terça-feira, 29 de novembro de 2016

SERPA: Exposição "Sombra e Luz"

A Câmara Municipal de Serpa através da Academia Sénior inaugura hoje a exposição Sombra e Luz, às 11h00, no Centro Social e Educativo – Pólo 3, em Serpa, e ficará patente até 2 de dezembro.
A exposição “Sombra e Luz” tem como principal objetivo sensibilizar a população para o flagelo da violência sobre as mulheres. A violência doméstica, situação mais comum de violência, abrange vítimas de todas as condições e estratos sociais e económicos; assim como os seus agressores. De acordo com os dados da APAV, as mulheres representam mais de 81% das pessoas atendidas na sua rede nacional de 15 Gabinetes de Apoio à Vítima.
Num cenário de crise económica a situação destas mulheres agrava-se devido à sua vulnerabilidade, que fará com que as vitimas encontrem maiores dificuldades em reformular ou reconstruir as suas vidas. Combater a violência contra as mulheres é um dever da comunidade.
A Câmara Municipal de Serpa/Academia Sénior de Serpa junta-se às inúmeras iniciativas nacionais onde as mulheres mais velhas fazem ouvir a sua voz sensibilizando a população para a irradicação da violência sobre as mulheres que são as mães, as filhas e as avós da nossa comunidade.
Os trabalhos têxteis realizados retratam a imagem da mulher. Uma imagem de LUZ, que representa a força e o brilho que cada mulher encerra e a SOMBRA que revela o lado oprimido. As imagens são belas, mas vistas com atenção todas revelam o flagelo e a tristeza a que as vítimas são sujeitas. Cada aluna trabalhou de forma a melhor conseguir transmitir a sua mensagem de “Sombra e Luz”.