sábado, 18 de março de 2017

AVIS: Dia da Árvore e da Floresta

No dia 21 de março, a comemoração do Dia da Árvore e da Floresta promovida pelo Município de Avis, com o apoio do Agrupamento de Escolas de Avis, vai chegar aos alunos da E.B. 2,3 Mestre de Avis com a realização de uma Ação de Educação Ambiental.
A iniciativa, enquadrada no Programa ECO-Escolas e que servirá de cenário para uma aula a decorrer no recinto da E.B. 2,3 Mestre de Avis, entre as 10h00 e as 13h00, irá envolver os alunos, do 5.º ao 9.º ano de escolaridade, na "Execução de um percurso botânico", em madeira pirogravada, para identificação e caraterização de espécies arbóreas e arbustivas, e também na transplantação de algumas espécies como o castanheiro, o freixo, o sabugueiro e o carvalho, oriundas do viveiro municipal para o recinto escolar.
Esta ação de sensibilização ambiental realizada com o objetivo de criar oportunidades para educar e formar crianças e jovens num ambiente de contacto com a natureza, passará por uma abordagem à importância da efeméride, procurando demonstrar a todos os participantes o mérito dos espaços verdes na manutenção do equilíbrio ecológico, pela explicação sobre as implicações ambientais decorrentes do declínio florestal, tais como os incêndios, o abate de árvores e a obtenção de madeira, e também sobre os benefícios, diretos e indiretos, da preservação e conservação da floresta.