terça-feira, 30 de agosto de 2016

Convívio Piscatório VII Troféu "Vila do Alandroal"


ÉVORA: The Prophet of Seville

Dia 30 de Agosto - Às 21h30
Localização: Igreja de S. Vicente
​A violoncelista norte-americana Elena Cheah constrói a música para a performance da atriz croata Raphaelle Oskar, numa peça em inglês.
As artistas unem-se para contar a história de um rapaz, cujo mundo se desmorona ao descobrir uma mentira na família: embora viva como cristã, os pais seguem, na realidade, as religiões judaica e muçulmana.
Centrada no multiculturalismo, a peça de teatro mostra ainda o espírito ocidental de que devemos ser e sentir-nos especiais.
Um espetáculo para ver e ouvir, na Igreja de S. Vicente, com entrada livre.
Informações Adicionais
​Org. Câmara Municipal de Évora | Fundação Obras
Contactos: Telef. 268959007 | E-mail:  obrasart@hotmail.com | Site: http://www.obras-art.org/​
Apoio: CME | Coleção B | Fundação OBRAS
Entrada Livre

ESCUSA (Marvão): Festa em honra de Santo António


segunda-feira, 29 de agosto de 2016

CASTELO DE VIDE: Exposição "A Lápis" de Julio Cantero


MONTEMOR-O-NOVO: Câmara aprova tomada de posição sobre políticas públicas de cultura

A Artemrede é uma rede cultural criada em 2005 que reúne 14 municípios da Região de Lisboa e Vale do Tejo. No seu 1º Fórum Politico, que decorreu em Abrantes a 23 de maio de 2016 com a presença de autarcas e decisores políticos de diferentes regiões e distintos campos políticopartidários, foi discutido o tema Futuros desejados: politica, cultura e território, numa perspetiva de contribuir para a tomada de decisão politica e estratégica na área cultural, da gestão, formulação e implementação de políticas publicas das Autarquias e do Estado.
Deste Fórum resultou uma Tomada de Posição que propõe a assunção e aplicação de medidas consideradas urgentes para que a intervenção das autarquias locais no campo cultural, pensada de modo transversal, seja suportada por um quadro normativo e orçamental adequado que possibilite a promoção de «políticas especificas para a área da cultura que garantam o acesso universal à fruição, às práticas, aos recursos e aos processos culturais, promovendo a diversidade cultural, a salvaguarda do património e a criação artística.»
Esta Tomada de Posição, subscrita por unanimidade pela Câmara Municipal de Montemor-o- Novo, na Reunião de Câmara do passado dia 10 de agosto, propõe ao Governo e à Assembleia da República:
1. A criação de mecanismos plurianuais de financiamento à programação cultural
descentralizada e à cooperação cultural em rede;
2. A criação de canais específicos e incremento dos valores de apoio à cultura, no âmbito do Portugal 2020 e de outras fontes de financiamento;
3. O reconhecimento da centralidade da CULTURA e das políticas culturais nos processos de redefinição de atribuições e competências dos órgãos e serviços da Administração Pública que venham a ser realizados.
A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo associa-se assim a esta posição subscrita por mais de 20 municípios subscritores na defesa da centralidade da Cultura no desenvolvimento dos territórios.

ÉVORA: Estação Imagem /Fotografia

"Estação Imagem" Fotografia
Horário:
Segunda a sexta: 10:00 às 12:00; 14:00 às 18:00 | Sábado: 14:00 às 18:00
Inicio do Evento:17 agosto
Fim do Evento:04 setembro
Localização: Palácio de D. Manuel
​Évora recebe a exposição fotográfica da associação cultural Estação Imagem, com dois conjuntos de trabalhos distintos.
No rés-do-chão, a bolsa anual de 2014, conferida a Hermano Noronha, mostra a reportagem fotográfica "Presente", que documenta a memória atual no concelho de Mora sobre a Guerra colonial. Segundo o autor, enuncia "a natureza silenciosa de como a Guerra Colonial persiste no recato dos lares, nas conversas entre familiares e entre camaradas”.
No 1º andar, expõem-se trabalhos de 13 fotógrafos relativos ao prémio de 2015. Nesta, encontram-se os vencedores das várias categorias, desde o prémio Estação Imagem a temas como Notícias, Desporto, Ambiente ou Assuntos Contemporâneos.
Em colaboração das Câmara Municipais de Évora, de Viana do Castelo e de Mora, a exposição estará patente até dia 4 de Setembro.
Informações Adicionais
​Org.: Estação Imagem
Contactos: Site: https://www.facebook.com/estacao.imagem​
Apoio: Câmara Municipal de Évora
Entrada Livre

HORTINHAS (Alandroal): 8º Festival Dionísio Bandalhinho


ELVAS: Fora d´Horas para animar comércio local

No sábado, dia 3 de setembro, o centro histórico da cidade Património Mundial vai receber diversas iniciativas culturais, entretenimento e possibilitar compras no comércio tradicional até ao dia seguinte.
O evento Elvas Fora D’Horas, organizado pela Associação Empresarial de Elvas (AEE) e com o apoio da Câmara Municipal de Elvas, visa a dinamização do mercado e comércio tradicional elvenses, durante o horário das 19.00 às 01.00 horas.
Diversas ruas da cidade terão animações, espaços de entretenimento de adultos e crianças e também atividades musicais. Paralelamente, o comércio local e tradicional manterá as portas abertas até às 01.00 horas, possibilitando diversão e compras em simultâneo.
De acordo com a AEE, o objetivo do Elvas Fora D’Horas “é atrair visitantes e potenciais clientes para a zona histórica da cidade de Elvas, com vista a dinamizar o mercado e o comércio tradicional elvense”.

“Um conjunto de stands para divulgação, degustação e venda de produtos” localizados fora da zona abrangida pelo evento, completam a oferta disponível ao visitante do Elvas Fora D´Horas.

26 anos dos Dadores de Sangue de Portalegre comemorados a 10 de Setembro

No final do Verão de 1990 nasceu, oficialmente, a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre (ADBSP). Já lá vão, pois, 26 anos.
A escolha para se assinalar o aniversário recaiu no sábado 10 de Setembro PP.
Do programa das comemorações consta:
Pelas 11.00 horas celebração de Missa na Capela do Hospital Doutor José Maria Grande, nomeadamente em memória dos dadores já falecidos. De imediato será feita uma sentida homenagem ao Presidente e fundador da Associação – António Joaquim Eustáquio. Trata-se da deposição de coroa de flores na sua campa, que se encontra no Talhão dos Combatentes do Cemitério de Portalegre.
No auditório da Associação Empresarial da Região de Portalegre - NERPOR, no Campo da Feira, tem lugar a Sessão Solene. E o Grupo de Cante Alentejano “Os Lagóias”, de Portalegre, vai brindar o espaço com as suas vozes únicas.
O almoço convívio decorre nas instalações do NERPOR. Quem quiser participar no repasto é favor de se inscrever na sede da ADBSP ou no Banco de Sangue do Hospital de Portalegre.
Esperamos por si!

domingo, 28 de agosto de 2016

ÉVORA: Cinema de Verão com "Mudar de Vida"

"Mudar de Vida - José Mário Branco, Vida e Obra" de Pedro Fidalgo e Nelson Guerreiro
Cinema de Verão Integrado na Programação do Évora à Calma
Dia 31 de Agosto - Às 21h30
Localização: Praça do Sertório
​​Desde o Estado Novo a sua voz e obra resistem. Amado por uns, temido por outros, as suas canções escritas há mais de 40 anos mantêm-se atuais. Ouça-se o protesto levado ao extremo no tema F.M.I., escrito em 79, canção maldita para os portugueses (proibida de ser emitida nas rádios por ordem expressa do autor). Seguindo os passos de Zeca Afonso, faz do movimento de protesto um dos marcos mais importantes na arte e cultura do século XX, quer pela sua ação​ quer pelo seu efeito.
A rodagem começou em Abril de 2005 quando o músico-compositor foi ao Teatro Municipal da Guarda apresentar o seu último disco “Resistir é Vencer”. Durante estes anos fomos filmando em Portugal e em França, ensaios, concertos, gravações de discos, conversas, que serviram de ponto de partida para retratar o artista. José Mário Branco conta-nos os problemas do "Ser Português", da emigração, da pobreza, da exclusão, da “crise”, essa mesma “crise” que ouvimos falar desde que nascemos. Aperta o cinto!
Músico, compositor, poeta, ator, ativista, cronista, produtor musical, José Mário Branco é o homem dos 7 ofícios. Fala-nos da música e das suas convicções. As suas canções são um instrumento transformador da realidade. Voz de resistência e protesto, “A Cantiga é uma Arma”. É preciso MUDAR DE VIDA!
Informações Adicionais
​Org. Câmara Municipal de Évora | Juntas de Freguesia |
Contactos: 266777000 | http://www.cm-evora.pt/

Entrada livre

CASTELO DE VIDE: Festa em honra da Senhora dos Prazeres


VIDIGUEIRA: Duas exposições no Museu de Vidigueira

O Museu Municipal de Vidigueira vai acolher, entre 30 de agosto (inauguração às 18h30) e 28 de setembro, a Exposição “Xailes do Coração” de Matilde Ornelas e a Exposição “Cante Alentejano – a Matriz de um Povo” de Isabel Janeiro.

Alter do Chão mobiliza dadores de sangue




Dando cumprimento ao plano para 2016, marcou presença a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – em Alter do Chão. Na data anunciada, tomaram o caminho do quartel dos Bombeiros 28 voluntários, dos quais uma dezena do sexo feminino.
Os testes clínicos indicaram que dois dos presentes não estavam em condições para estender o braço. Assim, e com tanto calor que se fazia sentir, pode-se dizer que as 26 unidades de sangue conseguidas foram encorajadoras.
Um jovem do sexo masculino fez a sua estreia como dador. Inscrições no Registo Nacional de Dadores Voluntários de Células de Medula Óssea foram em número de três, o que também é de se aplaudir.
Num restaurante local foi servido o almoço convívio que contou com o apoio da Câmara Municipal de Alter do Chão.
Completamos mais um aniversário
A 10 de Setembro tem lugar a Festa do 26.º aniversário da ADBSP. Consulte o programa e inscreva-se.
E a 17 de Setembro está agendada a colheita realizada em parceria com o Grupo Motard Novo Milénio, de Portalegre.
Visite-nos em www.facebook.com/groups/AdbsPortalegre .

JR

ALANDROAL: Exposição de pintura de Leolinda Trindade


ÉVORA: Encontro Nacional de Folclore

Org. Rancho Folclórico Flor do Alto Alentejo | Câmara Municipal de Évora | Fundação INATEL | União de Freguesias da Malagueira e Horta das Figueiras
Contactos: Telef.914600303 ; 967104194 | E-mail: flor.do.alto.alentejo@gmail.com | site: http://www.folclore-online.com/grupos/pt/rfflor_alentejo/
Apoios: União de Freguesias do Bacelo e Srª da Saúde | União de Freguesias de Évora | Junta de Freguesia dos Canaviais | Telefonia​ do Alentejo | Diário do Sul

Entrada Livre

ELVAS: Cinema regressa em força em Setembro

Quatro sessões agendadas para o Auditório de São Mateus
O cinema regressa à cidade de Elvas, com quatro sessões agendadas para o Auditório de São Mateus.
“A Canção de Lisboa”, que nos conta as peripécias de Vasco Leitão (Vasco Santana), um boémio e cábulas estudante de medicina que procura conquistar o amor de Alice (Beatriz Costa) é o primeiro filme a exibir no dia 3 de setembro, pelas 21.30 horas.
A sessão seguinte, agendada para o dia 9 de setembro, às 21.30 horas, traz a Elvas o cinema de aventura. “Ultimato”, com Matt Damon no papel de Jason Bourne, é a história de um agente secreto que é perseguido pelo CIA enquanto procura desvendar os segredos do seu passado.
No dia 11 de setembro, pelas 16 horas, Scrat, o simpático e desastrado esquilo obcecado por bolotas, de “A  Idade do Gelo: o Big Bang”, promete fazer as delícias de crianças, jovens e graúdos. Desta vez, Scrat desencadeia uma reacção em cadeia que ameaça a destruição e a extinção de todos os animais na terra.
A última sessão está marcada para o dia 30 de setembro, pelas 21.30 horas, com a exibição da película “Capitão Fantástico”.O filme do realizador Matt Ross conta-nos a história de Ben, um pai que decidiu abandonar a civilização e criar os seus seis filhos nas florestas do noroeste do Pacífico. Contudo, um dia vê-se forçado a regressar à vida na cidade e começa assim a aprendizagem de Ben à vida moderna.
Programação
Canção de Lisboa M/12 – 3 de setembro às 21.30 horas
Ultimato M/12 – 9 de setembro às 21.30 horas
A Idade do Gelo: o Big Bang M/6 – 11 de setembro às 16 horas
Capitão Fantástico M/12 – 30 de setembro às 21.30 horas
Bilheteira - Dias de Semana
Posto de Turismo de Elvas – Praça da República, 2 | 7350-126 Elvas
Horário: segunda a sexta-feira – 09h00 às 19h00 | sábado e domingo – 09h30 às 18h30
T.: 268 622 236

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

NISA: Abertas as inscrições para a caminhada Nisa-Fátima


PORTALEGRE: 6º Festival One Man Band

16 e 17 SET. SEX. e SÁB 22H
6º Festival One Man Band
Blues / Rock | CC | 3€ | M/12 anos
10 anos de CAE Portalegre
A 6ª edição do Festival One Man Band irá mais uma vez realizar-se no CAEP, no espaço do café-concerto.
Este ano, depois das colaborações com Beja, Faro e Abrantes, é a vez da cidade “irmã” da Ponte de Sôr receber também músicos vindos da Suécia, Alemanha, Chile e Itália, além de dois músicos do nosso país.
Além dos regressos dos portugueses Little Orange e Nick Nicotine ao One Man Band, este ano os convidados do resto do mundo trarão a sua mescla de instrumentos e de perícia musical, viajando pelo blues, country, garage, folk e, claro, o puro rock’n’roll.
16 de Setembro (sexta)
BROR GUNNAR JANSSEN (Suécia/Blues, Country, Garage, Folk)
Se o blues de Bror Gunnar Jansson é áspero e primitivo, ele também sabe como ser mais suave e inebriante, com belas baladas que por vezes fazem lembrar Tom Waits.
A música de Bror Gunnar Jansson é cinematográfica, uma viagem intensa que não deixa ninguém indiferente. Encantador e com uma presença em palco irresistível, o multi-instrumentista sueco toca guitarra, banjo, bateria, teclado e saxofone, mas em palco apresenta-se com a sua guitarra e bateria.
SPOOKYMAN (Itália / Country Blues, Soul, Rock'n’Roll)
Spookyman é o projeto de Giulio Allegretti, músico italiano nascido em Roma, no ano de 1986.
Depois de ter feito um percurso que o levou a tocar em diversas bandas, foi aos 23 anos de idade que se decidiu a dar início ao seu projecto one man band. Ao vivo, apresenta-se com voz, guitarra, banjo, harpa, kazoo, stomp-box, etc.
NICK NICOTINE (Portugal / Rock’n’Roll)
Podia ser um homem dos sete instrumentos, mas rejeita o cliché. Nick Nicotine é um nome associado a múltiplas bandas, múltiplos sons, múltiplos trabalhos. Sozinho, em formato one-man band, Nick Nicotine toca guitarra, bateria, teclas, canta e ainda tem tempo para bater palminhas, o que certamente acontecerá neste regresso à Quina.
17 de Setembro (sábado)
BANG BANG BAND GIRL (Chile / Rock’n’Roll)

Bang Bang Band Girl-One Lady Band começou em 2011 em Valparaíso, no Chile. Uma amante de rock & rol, na sua essência mais verdadeira e mais crua influenciada pelo rockabilly, surf, garage, trash blues, ao vivo canta, toca uma guitarra vintage japonesa Teisco e bombo.
THE DAD HORSE EXPERIENCE (Alemanha/Keller-Gospel, European Underground with American Roots)
Foi aos 40 anos de idade que este alemão começou a fazer música, com um banjo tenor que lhe foi oferecido. Influenciado pela música de estilo “Appalachian” e pelos abismos da sua alma, criou uma mistura genuína de country gospel, singer songwriter, punk rock e “oompah-pah polka”, que foi catalogada de "Keller-Gospel."
Usando o nome de The Dad Horse Experience desde 2008, tem viajado pelo mundo cantando as suas canções misteriosas e sobrenaturais, com banjo, bandolim, pedal de baixo e kazoo.
LITTLE ORANGE (Portugal / Blues)
Alter-ego “esquizofrénico” de Sérgio Laranjo, Little Orange é o verdadeiro bluesman, que penteia o braço da sua guitarra com slide, permitindo respirar um pouco de missa numa qualquer igreja, junto ao capim do Mississippi. Experimentalismo do verdadeiro blues, com distorção e batida de Stomp-box, o regresso à Quina faz-se certamente numa noite estrelada!
Morada: Praça da Republica nº 39, 7300-109 Portalegre - Tel: 245 307 498

ALANDROAL: Festival da Juventude e Noites no Castelo



VIDIGUEIRA: Passeio senior a Sintra


Caminhada Nocturna "Capuchos 2016" em Vila Viçosa

Dia 8 de Setembro às:21h00m
Localização: Vila Viçosa
​​Estamos a menos de um mês das tradicionais Festas dos Capuchos 2016.
Faça a sua inscrição para a caminhada nocturna Capuchos 2016, pelas 21 horas, no Largo dos Capuchos, dia 08 de Setembro.
Venha inscrever-se e dê as boas vindas às Festas dos Capuchos 2016 caminhando connosco.

Para mais informações dirija-se à Câmara Municipal de Vila Viçosa.

ÉVORA: Conferência "O Poder Local e a Constituição da República Portuguesa"

"A Fundação do Poder Local Democrático, a sua consolidação, Reformas feitas e por fazer e uma mesa Redonda sobre Futuro dos Poderes Locais serão os principais temas em debate da Conferência “O Poder Local Democrático e a Constituição da República Portuguesa”, uma conferência de âmbito nacional, promovida pela CIMAC, no dia 30 de setembro, em Évora.
Data: 30 de setembro
Local: CCDR Alentejo - Secretariado: 09h00 - 09h45​ - Sessão de abertura: 09h45

A inscrição é gratuita mas obrigatória até dia 23​ de setembro.​

VENDAS NOVAS: Festas do Concelho

Vendas Novas celebra o seu 54.º aniversário como Concelho no dia 7 de setembro e como tal preparou um programa de excelência, a decorrer de 6 e 11 de setembro.
O Largo da Câmara Municipal recebe assim seis dias de grande animação, com os espetáculos principais a terem lugar pelas 22h00. Dia 6, sobem ao palco os Monda, dia 9, Pedro Madeira com a Orquestra Ligeira do Exército e Vox Soul, dia 10, Agir e a DJ Ana Isabel Arroja e dia 11, José Cid.
Ainda na parte cultural, atuam os grupos de cantares e corais de Vendas Novas (dia 7), os grupos de folclore da terra (dia 8), Nuno Ess (dia 9), Peña Kalimotxo (dia 10), Sevilhanas com o grupo Azahares (dia 11) e os tradicionais bailes que fecharão as noites do programa.
Quatro largadas de touros, duas noturnas e duas diurnas, compõem  o cartaz que ainda engloba apresentação de livros, inauguração de uma exposição de pintura, artesanato, jogos populares, tasquinhas, doçaria, filme do Arquivo da Memória, espaço infantojuvenil e a Sessão Solene comemorativa da efeméride.
As Festas do Concelho são uma organização do Município de Vendas Novas com o patrocínio do Novo Banco, Continente Bom Dia de Vendas Novas, Sagres, Fundação Stanley Ho, Fundação Oriente, Corkart, Starcork; colaboração da Associação Teatro das Artes e do Regimento de Artilharia n.º 5 e têm como media partner a Rádio Granada.
PROGRAMA
Dia 6 set. | terça
18h00 | Largo da Câmara Municipal
Abertura das Festas
22h00 | Largo da Câmara Municipal
Monda
23h30 | Largo da Câmara Municipal
Baile com Thy Subry  
Dia 7 set. | quarta     
14h00 | Parque Desportivo Municipal
Jogos populares (inclui torneio de malha com apuramento para a Festa da Malha)
17h30 | Auditório Municipal
Inauguração de exposição de pintura de João Ricardo
18h00 | Auditório Municipal: Sessão Solene
19h00 | Largo da Câmara Municipal
Entrega dos prémios dos jogos populares
19h30 | Largo da Câmara Municipal
Cantares e Corais de Vendas Novas
22h30 | Largo da Câmara Municipal
Baile com Telmo Falcão     
Dia 8 set. | quinta
19h00 | Largo da Câmara Municipal
Folclore
22h30 | Largo da Câmara Municipal
Baile com Albino Samora
Dia 9 set. | sexta
19h00 | Largo da Câmara Municipal
Nuno Ess
22h00 | Largo da Câmara Municipal
Pedro Madeira com Orquestra Ligeira do Exército e Vox Soul
23h30 | Largo da Câmara Municipal
Baile com Nuno Ess
02h00 | R. António Coelho de Oliveira
Largada de touros
Dia 10 set. | sábado
17h00 | R. António Coelho de Oliveira
Largada de touros
18h30 | Largo da Câmara Municipal
Apresentação de livro
19h00 | Largo da Câmara Municipal
Peña Kalimotxo
22h00 | Largo da Câmara Municipal
Agir
23h30 | Largo da Câmara Municipal
DJ Ana Isabel Arroja
02h00 | R. António Coelho de Oliveira
Largada de touros
Dia 11 set. | domingo
17h00 | R. António Coelho de Oliveira
Largada de touros
18h30 | Largo da Câmara Municipal
Apresentação de livro
19h00 | Largo da Câmara Municipal
Sevilhanas com o Grupo Azahares
22h00 | Largo da Câmara Municipal
José Cid
23h30 | Largo da Câmara Municipal
Baile com Célia e António
Abe​rtura diária do recinto: 18h00

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

COMENDA (Gavião): Festas em honra da Senhora das Necessidades


MARVÃO: X Torneio de Voleibol em Relva


MORA: ExpoMora de 9 a 11 de Setembro


ALANDROAL: Festas em honra da Senhora da Conceição


VILA VIÇOSA: Noites de Verão


24.ª Festa da Malha em Vendas Novas

A 24.ª Festa da Malha irá realizar-se, no próximo dia 18 de setembro, no recinto dos Salesianos em Vendas Novas.
As equipas estremocenses interessadas em participar deverão fazer a sua inscrição, no Gabinete de Desporto da Câmara Municipal de Estremoz, ou pelo telefone 962 058 665, ou ainda pelo email: desporto@cm-estremoz.pt, até ao dia 2 de setembro.
 O evento contará com o seguinte programa:
- 8h00 - Chegada das Delegações;
- 9h30/12h00 - Torneio;
- 12h30 - Almoço;
- 14h00/17h30 - Torneio;
- 18h00 - Entrega de Prémios;
- 18h30 - Encerramento.

A 24.ª Festa da Malha é uma organização da CIMAC com os municípios associados (Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas, Viana do Alentejo e Vila Viçosa) e o apoio da Câmara Municipal de Vendas Novas. 

ESTREMOZ: Corrida de toiros à portuguesa

Integrada no programa das Festas da Exaltação da Santa Cruz, irá decorrer no próximo dia 3 de setembro, pelas 18h00, na Praça de Toiros, a 1.ª Grande Corrida de Toiros à Portuguesa, a favor do Centro Social e Paroquial de Sto. André de Estremoz.
O espetáculo contará com a atuação dos cavaleiros Francisco Cortes, Sónia Matias, Gilberto Filipe, Tiago Carreiras, António D'Almeida e Mara Pimenta, acompanhados pelas respetivas quadrilhas de bandarilheiros, e pelos Grupos de Forcados Amadores de Alcochete e Aposento da Moita, com sendo lidados 6 toiros do imponente Curro de Jorge Mendes.
 Esta iniciativa é uma organização da empresa Aplaudir, Sociedade Unipessoal de Eventos, com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz e de várias empresas locais, sendo o preço dos bilhetes variado, desde os 10€ aos 45€.
 Para mais informações e reservas contacte: bilhetesaplaudir@gmail.com, Sr. Pico (960167688) ou Luís Carlos (914094038).

VIDIGUEIRA: XVIII Concentração Motard


No âmbito da realização da XVIII Concentração Motard de Vidigueira, a Câmara Municipal organizou um programa para quem pretenda conhecer melhor Terras de Pão, Gentes de Paz e que inclui as seguintes iniciativas:
 23 a 28 de agosto
Exposição de Motas Antigas e Outros Acessórios Ligados ao Mundo Motard
26, 27 e 28 de agosto
Visitas Guiadas (gratuitas) ao Museu Municipal de Vidigueira
Exposição e Venda de Produtos Locais (artesanato, vinhos, azeites e outros produtos de excelência)
Visitas a padarias tradicionais, adegas e ruínas romanas de S. Cucufate (sob marcação prévia)
 Informações:
Museu Municipal de Vidigueira
(Balcão de Informação Turística)
Telefone: 284437400 / 284437408
 Museu Municipal de Vidigueira

9h30-12h30 | 14h00-18h00

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

VIANA DO ALENTEJO: Noite Branca na Quinta da Joana


BEJA: GranFondo Solidário no dia 18 de Setembro


ELVAS: São Mateus 2016 - Cartaz já foi apresentado

Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas apresentou na sexta feira, dia 19 de agosto, em conferência de imprensa, o cartaz do São Mateus 2016, acompanhado pelos vereadores Vitória Branco e Tiago Afonso.
A Câmara Municipal de Elvas organiza o São Mateus 2016 de 16 a 25 de setembro, apresentando um programa diversificado que durante 10 dias anima e enriquece as festas em honra do Senhor Jesus da Piedade e a feira de São Mateus, que se realizam anualmente no mês de setembro.
O Parque da Piedade será o local eleito para as festividades, onde será instalado um recinto coberto, para mostrar o melhor de Elvas e do panorama musical português.

No recinto das festas serão delineados dois espaços distintos. O primeiro, denominado de “Praça da Feira”, será destinado à divulgação da música popular portuguesa e com destaque para as atuações dos grupos elvenses. O segundo diz respeito à zona de espetáculos coberta, onde alguns dos maiores nomes da música portuguesa subirão ao palco, como Emanuel, Aurea, Nelson Freitas, Agir, Rui Veloso e DJ Kura.
Programação
Assim, a “Praça da Feira” vai receber as atuações de a Brigada 14 de Janeiro a 16 de setembro (sexta-feira) e, no dia 17 (sábado), Helena Brito, Augusto Carujo “Zarinha”, Carla Isabel, Joaquim Canhoto, José Luís Russo, Luís Lourenço, Joaquim Carvalho “Bisca”, Nelson Cardoso, Rosa Maria e Toy Faria, numa noite dedicada ao Fado.
No dia 18 (domingo), atua o Grupo de Cantares de São Vicente; dia 19 (segunda-feira), o Grupo de Cantares de Santa Eulália; dia 20 (terça-feira) é a vez do grupo Xumbo Torto; dia 21 (quarta-feira) realiza-se um baile com o duo Jorge & Célia; dia 22 (quinta-feira) são os Rumo ao Sul; dia 23 (sexta-feira) o grupo Voz Amiga da Terrugem e, por último, no dia 24 (sábado) atuam o Duo Hélio & Eurico. Os espetáculos iniciam todos às 21h30.
No total são mais de 20 grupos e artistas elvenses a subirem ao palco e a animar a “Praça da Feira” que, para além dos espetáculos musicais, conta ainda com um conjunto variado de expositores, tasquinhas e um restaurante.
A partir de dia 20 iniciam-se os concertos na zona de espetáculos, com artistas de renome dos mais variados géneros musicais.
Num total de 15 artistas em 4 dias, Emanuel dá inicio aos espetáculos no dia 20 (terça-feira), seguido de Quim das Remisturas e, a encerrar a noite DJ Foksen. No dia 21 (quarta-feira) sobem ao palco Aurea, karetus e Djoana. No dia seguinte, dia 22 (quinta-feira), Nelson Freitas é o primeiro a subir ao palco, seguido das atuações de Ezzra e DJ Ride. No dia 23 (sexta-feira) é a vez das atuações do cantor Agir, ficando o encerramento da noite a cargo dos DJ´s Tom Enzy, seguido de OskarDj. No último dia de espetáculos, dia 24 (sábado), atua Rui Veloso, seguido do DJ Grouse e do DJ Kura, que encerra a festa.
Romaria de São Mateus

No dia 20 de setembro, pelas 18h30, realiza-se a tradicional Procissão dos Pendões, presidida pelo arcebispo de Évora, D. José Alves que, anualmente, reúne milhares de fiéis, o que faz com que seja uma das maiores romarias do país.
Os milhares de romeiros que a ela acorrem levam a que a procissão atinja dois a três quilómetros de distância, no percurso efetuado entra a Sé de Elvas e o Santuário do Senhor Jesus da Piedade.
Preços
De 16 a 20 de setembro o evento é gratuito. De dia 21 em diante a admissão à zona de espetáculos será mediante compra de bilhete para os concertos. O preço dos bilhetes varia consoante o dia: dia 21 tem o valor de 4€; dia 22 custa 5€; dia 23 são 8€ e dia 24 tem o valor de 10€.
Quem pretenda assistir a todos os dias de espetáculos pode adquirir a pulseira semanal pelo valor de 20€, que dá acesso a todos os dias de concertos.
Existe ainda a possibilidade de aquisição de bilhete apenas para as atuações dos DJ´s, para o qual foi estabelecido um preço unitário específico que é cobrada a partir da atuação do DJ. O primeiro dia, dia 20, é gratuito, enquanto que no dia 21 tem o valor de 2€, no dia 22 de 5€, no dia 23 custa 4€ e no dia 24, último dia, tem o valor de 5€.
Descontos
Os portadores do Cartão Smart Jovem (20%), do Cartão Idade de Ouro (20%) e Família Mais (50%) têm direito a descontos. Também as empresas e instituições que queiram comprar mais de 30 bilhetes podem usufruir de 20% de desconto.
As crianças e jovens até aos 15 anos (inclusive) não pagam entrada. Podem recolher o bilhete no próprio dia, mediante apresentação do Cartão de Cidadão.
Bilheteira
Os bilhetes estão à venda a partir de segunda-feira 22 de agosto, no Posto de Turismo.
Contactos: Posto de Tursimo de Elvas – Praça da República, 2 | 7350 - 126 Elvas
Horário: segunda a sexta-feira – 09h00 às 19h00 | sábado e domingo – 09h30 às 18h30
T.: 268 622 236 Email: turismo@cm-elvas.pt

MARVÃO: Partido Socialista solicita apresentação de projecto para a Fronteira

O Município de Marvão vai levar a cabo no próximo dia 31 de Agosto uma sessão de hasta pública para alienação de 15 habitações no Aldeamento de Porto Roque, na Fronteira de Marvão. Este processo que já foi suspenso no mês de Junho foi agora retomado pela Câmara Municipal que apenas contou com os votos favoráveis do PSD. Esta hasta pública acontece depois do Município ter já alienado 6 habitações por ajuste directo.
 O Partido Socialista já apresentou uma moção em favor da defesa do interesse municipal e da valorização daquele importante espaço, não se contentando com a apresentação das propostas dos órgãos municipais, que não têm qualquer coerência ou perspectiva. Neste sentido, os responsáveis do PS Marvão têm insistido na ideia da necessidade de um Projecto estruturante para aquela zona de forma a sustentar e garantir a ideia de futuro para todo o edificado que se encontra em ruínas. Para a preparação de uma proposta com consistência, os responsáveis do PS trabalharam de forma a não provocar discussões estéreis, com fogachos e beberetes, trazendo convidados a sessões maçadoras onde no fim ninguém tira grandes conclusões.

Foram por isso contactados especialistas nas áreas do urbanismo, do turismo, da saúde e da economia social. Todas as opiniões têm sido unânimes na importância de salvaguardar e valorizar aquele espaço, nas oportunidades que ele oferece e, portanto a necessidade de um projecto global para todo o conjunto arquitectónico. A própria Câmara já assumiu esta posição, na medida que aprovou a classificação do conjunto de interesse municipal, com todas as consequências que daí advêm.
A venda das habitações nunca esteve em causa, segundo o Partido Socialista que tem defendido a primazia da habitação própria e a primeira habitação, de forma a fixar população naquele local, bem como travar quaisquer tentativas de especulação que possa haver em relação àquelas habitações será uma garantia para o sucesso de uma operação desta envergadura. Este desígnio tem o apoio da população e dos actuais moradores que não querem ver aquele espaço transformado num bairro de segundas habitações e de férias.
Este processo deveria, em condições normais, ser uma das componentes da operação, a decorrer em paralelo, com a concretização de outros projectos. Isto caso houvesse alguma ideia para o espaço. 

Neste momento o único processo a ser tratado é alienação no mercado de habitações sem quaisquer condições de habitabilidade porque o que se sabe e o que se pensa resume-se a um conjunto de devaneios imobiliários. O PS entende que dado o potencial que este espaço pode ter para a Economia local e para sectores como a construção civil, deveria haver um projecto gerador de mais-valias.
O Partido Socialista que se tem batido pela defesa da valorização do espaço e do interesse municipal, vem solicitar que o executivo Municipal apresente ate dia 31 de Agosto (data da hasta pública), até de forma especial aos possíveis compradores, uma ideia central para aquele bairro que não se fique pela venda de habitações sem condições de habitabilidade. O Partido Socialista está também disponível para ceder ao Executivo o resultado dos contactos que teve com especialistas sobre aquele espaço.
O Secretariado da Concelhia do PS Marvão