quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

VIDIGUEIRA: Encontro com o escritor David Machado

A Câmara Municipal de Vidigueira , em parceria com a biblioteca escolar, vai promover, a 11 de fevereiro, a iniciativa Encontro com o escritor David Machado, destinada aos alunos do 1º ciclo. As sessões vão decorrer na escola sede em Vidigueira (duas sessões para alunos de Vidigueira e Vila de Frades) e na escola de Pedrogão (sessão para alunos de Pedrógão do Alentejo e Selmes).
David Machado nasceu, em 1978, em Lisboa. Licenciou-se em Economia, mas cedo trocou os números pelas letras. Em 2005 recebeu o Prémio Branquinho da Fonseca, da Fundação Calouste Gulbenkian e do Semanário Expresso, com o livro infantil “A Noite dos Animais Inventados.” Seguiram-se outros títulos e, em 2010, o seu livro “O Tubarão na Banheira” foi distinguido como o Melhor Livro de Literatura Infanto-Juvenil/2010 atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) e pela RTP e uma das 12 obras destacadas pelo júri do Prémio Nacional de Ilustração 2010.
Entre estilos, públicos e formatos variados, David Machado escreve para além de livros infanto-juvenis, romances, contos e faz traduções. Em 2013, publica Índice Médio de Felicidade que lhe valeu, dois anos depois, o Prémio de Literatura da União Europeia, tornando-se o terceiro autor português a conquistá-lo. Os seus livros estão no Plano Nacional de Leitura.

Os seus livros e contos encontram-se atualmente publicados em países como Itália, Marrocos, Reino Unido, Alemanha, Sérvia e Islândia.