sexta-feira, 30 de setembro de 2016

ALEGRETE: Concurso de Pesca Desportiva


NISA: Feira de S. Miguel no dia 9 Outubro


SOUSEL: 8º Feira do Idoso


ÉVORA: Quarteto de Nanã Sousa Dias no Armazém 8


MARVÃO: Exposição "Imagining this Place" na Casa da Cultura

A exposição “Imagining this Place | Imaginando este Lugar”, da autoria da artista Pat Loucks, estará patente na Casa da Cultura de Marvão, até final do mês de outubro.
A artista, natural da província da Nova Scotia, no Canadá, tem formação superior em Belas Artes e Têxteis, tendo igualmente recebido diversas bolas de criação de instituições conceituadas.
Atualmente, está representada em coleções e museus no mundo inteiro, desde o seu país natal até Portugal e à França. Começou a realizar exposições individuais e coletivas no Canadá em 2000, e em Portugal, pais que visita há muitos anos, além de ter sido artista-em-residência, em várias localidades alentejanas, como Évoramonte e Mértola.
Patricia Elisabeth Loucks
"Como artista visual, os meus objetivos são explorar, absorver, olhar, refletir. Quero ver e tentar compreender as diferenças e semelhanças existentes nas diferentes culturas e ambientes, e ter em conta o ponto de vista das pessoas que vivem em lugares específicos - como veem o seu mundo de acordo com a sua história - e como isso se compara com o que eu vejo como visitante desse lugar específico.
Caminhar, seja na paisagem ou em praças de cidades antigas - é uma parte essencial do meu processo criativo. Encontrar um local interessante para me sentar e observar a zona envolvente - seja ao longo da margem de um rio, seja passear pelos campos, ou explorar estruturas de pedra e azulejo - este tempo de observação alimenta a minha criatividade, permitindo-me aproveitar a energia do lugar e estabelecer uma ligação com seus ritmos.
Quando, em seguida, vou para o meu espaço de trabalho e começo a fazer uma peça, posso intuitiva e espontaneamente fazer marcas, padrões e formas com base naquilo que experienciei. Prefiro fazer uma síntese, em vez de uma interpretação mais representativa de um lugar, e muitas vezes escolho focar-me numa pequena seção ou ampliação do elemento que tenho em mente".

Elvas vai ter nova unidade hoteleira

Grupo Vila Galé apresentou proposta pelo Convento de São Paulo
Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas, revelou ontem, em conferência de imprensa, que o concurso para a concessão do Convento de São Paulo recebeu uma proposta.
“É com satisfação que comunico que tivemos uma proposta de um grupo hoteleiro português, que efetivamente demonstrou a vontade de fazer um hotel neste edifício”, anunciou o autarca, depois de abertas as propostas, cujo prazo terminara na passada terça-feira.
O Convento de São Paulo, em Elvas, foi o primeiro de 30 edifícios públicos que o Governo Português incluíu no programa de “Valorização do Património”, num investimento privado superior a 5 milhões de euros, com o objetivo de criar uma unidade hoteleira.
O memorando foi assinado no dia 3 de agosto, na presença do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral e, dois dias após o anúncio do concurso deflagrou um incêndio de origem criminosa no edifício.
“Foi com alguma tristeza que assistimos a um incêndio naquele espaço e, tal como disse na altura, o incêndio não tinha afetado de forma significativa o edifício e iria permitir que o concurso continuasse”, disse Nuno Mocinha, satisfeito com a proposta recebida.
A data para assinatura do contrato com o grupo Vila Galé para a concessão do edifício militar será anunciada brevemente.

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

CRATO: 2º Festival Internacional de Acordeão


Outubro é o "Mês da Música" em Estremoz

O município de Estremoz, no distrito de Évora, vai promover em Outubro cinco espectáculos, no âmbito da iniciativa
"Mês da Música", que traz, traz à cidade alentejana ópera, fado, teatro e um encontro de coros
A iniciativa começa no próximo sábado, 02 de Outubro, com o espectáculo de ópera "Jardins do Passado", uma criação do Ensemble Contemporaneus.
Trata-se de um monodrama musical concebido a partir de poesia lírica de Fernando Pessoa e da música de Brahms, Schubert e Fauré. Para ver pelas 21:30, no salão da Junta de Freguesia de Arcos.
Para o dia 08, está programado um espectáculo com a fadista Sandra Correia.
O programa prevê ainda para o dia 22 de Outubro a exibição de "Viver Variações - A História da Minha Vida", uma peça de teatro sobre a vida do cantor e compositor António Variações.
Pelas 19:00 do mesmo dia 22, na Igreja de São Francisco, está agendado o Encontro de Coros do Orfeão de Estremoz "Tomaz Alcaide", que, além do coral anfitrião, conta com a participação do Coro Polifónico de Ponte de Sor.
A programação do "Mês da Música" encerra no dia 29 com o espectáculo "Memórias do Cinema Português", no qual vão ser apresentadas melodias que marcaram a história do cinema em Portugal.
Os espectáculos, à excepção da ópera e do encontro de coros, estão marcados para o Teatro Bernardim Ribeiro, pelas 21:30.
Zita Ferreira Braga - Hardmúsica - 27/9/2016

50 por cento dos doentes com insuficiência cardíaca não sobrevive 5 anos após o diagnóstico

Dia Mundial do Coração assinala-se a 29 de setembro
A insuficiência cardíaca é uma doença debilitante e potencialmente fatal, em que o coração não consegue bombear o sangue suficiente para todo o corpo. Cinco anos é a esperança de vida, para 50% dos doentes com insuficiência cardíaca após o seu diagnóstico.
Esta doença, que afeta cerca de 400 mil portugueses, ocorre muitas vezes devido a lesão do músculo cardíaco, o que pode acontecer após um ataque cardíaco ou outra doença que afete o coração, ou devido a uma lesão continuada e mais gradual, como acontece na diabetes, hipertensão, doença arterial coronária, colesterol elevado, consumo excessivo de álcool ou abuso de drogas.
Os sintomas como cansaço, dificuldade em respirar (dispneia), fadiga e retenção de líquidos podem surgir de forma súbita ou lentamente e agravar-se ao longo do tempo, com um impacto significativo na qualidade de vida. Estima-se que 1 em cada 4 pessoas espera mais de uma semana para procurar ajuda médica, ou nem sequer a procura, quando tem sintomas de insuficiência cardíaca.
O risco de desenvolver insuficiência cardíaca aumenta com a idade e, em geral, tem tendência a ser mais frequente nos homens do que nas mulheres. Cerca de 1 em 5 pessoas (20%) irá desenvolver insuficiência cardíaca nalguma altura das suas vidas.
Para aumentar o reconhecimento e conhecimento público dos sintomas da insuficiência cardíaca, e ajudar todos aqueles que vivem com esta condição a viver mais e melhor, a Fundação Portuguesa de Cardiologia esta a promover a campanha ‘Cuide da sua máquina’.

Évora a improvisar com um grande nome do jazz português

 Curso de Música Improvisada com Vasco Agostinho
Como tocar música improvisada em conjunto? Como preparar um repertório? Qual o papel de cada instrumento? Que recursos são necessários para tocar num grupo?
Estas e outras questões serão abordadas e respondidas em três sessões dinamizadas por um grande nome da guitarra e do jazz português: Vasco Agostinho, que tendo já lecionado no Hot Clube de Portugal e colaborado como músico com nomes como Albert Bover, Carlos Azevedo, Bernardo Sassetti, Chris Higgins, Ed Howard, Mário Franco, Carlos Barreto, António Sanches, Akiko, Danny Silva, David Murray, Toumani Diabaté, entre tantos outros, gravou também diversos discos dos quais se destaca “Fresco”, com o seu quarteto, e “Tu Não Danças” com o quinteto de Rui Teixeira.
O Curso de Música Improvisada está agendado para os dias 8 de outubro, 12 de novembro e 10 de dezembro, das 15h00 às 19h00, no Espaço Celeiros.
O curso está vocacionado para qualquer pessoa que saiba tocar um instrumento e que deseje explorar a auto-suficiência, tanto individualmente como em grupo, adquirindo os recursos necessários para improvisar numa “Jam Session”.
Cada sessão terá o custo de 20€, e as inscrições podem ser realizadas até 24 horas antes da data de cada sessão. Para mais informações contactar: leonor.carpinteiro@pedexumbo.com,  913 742 993 ou consultar o site da Associação PédeXumbo.
Sobre a Associação Pédexumbo:

A PédeXumbo trabalha desde 1998 na promoção da música e dança de raiz tradicional. Uma equipa profissional dedica-se à recuperação destas práticas culturais, através de registos, coproduções, criação artística, investigação, formação de formadores e ensino informal destinado a todas as idades. Mais do que perpetuar relíquias, a PédeXumbo propõe-se a reavivar hábitos sociais de viver a música, reproduzindo bailes tradicionais participados por novas gerações que se inspiram em práticas antigas.
No seu próprio espaço, em Évora, programa regularmente oficinas de dança, música, concertos, bailes e tertúlias para vários públicos. Organiza festivais em todo o país, tendo especial notoriedade o Andanças. Dinamiza aulas regulares de dança junto de escolas e jardins de infância, projetos comunitários de educação artística, e promove ações de formação que exploram diversas vertentes das danças de raiz tradicional.
Contando com diversas parcerias internacionais, tem ainda um papel pioneiro na criação artística de novos formatos de baile, explorando conceitos de danças sociais, interatividade, ritual, criatividade, contemporaneidade,tradição. Dinamiza, em colaboração com instituições universitárias, um setor de investigação etnocoreológica, tendo editado diversos livros e documentários.

MORA: Espectáculo de Solidariedade na Casa do Povo


Pelourinho da cidade de Elvas na nova coleção de selos dos CTT

Selo integra coleção “Continente Sul”
O selo do Pelourinho da cidade de Elvas integra a nova coleção de selos lançada pelos CTT, intitulada “Continente Sul”  e composta por 30 selos autoadesivos das emissões do Continente lançadas entre 2008 e 2015.
Em 2014 os CTT dedicaram uma coleção de selos à temática Património UNESCO de Portugal, nomeadamente à Cidade-Quartel de Elvas, composta por cinco selos com imagens do património elvense, dos quais foi selecionado o selo do Pelourinho de Elvas para a nova coleção.
Além do Pelourinho de Elvas, a coleção compreende mais quatro selos: um da Ponte 25 de Abril; um do Santuário do Cristo Rei; um do navio-escola Sagres e outro da Torre de Belém.
A nova coleção foi emitida no dia 23 de setembro e está disponível nas lojas e site dos CTT.

terça-feira, 13 de setembro de 2016

NISA: Freguesia de S. Matias assinala Dia do Idoso


ÉVORA: Pé de Xumbo quer pôr a cidade a dançar


O Espaço Celeiros em Évora, onde a PédeXumbo está sediada, reabre em outubro com vontade de pôr a cidade a dançar e a tocar. Estamos a organizar um Dia Aberto, sábado 1 de outubro, onde poderá, a partir das 15h00, experimentar gratuitamente Sevilhanas e Flamenco, Salsa e Bachata, Danças Afro-Brasileiras, Danças do Mundo, Break-Dance e Forró. Para terminar o dia em festa, haverá um Baile às 22h30, para pôr em prática os passos aprendidos e entrar no Outono a dançar!
Para além das aulas regulares semanais, até ao final do ano temos também programadas duas oficinas mensais, para miúdos e graúdos, de Música Improvisada e Danças Afro-Brasileiras, assim como dois bailes. Acompanhe as notícias no site e no Facebook da Pédexumbo para descobrir todas as atividades, horários, preços e novidades que temos agendadas nos Celeiros para os próximos meses e venha juntar-se à dança!
Sobre a PédeXumbo
A PédeXumbo trabalha desde 1998 na promoção da música e dança de raiz tradicional. Uma equipa profissional dedica-se à recuperação destas práticas culturais, através de registos, coproduções, criação artística, investigação, formação de formadores e ensino informal destinado a todas as idades. Mais do que perpetuar relíquias, a PédeXumbo propõe-se reavivar hábitos sociais de viver a música, reproduzindo bailes tradicionais participados por novas gerações que se inspiram em práticas antigas.
No seu próprio espaço, o Espaço Celeiros, em Évora, programa regularmente oficinas de dança e de música, concertos, bailes e tertúlias para vários públicos. Organiza festivais em todo o país, tendo especial notoriedade o Andanças.

AVIS: Baile Solidário no Quartel dos Bombeiros

No dia 24 de setembro, a partir das 21h00, o Quartel dos Bombeiros Voluntários Avisenses vai receber um baile solidário, que conta com a animação musical da Banda G e através do qual a corporação pretende angariar fundos para apoiar os serviços prestados em prol da população.
Trata-se de um evento aberto a toda a comunidade, que contará com serviço de bar e que além de proporcionar momentos de convívio tem como intuito sensibilizar para a importância do trabalho desenvolvido pelos bombeiros, a título voluntário, no combate a incêndios e socorro em caso de catástrofes, calamidades e acidentes, arriscando as suas vidas para defender pessoas e património.

Iran Costa, o "bicho" ataca na Feira do Cabeção (Mora)


ELVAS: 4ª edição Percursos pelo Património

Visita ao Património Arquitectónico Religioso
A Câmara Muncipal de Elvas, em parceria com a AIAR - Associação de Desenvolvimento pela Cultura e a Santa Casa da Misericórdia de Elvas, organiza o quarto percurso deste ano, dedicado ao tema “Santa Casa da Misericórdia, Património Arquitectónico Religioso”, no dia 17 de setembro, pelas 10.00 horas.
O percurso inclui passagens pela Igreja da Misericórdia e outras dependências da Misericórdia, como o Museu de Arte Contemporânea de Elvas, o antigo Hospital da Misericórdia, a Capela Mortuária e o Quintal das Laranjeiras.
A iniciativa tem a duração aproximada de três horas, com início no Posto de Turismo de Elvas e tem como guia convidado o Dr. Carlos Filipe.
Os Percursos pelo Património são uma ação de sensibilização e exploração do património cultural elvense, traduzida em visitas guiadas, realizadas por investigadores e especialistas reputados na área a desenvolver, pelas ruas e monumentos da cidade, identificando os locais e práticas da temática histórica a explorar.
A participação é gratuita e o percurso tem início às 10 horas junto ao Posto de Turismo de Elvas, na Praça da República.
Percursos pelo Património | “Santa Casa da Misericórdia, Património Arquitectónico Religioso”
Data: 17 de setembro | 10H00
Local: Posto de Turismo de Elvas | Praça da República
Gratuito

BELVER: Sardinhada em Torre Cimeira


Mostra de Saberes e Sabores volta às Festas do Concelho de Sardoal

À semelhança do ano passado, as Festas do Concelho de Sardoal que, este ano, decorrem entre 22 e 25 de setembro, irão integrar uma Mostra de Saberes e Sabores, que dará a conhecer o que de melhor se produz neste Concelho e na região.
Desta forma, trabalhos em trapologia, tecelagem e customização, sabonetes artesanais e outros produtos à base azeite, bijuteria em diversos materiais, bordados e ponto cruz ou litografias são alguns dos exemplos daquilo que os visitantes poderão encontrar nos stands de Saberes que ocuparão a Avenida Luís de Camões.
De realçar que, este ano, a zona da mostra dedicada ao Saberes irá contar com a presença de alunas finalistas ou que já terminaram o Curso Técnico Superior Profissional em Produção Artística para a Conservação e Restauro, ministrado pelo Instituto Politécnico de Tomar neste Concelho, que irão ter à disposição trabalhos elaborados por si nas instalações do recém-criado Espaço Partilhado para as Artes e Ofícios.
Doçaria local, doces e compotas, vinhos, queijos, enchidos, assim como cerveja artesanal serão alguns dos produtos da região que estarão presentes na Praça Nova, nos stands dos Sabores. O Centro Social dos Funcionários do Município de Sardoal volta a estar representado no local, produzindo pão com chouriço em forno de lenha. A zona dos Sabores contará, ainda, com uma tasquinha/restaurante a cargo da Filarmónica União Sardoalense.   
 Durante todos os dias, o palco da Praça Nova terá animação musical por grupos oriundos de Concelhos vizinhos.

Sines participa no Dia Nacional de Limpeza das Praias

Sines assinala o Dia Nacional de Limpeza das Praias com ações de limpeza na Praia da Ilha do Pessegueiro, a 17 de setembro, e Praia Grande de Porto Covo, a 18 de setembro.
As inscrições para voluntários estão abertas e podem ser feitas através do e-mail ambiente@mun-sines.pt. Cada voluntário recebe um saco composto por materiais de limpeza, camisola, água e pequeno lanche.
No dia 18 de setembro, às 15h30, o Largo da Igreja de Porto Covo recebe um workshop para a transformação do lixo recolhido em arte, dinamizado pela autarquia (Serviço de Ambiente e Serviço Educativo e Cultural do CAS).
A autarquia garante transporte para as atividades de limpeza de praia. No dia 17, os pontos de encontro são às 08h00, junto ao IOS, em Sines, e pelas 08h30, no Largo Marquês de Pombal, em Porto Covo. No dia 18, os pontos de encontro são às 08h00, junto ao IOS, em Sines, e pelas 08h30, no Largo da Praia Grande, em Porto Covo.
A limpeza é promovida pela Câmara Municipal de Sines, com o patrocínio da AICEP Global Parques e as parcerias da Associação Portuguesa do Lixo Marinho e Junta de Freguesia de Porto Covo.

O Dia Nacional de Limpeza das Praias, promovido pela Associação Portuguesa do Lixo Marinho, integra-se numa campanha mundial de limpeza de praia liderada pela organização não governamental Ocean Conservancy, com o objetivo de que as recolhas de lixo marinho sirvam para a criação de uma base de dados a nível mundial, que inclua dados de Portugal de forma consistente e sistemática.

domingo, 11 de setembro de 2016

MARVÃO: 1º Trail Marvão realiza-se a 16 de Outubro

O 1º TrailMarvão 2016 é uma organização da Associação Ases do Pedal e com apoio institucional da Câmara Municipal de Marvão e Juntas de Freguesia do Concelho.
O 1º TrailMarvão 2016 é uma prova pedestre de carácter competitivo, que se realiza por trilhos, azinhagas e caminhos rurais do concelho de Marvão, Parque Natural de S. Mamede, sendo a passagem pelo Castelo de Marvão e rio Sever as grandes referências da beleza natural desta região.
Será um Trail acessível a todos os participantes com algumas zonas tecnicas e exigentes fisicamente.
Todas as informações relativas a este evento poderão ser encontradas no site com o endereço   http://www.asespedal.net/asespedal/index.php/1-trail-marvao/regulamento
O 1º TrailMarvão 2016, decorrerá no dia 16 de Outubro de 2016.

Responsável Técnico: Professor Sebastião Matos Rosa

Ana Moura no Pavilhão Multiusos de Sines

Depois de “Desfado” se ter tornado o álbum mais vendido de um artista português nos últimos dez anos, Ana Moura regressa com “Moura”, disco que dá continuidade à sua parceria com o produtor norte-americano o norte-americano Larry Klein, cujo currículo inclui gravações com Joni Mitchell, Herbie Hancock, Madeleine Peyroux ou Melody Gardot.
Continuando a trilhar um caminho que personaliza o seu fado como uma música aberta ao mundo e sintonizada com a contemporaneidade, Ana Moura é cada vez mais uma cantora com esse talento de levar uma música com uma enorme tradição à convivência
próxima de um público vasto, de todas as idades e de ouvidos despertos para canções que celebram a vida com uma sonoridade que só poderia existir hoje.
Em palco, Ana Moura continuará a contar com o mesmo excelente naipe de músicos que a tem acompanhado nos últimos anos – Ângelo Freire (guitarra portuguesa), Pedro Soares (viola de fado), André Moreira (baixo), João Gomes (teclado) e Mário Costa (bateria e percussão).
O concerto de Ana Moura em Sines é uma organização conjunta da Escola das Artes do Alentejo Litoral e da Câmara Municipal de Sines.
Os bilhetes estão à venda no Centro de Artes de Sines e no circuito da BOL.PT (o que inclui venda online e em lojas como a Worten e a Fnac, entre outras). Ainda estão disponíveis bilhetes para a plateia (15 euros).
O espetáculo tem como classificação etária M/6.
Horário:22h00

Local: Pavilhão Multiusos de Sines

ALEGRETE: Festas da Senhora da Lapa em Besteiros de Cima


ELVAS: Ana Branca expõe na Casa da Cultura

A exposição intitulada “A plasticidade das flores que não são de plástico mas são plásticas”, da artista plástica elvense Ana Branca, vai estar patente na Casa da Cultura, em Elvas, a partir do dia 17 de setembro.
A mostra de desenhos com tinta, elaborados pela artista e que retratam flores, tem inauguração marcada para 17 de setembro, às 19.00 horas, prolongando-se até dia 8 de outubro.
A iniciativa é uma organização da Câmara Muncipal de Elvas e tem como principal objetivo a divulgação do trabalho realizado por artistas elvenses.
Casa da Cultura de Elvas – Praça da República, 1 A | 7350-127 Elvas
Tel.: 268 639 740
Data: 17 de setembro a 8 de outubro
Horário: segunda a sexta-feira das 10.00 às 17.30 horas | sábado das 10.00 às 13.00 horas

Preço: Gratuito

sábado, 10 de setembro de 2016

Politécnico de Setúbal promove formação superior em aeronáutica em Ponte de Sor

Candidaturas de 5 de setembro a 2 de outubro
Ponte de Sor, vai ter já este ano, um novo Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Produção Aeronáutica promovido pelo Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), que pretende responder diretamente às prioridades e necessidades da região.
Dando continuidade à estratégia de potenciar o conhecimento académico e experiência adquirida de 37 anos, o IPS traz até Ponte de Sor um curso focado no ensino prático, com uma forte componente tecnológica, capaz de formar profissionais especializados e altamente qualificados, para acrescentar talento e valor à indústria aeronáutica, um setor em amplo crescimento no país e com forte expressão no tecido empresarial regional.
Destinado a alunos com o 12.º ano ou equivalente e pessoas que pretendam obter uma formação superior profissionalizante de nível pós-secundário, o curso será lecionado nas instalações do Campus Aeronáutico de Ponte de Sor, em estreita colaboração com o Município, reforçando o cluster aeronáutico que se está a desenvolver na região.
As candidaturas decorrem on-line, através do site do IPS em www.ips.pt, de 5 de setembro a 2 de outubro e está prevista a realização de uma sessão de esclarecimento no dia 16 de setembro, nas instalações do Campus Aeronáutico de Ponte de Sor.
Mais informações e candidaturas em www.ips.pt.

PROENÇA-A-NOVA: Sunset Adeus Verão

Data: 17 de Setembro
Local: Cafetaria Municipal

Com DJ´S Khamix, Bob Decyno, Dj Gonçalo, Dj Kadiv E R3aktiv. Ao por do sol, a música vai começar a ouvir-se com vários DJ’s do concelho a garantirem uma festa de despedida do verão muito animada. Com poucos dias até ao início do outono, a proposta é aproveitar o que de melhor o verão traz: boa disposição, alegria e a amizade, tudo misturado com o calor e a descontração típicas da época. Início 19h.

Cechap promove visita a Évora no âmbito das Jornadas Europeias do Património

A Rota do Mármore do Anticlinal de Estremoz está de volta para mais uma visita. Em Setembro, viajamos até à capital do nosso distrito para conhecer melhor o património de mármore da cidade de Évora, Património Mundial da UNESCO.
Esta visita insere-se nas comemorações das Jornadas Europeias do Património, a que a Rota do Mármore do Anticlinal de Estremoz se vem associando todos os anos, a convite da Direcção-Geral do Património Cultural, que coordena a actividade. O tema para 2016 Comunidades e Cultura.
A actividade acontece no dia 24 de Setembro. O ponto de encontro é o Templo Romano da cidade. A partir daí, percorreremos a Sé de Évora e a Universidade, entre outros patrimónios edificados, e terminaremos o passeio com um almoço regional.
A participação requer o preenchimento da ficha de inscrição e o pagamento de 22,5 € por participante. Os associados do CECHAP têm um desconto de 10% no valor da inscrição.
Rota do Mármore do Anticlinal de Estremoz
Largo D. João IV, n.º 40A, 7160-254, Vila Viçosa

BASQUETEBOL: Portugal joga com Bielorrússia em Sines

A seleção nacional de basquetebol volta ao Pavilhão Multiusos de Sines, no dia 17 de setembro, para um jogo com a Bielorrússia integrado na fase de qualificação para o Eurobasket 2017, o campeonato europeu da modalidade.
O jogo tem início às 18h30 e a entrada é livre.
É a terceira vez que o Pavilhão Multiusos acolhe um jogo da a seleção sénior masculina de basquetebol de Portugal, depois da receção à Holanda, em 2013, e à Hungria, em 2014.

O jogo é uma organização conjunta da Federação Portuguesa de Basquetebol, da Associação de Basquetebol de Setúbal e da Câmara Municipal de Sines.

ELVAS: Forte da Graça acolhe exposição de pintura

“50mm f1.7 #1” de Susana Freitas Pinto
A exposição “50mm f1.7 #1” apresenta “um conjunto de fotografias realizadas entre março e agosto de 2015, utilizando uma objetiva de 50mm, uma forma mais aproximada do olhar humano", refere a autora das fotografias, acrescentando que "esta é a minha visão poética e monocromática sobre as obras de requalificação do Forte da Graça".
Para visitar no Forte da Graça, a partir de 18 de setembro e até ao final do ano, de quarta-feira a domingo, das 10.00 às 13.00 horas e das 15.00 às 19.00 horas e, às terças-feiras, das 14.30 às 19.00 horas.
A iniciativa conta com o apoio da Câmara Muncipal de Elvas.
Título: 50mm f1.7 #1
Autor: Susana Freitas Pinto
Local: Forte da Graça - Elvas
Permanência: 18 de setembro a 31 de dezembro
Preço: 5€ com descontos (O bilhete de acesso ao Forte da Graça inclui a visita à exposição)


sexta-feira, 9 de setembro de 2016

VILA VIÇOSA: Cechap em visita a Elvas

Santa Casa da Misericórdia de Elvas - Património Arquitectónico e Religioso
 Incluída na iniciativa Percursos pelo Património 2016, em Elvas, no dia 17 de Setembro realizamos a visita Santa Casa da Misericórdia de Elvas - Património Arquitectónico e Religioso.

A visita será guiada pelo investigador Carlos Filipe. O ponto de encontro é o Posto de Turismo de Elvas, às 10h00.

AMI lança 21ª Campanha de Reciclagem de Radiografias de 13 de Setembro a 4 de Outubro


LARDOSA: XI Feira do Feijão Frade

Data: 30 de Setembro a 2 de Outubro
Local: Lardosa
Marque no seu calendário: 30 de Setembro, 01 e 02 de Outubro, todos os caminhos vão dar à Capital do Feijão Frade para a XI edição da Feira do Feijão Frade...
Com Muita animação;
- IV Encontro de Bombos da Lardosa (1 de Outubro)
- XI Festival de Folclore da Lardosa (2 de Outubro)
- Passeio de Bicicletas Antigas (1 de Outubro)
- Passeio Pedestre (2 de Outubro)
- Serviço de Restaurante;
- Workshop de Gastronomia;
- Doçaria Regional;
- Artesanato;
- Produtores de Enchido;
- Produtores de Mel;
- Produtores de Vinho;
- Produtores de Queijo:
- e claro está, o mais importante PRODUTORES DE FEIJÃO FRADE!
Não faltem!

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

PORTALEGRE: Espectáculo solidário da Escola Silvina Candeias


PORTALEGRE: Apresentação de livro de Maria do Céu Pires


Eduardo Gageiro expõe em Elvas

Fotojornalista expõe trabalhos a preto e branco
Está patente no Museu Municipal de Fotografia João Carpinteiro, em Elvas, uma exposição do fotógrafo Eduardo Gageiro, até ao dia 2 de outubro.
A exposição “A Fé” é composta por 30 trabalhos da sua autoria, todos a preto e branco.
A mostra foi inaugurado no dia 3 de setembro, na presença da vereadora Vitória Branco e de várias dezenas de público que se deslocou para assistir à abertura.
Museu Municipal de Fotografia João Carpinteiro – Largo Luís de Camões | 7350-001 Elvas
Tel.: 268 636 470
Data: Até dia 2 de outubro
Horário: terça-feira a domingo das 10.00 às 13.00 horas e das 14.00 às 19.00 horas

Preço: Gratuito

Estudantes de Medicina do Porto em Alter do Chão


Portalegre divulga o Alentejo na Rua Direita



ÉVORA: Torneio de Futebol de Séniores


IDANHA-A-NOVA: Festival de Teatro Ajidanha

Data: 10 de Setembro a 10 de Outubro
Local: Idanha-a-Nova
Idanha-a-Nova recebe em setembro e outubro mais uma edição do Festival de Teatro da Ajidanha, um evento que tem vindo a ser realizado ininterruptamente desde 2002.
De 10 de setembro a 10 de outubro, o Festival estende-se a diversas freguesias do concelho, com espetáculos descentralizados que encurtam distâncias e levam o teatro às populações.
Idanha-a-Nova, Toulões, Ladoeiro, Oledo e Aldeia de Santa Margarida são as cinco localidades que vão receber espetáculos de companhias de Portugal e de Espanha.
Além da programação teatral, destacam-se três outras atividades: a exposição multissensorial e inclusiva "Olha Por Mim" da artista Tânia Bailão Lopes (no Centro Cultural Raiano); a estreia do filme “Jigging” do realizador Ramón de los Santos, integralmente filmado em Idanha-a-Nova; e o espetáculo de stand up comedy de Rita Leitão, em São Miguel d’Acha.
O Festival de Teatro da Ajidanha é uma organização conjunta da Ajidanha e da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, com o apoio das freguesias que recebem as atividades.
Consulte o programa completo em: www.ajidanha.com.

VILA VIÇOSA: Exposição «Viagens ao Antigo Vale Viçoso»

No dia 17 de Setembro inauguramos nova exposição na Galeria Aqui d'el Arte.
As obras expostas, da autoria do pintor calipolense Ramos Santos, «aludem a uma memória do pintor acerca de tradições populares e à mensagem fulcral que testifica uma origem de viço, de uma farta e generosa envolvente natural que conglomerou as gentes dos povoados da região do Vale Viçoso, apesar do crivo de uma terra rude e da secura que demarca, em geral, a região alentejana.», como indica a curadora da exposição Ana F. Cravo.

A exposição inaugura às 17h00, no espaço de exposições na sede do CECHAP, e estará patente até 22 de Outubro.

Postais antigos do Alentejo (2)

Gáfete (Crato): Mulheres de regresso da fonte