sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

“Primeira Grande Guerra – 100 anos depois” em exposição no Sardoal

“Primeira Grande Guerra – 100 anos depois” é o nome da Exposição que vai estar patente na Galeria do Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal, entre 28 de janeiro e 26 de fevereiro.
A mostra evocativa da participação portuguesa na Primeira Grande Guerra, com alusão aos ex-combatentes sardoalenses, contará com dois espaços. Num deles estarão patentes cerca de uma dezena de equipamentos, cedidos pelo Museu Militar, da Primeira Grande Guerra como, por exemplo, armas, capacetes e fardamentos, bem como um circuito interpretativo da participação portuguesa. O outro espaço, dedicado à participação sardoalense nesse cenário de guerra, contará com documentos de elevada relevância histórica, dará a conhecer os nomes dos combatentes e terá depoimentos na primeira pessoa, recolhidos em 1990, de Guilherme Ribeiro, que na altura da entrevista era o único ex-combatente sardoalense ainda vivo.
Esta exposição, que será inaugurada no próximo dia 28 de janeiro, pelas 17 horas, resulta de uma parceria entre o Município de Sardoal, o Agrupamento de Escolas deste Concelho e a Direção de História e Cultura Militar, através do Museu Militar.
A evocação deste momento da História Mundial no Concelho de Sardoal contará, também, com uma palestra aberta subordinada ao tema, que terá lugar em 8 de fevereiro e a inauguração de um monumento de homenagem aos ex-combatentes que terá lugar em 18 de fevereiro e sobre o qual o Município dará mais informações atempadamente.