sábado, 2 de abril de 2016

PORTALEGRE: Exposição Imagens de Fé

Inauguração da exposição Imagens de Fé ex-votos da diocese de Portalegre-Castelo Branco, dia 1 de abril de 2016, pelas 17h30 no Museu Municipal de Portalegre.
“Imagens de Fé – ex-votos da Diocese de Portalegre-Castelo Branco”, é uma exposição organizada pela Comissão dos Bens Culturais da Diocese de Portalegre-Castelo Branco em parceria com a Câmara Municipal de Portalegre.
Formas materializadas de petição ou de agradecimento face a situações de morte eminente por doença, calamidades ou outras, os ex-votos agora apresentados – pinturas sobre madeira e tela, muito simples, de cariz popular, quase sempre anónimas, datadas dos séculos XVIII a XX – são uma manifestação da religiosidade das populações da Diocese de Portalegre-Castelo Branco.
Do total das obras apresentadas, provenientes de várias igrejas e capelas, têm especial destaque as dedicadas ao Senhor Jesus dos Aflitos, representação da figura de Cristo muito venerada em Portalegre e seus arredores.
Esta coleção, de inestimável valor material, cultural e religioso, estará patente ao público na Sala de Exposições Temporárias do Museu Municipal de Portalegre, de 1 de Abril a 26 de Junho de 2016.