segunda-feira, 15 de maio de 2017

ALCÁCER DO SAL: Colóquio " 1147-1217 - A fronteira entre conquistas"

O colóquio Internacional "1147-1217 - A fronteira entre conquistas" pretende ser um fórum de debate e atualização da investigação sobre o período que medeia a conquista de Lisboa (1147) e a conquista de Alcácer do Sal (1217), incidindo particularmente na região a sul do Tejo, dando realça a este concelho tendo em conta as comemorações de 1217.
Passados 8 séculos da referida conquista, decidiu em boa hora a comunidade académica, constituída pelo Instituto de Estudos Medievais – FCSH – Universidade Nova de Lisboa, o Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago (GEsOS), do Município de Palmela, a que se juntou o CIDEUS da Universidade de Évora, convidar por sua vez 3 municípios, para em conjunto organizarem este encontro científico, aberto a todos os que desejem nele participar.
Os trabalhos académicos terão início em Palmela no dia 19 de Maio. No dia seguinte, a 20 de maio o colóquio desloca-se em peso para Alcácer, onde ficará todo o dia. Ao Município de Alcácer cabe a logística da organização desse dia de conferências, assim como definir um programa paralelo, de modo complementar para deleite de quem por aqui esteja connosco a comemorar os 8 séculos da conquista definitiva de Alcácer.