terça-feira, 11 de outubro de 2016

VILA VELHA DE RÓDÃO: I Festival de Coros internacionais da Beira Interior

No último domingo, às 14h30, a Casa de Artes e Cultura do Tejo, recebeu o 2º Beira Interior International Choir Competition & Festival, organizado pela Associação Cultural da Beira Interior (ACBI) e da Meeting-Music.
O auditório cheio da Casa de Artes e Cultura do Tejo foi o palco para este concerto do Festival e teve a atuação de três Coros e abrangendo a participação de 125 pessoas, Zemer Lach (Israel), Orfeão de Portalegre e Coro Misto Canto Firme.
Durante este dia a Câmara Municipal de Ródão proporcionou a todos os participantes passeios de barco em visita ao património natural do concelho.
Este festival, estando apenas na sua segunda edição, já é considerado um dos maiores em Portugal devido à participação de 16 coros envolvendo 625 coralistas, seis países e dois continentes estando dez dos coros em competição. Recorde-se que este certame tem duas vertentes, a primeira que é a do concurso e a segunda a de um festival que envolve uma série de concertos na Beira Interior. As categorias da competição são Música Sacra, Coros Misto, Música Popular, Gospel, Rock, Coros Femininos Coros Masculinos e Coros Infantis.
O concerto de domingo, na Casa de Artes e Cultura do Tejo, esteve integrado no programa global dos 12 concertos que percorrem diversas localidades nos concelhos de Covilhã, Fundão, Castelo Branco, Vila Velha de Ródão, Idanha-a-Nova, Mação e Sabugal.