sexta-feira, 25 de março de 2016

SERPA: Reabre o renovado Museu Municipal de Arqueologia

No próximo dia 24 de março, pelas 16.00h, decorre a inauguração do renovado Museu Municipal de Arqueologia de Serpa, que se localiza na antiga Casa do Governador, situada intramuros na área do Castelo. Com esta reabertura, conclui-se um processo de requalificação deste espaço e da sua coleção, do qual foram parceiros do Município de Serpa a Direção Geral do Património Cultural, a Direção Regional de Cultura do Alentejo, o Museu Nacional de Arqueologia e o Instituto Português de Museus.
A requalificação foi uma iniciativa QREN, apoiada no âmbito do INALENTEJO, com um investimento total de 976.811,12 euros e um investimento elegível de 866.745,26 euros, com cofinanciamento FEDER de 736.733,47 euros.
Com esta intervenção pretende-se dar uma resposta mais contemporânea quer ao espaço físico quer ao modelo expositivo, de acordo com o conceito museológico concebido pelos parceiros institucionais. Partindo dele, a empresa Souza Oliveira, Lda. (que venceu o concurso público organizado para o efeito) desenhou a nova museografia, que inclui uma nova zona de visionamento de conteúdos multimédia - da autoria do cineasta João Botelho. Com esta nova exposição dos achados arqueológicos descobertos neste concelho, o novo museu municipal espera contribuir para o aumento do número de visitantes que, no presente, a cidade já tem, acrescentando-se à lista dos inúmeros motivos que justificam uma visita a Serpa.
A inauguração de um novo espaço municipal é, sempre, um momento gratificante, mas mais ainda quando, como no caso presente, o processo que agora se conclui resulta de um continuado e persistente empenho de valorização do nosso património, uma faceta da intervenção autárquica que, em Serpa, sempre fez parte do modelo de desenvolvimento local que a democracia permitiu construir.