segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Compadres e Comadres celebram-se em Aldeia Velha (Avis)

Nos dias 18 e 25 de fevereiro, a Freguesia de Aldeia Velha, em Avis, vai voltar a dar corpo à celebração dos "Dias das Comadres e dos Compadres" retomando, assim, uma antiga tradição que marca a proximidade da quadra carnavalesca, a anunciar o Entrudo, na localidade, numa recriação que irá contar com o apoio do Município de Avis.
Nestes dias, que depois de festivamente anunciados pelas "chocalhadas" a cargo de um grupo de mulheres que irão percorrer as ruas da Freguesia munidas de chocalhos, vai o povo sair à rua e juntar-se no Largo 1.º de Maio, pelas 16h00, para assistir à "queima das comadres e dos compadres", simbolizados por bonecos de palha, devidamente acompanhados com letreiros onde a crítica e a sátira andarão associadas. As primeiras queimadas pelos homens, os segundos tendo o mesmo destino, no sábado das Comadres, numa oposição de um grupo – o das mulheres – em relação ao outro – o dos homens.
Nesta Festa, que aponta para uma espécie de "guerra dos sexos", onde surgem as provocações, as troças e as brincadeiras, onde se trocam ditos e se dão descomposturas em modo de arrelia do grupo oposto e onde as populares zombarias e gracejos em verso são também associadas a este ritual, vão as Comadres "atacar" os Compadres enquanto estes fazem o mesmo na respetiva semana que lhes cabe. Um julgamento feito em jeito de praxe, onde os grupos serão ridicularizados na praça pública, perante toda a comunidade, que levará muitos momentos de humor e alegria à população presente.
Participe!