domingo, 29 de janeiro de 2017

CUBA: Apresentação de livro de Tiago Marcos

O Auditório da Biblioteca Municipal de Cuba acolhe no dia 04 de fevereiro, sábado, pelas 17h30, a apresentação do livro “A fonte das palavras”, de Tiago Marcos. Naquela que será a primeira apresentação pública da obra, o jovem poeta cubense traz-nos um conjunto de 46 textos, que o próprio classifica como “o miolo do que nestes anos tem escrito”.
Conforme escreve Jorge Manuel Jerónimo da Silva no prefácio do livro,"(...) A Fonte das Palavras é pois um espaço de partilha desses ecos, que o Tiago quis que sentíssemos, que pensássemos, de uma forma conciliadora entre a estética quase barroca do jogo de parónimos, com a ética geral que compõe os seus textos. (...)"
A primeira edição conta com uma primeira tiragem especial de 100 unidades numeradas pelo autor, já disponível ao público desde o dia 6 de Janeiro. (saiba mais aqui)
A sessão na Biblioteca Municipal de Cuba contará com a presença do autor do livro, do prefaciador Prof. Jorge Jerónimo da Silva e da Sra. Vereadora Sandra Braz. A receção aos convidados é feita a partir das 17h00.
Sobre o autor:
Tiago da Piedade Marcos nasceu em Cuba a nove de Março de 1987.
Em 2003 descobriu que as palavras podem tomar sentidos maiores do que ele, começando nesse ano, a sujar papel na esperança muitas vezes vã do eco. Surgem assim em 2003 os primeiros textos poéticos. Em 2008, mergulhado na cultura clássica e no paganismo panteísta, pelo desejo de descobrir valores mais fundamentais ao homem, funda juntamente com Luís Caracinha o Projeto Esfinge para o qual tem vindo a escrever letras desde então.
A partir de 2009 tem vindo a participar com a pena em vários projetos e eventos destacando-se a participação no 1º festival internacional da guitarra portuguesa com uma série de textos poéticos sobre a guitarra e a portugalidade. A participação num espetáculo “cordas à conversa” de João Cuña, juntamente com Pedro Monteiro.
A participação na gala inaugural da ODE associação cultural e recreativa na companhia de Rogério Cão. Destaca-se ainda a participação no programa da RUA FM “Ecléctico Azul” com Luís Ene e Diogo Costa Leal, assim como a presença em várias tertúlias. Em 2016 aparece-nos com “A fonte das palavras” trabalho onde reúne o miolo do que nestes anos tem escrito.