sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Apresentação do CD Cante Alentejano do concelho de Vidigueira

Venha assistir à apresentação do CD Cante Alentejano do concelho de Vidigueira, no próximo domingo, 27 de novembro, pelas 15 horas, no CENTRO MULTIFACETADO DE NOVAS TECNOLOGIAS DE VIDIGUEIRA, com atuação de grupos corais, magusto e prova de vinho novo.
Um dos grupos corais que participa no CD é o Grupo Coral Os Vindimadores de Vidigueira, um dos mais antigos Grupos corais Alentejanos. Fundado no já longínquo 1935, ano em que faz a sua 1.ª apresentação em Lisboa no teatro São Luís. Na sua longa existência, “Os Vindimadores”, têm passado por várias fases. Na década de 60 esteve à sua Frente o saudoso Manuel ”João” Mansos. Vive agora, desde 1986, uma fase ininterrupta de atividade. Esteve presente nalguns programas de Televisão (o ultimo dos quais no dia 04/04/2015 no programa ”Aqui Portugal” na RTP 1). Tem percorrido, praticamente, todo o país (do Minho ao Algarve) em atuações de divulgação do cante alentejano. Em colaboração com a COMPAGNIE PIERRE DELOCHE DANSE, uma parte do grupo esteve presente no encontro ACARTE/92 na Fundação GULBENKIAN, em Lisboa, para a apresentação do trabalho de Dança Contemporânea – TEJALÉM. Em colaboração com a mesma companhia de dança, também uma parte do grupo se deslocou a França, em abril e novembro de 1993, abril de 1994, em outubro e novembro de 1995 e em março de 1997 para apresentação do Trabalho – CAMPOS- e em espetáculos de Cante Alentejano em Varias Cidades de França. Em 2003 deslocou- se à Cidade Espanhola de Zafra em Representação do Município de Vidigueira na Feira de Exposições desta cidade estremenha. Em abril de 2004 foi até Macau (Território do Sul da China e de antiga Administração Portuguesa) Para Celebrar o 25 de Abril com a Comunidade portuguesa aí residente. Em novembro de 2005 a convite da Sociedade Austro-Portuguesa Deslocou – se a Viena de Áustria para as comemorações do 40.º Aniversário da Mesma Sociedade. Nas décadas de 60/70 gravou alguns discos que se encontram esgotados. Em abril de 1993 gravou em França um CD, em Dezembro/95, de colaboração com os Grupos Corais alentejanos gravou um CD- Cante do Natal e do Ano novo - numa edição de “IMENSO SUL” - gravou, em 1998 um novo CD – Por causa do Meu amor/ Meteram- se num Convento.
Repertório – Consta das Modas Tradicionais alentejanas e resulta de recolha feita pelo próprio grupo.
Traje – Calça e colete preto e lenço ao pescoço (traje de festa dos anos 20/30 do séc. XX, sem a jaqueta). No Inverno – capote alentejano.
O número de elementos do grupo oscila entre 22 e 25.
Presentemente, um grupo de jovens, no desejo de continuar o cante alentejano, começou a integrar o Grupo Coral.

O Padre Manuel Reis tem a seu cargo a representação do Grupo.