sábado, 2 de abril de 2016

Mercado da Primavera anima edifício Millenium em Abrantes

Alfaces, cebolas, agriões, couves, grelos, nabos, abóboras, nabiças, tangerinas, limões, laranjas, rúculas, coentros, salsa e alecrim vão alegrar o polivalente do edifício Millenium, em Abrantes, na manhã de dia 9 de abril. Dinamizar um Mercado da Primavera com a comercialização de hortofrutícolas e um workshop de flores comestíveis são os objetivos da ação.
A TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior e os dois Núcleos de Produtores PROVE do Ribatejo Interior estão a preparar um mercado com os produtos hortícolas, frutícolas e as ervas aromáticas que marcam esta época do ano. A iniciativa será dinamizada entre as 9h30 e as 13h, no segundo sábado de abril.
O programa contempla, ainda, uma oficina de flores comestíveis que possibilitará aos participantes conhecer quais as existentes na região e alguns dos pratos que podem ser confecionados. A atividade é limitada a 15 inscrições, que devem ser efetuadas através do email comunicacao@tagus-ri.pt ou pelo telemóvel 91 490 98 72. E permitirá saber colher e utilizar corretamente as flores comestíveis, a sua importância na alimentação, conhecer as mais comuns no Ribatejo Interior, identificar as suas características organoléticas e, ainda, degustá-las.
Com o Mercado da Primavera, a organização pretende promover a comercialização de hortofrutícolas do produtor diretamente para o consumidor e sensibilizar a população para o consumo dos produtos de época e da região. Esta iniciativa está inserida no projeto social de inserção Bairro Convida, liderado pelo Município de Abrantes e que envolve um conjunto de parceiros em que se inserem a TAGUS e os núcleos PROVE do Ribatejo Interior.