terça-feira, 19 de abril de 2016

BEJA: Acção de formação sobre "Património Artístico da Igreja"

- “Critérios e Práticas de Conservação Preventiva” | Beja | 28 de Abril | Igreja de N.ª Sr.ª dos Prazeres
Realiza-se em Beja, no próximo dia 28 de Abril, na igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, uma acção de formação sobre o Património Artístico da Igreja, intitulada “Critérios e Práticas de Conservação Preventiva”. Promovida pelo Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, em colaboração com o Departamento do Património Histórico e Artístico e o Secretariado de Liturgia da Diocese de Beja, esta actividade é aberta a todos os interessados,
A jornada decorrerá entre as 10h00 e as 17h30 e encontra-se vocacionada para quem está em contacto permanente com o património artístico religioso, em igrejas, museus, etc., coordenando ou assegurando a sua manutenção; destina-se também a responsáveis, técnicos e colaboradores com funções nas diversas áreas dos Bens Culturais da Igreja, bem como a todos aqueles que pretendam obter formação neste domínio.
Incidindo em algumas das matérias mais carenciadas do património eclesiástico, pretende-se fornecer instruções básicas de diagnóstico e manutenção, mas também recomendações de fácil concretização e princípios básicos de conservação, passíveis de serem implementados nas rotinas quotidianas das igrejas.
Entre os objectivos a atingir, destacam-se os seguintes:
▪ Identificar os principais factores de risco e degradação dos Bens Culturais da Igreja.
▪ Conhecer o conjunto de procedimentos e práticas de conservação preventiva, aconselháveis à correcta manutenção do património das igrejas.
▪ Incentivar a implementação de planos de salvaguarda e prevenção.
▪ Favorecer a consolidação de uma cultura de protecção do património cultural da Igreja junto das comunidades.
Intervêm nesta acção, como formadores, entre outros, Sandra Costa Saldanha, Directora do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja; José António Falcão, Director do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja; Teresa Esteves, Inspectora da Polícia Judiciária; Joaquim Inácio Caetano, Laura Romão e Carlos Costa, Conservadores-Restauradores; Manuela Pinto da Costa, Conservadora e Museóloga; e Eduarda Vieira, docente universitária.
As inscrições (gratuitas) encontram-se abertas e podem ser feitas para dpdb@sapo.pt enviando a ficha de inscrição, ou tel. 962 414 521, até ao dia 26. São aceites até à lotação da igreja.