terça-feira, 31 de maio de 2016

CULTURA: Em Junho há teatro em Sines

Junho é uma oportunidade para conhecer novas companhias e expressões teatrais em Sines e Porto Covo, com a terceira edição do programa Em Junho Há Teatro em Sines. Este ano serão apresentadas seis peças em diversos registos mas com um tema dominante: as relações humanas.
O programa começa no dia 4 de junho, às 22h00, no auditório do Centro de Artes de Sines, com o espetáculo “Les Rois Fainéants”, pela Cia. Cocotte, de Barcelona, criação coletiva de Joan Cusó inspirada no trabalho da companhia Les Deschiens e no cinema de Jacques Tati. Bilhete 5 euros.
No dia 9 de junho, às 22h00, a companhia Baal17, de Serpa, vai a Porto Covo apresentar "Uma Menina Bem Guardada", comédia-vaudeville do século XIX, onde o autor, Eugéne Labiche, brinca com os costumes da burguesia da época. A entrada é livre.
No dia 11 de junho, às 22h00, novo espetáculo no Centro de Artes de Sines: “O Último dos Românticos”, pela Comuna, uma peça com texto original de Neil Simon adaptado e encenado por João Mota. Carlos Paulo, Margarida Cardeal, Maria Ana Filipe e Maria Vieira interpretam. Bilhete 5 euros.
No dia 18, às 22h00, no auditório do Centro de Artes de Sines, o “clown” italiano Paolo Nani apresenta “La Carta”, uma comédia que explora a mesma história recriando-a de 15 formas diferentes, com inspiração livre em "Exercícios de estilo", do escritor Raymond Queneau. Bilhete 5 euros.
No dia 24 de junho, às 22h00, ainda no Centro de Artes, é a vez da Casear subir à cena, com “Gente Muito Perto”, espetáculo construído a partir de histórias de casais que responderam ao repto da companhia e partilharam as suas experiências de “ficar muito perto de alguém”. Bilhete 5 euros.
Finalmente, nos dias 25 e 26 de junho, também no auditório, realizam-se os espetáculos finais das Oficinas de Teatro do Mar, "EntreLaços", com sessões às 15h00 e sessões-extra às 16h30. Abordam-se temáticas levadas às sessões pelos alunos: o bullying, a autoestima e a entreajuda. Marcações no CAS.
Até 26 de junho, a exposição “Teatro do Mar: 30 Anos a Criar”, alusiva aos 30 anos de atividade da companhia Teatro do Mar, sedeada em Sines, pode ser visitada no Centro de Exposições do Centro de Artes, todos os dias, entre as 14h00 e as 20h00.
O programa “Em Junho Há Teatro em Sines” é uma iniciativa da Câmara Municipal de Sines realizada em parceria com a Mostra Internacional de Teatro de Santo André, que ajuda a trazer a Sines cinco dos seus seis espetáculos.
Reservas no balcão do Centro de Artes de Sines (tel. 269 860 080).

MORA: XX Concentração do Moto Clube de Brotas


Ignite Astro - Percorrer o Universo a partir de Beja

Investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço estão a percorrer o país e a levar o Universo a locais com menos acesso à divulgação de ciência.
Chama-se Ignite Astro e estará em Beja no próximo sábado, dia 4 deste mês. Oito investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) vão falar sobre a sua investigação no Pax Julia – Teatro Municipal, com início às 21:30 e entrada gratuita, naquele que será o sexto evento de uma digressão inédita em Portugal.
Na Digressão Ignite Astro, os investigadores do IA estão dar a conhecer, todos os meses e ao longo deste ano, os temas da investigação que se faz neste instituto. O objetivo da iniciativa é levar o conhecimento sobre Astrofísica e Ciências do Espaço a vilas e cidades com menos acesso à comunicação de ciência nestas áreas.
Para o coordenador do IA, José Afonso (IA e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa): “O gosto pela Ciência está em todos, mas infelizmente a Ciência não chega a todos os locais com a mesma facilidade. No IA assumimos o dever, e o prazer, em comunicar a ciência que fazemos, e com a Digressão Ignite Astro pretendemos levar um pouco da Astrofísica e das Ciências do Espaço nacionais a todos os portugueses - muito em particular, aos que estão mais longe dos grandes centros urbanos.”

GRÂNDOLA: Rota das Tabernas arranca já no dia 10 de Junho

A partir de 10 de Junho siga a rota dos sabores da gastronomia típica alentejana em seis locais de tradição e de costumes no concelho de Grândola.
A edição de 2016 da Rota das Tabernas começa já no próximo dia 10 na Taberna “Justense” e termina um mês depois na “Casa Dimas”. Durante este período a iniciativa do Município de Grândola, com o apoio do Turismo de Portugal, promove a gastronomia regional e dá a conhecer a tradição musical da região. Nas seis Tabernas aderentes à Rota vai ouvir-se o cante alentejano e grupos de música instrumental do cancioneiro tradicional alentejano.
À mesa vão ser servidos os melhores petiscos e iguarias alentejanas. Torremos do rissol, massinha de pombo bravo, javali estufado, jantarinho, açorda de tomate com bacalhau e grão com mão de vaca são alguns dos pratos que poderá saborear nas Tabernas do concelho de Grândola.

Dia Mundial da Criança comemora-se em Mora


CPCJ de Sines promove jornadas sobre violência doméstica

No âmbito das atividades da sua modalidade alargada, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Sines realiza as suas VII Jornadas, subordinadas ao tema “Exposição à Violência Doméstica”, no dia 8 de junho de (quarta-feira), no auditório da APS em Sines, das 9h00 às 17h00.
Este evento, dirigido à população em geral, pretende ser um momento de reflexão sobre o impacto da exposição à violência doméstica nas crianças e jovens.
Inscrições até 3 de junho, às 17h00, pelo email cpcj@mun-sines.pt, pelos telefones 269 636 123 ou 918 946 492, ou, presencialmente, na sede da comissão (ex-IOS).
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Sines é uma instituição oficial, não judiciária, que visa promover os direitos da criança e do jovem e prevenir ou pôr termo a situações suscetíveis de afetar a sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento integral.
Programa das Jornadas
09h15 - Abertura Secretariado
09h30 - Sessão de abertura
- Dr.ª Ana Sobral - Presidente CPCJ de Sines 
- Dr. Nuno Mascarenhas - Presidente da CMS 
- Dr.ª Natividade Coelho -Diretora do Centro Distrital da Segurança Social de Setúbal 
10h00 - Painel I - Enquadramento, conceitos e considerações
- Dr.ª Nádia Silva - Procuradora-adjunta da República
- Dr.ª Sónia Soares - UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta) 
- Dr.ª Ana Sofia Gomes - Universidade Lusíada
- Moderador - Tenente Luís Maciel – Comandante do Destacamento Territorial da GNR de Santiago do Cacém
10h40 - Debate
10h55 - Pausa para café, com momento de Dança pela Escola de Dança do VGAC
11h20 - Painel II - Sinais de Alerta
- Dr.ª Alberta Silva - Associação de Mulheres Contra a Violência (AMCV)
- Dr.ª Fernanda Barros - Pedopsiquiatra da Unidade de Pedopsiquiatria da Infância e Adolescência do Hospital do Espírito Santo, Évora
- Moderador - Dr. Paulo Espiga - Presidente do Conselho de Administração da ULSLA
11h50 - Debate
12h10 - Pausa para Almoço
14h30 - Painel III - Impacto da Violência Doméstica nas Crianças e Jovens
- D. Madalena Silva - Escritora
- Dr.ª Rita Garcia - Jornalista
- Dr.ª Maria João Pereira – Diretora Técnica da Casa D. Ruy Sallema - SCM Alcácer do Sal
- Moderador -Dr. Luís Miguel Carreiras – Intervir. com – Associação de Promoção da Saúde, Desenvolvimento Social e Cultural
15h10 - Debate
15h25 - Pausa café, com momento musical pelo Coral Atlântico Juvenil
15h40 - Painel IV- Apoio à Criança/Jovem em situação de Violência
- Dr.ª Cláudia Pereira/ Dr.ª Marlene Carreiras – Intervir.com - Projeto (Des)igualdade~
- Dr. Francisco Duarte Ferreira – Associação Casa Estrela do Mar – Centro Terapêutico Multi-Sistémico para Adolescentes e Famílias~
- Moderador- Dr.ª Balbina Silva - APAV
16h20 - Debate
16h35 - Sessão de Encerramento
- Dr. Armando Leandro - Presidente da CNPDPC
- Dr.ª Ana Almeida - Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG)
- Dr.ª Ana Sobral - Presidente CPCJ de Sines

domingo, 29 de maio de 2016

VALE DO PESO (Crato): Caminhada Solidária "Vamos ajudar o Dinis"




VIDIGUEIRA: Exposição de pintura de Maria d´Almeida

O Museu Municipal de Vidigueira acolhe, entre 7 de maio e 3 de junho, a Exposição de Pintura de Maria D’Almeida “Caminhos de Cor e de Silêncio”.
A inauguração desta exposição teve lugar no dia 7 de maio, acompanhada de um Vidigueira de Honra.

Comemorações do Dia Mundial da Criança em Grândola

* 30 de Maio a 7 de Junho
30 e 31 de Maio - Cine Granadeiro
Sessão de Cinema para os Jardins de Infância do Concelho
1 de Junho * 16h às 20h * Jardim 1º de Maio
Pinturas Faciais - Modelagem de Balões - Mar de Bolas - Dynamic Bungee Boom - Espaço de Pintura - Atividades Desportivas - Estúdio Jovem * Hotdogs - Atelier Património * Atelier Arquivo Municipal e muitas outras atividades lúdicas
6 e 7 de Junho - Cine Granadeiro
Teatro: "No Poial ao Entardecer" pelo grupo de Teatro da Ludoteca
Sessões destinadas aos alunos das EB1 do Concelho

Os Dias Templários de Castelo Branco estão de regresso à cidade albicastrense.

A realizar na zona do Castelo, incluindo a Rua do Mercado onde ficará instalado o Mercado Medieval e o Miradouro esta é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Castelo Branco, pela Junta de Freguesia de Castelo Branco, pela ACICB – Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa e pela Associação OUTREM – Associação de Defesa do Ambiente e do Património.
Viaje até à época medieval e conheça o mercado de artesãos, as tavernas medievais, o acampamento militar, falcoaria e gansos, espetáculos de fogo e os espetáculos de animação com os grupos Flamma Luna, Sons do Castelo, Fazenda dos Animais e Tok Avakalhar, que também levarão a cabo animação musical móvel.

COMENDA (Gavião): Grande Festa dos Seniores


BEJA: XII Festival de Banda Desenhada até 12 de Junho


CASA BRANCA (Sousel): XV Festival Nacional de Folclore

O Rancho Folclórico "As Mondadeiras" de Casa Branca organizam, no próximo dia 11 de junho, o XV Festival Nacional de Folclore.

Não perca, às 21:00h, no Largo da Igreja de Casa Branca.

sábado, 28 de maio de 2016

VIDIGUEIRA: X Bienal - Salão das Artes

A Câmara Municipal de Vidigueira vai realizar, durante o próximo mês de outubro, a X Bienal Salão das Artes (Pintura e Escultura).
Esta iniciativa, que conta com o apoio da Junta de Freguesia de Vidigueira e com o patrocínio do Crédito Agrícola, do Jornal Correio da Manhã e Correio da Manhã TV, pretende promover a atividade artística e destina-se a artistas nacionais e estrangeiros.
Os temas e técnicas de execução são livres e cada artista pode apresentar, no máximo, dois trabalhos executados recentemente (datados a partir de 2014) e não premiados noutros concursos.
Serão atribuídos quatro prémios nas categorias de pintura e/ou escultura.
Os trabalhos devem ser entregues até 2 de setembro, acompanhados da respetiva ficha de inscrição.
Mais informações e o Regulamento da X Bienal Salão das Artes em www.cm-vidigueira.pt

IV Encontro de Poetas Populares em Vila Viçosa

A Câmara Municipal de Vila Viçosa organiza o IV Encontro de Poetas Populares de Vila Viçosa.
À semelhança de anos anteriores, Vila Viçosa vai ser palco no dia 30 de Julho de 2016 do IV Encontro de Poetas Populares, programa organizado pela Câmara Municipal de Vila Viçosa, que ocorrerá no Salão da Sociedade Filarmónica União Calipolense.
Os trabalhos revestirão a modalidade de décimas e o objectivo principal é o de permitir a partilha de experiências e rimas, contribuindo, assim, para a preservação desta singular vertente da cultura popular da nossa região.
Na verdade, a poesia popular constitui uma expressão de genuinidade e permite recuperar momentos inesquecíveis da nossa tradição, manifestando emoções que fazem parte do imaginário da sociedade alentejana.
Ora, é bom recordar que todos os Encontros contaram com uma grande adesão de poetas populares.

Exposição de Ana Guerreiro no espaço CECHAP em Vila Viçosa

A exposição é inaugurada no próximo dia 28 de Maio, às 18h00, na Galeria AQUI DEL'ARTE, o espaço de exposições do CECHAP, sito na sua sede no Largo D. João IV n.º 40-A, em Vila Viçosa.
A exposição ficará patente até ao dia 23 de Junho. A entrada é livre.
Mais informações em www.cechap.com.

ELVAS: XXVI Feira Escolar do concelho

A 26ª edição da Feira Escolar de Elvas decorre de 30 de maio a 1 de junho no Jardim Municipal de Elvas.
Carrosséis, um insuflável, um programa de animação diário e mais de quatro dezenas de stands, vão preencher de animação o Jardim Municipal de Elvas durante estes três dias dedicados às crianças.
A XXVI Feira Escolar é uma organização da Câmara Municipal de Elvas, em colaboração com as instituições de ensino e várias associações do concelho, feita a pensar nas crianças que, para além da diversão, têm a oportunidade de apresentar alguns dos trabalhos que desenvolveram ao longo do ano letivo.

CASTELO BRANCO: IV Passeio de motorizadas Andorinhas do Pônsul

É já no próximo domingo, dia 29, que se realiza o quarto passeio de motorizadas dos Andorinhas do Pônsul (Cebolais de Cima – Retaxo).
O evento que se realiza pela quarta vez inicia-se pelas 8:30 horas com o pequeno-almoço no café restaurante O Palheiro em Cebolais de Cima com saída prevista pelas 9:15 horas passando por Alfrívida, Vale de Pousadas, Vila Velha de Rodão.
Já no Castelo de Ródão, também conhecido como Castelo do Rei Wamba, será servido o reforço alimentar, com vista sobre as portas de Rodão, após a visita ao local e já com as “baterias” carregadas.
Segue-se em direção à Ladeira e Foz do Cobrão subindo até à Sarnadinha, Alvaiade terminando no Retaxo onde será servido o almoço no Centro de Convívio que se prolongará pela tarde com jogos tradicionais, sorteio de três prémios, e atribuição dos troféus, motorizada mais antiga, participante mais novo e participante mais usado.
Segundo a organização, o evento tem vindo a crescer, não só, com motorizadas mas com todo o tipo de motas desde as antigas às mais recentes e das mais variadas cilindradas, este ano a organização espera ter ainda mais participantes, todos serão bem recebidos.

VIANA DO ALENTEJO: Festival Lumiére assinala fim do ano letivo

No próximo dia 29 de maio, o Cineteatro Vianense vai ser palco, a partir das 15h00, do festival de curtas-metragens “Lumiére”. A iniciativa surge no âmbito do desenvolvimento das atividades de enriquecimento curricular (aecs) e envolve a participação de todas as turmas de 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo.
O festival, organizado pelo Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo, Associação de Pais e Encarregados de Educação de Viana do Alentejo e Aguiar, Associação Tempos Brilhantes com o apoio do Município de Viana do Alentejo tem, para além do caráter socioeducativo, uma vertente solidária. Pretende-se que cada pessoa, de forma voluntária, doe à entrada, bens alimentares que serão entregues, à posteriori, a famílias desfavorecidas do concelho, sinalizadas pelas entidades locais de solidariedade social, contribuindo, deste modo, para uma maior consciência de união e colaboração social face aos mais carenciados do concelho.

PORTALEGRE: Laboratório de Ideias discute Saúde no Concelho

Vai ter lugar no próximo dia 31 de Maio, a 1ª sessão do Laboratório de Ideias "Portalegre 2025 - Uma Agenda para a Década " sobre a "Problemática da Saúde no Concelho de Portalegre", no Museu das Tapeçarias, às 21h.
Participe!

quinta-feira, 26 de maio de 2016

VIDIGUEIRA: Exposição de fotografias "Um passado recente"

A Exposição de fotografias antigas a preto e branco, cedidas pelos munícipes, intitulada “”Um Passado Recente”, ”vai estar patente ao público, de 4 de maio a 30 de junho, nos seguintes locais: Câmara Municipal, Mercado Municipal, Centro Social, antigo edifício da Biblioteca (Cascata), Museu Municipal e Centro Multifacetado de Novas Tecnologias.
A inauguração desta exposição sobre a Vidigueira e suas gentes será a 4 de maio, pelas 18 horas, nas antigas instalações da Biblioteca / EPFA (junto à Cascata), seguida de um Vidigueira de Honra.
No próximo dia 29 de maio, o Município de Avis, a Freguesia de Figueira e Barros e o Centro Cultural de Figueira e Barros, irão assinalar o Dia Internacional da Biodiversidade, este ano sob a temática da "integração da biodiversidade para apoio às populações e aos seus meios de subsistência", com a “Caminhada Rota dos Moinhos e das Fontes”, em Figueira e Barros.  
A iniciativa, procurando aliar a saúde e o bem-estar à comemoração deste dia, proclamado pelas Nações Unidas com o objetivo de aumentar o grau de consciencialização e de conhecimentos sobre a biodiversidade, vai ter início, às 9h00, junto ao edifício da Junta de Freguesia daquela localidade, num percurso de, aproximadamente, 5 km, que se estenderá pelo “Aqueduto”, pela Fonte da Vila, Igreja Matiz de Figueira e Barros, Fonte da Cera, Moinho do Meio, Fonte do Canelas, Fonte junto curva da Ponte de Figueira e Barros, Moinho do Relvas e Fonte das Pedrinhas.
E porque o mês de maio é o mês do coração, a organização associa-se a esta efeméride com a realização de um rastreio de tensão arterial, gratuito, a todos os participantes.
A Caminhada, compreendendo uma inscrição prévia, na Divisão de Desenvolvimento Sociocultural e Turismo do Município de Avis e também nas Juntas de Freguesia, até ao dia 26 de maio, vai contar com o apoio da Associação de Solidariedade de Reformados, Pensionistas e Idosos do Concelho de Avis, da Sociedade Recreativa Benavilense e do Centro Cultural de Figueira e Barros.  
Venha participar!  

Comemorações do Dia Mundial da Criança em Vila Viçosa

Nas mãos das crianças o mundo vira um conto de fadas, porque na inocência do sorriso infantil, tudo é possível.
Dia 01 de Junho comemoramos mais um Dia da Criança, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa, Afre Viçosa, Escola Segura e Intermarché de Vila Viçosa .
O dia vai ser preenchido para os mais pequenos que terão ao seu dispor pinturas faciais, modelagem de balões, ateliers, insufláveis, a peça de teatro " O Mistérios dos Super Heróis" e um espectáculo musical com a cantora Luna.
As actividades realizam-se no Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa. De referir que esta iniciativa engloba também as crianças da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa e da Cáritas Paroquial de Nossa Senhora da Conceição, integrando assim toda a comunidade escolar do Município.

CAMPO MAIOR: Espectáculo de Dança e Folclore do Oriente

28 de maio | 21:30h | Centro Cultural de Campo Maior

Prepare-se para uma viagem pelos diferentes estilos de dança que envolvem o folclore do Médio Oriente. O Projeto de Formação de Dança Oriental, orientado pela professora Letícia Garcia, mostra as origens da Dança Oriental, as suas raízes, a sua verdadeira alma!

PONTE DE SOR: Detenção em flagrante delito por furto de botijas de gás

Militares dos Postos Territoriais de Ponte de Sor e de Montargil detiveram em flagrante delito, no dia 19 de maio, um homem e uma mulher, por furto de botijas de gás na localidade de Ponte de Sor.
Os suspeitos foram interceptados pelos militares quando, logo após a realização do furto, tentavam fugir de carro, tendo ainda na sua posse os bens furtados.
Os dois detidos foram constituídos arguidos, tendo sido presentes na Instância Local de Ponte de Sor do Tribunal Judicial de Portalegre, tendo ao homem sido aplicada a medida de coação de apresentações periódicas.

AVIS: Município assinala o Dia Mundial do Ambiente com Passeio Botânico Sensorial

No dia em que se assinala o Dia Mundial do Ambiente, 5 de junho, o Município de Avis, apoiado pela Freguesia de Avis, organiza um Passeio Botânico Sensorial pelos espaços verdes de Avis.  
Esta ação de sensibilização ambiental, dirigida à população em geral, cuja concentração se encontra agendada para as 09h30, junto ao Posto de Turismo de Avis, passará por uma abordagem à importância da efeméride, norteando o Passeio pelos preceitos da identificação, explicação e compreensão, através dos 5 sentidos humanos, de algumas das espécies arbóreas e arbustivas que povoam jardins e parques de Avis, nomeadamente o Parque da Liberdade, onde será efetuada uma pequena paragem no Circuito de Manutenção, o Jardim Público Municipal, o Jardim General Humberto Delgado e o Parque Infantil de Avis.   

A valorização da diversidade biológica e a divulgação de boas práticas coerentes com a preservação da natureza e seus recursos, destacando a cidadania responsável, serão também conceitos a abordar junto dos 30 participantes envolvidos neste Passeio, gratuito, cuja inscrição deverá ser efetuada no Posto de Turismo de Avis, no Parque de Campismo da Albufeira do Maranhão, ou através do e-mail: ddsc@cm-avis.pt, até ao dia 02 de Junho.     

VILA VIÇOSA: Encontro de Bandas Filarmónicas

Vila Viçosa recebe no próximo sábado, dia 28 de Maio, a partir das 17 horas, na Mata Municipal, um Encontro de Bandas numa organização conjunta da Câmara Municipal de Vila Viçosa e da Sociedade Filarmónica União Calipolense.
Em palco estará a Banda dos Bombeiros Voluntários de Alvito, a Banda 14 de Janeiro de Elvas e a Banda da Sociedade Filarmónica União Calipolense.

Não perca!

ESTREMOZ: Tarde cultural em Arcos

Irá decorrer no próximo dia 28 de maio, pelas 14h30, no Salão da Junta de Freguesia de Arcos, uma Tarde Cultural.
A animação do evento estará a cargo de diversos poetas, fadistas, guitarristas, acordeonistas, do Grupo Coral “As Escouralenses de S. Tiago do Escoural e do Zé da Gaita.

Esta iniciativa, com entrada gratuita, é uma organização do “Cantinho do Poeta Alentejano” e “Poeta A Voz do Povo”, com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz, da Junta de Freguesia de Arcos, da União das Freguesias de Estremoz (Santa Maria e Santo André), do Sporting Clube Arcoense, da SICA e com a colaboração de outras entidades locais.

Cuba prepara-se para a 3ª edição do Festival do Caracol

O final do mês de Maio, em Cuba, é significado de petisco, boa-disposição, Cante Alentejano, tradição e boa música. Nos dias 27, 28 e 29 de maio, o Festival do Caracol regressa ao Largo da Bica para a sua terceira edição, voltando a apostar na dinamização e promoção da restauração local e da gastronomia alentejana, através da degustação de um prato tão típico e tão tradicional desta época do ano como é o caracol.

Aliada ao petisco, disponível nos vários espaços de restauração presentes no recinto, o Festival apresenta uma forte componente de animação musical, levando a palco três nomes como Miguel Ângelo e Abba Mia (banda de tributo aos ABBA), a par da aposta no tradicional Cante Alentejano (com a atuação de nove grupos corais ao longo dos três dias), na música popular (com os “Improvisos do Sul” e os “Real Aliança Velha”), ou no talento local (como é o caso dos Fagulha Cover Band e dos djs Seven e B.Junior).

Duas Gerações no Fado em Campo Maior

27 de maio | 21:30h | Centro Cultural de Campo Maior

Um espetáculo que junta em palco duas gerações que fazem da música uma paixão. Tina Murcela e Ana Catarina Murcela, mãe e filha, apresentam-se acompanhadas por mais dois talentos locais, Nuno Cirilo, na Guitarra Portuguesa, e Alexandre Gomes, na Viola de Fado.

terça-feira, 24 de maio de 2016

Jornadas do Património "A Arqueologia no concelho de Arraiolos"


PORTALEGRE: Associação de Solidariedade Social dos Professores comemora 35º aniversário


Guitarras ao Alto em Sousel

O Guitarras ao Alto é um evento inédito em Portugal e exclusivo do Alentejo, inspirado pela música, pelo vinho, pela gastronomia e pela paisagem.
Um hino à guitarra e ao espírito interventivo alentejano que, leva ao alto, em Junho de 2016, as guitarras do Norberto Lobo e do Luís Martins, a Sousel.
O evento terá a segunda edição no verão, com Norberto Lobo e Luís José Martins (Deolinda), em concerto no dia 19 na Praça de Touros de Sousel.
O Guitarras ao Alto, surge como um evento pensado para a região do Alentejo, com concertos em espaços menos comuns e com artistas que privilegiam a guitarra
Embora Luís José Martins seja mais conhecido por integrar os Deolinda, tem um trabalho individual com pontos de contacto com Norberto Lobo, numa apropriação da guitarra que abrange o registo mais experimental. A par dos Deolinda, José Luís Martins reparte-se em projetos de música mais exploratória, nomeadamente em Almost a Song, com a pianista Joana Sá e no coletivo PowerTrio, novamente com Joana Sá e com o harpista Eduardo Raón.
Norberto Lobo editou vários registos a solo, entre os quais "Mudar de bina" (2007), "Fala mansa" (2011) e "Fornalha" (2014), e outros em colaboração, por exemplo, com o baterista João Lobo, em "Oba Loba" (2014), ou nos grupos Norman e Tigrala.
Com duração de 75 minutos, a começar pelas 19h00 no dia 19 de Junho, este é um espetáculo que marca a Cultura pela diferença tanto na qualidade com que nos brinda, como em toda a sua envolvente.
Os bilhetes podem ser adquiridos no local ou em:https://letrasfreneticas.bol.pt/Comprar/Bilhetes/36953guitarras_ao_alto_apresenta_norberto_lobo_e_luis_martins-sousel_praca_de_touros/ .
Na primeira edição, o Guitarras ao Alto aconteceu em Beja, Portalegre e Campo Maior – clique e veja aqui um pequeno teaser https://www.youtube.com/watch?v=QkW_PHSg-OE

ALAGOA (Portalegre): Festas dos Santos Populares


SARDOAL: “Momentos” de António Cotrim em Exposição no Centro Cultural Gil Vicente

“Momentos” é o título da Exposição de Fotografia, da autoria de António Cotrim, que será inaugurada na galeria do Centro Cultural Gil Vicente, no próximo dia 3 de junho, pelas 18 horas.
Segundo o autor, esta mostra retrata “imagens de mímica, ancestral arte de comunicação desde o começo dos tempos, e que continuará com os tempos até para além da poeira estelar; o circo, arte antiga feita de tudo e de nada, do embaraço e desembaraço perante o nosso olhar perplexo e curioso; e a dança, arte elegante e bela por si só, que nos fascina e atrai, como que convidando a tomar parte dela, sem notarmos nada mais que não o acerto do passo que elegantemente segue uma marcação que dá asas à imaginação sem nada que nos limite ou nos faça sentir diferentes”
Natural de Lisboa, António Cotrim começou a trabalhar na área da comunicação social desde muito cedo. Colaborou com conceituados órgãos de comunicação, trabalhando atualmente como fotógrafo na Agência Lusa. Ao longo da carreira, registou com a sua objetiva momentos únicos ocorridos tanto em Portugal como no mundo. Assume a fotografia como “projeto de vida” e daí a minuciosidade e precisão que reflete em cada instante registado.
O seu talento e trabalho são reconhecidos com a publicação de fotografias em inúmeros livros, folhetos, catálogos, sem contar com as variadíssimas edições em jornais e revistas, tanto nacionais como internacionais. A par disso, expôs o seu trabalho em reconhecidas galerias e venceu distintos prémios na área da fotografia.
“Momentos” é composta por doze fotografias a preto e branco e ficará patente ao público até 28 de agosto.

URRA (Portalegre): Festa da Criança na Casa do Povo


Fortalezas Abaluartadas da Raia na Lista Indicativa de Portugal a Património Mundial

A candidatura das Fortalezas Abaluartadas da Raia Luso-Espanhola, promovida por Almeida, Elvas, Marvão e Valença, já está inscrita na Lista Indicativa de Portugal, da UNESCO, rumo à classificação como Património Mundial.
A candidatura foca-se no Sistema Defensivo das Fortalezas Abaluartadas da Raia Luso-Espanhola, na cultura raiana e na sua localização num espaço que confina uma das linhas de fronteira mais antigas do mundo. Com este argumento, os municípios proponentes alcançaram, da Comissão Nacional da UNESCO (passo obrigatório para a obtenção da classificação), a inclusão das Fortalezas Abaluartadas da Raia na Lista Indicativa de Portugal a Património Mundial da UNESCO.
As Fortalezas Abaluartadas foram estruturas defensivas de guerra que, nos últimos séculos, se transformaram em monumentos de paz e em espaços únicos de história, de cultura e de relação e vivência humanas. Os seus modelos arquitetónicos refletem, nos momentos das suas construções, inovação e soluções únicas, adaptadas a estruturas amuralhadas, construídas no decurso do tempo, sobretudo a partir do século XII, e à geomorfologia do terreno de cada sítio.
Único à escala mundial, este sistema defensivo apresenta-se com um carácter de excecionalidade, potenciador da conservação deste legado patrimonial e dinamizador da cultura e do turismo. A obtenção do galardão da UNESCO trará grandes vantagens para este território raiano e para Portugal, enriquecendo também a lista de bens já classificados como Património Mundial.
Os representantes dos quatro municípios declararam o "alto interesse cultural que representa, para o País e para a Humanidade, o futuro reconhecimento internacional de um património ímpar no contexto da civilização europeia", como "exemplares únicos da arquitetura militar dos séculos XVII e XVIII, a par do valor intangível da Paz e do relacionamento entre os Povos". 
Os municípios proponentes estão a desenvolver um dossier conjunto de candidatura, tendo por base os trabalhos já realizados pelos municípios e com o suporte científico de várias entidades.

CASTELO BRANCO: Bienal do Azeite discute `O Azeite na Dieta Mediterrânica´

Castelo Branco volta a acolher a Bienal do Azeite 2016, transformando-se na “capital do azeite” durante três dias, 1, 2 e 3 de Julho, numa edição em que o azeite se discute à mesa: O Azeite na Dieta Mediterrânica.
Nesta V edição da Bienal do Azeite, para além do Encontro em pleno centro cívico da cidade de Castelo Branco, na Devesa, numa troca de experiências em torno do “mundo do azeite”, será introduzido um “espaço aberto” para  dinamização por parte dos próprios agentes do setor, estimulando a partilha de visões e conhecimento.
Outra novidade prende-se com o convite lançado à restauração local desafiando-a a que, por esses dias, reforce a criatividade na utilização do azeite nas suas ementas, enriquecendo aquela que será uma das temáticas centrais de Bienal do Azeite 2016, o Azeite na Dieta Mediterrânica, sendo também esse o tema da tertúlia prevista.
A Bienal do Azeite 2016 assumirá, por fim, um papel de aglutinador na aproximação dos distribuidores nacionais ao tecido empresarial da região, convidando-os a visitar o evento, a conhecer os produtores e as suas marcas. O programa detalhado será revelado ao longo dos próximos meses.
No ano em que a produção nacional de azeite bate o seu record, “atingiu as 106,6 mil toneladas de azeite no ano de 2015, o terceiro maior registo dos últimos 100 anos”, segundo os dados do INE;  em que a AIFO – Associação Interprofissional da Fileira Oleícola dá os primeiros passos, após o seu reconhecimento formal no final de 2015, refere o comunicado a que o Diário Digital teve acesso.  
in diário digital cb 

segunda-feira, 23 de maio de 2016

MAÇÃO: Inscrições abertas para passeio pedestre de Maio

Dia 29 de maio é dia de mais um Passeio Pedestre organizado pela Câmara Municipal de Mação. Este mês traz um interessante e desafiante Passeio entre Aldeia de Eiras e Brejo com regresso a Aldeia de Eiras. A paisagem é das mais deslumbrantes, sempre em estradão, numa verdadeira rota da água com passagem por uma pequena cascata e pela Lagoa na serra do Bando.
O Passeio promete ainda uma enorme diversidade de fauna.
As inscrições decorrem até 27 de maio encerrando às 12h00.
Os interessados podem inscrever-se nas Piscinas Cobertas ou no Posto de Turismo de Mação.
A concentração dos participantes dá-se às 8h15 no Largo do café/Associação em Aldeia de Eiras tendo o Passeio início às 8h30.

Com um grau de dificuldade elevada, o percurso tem 10 kms de natureza pura aconselhando-se o uso de equipamento (roupa e calçado) adequado e reforço (água, lanche, etc) para uma manhã única com um Passeio Pedestre imperdível.

Serpa recebe o XIII Encontro de Culturas durante 4 dias

O Encontro de Culturas realiza-se de 9 a 12 de junho, em Serpa, no Centro Histórico. Todos os espetáculos têm entrada livre.
Dia 9
22h00 - Praça da República
Espetáculo (En)Rede
24h00 - Espaço Nora
Tete Alhinho – “Mornas ao Piano”
Dia 10
22h00 - Praça da República
Dia do Cante
24h00 - Espaço Nora
Frankie Chavez
Dia 11
22h00 - Praça da República
Gisela João – “No regresso a casa, o Fado encontrou o Norte... “
24h00 - Espaço Nora
Rivotrio Sem Receita
Dia 12
22h00 - Praça da República
Jorge Palma e Sérgio Godinho – “Juntos”
24h00 - Espaço Nora
Melech Mechaya

Caminhada da Lusofonia em Montalvão no dia 10 Junho

O percurso tem início em Montalvão, povoação cujas casas brancas se destacam no alto de um monte isolado na paisagem.
Depois de uma visita ao castelo, à igreja matriz e à zona histórica, segue pela estrada alcatroada que conduz até às encostas do Rio Sever, passando junto ao cemitério da aldeia e às ruínas da capela de Santa Margarida.
Atravessa a eira do Ferreira, percorrendo trilhos vincados entre eucaliptos e alguns pinheiros, outrora palmilhados por camponeses e contrabandistas. Mais abaixo, atinge as margens do rio, escondidas por entre o denso arvoredo, numa zona de declives acentuados onde abundam as fontes e as nascentes. Assim que tocar a borda do curso de água, ideal para a prática de pesca desportiva, encontra a azenha do Nogueira, hoje submersa. Com a Espanha na outra margem, segue por um trilho de terra que acompanha o rio, em direcção ao norte, até à azenha do Artur, igualmente imersa pelas águas, num local privilegiado para merendar, com fontes férreas e um pequeno abrigo em xisto.
Abandonando a margem, inicia uma subida acentuada, eucaliptal adentro. Mais acima, a paisagem de sobro marca o regresso a Montalvão., através de caminhos de terra batida por entre muros e ruínas em xisto.
Características do percurso
Discrição: Montalvão » Capela de Santa Margarida (ruínas) » Eira do Ferreira » Rio Sever » Azenha do Nogueira » Azenha do Artur » Montalvão
Distância: 7,5 Km em circuito
Duração prevista: 2,5 horas
Grau de dificuldade: II – Fácil
Perfil altimétrico: Altura máxima: 334 m; Altura mínima: 127 m; Desnível acumulado: 235 m.
Pontos de Interesse: Capela de Santa Margarida (ruínas), Miradouro, Zona de Repouso, Azenha do Nogueira, Zona do Repouso, Azenha do Artur, Abrigo em Xisto.