sábado, 11 de março de 2017

VALONGO (Avis): Caminhada Árvores Centenárias Classificadas

O Município de Avis e a União de Freguesias de Benavila e Valongo convidam-no a participar, no próximo dia 12 de março, na Caminhada pelas "Árvores Centenárias Classificadas" de Valongo, um dos principais atrativos desta povoação rural.
O Passeio, realizado com o objetivo de fomentar a prática desportiva, despertando a atenção de residentes e visitantes para os benefícios do exercício físico, visa também promover locais emblemáticos, belos espaços naturais e o património histórico do Concelho de Avis, procurando transmitir a todos os participantes a importância da preservação da natureza.
Do edifício da Junta de Freguesia às Árvores Classificadas de Interesse Público – Aroeira e Freixo, localizadas, respetivamente, na Courela da Igreja e na Fonte do Vale, e regresso, são quase 6 km de um percurso circular para fazer a pé por trilhos rurais, a partir das 9h00, na companhia do montado de sobro e azinho. Trata-se de um verdadeiro itinerário de turismo e natureza, onde a paisagem tem aqui todo o seu esplendor, pronto para ser descoberto por todos aqueles que quiserem tomar parte nesta jornada com inscrição prévia na Divisão de Desenvolvimento Sociocultural e Turismo do Município de Avis, nas Juntas de Freguesia, ou através de correio eletrónico: turismo@cm-avis.pt, até ao dia 09 de março.
Ali chegados, observe in loco estes dois preciosos exemplares seculares de idade indeterminada, com porte arbóreo, que constituem um património de elevadíssimo valor ecológico, cultural e histórico. Detenha-se em cada uma das espécies e absorva as descrições inclusas.
Esta iniciativa de convívio surge enquadrada no projeto Alentejo Feel Nature - rede de percursos em natureza, que se integra na Estratégia Territorial Provere Inmotion, da responsabilidade da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo – CIMAA, e vai contar com o apoio da Associação de Juventude "O Cruzeiro", do Centro Cultural de Figueira e Barros e da Associação de Solidariedade de Reformados, Pensionistas e Idosos do Concelho de Avis.
Venha caminhar connosco!