terça-feira, 12 de abril de 2016

SOUSEL: Conferência " Alentejo 2020 Oportunidades e Desafios"



O Núcleo Empresarial surge com a missão de apoiar e dinamizar o tecido empresarial em Sousel. Constituído por representantes das mais diversas forças económicas, tem como objetivo o constante apoio às empresas e empresários já existentes, de modo a aproveitar mais eficazmente os recursos disponíveis assim como estimular o empreendedorismo e facilitar a criação de novas empresas e novos projetos.
Entre outras incumbências do NECS, a organização de conferências é uma das ferramentas utilizadas para promover informação.
No dia 8 de abril, o NECS organizou a conferência “Alentejo 2020 Oportunidades e Desafios”, no Auditório da Biblioteca Municipal de Sousel. Sob o foco do desenvolvimento e empreendedorismo no Alentejo, a intenção dos painéis apresentados teve como principal objetivo despertar os empresários para as oportunidades do Portugal 2020 e promover ideias para projetos futuros.
O Alentejo é uma região em metamorfismo e há hoje uma maior aptidão de estimular o dinamismo empreendedor e de fomentar a valorização dos recursos endógenos, abrangendo aspetos elementares para o progresso de qualquer região, como a qualificação e as proficiências, descerrando possibilidades para que o Alentejo aproxime o que fez bem no passado aos novos reptos.
Com uma assistência de 60 pessoas, entre elas vários empresários do Concelho e do Distrito, bem como representantes dos Bancos BIC e CGD, foram debatidos diferentes temas, Armando Varela, Presidente da Câmara Municipal de Sousel, falou sobretudo da Estratégica Económica para o Concelho de Sousel, o Secretário da CCDR Alentejo, Luís Castilho apresentou as oportunidades do Alentejo 2020, e o Presidente da Nerpor, Jorge Pais, falou sob o Investimento privado.
Da parte da tarde, estiveram na mesa Paulo Ramos, Diretor Geral da Fnway Consulting, sob o tema Oportunidades de Investimento para Empresas e Empresários, as Medidas de Apoio às Entidades foi explanada por Anabela Lopes, representante do IEFP e Nuno Mocinha, Presidente da CIMAA abordou a Visão Estratégica do Norte Alentejano.
No final da Conferência o Balanço da iniciativa foi positivo. Concluímos que desejamos um Alentejo mais habilitado, inovador, com coesão, sustentado na competitividade das pequenas e médias empresas, com uma crescente riqueza e com postos de trabalho qualificados. Queremos as grandes Empresas já existentes na região como uma base sólida promotora de incoming para outras que por cá se queiram fixar.
A ideia geral é que com talento e destreza podemos extrair o melhor destas novas oportunidades e declarar que o Alentejo é um território com paridade, consciente da sua realidade e que no panorama nacional se pode afirmar como uma região competitiva.
O NECS já está a trabalhar num novo ciclo de conferências… podemos adiantar que o tema será “Desempregados e a Criação do Próprio Emprego”.
Para ver as fotos da conferência, clique aqui:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1081171315255542.1073742513.177587342280615&type=3