudais ecológicos com Espanha para uma boa gestão dos nossos rios internacionais.

 O Grupo Parlamentar Os Verdes