terça-feira, 12 de abril de 2016

Évora recebe o EXIB Música -

EXIB música "pretende essencialmente criar pontes de contacto e incentivar o intercâmbio"
A cidade alentejana de Évora será a capital da música ibero-americana, entre 04 e 07 de Maio, com a terceira edição da Exib música.
Inserida nas comemorações do trigésimo aniversário da classificação de Évora a Património Mundial pela UNESCO, a Exib música contará com a presença expositores, debates, músicos e profissionais em torno de "uma programação que coloca especial ênfase no estímulo da circulação das músicas ibero-americanas, no reconhecimento da diversidade das suas expressões, no compromisso dos seus conteúdos e no valor de cooperação como principal elemento no fortalecimento da indústria musical e cultural da Ibero-América e desta com o mundo", salientou a organização.
Este encontro anual da música ibero-americana estreia-se em Portugal de 04 a 07 de Maio com o intuito "de reunir num só espaço novas propostas, talentos, grupos e projectos de modo a que cada um possa ouvir e seleccionar para a programação dos seus espaços".

Do certame fazem parte 18 showcases de música ao ar-livre e de cerca de 100 artistas em palco e de mais de 50 conferencistas, master classes, documentários e fóruns de música.
EXIB Musica é uma iniciativa pioneira de antevisão de Lisboa, Capital Iberoamericana 2017 e "pretende essencialmente criar pontes de contacto e incentivar o intercâmbio de bens e serviços da indústria musical dos países sul-americanos, Portugal e Espanha", salientou a organização.
A programação desta edição, conta com o I Encontro de Imprensa Musical: O Jornalismo Musical na Ibero-América "propõe um olhar inovador face àsmúsicas ibero-americanas, revela técnicas do jornalismo de investigação aplicadas à área musical, aposta na identidade e propõe a reflexão sobre uma profissão em constante mutação".

O II Encontro de Festivais pelas Músicas da Ibero-América é "um encontro orientado para convocar festivais de todo o mundo, com o objectivo de acrescentar valor à difusão e à circulação da música ibero-americana".
Oito micro-conferências e/ou lançamentos de projectos, acompanham os expositores na Zona de Encontro Profissional, localizada no Palácio D. Manuel, onde irá decorrer também a II Tertúlia sobre Música e Línguas Originais.
A programação será igualmente constituída pela Masterclass de Flautas do músico brasileiro, Carlos Malta e pelo Ciclo de Documentários de Música, composto por quatro documentários de vários países ibero-americanos.
O EXIB Música pretende ser "o ponto de encontro obrigatório para os profissionais da indústria musical e o local onde são geradas grandes e importantes acções de colaboração em prol de um maior conhecimento das músicas iberoamericanas", afirmou a organização.
III Edição da Exposição Ibero-americana de Música, decorre nos seguintes espaços:
• O Palácio de D. Manuel - Palco da Zona de Encontro Profissional – Fóruns. Conferências. Networking
• Teatro Garcia de Resende - Palco da Gala de Inauguração
• Templo Diana - Cenário Showcase
• Praça do Giraldo - Cenário Showcase

• Universidade de Évora - Masterclasses especializadas