segunda-feira, 28 de março de 2016

NISA: Caminhada "À Descoberta de S. Miguel / Pé da Serra"

Breve descrição do percurso
O percurso inicia-se na aldeia de Pé da Serra, com as suas casas caiadas, de rodapés amarelos e azuis e com o tradicional reboco encrespado. Passa junto à Igreja de S. Simão e ao primeiro fontanário e avança pela calçada de cascalho até um caminho ladeado por muros baixos e sinuosos, seguindo por pequenas hortas, olivais e furdas.
Depois de atravessar o Monte Cimeiro, despovoado e em ruínas, segue por um trilho íngreme que conduz ao penouco, ponto culminante da Serra de S. Miguel. Com Pé da Serra no horizonte, atravessa uma eira de xisto e cascalho e sobe por entre sobreiros, pinheiros-bravos e eucaliptos até ao ponto mais elevado do concelho (463 m de altitude), que possui uma panorâmica integral sobre a região.
A descida faz-se serpenteando entre sobreiros e cascalheiras, vestígios dos muros que outrora sustentavam oliveiras, palmilhando solos argilosos. Segue então pelo asfalto em direcção a Vinagra, onde há água nas fontes e casas de pedra com as suas chaminés alentejanas, que superam largamente a altura das habitações.
Avança de novo entre muros que separam horas ou olivais, até mais uma vez surgirem os sobreiros. No regresso a Pé da serra é possívelconhecer as tulhas do antigo lagar de azeite.
Características do percurso
* Descrição: Pé da Serra – Monte Cimeiro – Cume Serra de S. Miguel – Vinagra – Pé da Serra.
Distância: 8,5 Km em círculo
Duração prevista: 3,5 h
Grau de dificuldade: Algo difícil
Perfil altimétrico: Ponto de maior altitude (463 m); Ponto de menor altitude (189m); Desnível acumulado positivo (subida 312 m).
Pontos de interesse: Monte Cimeiro, Eira, Miradouros, Poçoda Serra, Abrigo de Gado, Vértice geodésico de S. Miguel (463m), Vinagra, Antigo lagar de azeite.
Programa Previsto
23 de Abril de 2016 (sábado)
Ponto de Encontro: Pé da Serra (Painel início PR9
(Nota: O Município disponibiliza transporte com partida às 8 horas junto ao Cine Teatro de Nisa e regresso após o fim da actividade).
9h – Início da Caminhada
11h – Reabastecimento (Cume da Serra de S. Miguel)
12,30h – Fim da caminhada
13 h – Almoço convívio na sede do CRC “Os Amigos do Pé da Serra”
(leva o teu e come de todos)