segunda-feira, 28 de novembro de 2016

SINES: Natal no Largo

O centro histórico de Sines transforma-se, nos dias 3 e 4 de dezembro, para receber a quinta edição do Natal no Largo, iniciativa que combina um mercado tradicional de Natal com um programa de animação dirigido às famílias.
No mercado participam dezenas de expositores locais e regionais, entre artesanato e produtos alimentares. Destaque para a 1.ª edição do mercado noturno, no sábado, 3 de dezembro, com o prolongamento da iniciativa até às 23h00.
No programa de animação, haverá fotografias com o Pai Natal, sessões de contos, oficina dos doces, animação de rua, lançamento de neve e concertos pelo grupo The Guest e pelo Coro Gospel de Lisboa, entre outras iniciativas.
O Natal no Largo é organizado pela Câmara Municipal de Sines, em parceria com a Junta de Freguesia de Sines e Escola das Artes do Alentejo Litoral e com o apoio de várias entidades.
Mercado e exposições
O mercado tradicional, com as ruas do centro histórico decoradas, está aberto em ambos os dias a partir das 10h00. No sábado, encerra às 23h00 e no domingo às 20h00.
No Castelo, poderão ser visitadas duas exposições: uma exposição dos trabalhos alusivos ao Natal realizados pelas famílias e alunos da Escola Básica n.º 2 de Sines, no Sala Turismo, e um presépio tradicional da Diocese de Beja, na sala principal do Museu de Sines.
Espetáculos
Os espetáculos são uma componente fundamental do programa de animação.
No sábado, dia 3, o primeiro espetáculo acontece às 17h00 na Praça Tomás Ribeiro: “Um Natal Travesso”, circo e comédia, por Claus e Gobe. Às 18h15, no Largo Poeta Bocage, o Coral Atlântico Juvenil interpreta clássicos de Natal. Às 21h15, também no Largo Poeta Bocage, o grupo The Guest apresenta um concerto especial de Natal, com lançamento de neve.
No domingo, dia 4, o primeiro espetáculo do dia, às 17h00, na Praça Tomás Ribeiro, é um circo ambulante. Às 18h15, as mais belas canções de Natal enchem o Largo Poeta Bocage pelas vozes soul do Coro Gospel de Lisboa, com lançamento de neve.
Gastronomia

A gastronomia volta a perfumar o Natal no Largo com iniciativas na cafetaria do Castelo.
Nesta edição, haverá, no dia 3, duas oficinas de bolachas de Natal, com a chef pasteleira Márcia Santos (Pura Gula), e, no dia 4, duas oficinas de pizzas de chocolate, pela Pizzeria La Bella Vita. Destinam-se ambas a crianças dos 4 aos 12 anos e necessitam de inscrição.
Os showcookings, às 16h30, estarão a cargo do chef siniense João Freitas (restaurante Tasca da Aldeia), no dia 3, e do restaurante Mercado à Mesa, no dia 4.
Contos e laboratórios
Os laboratórios para crianças e famílias, nos antigos correios, vão dar oportunidade de criar uma meia de Natal muito especial, no dia 3, e de construir brinquedos originais e exclusivos, no dia 4. Ambos às 15h00.
Além dos laboratórios, decorrem sessões de contos. Destaque para a sessão de contos noturna a realizar no sábado, às 21h00, na Praça Tomás Ribeiro, aquecida com chocolate quente.
Pai Natal
Em ambos os dias, nos antigos correios, as crianças poderão escrever a sua carta ao Pai Natal e colocá-la no marco do correio. Mesmo em frente dos antigos correios, poderão tirar fotografias com o Pai Natal.
Às 10h30 de sábado e domingo, o mercado é percorrido por uma parada de Natal.
Fitness
O exercício físico estará presente com duas aulas no Largo Poeta Bocage, às 11h15: zumba, pela instrutora Nady Alves, no dia 3, e takedance, pelo instrutor Tomané, no dia 4.