domingo, 20 de novembro de 2016

DIREITO DO TRABALHO: Hutchinson – Portalegre campeã da precariedade?

No âmbito da campanha nacional contra a Precariedade e pelo emprego com direitos o SITE SUL – Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul, promoveu ontem contactos com os trabalhadores da Hutchinson de Portalegre, à porta da empresa, juntamente com a coordenadora da USNA/cgtp-in.
Foi constatada a existência de uma enorme rotatividade dos trabalhadores e a ocupação de postos de trabalho permanentes por trabalhadores colocados pelas alugadoras de mão de obra, em particular a ADECO e a Multitempo.
Constatado ainda o facto da Hutchinson de Portalegre usar os (poucos e espaçados) aumentos salariais, como instrumento de discriminação e chantagem sobre os trabalhadores.
Os aumentos salariais, quando existem, são atribuídos sem quaisquer critérios que não sejam a “cor dos olhos” ou a subserviência.
Ficou clara a necessidade dos trabalhadores se organizarem nos sindicatos que os podem representar - o SITE é o sindicato representativo daquele setor de atividade - e a disponibilidade dos trabalhadores e trabalhadoras, na maioria jovens, encontrarem as formas de afirmar que, como todos os trabalhadores, Não Somos Descartáveis!
Ficaram agendadas novas reuniões e o compromisso dos dirigentes sindicais contactarem a direcção da empresa para lhes colocarem as preocupações dos trabalhadores, garantirem espaços dentro da empresa para contactarem os trabalhadores e exigir o cumprimento da legislação e da contratação coletiva do setor.
Portalegre, 2016 – 11 - 16

O Depº de Informação da USNA/cgtp-in