terça-feira, 17 de janeiro de 2017

PORTALEGRE: Inauguração de exposição de fotografia e escultura

“Rostos desconhecidos de Cristo” – Coleção da casa-museu José Régio
Realizou-se no dia 8 de janeiro 2017, na Galeria de S. Sebastião a inauguração da exposição de fotografia "Rostos Desconhecidos de Cristo" – Coleção Casa Museu José Régio, da autoria de Aldarich Malzbender.
Os Cristos de José Régio são peças de arte popular sacra, quase todas em madeira e concebidas por artistas desconhecidos. A sua origem é difícil de identificar, uma vez que não estão documentadas.
A maior parte dos Cristos da Exposição não está exposta nas salas da Casa-Museu José Régio, encontram-se numa sala de reserva do Museu e todos eles foram recolhidos pelo poeta José Régio na região de Portalegre.

As fotografias de Aldarich Malzbender foram feitas com máquinas fotográficas analógicas e reveladas pelo próprio fotógrafo numa câmara escura, através de uma técnica de relevação de fotografia tradicional, "Liht Priting", sem qualquer intervenção digital. Essa técnica permite dar, precisamente a alguns rostos de Cristos, em parte irreconhecíveis, maior expressão.A exposição inclui também esculturas dos Cristos de João Aires Garcia, feitas em granito que não pretendem ser cópias dos Cristos da Casa-Museu José Régio, têm apenas o fim de acompanhar, enriquecer ou ampliar as fotografias de Aldarich Malzbender, uma vez que revelam o mesmo tema.
Ainda durante a inauguração o Grupo de Cante Alentejano "Os Lagóias" ofereceu a todos os presentes um momento musical.
Esta exposição é dedicada a todos os artistas do povo que conceberam estes Cristos dos quais não se conhece um único nome. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário