sábado, 30 de abril de 2016

Casa do Alentejo lança Concurso de Pintura "Chaminés Alentejanas"

Prémio Casa do Alentejo 2016
Concurso de Pintura "Chaminés Alentejanas"
Regulamento
A Casa do Alentejo festeja o seu 93.º aniversário, no dia 10 de junho de 2016. Ocasião em que reúne os seus sócios e amigos numa confraternização que relembra a defesa da identidade alentejanas e dos seus valores culturais.
O Prémio Casa do Alentejo é uma das iniciativas de maior impacto dos aniversários. A direção da Casa do Alentejo com este concurso visa dar continuidade à promoção da cultura alentejana e, por outro lado, dar a oportunidade aos pintores de revelarem o seu talento.
1.      Condições de Admissão
1.1.    O concurso é aberto a todos os pintores amadores e profissionais, residentes em Portugal.
1.2.    É negada a participação aos membros do júri, dos corpos sociais e dos empregados da Casa do Alentejo.
2.      Modalidade e Temática
2.1.    O tema do concurso é “Chaminés Alentejanas”.
2.2.     As obras deverão vir engradadas em tela.
2.3.     As dimensões das obras não podem ultrapassar 1 m2.
3.      Condições de Entrega
3.1.    Cada autor deverá entregar o número máximo de duas obras sem moldura.
3.2.     Serão apenas aceites trabalhos que não tenham sido premiados noutros concursos.
3.3.     Cada obra deverá ser identificada no verso: pseudónimo, título, técnicas utilizadas, dimensão e data de execução. Juntamente deverá ser entregue um sobrescrito fechado contendo o nome, idade, profissão, morada, e-mail (caso possua) e número de telefone do concorrente e no exterior a indicação do pseudónimo.
4.      Prazo de entrega
4.1.    Os trabalhos deverão ser entregues na Casa do Alentejo, em mão ou por correio, de 4 a 31 de maio de 2016, para Casa do Alentejo – Rua Portas de Santo Antão, 58, 1150-268 Lisboa.

5.      Constituição e Competências do Júri
5.1.    O júri é composto por individualidades de reconhecida competência e idoneidade, um dos quais membro da Direção da Casa do Alentejo.
5.2.    Das decisões do júri, não cabe recurso, resolvendo o mesmo eventuais casos omissos neste regulamento,
5.3.    As decisões do júri tomadas no âmbito do Regulamento serão inscritas em ata cuja minuta se tornará pública.
6.      Prémios de Aquisição
6.1.    Serão atribuídos os seguintes prémios de Aquisição de Pintura:
1.º Prémio – 500 euros
2.º Prémio – 250 euros
3.º Prémio – 150 euros
6.2.     A critério do júri poderão ser atribuídas Menções Honrosas;
6.3.     O prémio será entregue ao vencedor (ou a quem devidamente credenciado o representar) no dia 10 de junho do corrente ano, durante a sessão solene do 93.º Aniversário da Casa do Alentejo, sendo o premiado atempadamente avisado.
6.4.     A todos os distinguidos serão atribuídos diplomas da sua participação.
7.      Seguros
7.1.    A organização compromete-se a tratar com o maior zelo e cuidado as obras recebidas.
7.2.     Caso o artista o desejar poderá assegurar as suas obras.
7.3.     A organização não se responsabiliza por quaisquer danos ou furtos das obras entregues.
8.      Exposição e Devolução de Obras
8.1.     A exposição das obras selecionadas estará patente na Casa do Alentejo durante 15 dias a partir do dia 10 de junho de 2016.
8.2.     A Casa do Alentejo reserva-se o direito de reproduzir as obras para efeitos de catálogo da exposição e divulgação do evento ou nas suas publicações.
8.3.     As obras não premiadas deverão ser levantadas de 10 de julho a 31 de agosto de 2016. Finda essa data, os trabalhos revertem para o acervo da Casa do Alentejo.
9.      Disposições finais
9.1.    A apresentação dos trabalhos pressupõe a plena aceitação do presente Regulamento.
9.2.     Os casos omissos do presente Regulamento serão resolvidos pelo júri.
https://www.facebook.com/events/138233433244850/

Badajoz e Elvas lançam material promocional

Projecto "Baluartes" promove património fronteiriço
As cidades de Elvas e Badajoz apresentaram uma linha de novos materiais promocionais, inserida no projecto "Baluartes", desenvolvida com o objetivo de promover a informação turistica disponibilizada ao turista sobre as fortificações abaluartadas das cidades fronteiriças.
O turista tem desde ontem disponível para consulta um website, um mural conjunto de promoção turística, brochuras e folhetos de informação sobre o património histórico, editados em três línguas, que enquadra e afirma a região numa oferta turística transversal a ambos os municípios. Os materiais foram apresentados em conferência de imprensa, no Forte da Graça, com a presença dos dois autarcas, o Alcalde de Badajoz, Francisco Javier Fragoso e Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas.
Apresentado em junho do ano passado, por ocasião da oitava reunião do Comité de Acompanhamento do Programa Operacional de Cooperação Transfronteirça Espanha-Portugal, o projeto "Baluartes" visa valorizar o recurso patrimonial transfronteiriço, que é composto pelas fortificações abaluartadas de Elvas e Badajoz.
Esta ação é um esforço dos munícipios na promoção internacional conjunta da identidade transfronteiriça como destino e como alavanca à dinamização económica ligada ao turismo, às actividade culturais, serviços e comércio na zona de fronteira.
Website: http://www.baluartes.eu/

Encontro sobre o Declínio do Montado em Barrancos

Pretende-se, com o referido encontro, fazer uma abordagem às problemáticas do declínio dos montados, da degradação da terra e da desertificação nos contextos edafo-climático e socio-económico da região, com particular atenção aos factores de degradação do solo e do arvoredo (designadamente práticas e técnicas culturais desadequadas, agentes bióticos e abióticos e outras ameaças e constrangimentos) bem como com enfoque especial nas boas práticas de gestão em montados de azinho.Para o efeito, a jornada contemplará uma sessão teórica e uma visita de campo. Assim, durante a manhã, far-se-á o enquadramento nos processos de degradação da terra / desertificação / declínio do montado, a apresentação do inventário da mortalidade da azinheira efectuado pela Universidade de Évora para o ICNF e a abordagem de causas e factores de declínio e mortalidade, das pragas e doenças no montado e das boas práticas na gestão de pastagens e conservação do solo.

Da parte da tarde, decorrerá uma sessão de cariz mais prático, com visita de campo, à Herdade da Coitadinha, na qual se pretende mostrar alguns dos aspectos referidos durante a manhã e evidenciar os desafios da gestão do montado e da aplicação de boas práticas.

Caminhada entre Alegrete e Vale de Cavalos


Dia da Mãe assinalado no município de Ponte de Sor



O Dia da Mãe é uma data comemorativa em que se homenageia a mãe e a maternidade, sendo comemorado no primeiro domingo do mês de maio.
Neste sentido, no Centro de Artes e Cultura, vão ser realizadas um conjunto de atividades, no sábado 30 de abril, para as quais fica desde já convidado(a).
A tarde inicia com a inauguração do CICLO ALCIPE - A 4.ª Marquesa de Fronteira e Alorna pelas 15h00.
Terminadas as atividade alusivas ao ciclo, terá lugar a inauguração da exposição inFATUM de Cristina Maria, onde a escultora, que é também fadista, irá cantar alguns fados acompanhados à guitarra portuguesa e viola de fado.
A terminar a tarde de sábado, inaugura ainda a exposição FATOS E ADEREÇOS DE BATIZADO, com peças gentilmente cedidas por parte da população.

ELVAS: Exposição de João Louro no MACE

A exposição de João Louro "Smuggling", patente ao público desde 10 de outubro do ano passado, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE),  foi prolongada até ao dia 7 de maio.
A exposição do artista plástico português, que representou Portugal na Bienal de Veneza, em 2015, inicialmente prevista para terminar no dia 1 de maio, foi prolongada durante uma semana, sendo esta a última oportunidade para visitar a exposição.
"Smuggling", contrabando em português, é uma exibição que revela o trabalho individual de João Louro, mas também a forma como se relacionam uns com os outros - através de um contrabando de linguagem e significado, trocas, correspondências, questões e refutações que percorrem caminhos, por vezes, ilícitos, afastados da convenção heurística, ou seja, do processo criado para encontrar soluções.
O MACE está aberto de terça-feira a domingo das 11 horas às 18 horas, excepto à terça-feira que abre apenas no periodo da tarde, das 14 horas às 18 horas. A exposição tem o custo de 2€ (com descontos) e é gratuíta nas manhãs de domingo.
Contacto e Morada
Museu de Arte Contemporânea de Elvas – Rua da Cadeia | 7350 Elvas - T.: 268 637 150

sexta-feira, 29 de abril de 2016

PORTALEGRE: Festas da Senhora da Penha


Passeio Campestre em Montemor-oNovo

Decorre no próximo dia 14 de maio a iniciativa "Passeio Campestre – Reviver as Tradições", realizada no âmbito do Programa “ Ao Sabor das Estações”. As inscrições estão abertas até 11 de maio.

A ficha de inscrição e outras informações estão disponíveis no Portal Morinvest: http://morinvest.cm-montemornovo.pt/

REDONDO: Chá de Histórias em Montoito


ELVAS: Forte da Graça já recebeu 50 mil visitantes

No dia 25 de abril, foi atingido o número de 50 mil visitantes ao Forte da Graça, desde que foi reaberto ao público no dia 27 de novembro de 2015.
A marca foi assinalada pelo município com a oferta de um exemplar do livro da candidatura de "Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações", pelas mãos do presidente da Câmara Municipal de Elvas (CME), Nuno Mocinha, ao grupo de pessoas provenientes de Vila do Conde, que perfez o visitante 50 mil.

A afluência ao emblemático forte, composto por um conjunto de fortificações abaluartadas, classificadas como Património Mundial pela UNESCO tem excedido as expectativas da CME, cujas estimativas apontam para os 100 mil visitantes durante o primeiro ano. A região vizinha da Extremadura espanhola representa o local de onde advém o maior fluxo de visitantes ao Forte da Graça.

Sardoal Jazz volta ao palco do Centro Cultural Gil Vicente

Depois do sucesso da primeira edição, o Sardoal Jazz está de volta ao Centro Cultural Gil Vicente, nos próximos dias 6, 7 e 8 de maio. Ao palco subirão Mário Laginha, Pedro Madaleno Sexteto e Xaral´s Dixies.
Em virtude da elevada qualidade artística e musical, o Sardoal Jazz é já considerado uma referência entre os eventos do mesmo género.
Xaral´s Dixie abrem o Sardoal Jazz às 21h30m do dia 6. Em palco, instrumentos como trombone, sousafone, bateria, banjo, saxofone, bombo e trompete oferecerão um reportório de influência old jazz e dixie aliado à descontração, irreverência e alegria do grupo.
Pedro Madaleno Sexteto sobe ao palco no dia 7, pelas 21h30m. O músico que dá nome ao sexteto é um dos mais destacados guitarristas do jazz português, apresentando-se em concerto acompanhado por Diogo Vida (piano), João Barradas (acordeão), Yuri Daniel (baixo), Bruno Pedroso (bateria) e João David Almeida (voz e guitarra).
O Sardoal Jazz 2016 termina a 8 de maio com um concerto de Mário Laginha, pelas 16 horas. O reconhecido músico, com mais de vinte anos de carreira, apresenta-se a solo ao piano para um grandioso espetáculo.
Refira-se que o Sardoal Jazz surgiu da vontade do Município de Sardoal em dar resposta a uma lacuna na programação musical da região em duas vertentes distintas. Por um lado, trazer à região espetáculos de música jazz de elevada qualidade para os amantes deste género musical e, por outro lado, a aposta na formação de públicos, apresentando concertos e grupos de um estilo musical diferente. 
Os bilhetes por concerto têm o valor de 3 euros, sendo que o passe para os três dias custa 6 euros, podendo ser adquiridos na bilheteira do Centro Cultural Gil Vicente de terça a sexta-feira entre as 16 e as 18 horas, aos sábados e domingos entre as 15 e as 18 horas ou 45 minutos antes do início do espetáculo.

Elvas assinala o Dia Mundial da Dança

Forte de Santa Luzia recebe espectáculos de dança
A Câmara Municipal de Elvas (CME) assinala o Dia Mundial da Dança, no sábado, dia 30 de abril,  com vários momentos de dança a acontecer no Forte de Santa Luzia.
Com início às 11 horas, durante duas horas vários grupos convidados vão apresentar uma coreografia e o público poderá participar em workshops de hip hop, com a professora Catarina Rodrigues e danças de salão, com a professora Maria Abreu.
Os Dança Oriental Naardirahs, os Saphira BellyDancers, os Gota de Arte, os Alto Espirito e o 14 Centro de Treino e Bem Estar, são os grupos convidados pela CME, a entidade organizadora do evento.
O Dia Mundial da Dança é celebrado a 29 de abril, data escolhida para recordar o nascimento do coreógrafo francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), um dos pioneiros da dança moderna. Foi instituído em 1982, pelo Conselho Internacional da Dança,  com o objetivo de celebrar a dança e mostrar a sua universalidade, além das barreiras políticas, éticas e culturais.

‘V Passeio de Veículos Clássicos da Associação de Veículos Clássicos de Estremoz (AVCE)’

Está de regresso o evento que promete devolver às ruas da cidade de Estremoz algumas das relíquias de quatro rodas que marcaram as estradas portuguesas no século passado.
Num evento que assume novamente uma vertente solidária – um euro por cada participante inscrito reverte a favor da delegação de Estremoz da Cruz Vermelha Portuguesa – dezenas de viaturas de diversas marcas e modelos deverão marcar presença no ‘V Passeio de Veículos Clássicos da Associação de Veículos Clássicos de Estremoz (AVCE)’, uma iniciativa que, para além de pretender fomentar o convívio entre os amantes da modalidade, se assume como um atractivo para as dezenas de transeuntes que habitualmente ocorrem à rua para assistir à passagem das raridades.
Com condutores a afluir ao evento de vários pontos do país e de Espanha, a iniciativa promovida anualmente pela colectividade estremocense terá lugar no dia 8 de Maio (domingo) e conta com concentração das viaturas clássicas no Rossio Marquês de Pombal (junto à Câmara Municipal de Estremoz), pelas 09h00, seguindo-se o início do passeio pelas 10h00. Do programa da iniciativa destacamos ainda beberete ao ar livre e visita a uma fábrica de transformação de mármore e o habitual almoço convívio com as tradicionais entregas de lembranças aos condutores participantes.
As inscrições para o ‘V Passeio de Veículos Clássicos da AVCE’ podem ser efectuadas até dia 5 de Maio através dos contactos 965 821 175 / 919 478 209 ou pelo email:
aveiculos-classicos.estremoz@gmail.com. O evento conta com o apoio do Jornal Brados do Alentejo, Câmara Municipal de Estremoz, Recolhimento Nossa Senhora dos Mártires e Café Restaurante Venda Azul.

Quatro dezenas doam sangue em Vale de Cavalos





Satisfação e muitos sorrisos rodearam a brigada levada a cabo pela Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – na Freguesia de Alegrete, mais especificamente em Vale de Cavalos. E não foi caso para menos, uma vez que compareceu um número considerável de dadores, entre estes meia-duzia de estreantes.
A iniciativa decorreu nas instalações do Grupo Desportivo Cultural e Social de Vale de Cavalos, tendo comparecido 40 pessoas, das quais seis mulheres. Uma vez avaliados os voluntários: cinco não o puderam fazer desta feita, pelo que foram reunidas 35 unidades de sangue total.
Estrearam-se a estender o braço seis doadores, a maioria jovens. O Registo Nacional de Dadores Voluntários de Medula Óssea passou a constar com mais um nome.
Bastante concorrido esteve o almoço convívio, degustado no local da colheita e que foi apoiado pela Junta de Freguesia de Alegrete.
Em Maio
Cumprindo o nosso calendário, poderão-nos encontrar brevemente: A 07 de Maio no Centro de Saúde de Montargil; A 14 de Maio nos Bombeiros do Crato; A 28 de Maio na Casa do Povo de Santo António das Areias (Marvão). Nestes sábados estaremos de portas abertas na parte da manhã.
Compareça numa destas colheitas!
JR

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Atividade “À descoberta do megalitismo no concelho de Estremoz”

“À descoberta do megalitismo no concelho de Estremoz” é o nome da atividade que o Museu Municipal oferece ao público em geral e às Escolas do 1.º, 2.º e 3.º ciclos.
Esta atividade consiste numa visita à exposição temporária “Património Megalítico do Concelho de Estremoz”, a decorrer até dia 15 de maio, na construção de uma Anta e na visita à Anta de Entre Águas na Serra D’Ossa.

A iniciativa, disponível de terça a sexta, carece de marcação prévia através do telefone 268 339 219 ou pelo email: museu.municipal@cm-estremoz.pt.

MARVÃO: Percurso do Contrabando do Café

O Município de Marvão promove, dia 7 de maio (sábado), o Percurso do Contrabando do Café/Ruta del Contrabando del Café, em homenagem aos antigos contrabandistas da raia. O Percurso, de grau de dificuldade média/alta, tem cerca de nove quilómetros de extensão e está devidamente sinalizado e homologado.
Galegos, La Fontañera e Pitaranha são as localidades por onde o Percurso do Contrabando do Café vai passar. A partida para a caminhada está agendada para as 9h, junto à antiga Escola Primária dos Galegos, mas antes disso, os “caminheiros” poderão degustar as típicas migas de pão com carne de porco frita e “café do contrabandista”.
No regresso aos Galegos, os “contrabandistas” terão à sua disposição, mediante inscrição prévia, um retemperador almoço convívio, no edifício da antiga Escola Primária, onde se realizará também um pequeno Mercado de Produtos Locais, com a presença de produtores/empresários marvanenses e espanhóis.
Os caminhos sinuosos, outrora percorridos pelos contrabandistas, pretendem dar a conhecer uma zona de extraordinária beleza natural e paisagística. O trajeto tem um traçado maioritariamente inserido em antigos trilhos do contrabando, com passagens por pequenos aglomerados urbanos, historicamente ligados a esta temática.
 Em Marvão, o contrabando foi, durante largos anos, o principal sustento para muitas famílias, principalmente o de café, devido à existência de pequenas torrefações no concelho. Esta atividade de alto risco realizava-se, essencialmente, durante a noite, para que fosse mais fácil escapar às patrulhas de guardas e carabineiros, que controlavam a fronteira entre os dois países.
 PROGRAMA:
 8h – Últimas Inscrições (ultimas inscripciones) - Antiga Escola Primária dos Galegos (antigua Escuela de Galegos)
8h30h – Prova de migas de pão com carne de porco frita e café do contrabandista (degustación de migas de pan con carnes de cerdo y café del contrabandista)
9h – Início do Percurso do Contrabando do Café (comienzo de la Ruta del Contrabando del Café)
13h – Almoço Convívio na antiga Escola Primária dos Galegos - Inscrição prévia (comida de convivencia en la antigua Escuela de Galegos - previa inscripción)
*Hora local (una hora mas en España)
> Inscrições (inscripciones)
Posto de Turismo de Marvão (Oficina de Turismo de Marvão)
Telef.: (+351)245 909 131
Email: turismo@cm-marvao.pt

quarta-feira, 27 de abril de 2016

NISA: Caminhada da Inijovem em Atalaia (Gavião)

PROGRAMA 
- 08h30: Concentração/Secretariado Largo da Igreja - Atalaia;
- 08h50: Boas Vindas e briefing;
- 09h00: Início da Caminhada;
- 10h45: Reabastecimento ;
- 11h00: Reinício da Caminhada;
- 12h30: Reabastecimento;
- 12h40: Reinício da Caminhada;
- 13h30: Chegada prevista a Atalaia e fim da caminhada;
NOTA: Almoço convívio em Atalaia.
- Distância: 19Km
- Grau de Dificuldade: III - Algo díficil
- Descrição: Percurso de pequena rota, em circuito, por caminhos rurais e tradicionais.
Junto às ribeiras, por trilhos e levadas dos moinhos
- É obrigatório o pagamento no acto da inscrição;
(inclui seguro, enquadramento técnico na actividade, documentação,
reabastecimentos, almoço, viatura de apoio)
-Data limite de Inscrição: 14 de Maio ( Sábado)
Equipamento Aconselhável
- É imprescindível o uso de calçado impermeável, adequado à prática de trekking/
caminhada;
- Roupa adequada e meias de micro fibras, sem costuras;
- Mochila cómoda (fruta, comida energética e água);
- Agasalho ou impermeável, em caso de chuva;
Cajado ou bastão articulado;
- Máquina fotográfica.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO:
Sócios da INIJOVEM (quota de Abril de 2016):...............................6,50€
Sócios na Hora:...................................................................................9,00€
Praticantes menores de 13 anos (exclusive):
Inscrição Gratuita … Isentos (Inclui seguro específico para a actividade)

8 ½ Festa do Cinema Italiano em Évora de 17 a 19 de maio

A Festa do cinema Italiano volta a Évora, pela segunda vez, de 17 a 19 de Maio, no Auditório Soror Mariana, apresentando algumas das melhores produções do cinema transalpino. Em 2016 celebra-se a 9ª edição da 8 ½ Festa do Cinema Italiano que se realiza, este ano, em 15 cidades portuguesas e em 9 cidades dos países lusófonos Angola, Moçambique e Brasil.
Entre os títulos a exibir em Évora, destacamos a ante-estreia do novo filme de culto italiano “Lo Chiamavano Jeeg Robot” de Gabriele Mainetti, uma mistura surpreendente entre o cinema de super-heróis e o típico policial italiano. Além da exibição de algumas das mais interessantes obras da recente cinematografia italiana, iremos propor ao público de Évora diversas atividades paralelas. Este evento conta com o apoio da Maio, Associação pela Igualdade, da Câmara Municipal de Évora e do Auditório Soror Mariana.
O mais importante evento em Portugal dedicado ao cinema e à cultura de Itália teve início em Lisboa, com apresentação de 40 filmes. Para além de Évora e de Lisboa, a Festa do Cinema Italiano estará presente nas seguintes cidades: Porto, Cascais, Coimbra, Aveiro, Elvas, Loulé, Guimarães, Caldas da Rainha, Almada, Funchal, Setúbal, Braga e Beja. Internacionalmente acontece em Luanda (Angola), Maputo (Moçambique) e sete cidades do Brasil: Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte e Porto Alegre.
Outro aspeto importante do projeto deste ano, além do alargamento nacional e internacional, é o fortalecimento da relação com as distribuidoras nacionais, juntando forças na promoção do cinema italiano e na revitalização do cinema de autor e de qualidade. São exemplo disso as nove antestreias nacionais apresentadas pelo festival.

Segundo Stefano Savio, “um dos objetivos para este ano está, para já, cumprido: o aumento significativo do número de cidades em Portugal e em países lusófonos, onde estaremos presentes, graças à colaboração dos nossos patrocinadores e aos apoios locais e municipais. Estamos muito satisfeitos com a programação da Festa do Cinema Italiano deste ano e esperamos ir ao encontro das expetativas do público em cada cidade onde seremos, com certeza, muito bem recebidos”.
A programação pode ser consultada em breve no site www.festadocinemaitaliano.com e na página de Facebook (facebook.com/festadocinemaitaliano).
8 ½ Festa do Cinema Italiano é um festival de cinema organizado pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Embaixada de Itália e do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, e conta com o patrocínio principal da FIAT e outros patrocinadores como a Generali, Viagens El Corte Inglês, MSC Cruzeiros, Aperol Spritz e TNT.

Dia Mundial da Dança no Redondo

O Município de Redondo e a Escola de Dança 5º Attitude celebram a dança como parte integral da cultura humana ..
Dia 30 de Abril no Auditório do CCR
O Dia Mundial da Dança foi instituído em 1982 pelo Conselho Internacional da Dança (CID), entidade criada sob a égide da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). A data foi escolhida para recordar o nascimento do coreógrafo francês Jean-Georges Noverre (1727-1810).O Município de Redondo e a Escola de Dança 5º Attitude celebram a dança como parte integral da cultura humana e reconhecem-na como um ato simples de expressão.

Camané e Jorge Palma cantam em Castro Verde

Os concertos de Camané, Jorge Palma e do pianista Júlio Resende são o destaque do programa cultural "Primavera no Campo Branco" deste ano, que arranca na sexta-feira, na vila alentejana de Castro Verde.
O programa do " Primavera no Campo Branco", organizado pela câmara e "um dos momentos altos da actividade cultural" do concelho de Castro Verde, no distrito de Beja, vai decorrer até 15 de Maio com espectáculos de música, teatro, dança e "stand-up comedy".
Uma Feira de Velharias e Produtos da Terra, várias feiras e apresentações de livros, exposições, ateliês, actividades desportivas ao ar livre e para crianças e famílias e as comemorações dos 42 anos do 25 de Abril e dos 21 anos da Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca são outras ofertas do programa.
Segundo a autarquia, o programa arranca na sexta-feira, 15 de Abril, a partir das 21:30, no Cineteatro Municipal de Castro Verde, com Camané a abrir a Festa.
Dos restantes espectáculos de música, destaque para os concertos de Luar da Namorosa, um novo projecto musical a partir do cante alentejano, no sábado, de Júlio Resende, "um dos mais prestigiados pianistas da actualidade", e um dos mais espantosos, no dia 29 deste mês, e para o concerto de encerramento do programa, com Jorge Palma, a 15 de Maio, sempre a partir das 21:30, no Cineteatro Municipal de Castro Verde.
Da música às letras, o programa vai comemorar, no dia 22 deste mês, os 21 anos da Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca com apresentações de livros e conversas com os escritores Afonso Cruz e Fernando Guerreiro, actuação do grupo NAU, a tradicional "açorda de letras" e bolo de aniversário.
"Os Mistérios do Dr. Gaspar", pela Companhia Ao Luar Teatro, no sábado, "1325", pela Companhia Peripécia Teatro, dia 30 deste mês, "Uma Menina Bem Guardada", pela Companhia de Teatro Baal17, a 12 de Maio, são os espectáculos de teatro previstos para o público geral.

Na área da dança, o programa inclui dois espectáculos, "Terra Chã", pela Companhia de Dança Contemporânea de Évora, no dia 06 de Maio, e um espectáculo de danças sevilhanas, latinas e o Orientais, pela Escola de Dança Silvina Candeias, no dia 12 de Maio.
A 25.ª Gala Internacional do Acordeão, no dia 21 deste mês, o espectáculo de "stand up comedy" "A Falar para o Boneco", de João Seabra, no dia 11 de Maio, e a exposição de pintura "Cores da Memória", de António Carmo, patente no Fórum Municipal de Castro Verde, são outras ofertas do programa.
O destaque das comemorações do 25 de Abril em Castro Verde, integradas no programa, vai para o espectáculo "Cante e Música em Noite de Revolução", no dia 24 deste mês, a partir das 21:30, no Cineteatro Municipal, que inclui os concertos de Sebastião Antunes e Quadrilha e do Grupo Coral "Vozes" de Casével e será seguido de uma arruada da Banda Filarmónica 1.º de Janeiro e fogo-de-artifício.

SERPA: 37ª Reunião da Primavera da Sociedade de Pastagens e Forragens

Subordinada ao tema “Pastagens, Forragens e Raças Autóctones – Estratégias de Valorização Económica na Margem Esquerda do Guadiana”, a 37.ª reunião de primavera da Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens terá lugar em Serpa nos dias 29 e 30 de abril.

A comissão organizadora, da qual faz parte um conjunto alargado de entidades, Câmara Municipal de Serpa, Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens, Direção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo, IPB- Escola Superior Agrária de Beja, Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa, Associação de Agricultores do Concelho de Serpa, Associação de Beneficiários Ardila-Enxoé e Organização de Produtores Pecuários para a Defesa Sanitária de Ruminantes de Serpa, está a trabalhar na definição de um programa que integrará palestras e visitas técnicas a explorações agropecuárias. A iniciativa é dirigida a empresários do setor agropecuário, a decisores políticos, a técnicos, a investigadores e a estudantes.

Festas da Santa Cruz em Aldeia da Venda (Alandroal)


ESTREMOZ: Seminário sobre a cultura do pistácio na FIAPE

Integrado no programa da FIAPE, irá decorrer no próximo dia 29 de abril, pelas 14h00, no auditório do Parque de Feiras e Exposições de Estremoz, um seminário sobre o “Pistácio – Aspetos Técnicos da Cultura”.
Neste seminário, a cargo do orador Eng. José Martino, CEO da Espaço Visual, será debatido a apresentação dos aspetos técnicos da cultura do Pistácio, assim como, a produção e comercialização do Pistácio em Portugal.
A cultura do Pistácio constitui uma alternativa de investimento muito viável, tendo em conta os baixos custos de instalação, custos de produção facilmente controláveis, fruto pouco perecível e uma procura crescente por parte do mercado mundial.
Para mais informações e inscrições contacte www.espaço-visual.pt ou o Município de Estremoz, no Setor de Planeamento e Gestão Ambiental, pelo email francisco.j.fole@cm-estremoz.pt.

Esta iniciativa é uma organização da ESPAÇO VISUAL- Consultores de Engenharia Agronómica, Lda, com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz.

Torneio Distrital do Jogo da Malha em Avis

O Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Avis vai voltar a organizar, no dia 1.º de Maio, o Torneio Distrital de Jogo da Malha, uma competição integrada no Ranking Distrital dos Jogos Tradicionais do Distrito de Portalegre.
O Torneio, apoiado pelo Município de Avis, pela Freguesia de Avis e pela Associação de Jogos Tradicionais do Distrito de Portalegre, irá ter lugar, a partir das 8h30, no Parque de Feiras e Exposições, em Avis, local escolhido para o desenrolar deste Jogo Tradicional, onde é esperada a participação de cerca de 50 equipas, num total de 100 jogadores de ambos os sexos e de várias faixas etárias, oriundas de diversos Municípios do Distrito de Portalegre.

À competição seguir-se-á o almoço/convívio, agendado para as 13h00, no Mercado Municipal, e a respetiva entrega de prémios aos participantes.

terça-feira, 26 de abril de 2016

SERPA: XIII Encontro de Culturas

O espetáculo Juntos, com Jorge Palma e Sérgio Godinho, no dia 12, e a fadista Gisela João, no dia 11, são as confirmações para o próximo Encontro de Culturas, que este ano se realiza de 9 a 12 de junho, em Serpa. Todos os espetáculos têm entrada livre e têm lugar no Centro Histórico.

ESTREMOZ: Espectáculos musicais da FIAPE 2016

Os bilhetes para a FIAPE 2016 já estão à venda, mas PODEM ESGOTAR!
A FIAPE decorre de 27 de abril a 1 de maio e os bilhetes já estão à venda, no Posto de Turismo de Estremoz, na bilheteira online e nas lojas 18 20, ABEP, ALVA (Espinho), CTT, El Corte Inglés, FNAC, Gazeta das Caldas, GetAway, Pousadas da Juventude, Serveasy e Worten.
Para quem quer desfrutar ao máximo da FIAPE, a opção mais económica é a compra de um Passe/Pulseira para 3 dias. Estes passes têm um custo de 10 euros, mas só estão à venda até dia 28 de abril.
O recinto tem um número limitado de entradas, pelo que aconselhamos a compra antecipada de ingressos, pois TANTO OS BILHETES DIÁRIOS COMO AS PULSEIRAS PODERÃO ESGOTAR, a exemplo do que aconteceu no ano transacto. Além disso, a compra antecipada de bilhetes evita as filas à entrada da feira, poupando assim tempo para aproveitar o máximo possível do certame.
Os bilhetes diários NÃO POSSIBILITARÃO a reentrada na feira, pelo que uma nova entrada, no mesmo dia, implica a aquisição de novo bilhete. Já as pulseiras para três dias possibilitam reentradas ilimitadas no mesmo dia, desde que tenham sido validadas à saída nos torniquetes das portas principais da feira.
Relembramos que os espetáculos do palco principal e os valores de entrada diária no recinto são os seguintes:
- 27 de abril – DIOGO PIÇARRA - Entrada livre
- 28 de abril – MICKAEL CARREIRA - 3,00€
- 29 de abril – THE GIFT - 4,00€
- 30 de abril – AGIR e KURA - 5,00€
- 1 de maio – TARDE ALENTEJANA - Entrada livre

Para mais informações aceda ao nosso site www.cm-estremoz.pt 

AVIS: Apresentação do livro "Construção Social da Inovação"

No próximo dia 30 de abril, a escritora Margarida Piteira vem à Biblioteca Municipal "José Saramago" apresentar o seu primeiro livro intitulado "Construção Social da Inovação", num encontro integrado na X Semana da Leitura "Elos de Leitura" e Feira do Livro de Avis 2016.
A sessão, conduzida pela autora, a partir das 21h00, irá juntar dois nomes ligados ao empreendedorismo e à inovação, no concelho de Avis: o Dr. Luís Ahrens Teixeira, um dos responsáveis pela criação da Herdade da Cortesia Hotel, e o Eng.º Rui Fernandes, da Dardico – Agroindústria, S.A.
A obra inaugural de Margarida Piteira, com a chancela da Clássica Editora, "para além de se apresentar como um Manual de Inovação, ilustra também um pouco da História da Inovação em Portugal".
Maria Margarida Croca Piteira nasceu na Freguesia de Casa Branca, Concelho de Sousel. Inicia os seus estudos em Avis, seguindo depois para Évora para ali prosseguir o seu percurso escolar até ao 12.º Ano. Ingressa na Universidade Autónoma de Lisboa, onde conclui a Licenciatura em Sociologia, e no Instituto Superior de Psicologia Aplicada, instituição que lhe confere o Grau de Mestre em Comportamento Organizacional. Doutorada em Sociologia Económica e das Organizações pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa, é Docente universitária desde 2004, tendo lecionado várias disciplinas, em instituições públicas e privadas. Presentemente é professora auxiliar, lecionando na área de recursos humanos. Em paralelo, é consultora em formação. A atividade de investigação tem-se centrado na área da inovação organizacional e gestão de recursos humanos, sob a perspetiva da construção social e, com particular interesse, no método dos casos.

"A Maluquinha de Arroios" no Fórum Cultural de Alandroal


ALPALHÃO (Nisa): II Grande Prova de Vinhos

No dia 30 de abril (sábado), a partir das 13 horas, na sede na Sociedade Recreativa Alpalhoense, haverá porco no espeto e vinho para acompanhar!
Pelo segundo ano consecutivo, a Sociedade Recreativa Alpalhoense convida os vinicultores da região a concursar o seu vinho e todos quantos quiserem, a serem o júri deste mesmo concurso.
Para participar só tem de aparecer, adquirir a caneca alusiva ao evento, e provar todos vinhos para no fim poder votar no seu favorito e assim elegermos aquele que será o "Melhor Vinho".
Custo das canecas:
SÓCIOS: 2,50 €
NÃO SÓCIOS: 5 €
Os vinicultores interessados em concursar o seu vinho devem fazer a inscrição junto da Direção da SRA e entregar o seu garrafão de vinho (5 litros) até às 12h30 do dia da prova. A inscrição não tem custos monetários e é retribuída com um certificado de participação.
NOTA.: No decorrer desta prova serão entregues os prémios alusivos à I Grande Prova de Vinhos.

ELVAS: Semanada Juventude Académica

A Câmara de Elvas apresentou hoje o cartaz para a Semana da Juventude e Académica de Elvas, que este ano se realiza entre os dias 10 e 14 de Maio, num recinto coberto e instalado no Parque da Piedade.
No primeiro dia, terça-feira, dia 10 de maio actuam no recinto as tunas convidadas, o cantor Quim Barreiros e Dj Diazz e Thom Mistical, dois Dj´s elvenses.
Quarta-feira, dia 11, sobem ao palco os grupos elvenses MadeIN e Double Mars e o rapper Dillaz, seguidos da dupla Dj Kamala & Filipe Gonçalves, que encerram o segundo dia.
No terceiro dia, quinta-feira, dia 12, a cidade recebe a banda D.A.M.A e o cantor Jimmy P. O animador da Rádio Comercial Dj Wilson Honrado e Gao Percussion encerra a noite.
Sexta-feira, dia 13, actuam a banda ÀTOA, David Carreira e para terminar a noite em grande a conhecida Dupla Mete Cá Sets.
Na última noite da Semana da Juventude e Académica, sábado, dia 14, sobem ao palco um conjunto único de artistas nacionais e internacionais. Os Soversion, banda cover elvense, abre a última noite, seguidos do cantor C4 Pedro e dos ícones do Reggae, a banda Inner Circle, banda de Reggae, considerada a maior banda da Jamaica. Diego Miranda é o último a "tocar" no recinto do Parque da Piedade.
 A Semana da Juventude e Académica de Elvas é uma organização da Câmara de Elvas, Escola Superior Agrária de Elvas e da Associação de Estudantes da ESAE, e conta com a colaboração da Escola Secundária D. Sancho II e Instituto Português do Desporto e da Juventude.
Quanto aos preços de entrada no evento, no dia 10 o evento vai ter entrada gratuita, no dia 11 o bilhete tem o preço de 4 euros, dia 12 custa 5 euros, dia 13 é 5 euros e dia 14 custa 8 euros. A pulseira semanal custa 12,5 euros.
A pensar naqueles que pretendem apenas assistir aos Dj´s, foi criado um preço unitário especifico que é cobrado a partir da actuação do Dj (10 de maio- Gratuito, 11 de maio-2 euros, 12 de maio-3 euros, 13 de maio-3 euros e 14 de maio-5 euros). As crianças e jovens até aos 15 anos (inclusive) não pagam entrada. Podem recolher o bilhete no próprio dia, mediante apresentação do Cartão de Cidadão.

Os bilhetes estarão à venda a partir 14 horas de amanhã, quinta-feira, no Posto de Turismo.

segunda-feira, 25 de abril de 2016

ÉVORA: Exposição “Os bonecos de Estremoz e a escola”

Irá decorrer de 18 de abril a 2 de maio, na DGEstE - Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, em Évora, a exposição “Os Bonecos de Estremoz e a Escola”.
Em exibição vão estar 30 trabalhos desenvolvidos pelos alunos dos 2.º e 3.º ciclos dos cursos vocacionais da Escola Básica Sebastião da Gama, na disciplina de Cerâmica (Prática Simulada).
Esta iniciativa é uma organização do Agrupamento de Escolas de Estremoz, com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz e da DGEstE.

ALTER DO CHÃO: V Marcha Solidária

No dia 27 de abril (quarta-feira) pelas 11 horas, o Clube Taurino do Agrupamento de Escolas de Alter do Chão, no seu programa TAUROMAQUIA SOLIDÁRIA vai organizar uma Marcha Solidária com partida da escola sede, e que percorrerá algumas ruas da vila de Alter. Nesse dia, vão estar presentes vários elementos da comunidade escolar desde o pré-escolar até ao 12º ano, incluindo professores, bem como todos aqueles que se queiram associar, pais e encarregados de educação, funcionários não docentes e comunidade escolar no geral.
Quase 300 organizações e mais de 30 mil pessoas vão caminhar ou correr pelos Médicos do Mundo. Na nossa Marcha Solidária vão participar todos os que estejam solidários com esta causa, doando o valor que cada um possa e queira, sendo a verba entregue posteriormente aos Médicos do Mundo. A Corrida/Marcha Solidária é um projeto dos Médicos do Mundo (MdM) que, desde 2007, desafia a comunidade a organizar corridas, marchas ou caminhadas, com um duplo objetivo: refletir sobre o tema da edição, “Educação para a Cidadania Global”, e angariar fundos para apoiar as populações mais vulneráveis através de projetos da MdM.
Mais de 330 mil pessoas participaram nas quatro edições passadas da Corrida Solidária.
Todos os que queiram participar são bem-vindos, em ajudar uma nobre causa.

Todos juntos faremos a diferença para um mundo melhor, ajude e participe.

AREZ (Nisa): Caminhada da Primavera


Não se esqueça...no próximo dia 30 de abril, a Misericórdia de Arez irá realizar a Caminhada da Primavera, em parceria com a ACESA (Associação da Cultura e Saberes de Arez) e a ASAA - Associação Sociocultural os Amigos de Arez, a pensar na saúde, no convívio e na união! Venha inscrever-se junto destes parceiros, até ao próximo dia 28 de abril (quinta-feira)!

AVIS: Ciclo de Conferências "Leituras a Sul"

O Município de Avis recebe, no próximo dia 28 de abril, a segunda sessão do I Ciclo de Conferências "Leituras a Sul", uma iniciativa promovida pelo Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS-UE), no âmbito do projeto "RECOPA: Rede de Coleções Patrimoniais das Bibliotecas do Alentejo", desenvolvido através da linha de investigação Literacias e Património Textual.
A sessão, enquadrada na Feira do Livro de Avis 2016, realizada de 26 a 30 de abril, vai decorrer no Auditório do Centro Interpretativo da Ordem de Avis, a partir das 14h30, contando com uma comunicação intitulada "A Biblioteca do Centro Interpretativo da Ordem de Avis: constituição e avaliação das coleções existentes", proferida pela oradora Marta Alexandre, Técnica do Município de Avis, e a apresentação do Projeto pela sua Coordenadora, a Professora Maria Filomena Gonçalves.
O I Ciclo de Conferências "Leituras a Sul", com um itinerário proposto aos utilizadores de bibliotecas municipais e ao público em geral, estende-se a toda a região alentejana com iniciativas programadas nos distritos de Portalegre, Évora e Beja, numa 1.ª fase em sete bibliotecas municipais que possuem coleções patrimoniais, incluindo obras situadas no recorte cronológico 1500-1850 inclusive, com o intuito de promover o património textual das bibliotecas do Alentejo e agregar valor cultural, social e económico à Região através do seu património bibliográfico. É também objetivo deste Ciclo fomentar uma rede de bibliotecas com coleções patrimoniais e dar conhecer obras e fundos pouco estudados, ajudando a que «coleções com valor façam comunidades de valor».
O "Leituras a Sul", desenvolvido, entre abril e novembro de 2016, com o apoio dos municípios aderentes, recebe o cofinanciamento do Alentejo 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), Fundo Social Europeu (FSE) e Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI).

CASTELO DE VIDE: Sete dias com os media

O Grupo de Amigos de Castelo de Vide e o Agrupamento de Escolas juntam Castelo de Vide de 3 a 9 de Maio próximo à iniciativa “7 dias com os media”.
A iniciativa conta ainda com o apoio do Centro de Informação Europe Direct do Alto Alentejo, do Instituto Politécnico de Portalegre, CLDS 3G+Castelo de Vide e do jornal Noticias de Castelo de Vide.
"RETROSPETIVA HISTÓRICA DA IMPRENSA LOCAL"
São 3 os momentos importantes dos “7 dias com os media”: no dia 3 de Maio em que se celebra o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa será inaugurada no Agrupamento de Escolas uma pequena exposição intitulada "Retrospetiva histórica da imprensa local" que ali ficará patente até ao final do mês de Maio.
“SABORES DE GOA”
Dois dias depois, a 5 de Maio, será a vez da partcicipação da Presidente do Grupo de Amigos, Maria do Carmo Fernandes, no Clube D' Orta pra cozinha com “Sabores de Goa” (terra onde viveu e morreu Garcia de Orta e onde foram escritos os Colóquios dos Simples).
DIA D EUROPA
Finalmente, no dia 9 de Maio pelas 14:30 horas terá lugar uma comemoração do dia da Europa com uma sessão sobre "A Europa nos nossos dias" - A coesão, a solidariedade e os desafios atuais" em que participa Ana Pereira.