quinta-feira, 11 de maio de 2017

“As Criadas” em Sardoal pelo Teatro Nacional D. Maria II

O Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal, recebe no próximo dia 13 de maio, pelas 21h30m, a peça “As Criadas” pelo Teatro Nacional D. Maria II, um espetáculo que se encontra com lotação esgotada.
Beatriz Batarda, Sara Carinhas e Luísa Cruz são as três atrizes que interpretam “As Criadas”, a partir do texto que Jean Genet escreveu na prisão em 1947, inspirado na história das irmãs Papin "que mataram a sua patroa e a filha, esvaziando os olhos e esquartejando os corpos, e foi talvez o primeiro caso de serial killer em França, muito seguido pelos media da altura e que influenciou uma série de intelectuais na altura." Também, nesta peça encenada por Marco Martins, existem as duas irmãs criadas - Clara e Solange - e o desejo de matar a patroa.
“As Criadas” é a última peça da temporada 2016/2017 a ser apresentada pelo Teatro Nacional D. Maria II no Centro Cultural Gil Vicente no âmbito da Rede Eunice, projeto que se continuará a apresentar no Sardoal nas temporadas 2017/2018 e 2018/2019. Recorde-se que a Rede Eunice é um Projeto de difusão de espetáculos produzidos e coproduzidos pelo Teatro Nacional D. Maria II que visa alcançar locais onde a oferta teatral é ocasional ou irregular. Desta forma, a integração do Sardoal nesta rede representa, também, uma mais-valia para o público que, residindo no interior do país e afastado dos grandes centros urbanos, não tem acesso privilegiado a este tipo de espetáculos. A Rede EUNICE assume esta designação como homenagem a Eunice Muñoz, sinónimo de talento, de teatro e de comunhão com o público de várias gerações.