quarta-feira, 30 de março de 2016

LOURINHÃ: Exposição de pintura de José Ferreira


A Presidente da União de Freguesias de S. Bartolomeu dos Galegos e Moledo,  vem por este meio convidar Vossas Excelências para estarem presentes no evento em anexo, bem como solicitar a vossa ajuda na divulgação desta atividade nos vossos sites e páginas de facebook.


MONTALVÃO: Associação Vamos à Vila celebra Dia dos Moinhos



É já no dia 9 de abril que a Associação Vamos à Vila vai celebrar o Dia dos Moinhos em Montalvão, com um Colóquio, à tarde, e um passeio pedestre fotográfico, de manhã.
- Para participar no Colóquio (pode rever o cartaz e o programa), é só aparecer à hora marcada.
- Para participar no passeio é que convém inscrever-se, para assegurarmos o seguro, etc.
- Claro que a parte de ser "fotográfico" é opcional, ou seja, quem quiser pode levar a sua máquina e tirar fotografias.
Depois, escolhe as que achar melhores e envia-nos. Nós colocamos aqui nesta página e a que tiver mais "gostos" vai ser Capa da página, durante uns tempos!!!!!

PARTICIPE!

Banda de Alter do Chão comemora 110 anos de existência

A Banda Municipal Alterense comemora o seu 110º Aniversário no próximo dia 2 de Abril. Neste sentido convidam-se todos os Munícipes e interessados pelo percurso da coletividade a fazer parte desta comemoração especial. Assista ao Concerto da Orquestra Clássica do Conservatório de Música de Aveiro de Calouste Gulbenkian, pelas 21h00 no Cine Teatro Municipal.

ARRONCHES: Lançamento do Livro "O Poder dos 3 Saberes no Sucesso"

O Centro de Interpretação da Identidade local de Esperança vai acolher no próximo dia 9 de abril, às 16 horas, o lançamento do Livro "O Poder dos 3 Saberes no Sucesso".

Trata-se de uma obra destinado a pais e filhos, que cruza os conhecimentos do Coaching, da Psicologia, da Gestão do Tempo, da Inteligência Emocional e da Programação Neurolinguística, na definição de objetivos diários, mensais e anuais e na identificação de aspetos a melhorar na relação entre pais e filhos e na evolução pessoal, com vista à obtenção do sucesso académico – ponto de vista dos jovens – e do sucesso profissional – ponto de vista dos pais.

segunda-feira, 28 de março de 2016

Iniciativas de Abril na Casa do Alentejo (Lisboa)


CASTELO DE VIDE: Concerto de Primavera


Festa do Cavalo em Alter do Chão


Festival Taurino em Santo António das Areias (Marvão)


PORTEL: XIV Festival de Cinema "O Castelo em Imagens"

Localização:Auditório Municipal de Portel
DATAS: 08 a 14 Maio 2016 (Programa brevemente disponível)
 XIII CONCURSO NACIONAL ESCOLAR - PINTURA / DESENHO - FOTOGRAFIA - VÍDEO
A secção competitiva de "O Castelo em Imagens", 13.º Concurso Nacional Escolar, que decorrerá em Portel, entre 8 e 14 de Maio de 2016, é aberta a todos os alunos das escolas e universidades portuguesas, ou do ensino de português no estrangeiro (incluindo escolas e universidades de audiovisual e cinema, ou de outras áreas da comunicação social), tendo por tema "O Castelo" ou "O Castelo da Minha Terra", e destina-se a promover visões pessoais e investigação escolar em torno dos castelos portugueses.
 Podem inscrever-se obras nas seguintes categorias:
A - "O Castelo em Imagens" - Pintura e Desenho
B - "O Castelo em Imagens" - Fotografia
C - "O Castelo em Imagens" - Vídeo
 A inscrição das obras a concurso deverá ser efetuada, através de boletim disponível em anexo, até 1 de Abril de 2016 .
ENVIO DE INSCRIÇÕES PARA:
Concurso Nacional Escolar "O Castelo em Imagens"
Câmara Municipal de Portel / Praça D. Nuno Álvares Pereira, 7220-375 Portel
(para mais informações contactar 266 619 030 ou castelo.imagens.portel@gmail.com)

NISA: Caminhada "À Descoberta de S. Miguel / Pé da Serra"

Breve descrição do percurso
O percurso inicia-se na aldeia de Pé da Serra, com as suas casas caiadas, de rodapés amarelos e azuis e com o tradicional reboco encrespado. Passa junto à Igreja de S. Simão e ao primeiro fontanário e avança pela calçada de cascalho até um caminho ladeado por muros baixos e sinuosos, seguindo por pequenas hortas, olivais e furdas.
Depois de atravessar o Monte Cimeiro, despovoado e em ruínas, segue por um trilho íngreme que conduz ao penouco, ponto culminante da Serra de S. Miguel. Com Pé da Serra no horizonte, atravessa uma eira de xisto e cascalho e sobe por entre sobreiros, pinheiros-bravos e eucaliptos até ao ponto mais elevado do concelho (463 m de altitude), que possui uma panorâmica integral sobre a região.
A descida faz-se serpenteando entre sobreiros e cascalheiras, vestígios dos muros que outrora sustentavam oliveiras, palmilhando solos argilosos. Segue então pelo asfalto em direcção a Vinagra, onde há água nas fontes e casas de pedra com as suas chaminés alentejanas, que superam largamente a altura das habitações.
Avança de novo entre muros que separam horas ou olivais, até mais uma vez surgirem os sobreiros. No regresso a Pé da serra é possívelconhecer as tulhas do antigo lagar de azeite.
Características do percurso
* Descrição: Pé da Serra – Monte Cimeiro – Cume Serra de S. Miguel – Vinagra – Pé da Serra.
Distância: 8,5 Km em círculo
Duração prevista: 3,5 h
Grau de dificuldade: Algo difícil
Perfil altimétrico: Ponto de maior altitude (463 m); Ponto de menor altitude (189m); Desnível acumulado positivo (subida 312 m).
Pontos de interesse: Monte Cimeiro, Eira, Miradouros, Poçoda Serra, Abrigo de Gado, Vértice geodésico de S. Miguel (463m), Vinagra, Antigo lagar de azeite.
Programa Previsto
23 de Abril de 2016 (sábado)
Ponto de Encontro: Pé da Serra (Painel início PR9
(Nota: O Município disponibiliza transporte com partida às 8 horas junto ao Cine Teatro de Nisa e regresso após o fim da actividade).
9h – Início da Caminhada
11h – Reabastecimento (Cume da Serra de S. Miguel)
12,30h – Fim da caminhada
13 h – Almoço convívio na sede do CRC “Os Amigos do Pé da Serra”
(leva o teu e come de todos)

ÉVORA: Workshop com António Cordovil no Armazém 8

Dia 1 de Abril - 21h00
Armazém 8 - Évora
​Irá fazer-se uma abordagem ao tema da MUDANÇA e às diferentes formas de como esta é percebida. Para as MUDANÇAS desejáveis há que tomar a iniciativa e neste espaço serão apresentadas ferramentas estruturantes que facilitam o estabelecimento desse percurso. Não tendo qualquer carácter de capacitação, o workshop visa fornecer uma visão global do processo de COACHING permitindo que cada um dos participantes possa levar consigo as pistas ou um esboço do mapa, para dar início a uma grande viagem. Dirigido a: – quem quer ser coautor da sua própria vida – quem sinta que há algo que não está bem, e está determinado a fazer algo por isso – quem saiba exatamente o que quer, ou tenha ideias muito claras do que pretende melhorar ou mudar, mas fica-se por aí e não parte para a ação, ou sente necessidade de apoio e não sabe onde o encontrar Conteúdos: – as mudanças e as perceções da mudança – elevar os níveis de consciência e de abertura à mudança – perspetiva​ global do processo de Coaching – dinâmicas e exercícios para início de seu processo pessoal Facilitado por: António Cordovil Engenheiro de Telecomunicações Certificação Internacional em Coaching Certificação em Osho® Meditação “Permeia o seu trabalho com a qualidade única da Osho® Meditação, que será também partilhada e sugerida como sustentação do trabalho individual do cliente.” Mais informações do Facilitador: https://antoniocordovil.wordpress.com/
Informações Adicionais
​Org.: Associ'Arte
Contactos: Telef.: 933326005 | e-mail: associarte.aca@gmail.com | site: http://armazem8.associarte.pt

Apoios: CME | União das Freguesia Bacelo/ Srª da Saúde | União de Freguesias Malagueira/ Horta das Figueiras | Diário do Sul | Radio Telefonia | Agenda Global | Viral Agenda

PORTALEGRE: "Fonte Nova" assinala duas mil edições

O semanário Fonte Nova organiza amanhã terça-feira, dia 29 de Março, Biblioteca Municipal de Portalegre uma iniciativa que celebra as suas 2000 edições.
Para além de uma exposição das “30 edições que mais marcaram a nossa história”, o programa inclui pelas 18 horas um Momento com "Amigos da Poesia”, que antecede um debate sobre "A Influência dos órgãos de comunicação no desenvolvimento regional". Participam Aurélio Bentes Bravo (Fonte Nova), Gabriel Nunes (Rádio Portalegre), Manuela Lã Branca (Fonte Nova), Manuel Isaac Correia (Alto Alentejo) e Luis Bonixe (ESEP).
A iniciativa termina com um “Portalegre de Honra”. e uma exposição das “30 edições que mais marcaram a nossa história”, o programa inclui pelas 18 horas um Momento com "Amigos da Poesia”, que antecede um debate sobre "A Influência dos órgãos de comunicação no desenvolvimento regional". Participam Aurélio Bentes Bravo (Fonte Nova), Gabriel Nunes (Rádio Portalegre), Manuela Lã Branca (Fonte Nova), Manuel Isaac Correia (Alto Alentejo) e Luis Bonixe (ESEP). 
A iniciativa termina com um “Portalegre de Honra”. 

Em Alpalhão: 46 disseram sim à dádiva de sangue






Na véspera da estação primaveril: a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – marcou presença em mais uma atividade solidária. Estivemos no Concelho de Nisa, mais precisamente em Alpalhão.
Um total de 46 pessoas (15 das quais mulheres), dirigiram-se à sede do Grupo Ciclo Alpalhoense. Uma vez realizados os testes médicos, verificou-se que 38 dos voluntários poderiam avançar para a dádiva.
Um elemento de cada sexo doou sangue pela primeira vez. Já o Registo Nacional de Dadores Voluntários de Células de Medula Óssea obteve mais um elemento.
O almoço convívio, apoiado pela Junta de Freguesia de Alpalhão, decorreu nas instalações do Grupo Ciclo Alpalhoense.
Em resumo, tratou-se de uma brigada digna de registo, ou não fora esta a terra do nosso saudoso Presidente António Eustáquio.
Em Abril
A ADBSP promove as seguintes colheitas durante o mês de Abril: No dia 02 na sede do Rancho Folclórico de Arronches; No sábado 09 nos Bombeiros de Sousel; No dia 16 nas instalações do Grupo Desportivo Cultural e Social de Vale de Cavalos (Portalegre). Refira-se que o nosso calendário de Abril foi alvo de alterações.
Compareça num destes sábados da parte da manhã.
www.facebook.com/groups/AdbsPortalegre é também onde nos pode encontrar.
JR

sábado, 26 de março de 2016

ALMODÔVAR: 1º Seminário "Empreendedorismo e Iniciativa Privada"


POESIA POPULAR DO ALENTEJO

A Caçada do Malhadeiro
Uma caçada invulgar
Ocorreu na nossa terra
Pôs muita gente a pensar
Fez assustar toda a serra
I
Napoleão Bonaparte
Homem de grande ambição
Ocupa a nossa Nação
Põe soldados em toda a parte
Foi mais outro disparate
Que a história há-de contar
É sempre bom recordar
Um homem que não cedeu
Dessa vontade nasceu
Uma caçada invulgar
II
Oito soldados franceses
Cheios de sede e de fome
Só a saudade os consome
Nestes ermos portugueses
Foram vistos muitas vezes
Vitimados pela guerra
Entre as estevas da Serra
Desde a Crespa até à Neta
A caçada mais funesta
O correu na nossa terra
 III
No entretanto, os soldados
Viram um “Monte” branquinho          
Meteram-se pelo caminho
Um pouco mais animados
Uma vez ali chegados
Logo quiseram entrar
Ninguém queria acreditar
Ao ver tanta comida
Essa cena foi sentida
Pôs muita gente a pensar
IV
Nesse lar hospitaleiro
Comeram e até cantaram
Seguidamente abusaram
Das filhas do Malhadeiro
Mas o pai homem certeiro
Um caçador que não erra
Deu início à sua guerra
Disparando oito vezes
Matou os oito franceses
Fez assustar toda a serra
Sátiro Cuiça

PORTEL: Teatro "Ou choro ou rio"

Dia 30 de Março - 21,30h
Auditório Municipal de Portel
​Teatro sénior "Ou choro ou rio"
Grupo de Teatro da Universidade Sénor de Portel
 Informações Adicionais
​INFORMAÇÃO DE BILHETES - Brevemente disponível

SINES: Memórias da praia de São Torpes

A praia de São Torpes é uma das mais conhecidas e procuradas de Sines. Parece apenas um areal a perder de vista, mas sob este aparente vazio esconde-se uma riquíssima memória. Com o apoio da EDP - Programa Tradições Locais e Regionais, o Museu de Sines tem vindo a recolher memórias, fotografias e objetos com vista à realização de uma exposição e à publicação de um livro. No entanto, é na praia e nas suas redondezas que se irão centrar as atividades de redescoberta das suas riquezas patrimoniais.
FESTA DO EQUINÓCIO DA PRIMAVERA
20 de março | Com o apoio do Sines Surf Clube
Venha experimentar a Jangada de São Torpes
Praia de S. Torpes | 10h00-12h00 e 15h00-17h00
Caminhada pelos “Caminhos de São Torpes”
Início junto ao restaurante Trinca Espinhas | 15h00 | Dur. 2h
Tertúlia ao pôr-do-sol // Surgimento e desenvolvimento do surf em Sines
Junto ao restaurante Trinca Espinhas | 18h00
DIA DE S. TORPES
Descobrir vestígios da Sines do tempo em que São Torpes viveu
29 de abril | Para público escolar | Mediante marcação
CAMINHADA DE SINES A S. TORPES

30 de abril | Partida do Museu de Sines / Castelo | 15h00 | Dur. 3h

ÉVORA: Teatro "Estes Autos que Ora Vereis"

Dia 27 de Março - 16h00
Teatro Garcia de Resende
​​Estes Autos Que Ora Vereis é o título deste espetáculo do Cendrev, organizado a partir de fragmentos do Auto Pastoril Português, Auto da Sibila Cassandra, O Velho da Horta, Auto da Festa, Quem Tem Farelos e Auto da Índia, de Gil Vicente. A poesia e musicalidade, a fisicalidade imediata que os seus textos provocam no ator, valorizando a expressividade e facilitando a comunicação com o público, fazem de Gil Vicente um autor dos nossos dias. A aposta é, pois, simples: o jogo do ator, o disfarce, o lúdico. Um percurso vicentino composto por fragmentos de algumas das obras que a companhia do CENDREV montou ao longo dos quarenta anos de existência. Os pergaminhos de Mestre Gil são de tal forma grandiosos que o seu legado continuará, por certo, a merecer a atenção de uma boa mão cheia de investigadores portugueses e estrangeiros e, como até agora aconteceu, haverá sempre alguém disposto a mergulhar no seu universo dramatúrgico para trazer à cena mais um exemplar das suas maravilhosas criações. ​
Informações Adicionais
​Org.: Cendrev - Centro Dramático de Évora​
Contactos: Telef. 266703112 | e-mail: geral@cendrev.com | site: www.cendrev.com​
Apoio: Câmara Municipal de Évora

Entrada Livre

sexta-feira, 25 de março de 2016

Festas da Senhora da Boa Nova em Terena (Alandroal)


PONTE DE SOR: Concurso de Fotografia "Novos Olhares"

O concurso de fotografia Novos Olhares. Ponte de Sor é uma iniciativa do Município e tem como objetivo promover a descoberta e a divulgação do património natural, histórico e cultural do concelho de Ponte de Sor. As fotografias devem ser entregues presencialmente ou pelo correio entre 19 de março e 15 de maio de 2016, no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor. Para mais informações, não deixe de aceder às normas de participação do concurso e à ficha de inscrição que estão disponíveis em www.cm-pontedesor.pt

Piquenique da Páscoa em Ervedal (Avis)

No âmbito da 2.ª Feira de Páscoa, Feriado Municipal, o Centro Republicano Ervedalense, apoiado pelo Município de Avis e pela Freguesia de Ervedal, vai organizar, no dia 28 de março, um "Piquenique da Páscoa", em Ervedal.
Neste dia, vá chegando, descontraído, por volta das 13h00. Estenda a toalha e comece a conversar e a petiscar. As febras e as entremeadas são oferecidas pela Junta de Freguesia de Ervedal. Entretanto, usufrua da música ambiente e do serviço de bar instalado no local do Piquenique – A Horta das Rosas. Entre sorrisos e brincadeiras, de adultos e crianças, vá desfrutando do belo enquadramento paisagístico. Aproveite, dê uma volta pela área e encha-se de uma certeza – este é um lugar para voltar a visitar. Mas não descure a hora porque, às 15h00, irá estar no ar a atuação do Grupo de Cantares de Ervedal. Venha assistir e faça desta Páscoa uma ocasião com tradição!

MOURÃO: Corrida Sempre Mulher

Junte-se à festa, dia 10 de abril de 2016, em Lisboa, e venha correr ou caminhar por uma boa causa. Inscrições na Unidade Sociocultural e Desportiva do Município de Mourão, Antiga Escola C+S.

SERPA: Festas em Honra de Nossa Senhora de Guadalupe

De 24 a 29 de março realizam-se em Serpa as Festas em Honra de Nossa Senhora de Guadalupe
PROGRAMA
Dia 24, quinta-feira
23h30 – Espaço Comissão (Patinódromo)
DJ contra Strike
Dia 25, sexta-feira
10h00 – Rally Papper (ver programa próprio)
Org: Futebol Clube de Serpa
15h00 – Encontro de Petizes e Traquinas 
Org: Futebol Clube de Serpa
15h00 – Celebração da Paixão do Senhor 
22h00 – Procissão do Enterro do Senhor
00h30 – Espaço Comissão (Patinódromo)
Duo Sensações
KX Connections
Dia 26, sábado
10h00 – Encontro Infantis 
Org: Futebol Clube de Serpa
11h15 – Encontro de Benjamins 
Org: Futebol Clube de Serpa
15h00 – Encontro de Veteranos 
Org: Futebol Clube de Serpa
16h00 – FESTIVAL TAURINO 
Org: Bombeiros Voluntários de Serpa
16h00 – Arruada – Tocándar
22h00 – Vigília Pascal
22h00 – Praça da república
To King
FERNANDO CORREIA MARQUES
00h00 – Aleluias
Arruada – Tocándar
00h30 – Espaço Comissão (Patinódromo)
NININHO VAZ MAIA
Los Romeros
DJ J. Wolf & Dj Shock
Dia 27, domingo
08h00 – Alvorada
11h00 – Arruada – Tocándar
12h00 – Arruada – Bandinha D´Alegria
15h00 – Procissão de Nossa Senhora de Guadalupe
16h00 – Cortejo Histórico e Etnográfico
22h00 – Praça da República
ADIAFA
00h00 – Espetáculo Piromusical (junto ao Cineteatro)
00h30 – Espaço Comissão (Patinódromo)
DAVID ANTUNES & THE MIDNIGHT BAND
Ruben Baião
Dj G- Luft & Dj Petter Petta
Dia 28, segunda-feira
08h00 – Alvorada
12h00 – Arrematação dos Ramos (ver programa próprio)
16h00 – Procissão Solene da Festa de Nossa Senhora de Guadalupe
22h00 – Praça da República
Zeca e Os Pelintras
SÉRGIO ROSSI
00h30 – Espaço Comissão (Patinódromo)
DADUH KING
Dj Balance
Dia 29, terça- feira
08h00 – Alvorada
09h00 – Missa e Procissão Rumo ao Altinho
Org: Comissão de Festas

SERPA: Reabre o renovado Museu Municipal de Arqueologia

No próximo dia 24 de março, pelas 16.00h, decorre a inauguração do renovado Museu Municipal de Arqueologia de Serpa, que se localiza na antiga Casa do Governador, situada intramuros na área do Castelo. Com esta reabertura, conclui-se um processo de requalificação deste espaço e da sua coleção, do qual foram parceiros do Município de Serpa a Direção Geral do Património Cultural, a Direção Regional de Cultura do Alentejo, o Museu Nacional de Arqueologia e o Instituto Português de Museus.
A requalificação foi uma iniciativa QREN, apoiada no âmbito do INALENTEJO, com um investimento total de 976.811,12 euros e um investimento elegível de 866.745,26 euros, com cofinanciamento FEDER de 736.733,47 euros.
Com esta intervenção pretende-se dar uma resposta mais contemporânea quer ao espaço físico quer ao modelo expositivo, de acordo com o conceito museológico concebido pelos parceiros institucionais. Partindo dele, a empresa Souza Oliveira, Lda. (que venceu o concurso público organizado para o efeito) desenhou a nova museografia, que inclui uma nova zona de visionamento de conteúdos multimédia - da autoria do cineasta João Botelho. Com esta nova exposição dos achados arqueológicos descobertos neste concelho, o novo museu municipal espera contribuir para o aumento do número de visitantes que, no presente, a cidade já tem, acrescentando-se à lista dos inúmeros motivos que justificam uma visita a Serpa.
A inauguração de um novo espaço municipal é, sempre, um momento gratificante, mas mais ainda quando, como no caso presente, o processo que agora se conclui resulta de um continuado e persistente empenho de valorização do nosso património, uma faceta da intervenção autárquica que, em Serpa, sempre fez parte do modelo de desenvolvimento local que a democracia permitiu construir.

Celina da Piedade atua na Noite da Liberdade em Sines

Em 2016, a Câmara Municipal de Sines aposta numa Noite da Liberdade, 24 de abril, com um programa popular no Castelo, a partir das 21h30.
Uma das principais atrações da Noite da Liberdade será o concerto da artista Celina da Piedade.
A Sines, Celina da Piedade, uma das mais talentosas acordeonistas da atualidade, vem apresentar temas dos seus discos "Em Casa" e "Cante das Ervas", assim como alguns temas do novo disco, "Sol".
Elogiada pela crítica e aclamada pelo público, Celina da Piedade deu nas vistas ao tocar com alguns dos maiores nomes da "música do mundo", como Rodrigo Leão, Mayra Andrade, Ludovico Einaudi ou o basco Kepa Junkera. Depois, a sua voz irresistível, o seu talento para a composição e a sua contagiante presença em palco fizeram o resto.
A cantora e acordeonista será acompanhada por Ana Pereira (gaita de foles), Filipa Ribeiro (bateria e glockspiel), Sofia Neide (contrabaixo) e Xuxu Repas (viola campaniça e guitarra). Um concerto no feminino, a que ninguém vai ficar indiferente.
Além do concerto de Celina da Piedade, a Noite da Liberdade irá incluir a estreia do documentário "Mar de Sines", sobre os pescadores de Sines, e um espetáculo de fogo de artifício.

Festas da Senhora da Luz em Castelo de Vide

A Ekosiuvenis – Associação Juvenil de Castelo de Vide e a Banda União Artística de Castelo de Vide organizam conjuntamente na próxima 2ª feira, dia 28 de Março, que também é feriado municipal, as Festas da Senhora da Luz.

Para além das cerimónias religiosas (missa ao meio dia e procissão às 19 horas), a Banda União Artística organiza logo pelas 9 horas uma caminhada da Praça D. Pedro V à Senhora da Luz e a Associação Ekosiuvenis promove às 14 horas um passeio fotográfico até ao local da Igreja.

quinta-feira, 24 de março de 2016

MÉRTOLA: Trail Run "Trilhos de Mértola"

Se a arqueologia e o património são produtos caracterizadores da vila de Mértola, fazendo dela um destino turístico bastante procurado, as excelentes condições que o concelho oferece para a prática de atividades de ar livre são, sem sombra de dúvida, o principal motivo para a organização do evento Trilhos de Mértola – Trail Run. Tendo como pano de fundo a vila de Mértola e integrado no Parque Natural do Vale do Guadiana, Trilhos de Mértola – Trail Run desafia os mais ativos na exploração dos seus próprios limites (re)descobrindo espaços e paisagens de beleza extrema.
Trail Ultra - 44 km
Trail Longo - 23 km
Caminhada - 10 km
Sorteio de viagens aos Açores ou Madeira entre os participantes dos Trail's (ver artigo 26º do regulamento)
Inscrições: http://acorrer.pt/eventos/info/937
Organização: C. F. Guadiana

Promoção: C. M. Mértola

Artistas Unidos Contra a Fome em Almodôvar

 De 31 de março a 30 de abril de 2016, Almodôvar recebe a Exposição "Artistas Unidos Contra a Fome" . A mostra é constituída pelo acervo de peças doado por diferentes artstas plásticos dos estados membros da CPLP com o objetivo de mobilizar recursos que contribuam para a implementação dos projetos da Campanha "Juntos Contra a Fome!"
A não perder, no Fórum Cultural de Almodôvar - Convento de Nossa Senhora da Conceição.
A arte e a cultura são importantes instrumentos de sensibilização e educação para o desenvolvimento e cidadania, encerrando em si uma capacidade mobilizadora e transformadora ímpar. O Direito Humano à Alimentação Adequada é um direito humano fundamental e a sua garantia é imprescindível para o combate à pobreza.
No entanto, esta ainda não é uma realidade para muitos milhões de pessoas no mundo e, particularmente, para cerca de 22 milhões de pessoas no espaço da nossa Comunidade.
A Campanha “Juntos Contra a Fome!” é uma iniciativa da comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), à qual se associa a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), com o objetivo central de angariação de fundos para a viabilização de iniciativas que contribuam para a erradicação da fome nos Estados membros da CPLP, reforçando a implementação da Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (ESAN-CPLP).
A constituição do acervo de peças de arte dedicado à Campanha “Juntos Contra a Fome!” pretende viabilizar a realização de diversas atividades de índole cultural que permitam contribuir para a crescente mobilização de vontades e visibilidade da Campanha, gerando recursos que contribuam para a implementação de projetos de pequena dimensão, para a promoção da segurança alimentar e nutricional nos Estados membros da CPLP.
A Exposição “Artistas Unidos Contra a Fome!” vem, reforçar o papel que a Cultura assume no ativo reforço da construção da identidade coletiva, transmissão de conhecimento e saber que, para além de desempenhar um importante papel na criação de riqueza e na dinamização de atividades económicas, ajuda também a reforçar a consagração de direitos humanos básicos.
Com os recursos angariados pela Campanha, estão a ser desenvolvidas atividades que pretendem promover o investimento na agricultura familiar sustentável e a proteção social das pessoas afetadas pela fome nos Estados membros da Comunidade.
Até ao momento foram já financiadas as seguintes iniciativas:
“Projecto de promoção do desenvolvimento da agropecuária familiar sustentável no vale da Ribeira de Vinha”, a promover pela Associação dos Amigos da Natureza, em S. Vicente, Cabo Verde;
“Mulheres pequenas agricultoras das bolanhas a caminho de redução da insegurança alimentar e de melhoria nutricional nas tabancas, a promover pela AD - Acção para o Desenvolvimento, na Região de Cacheu, Guiné-Bissau.
A exposição é constituída pelo acervo de peças de arte doado por diferentes artistas plásticos dos Estados membros da CPLP, com o objetivo de mobilizar recursos que contribuam para a implementação dos projetos da Campanha.
Saiba mais em:
juntoscontraafome.cplp.org
facebook.com/juntoscontraafome

PORTEL: Teatro de Revista

Dia 27 março – 21,30h
Auditório Municipal de Portel
​teatro de revista p'ró diabo kus carregue
 Atores: Natalina José, Anita Guerreiro, Paulo Oliveira, Ana Paula Mota, Luís Viegas, Filipa Giovanni
Direção Artística e Encenação: Natalina José
 dia mundial do teatro » 27 março
 Informações Adicionais
VENDA DE BILHETES - Loja do Munícipe - 266 612 070
ORGANIZAÇÃO: C2e | APOIO: Câmara Municipal de Portel

ARRAIOLOS: Mostra Gastronómica "Semanas do Borrego"

Semanas do Borrego 2016

Nos restaurantes do concelho de Arraiolos