sexta-feira, 12 de maio de 2017

ELVAS: Operação "Fronteira Vigiada" dá "frutos"

 Elvas - Apreensão de mais de 200 mil euros em numerário
O Comando Territorial de Portalegre, através do efetivo empenhado no controlo da fronteira do Caia, no âmbito da Operação Fronteira Vigiada, que decorre em todo o território nacional até ao dia 14 de maio, deteve em flagrante delito ontem, dia 11 de maio, um indivíduo de nacionalidade chinesa, sexo masculino, com 43 anos de idade, por branqueamento de capitais, tendo sido apreendidos cerca de 226 mil euros em notas de 20, 50, 100, 200 e 500 euros.
O detido foi sujeito a termo de identidade e residência.
Esta detenção e respetiva apreensão, seguem-se às realizadas ontem, igualmente no âmbito da Operação Fronteira Vigiada, onde foram detidos dois indivíduos, também de nacionalidade chinesa, com cerca de meio milhão de euros na sua posse.
Caia - Detenção de nigeriano por burla
O Comando Territorial de Portalegre, através do efetivo empenhado no controlo da fronteira do Caia, no âmbito da Operação Fronteira Vigiada, que decorre em todo o território nacional até ao dia 14 de maio, deteve em flagrante delito na madrugada de hoje, dia 12 de maio, um indivíduo de nacionalidade nigeriana, de sexo masculino, com 40 anos de idade, pelo crime de burla.
O esquema de burla usado pelo indivíduo, conhecido por “Cartas da Nigéria”, consistia no aliciamento para negócios rentáveis através da transferência de quantias avultadas para um ‘paraíso fiscal’.
Foram apreendidos 1615 euros, uma mala e 1520 envelopes de papel selados, contendo no interior cartas com o texto que aliciaria à burla. 
O detido foi sujeito a termo de identidade e residência.
A GNR continuará ao longo da Operação Fronteira Vigiada a realizar o controlo nos dez postos de passagem autorizados na fronteira terrestre (nestes em conjunto com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) e nos outros 63 postos de passagem da fronteira terrestre dotados de infraestruturas físicas, bem como a vigiar os aeródromos e pistas de aterragem e restante fronteira terrestre, marítima e fluvial, na nossa área de responsabilidade.